1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140215 cfkArgentina - Opera Mundi - Para chefe do gabinete da presidência, a indiciação de Kirchner com base no relatório do promotor morte Alberto Nisman trata-se da maior "operação de golpismo judicial ativo já conhecido na história argentina".


O promotor argentino Gerardo Pollicita levou adiante a denúncia feita por Alberto Nisman e indiciou a presidente Cristina Kirchner, nesta sexta-feira (13/02), por suposto favorecimento ao Irã na investigação sobre os responsáveis pelo maior atentado terrorista ocorrido na Argentina, contra a Amia (Associação Mutual Israelita Argentina). Além da mandatária, foram indiciados o chanceler, Héctor Timerman, e os demais envolvidos no relatório de 300 páginas escrito pelo promotor Nisman.

A denúncia é a mesma que foi apresentada por Nisman em 14 de janeiro, quatro dias antes de morrer. Nela, o promotor dizia existir um "plano criminoso destinado a dar impunidade aos investigados iranianos acusados na causa Amia". Tal decisão foi tomada, de acordo com Nisman, por Cristina Kirchner. O caso será investigado pelo juiz Daniel Rafecas, que voltará das férias para assumir o caso. No começo do mês, o magistrado havia sinalizado que não analisaria a questão.

Isso porque Nisman, ao invés de apresentar a nova denúncia à Câmara, a entregou ao juiz Ariel Lijo, que investiga a manobra de encobrimento dos responsáveis, motivo pelo qual foram processados, em 2009 e 2012, o ex-presidente Carlos Menem (1989-1999), o chefe da SIDE (Secretaria de Inteligência de Estado), Hugo Anzorreguy, e o juiz Juan José Galeano. Lijo também se declarou incompetente para assumir o caso.

"Golpismo"

A Casa Rosada tem rechaçado veementemente as denúncias. Também nesta sexta (13/02), o chefe do gabinete, Jorge Capitanich, denunciou que o governo enfrenta "a maior operação de golpismo judicial ativo já conhecido na história argentina". O secretário geral da presidência, Aníbal Fernández, por sua vez, qualificou o indiciamento de "manobra de desestabilização antidemocrática".

A presidente da Procuração do Tesouro, Angelina Abbona, responsável pela defesa do Estado, criticou a tese: "Não existe nenhuma prova sequer de caráter 'indiciável', que demonstre a existência de condutas atribuíveis à presidente da Nação ou funcionários do governo nacional que possam ser enquadrados em crimes penais".

O órgão apresentou hoje à Justiça documentos "juridicamente relevantes" para rebater a denúncia apresentada pelo promotor Alberto Nisman.

Manifestação

Um grupo de fiscais convocou uma marcha do silêncio para a próxima quarta-feira (18/02) em homenagem a Nisman. Opositores do governo confirmaram presença na manifestação, que é classificada pelo governo como "oportunista".

"Todos os cidadãos têm o direito de se manifestar, especialmente os políticos e seus partidos, mas quando um é funcionário do Poder Judicial deve tomar precauções, já que integra um dos poderes da nação e isso implica certas responsabilidades", comentou o deputado Jorge Landau, do Partido Justicialista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.