1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020215 havColômbia - Prensa Latina - Representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc-EP) e do governo deste país retomarão, nesta segunda-feira (2), os diálogos que mantêm desde novembro de 2012 para colocarem um pinto final em mais de meio século de conflito armado.


Este ciclo de conversas de paz - o primeiro de 2015 - será iniciado no contexto do cessar-fogo unilateral indefinido decretado pela organização guerrilheira no último dia 17 de dezembro com o objetivo de criar um ambiente propício para a obtenção de consensos.

Espera-se que as partes continuem a análise dos direitos das vítimas, para o qual receberão, em data ainda não determinada, o relatório da Comissão histórica do conflito e suas vítimas, criada em agosto passado para investigar a origem e as causas da guerra.

Também analisarão o ponto ligado ao fim do confronto armado, para o qual se apoiarão no trabalho de uma subcomissão técnica, integrada por altos comandos militares de ambas as partes.

Esta equipe examina o cessar definitivo de hostilidades, que implica no abandono de armas e na definição da situação dos combatentes presos, bem como das garantias de segurança dos guerrilheiros desmobilizados.

Apesar da complexidade dos debates e do cenário político colombiano, os diálogos de paz já possibilitaram acordos parciais em 2013 nos temas de reforma rural e participação política, e em maio de 2014 no ligado aos cultivos ilícitos e ao narcotráfico.

Além dos pontos sobre as vítimas e o fim do conflito, faltam ser definidos os mecanismos de implementação, verificação e referendamento de um acordo final.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.