1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

210115 evoBolívia - Vermelho - Chefes de Estado, altos servidores públicos e delegações de numerosos países chegam nesta terça-feira (20) à Bolívia para assistir à juramentação do presidente, Evo Morales, que começará nesta quarta-feira (21) com um ritual ancestral e terminará na quinta (22) com a posse oficial.


Segundo o vice-chanceler Juan Carlos Alurralde, comitivas de mais de 40 nações estão acreditadas e confirmaram sua participação os governantes Rafael Correa (Equador), Horácio Cartes (Paraguai), Dilma Rousseff (Brasil), Nicolás Maduro (Venezuela) e Luis Guillermo Solís (Costa Rica).

O presidente de Trinidade e Tobago, Anthony Carmona, foi a primeira autoridade a chegar ontem na Bolívia, depois dele também chegaram a embaixadora do Canadá aqui e no Peru, Patricia Fortier; o vice-presidente da Argélia, Mohamed Larbi Ould; e a vice-presidenta de Cuba, Lázara Mercedes López Acea.

A representante do país antilhano chegou acompanhada da vice-ministra cubana de Relações Exteriores, Ana Teresita González, e foi declarada hóspede ilustre de El Alto, uma cidade vizinha a esta capital.

A posse do presidente Morales iniciará nesta quarta-feira (21) na cidade milenar de Tiahuanaco, onde ele receberá mais uma vez os bastões de comando dos povos indígenas como seu líder político e espiritual.

Espera-se a presença de ao menos 50 mil pessoas a esse ritual, inclusive representantes de comunidades originárias de Equador, Argentina, Chile, Brasil, Paraguai e nações centro-americanas.

Na quinta-feira (22), Morales e o vice-presidente Álvaro García Linera serão empossados de forma oficial para seu terceiro mandato durante uma sessão de honra na Assembleia Legislativa Plurinacional.

O presidente indígena ganhou a reeleição com mais de 61% dos votos nas eleições gerais de 12 de outubro de 2014 e conduziu o dirigente Movimento ao Socialismo a controlar os dois terços do parlamento bicamaral.

Com esse triunfo se converterá no chefe de Estado que por mais tempo já permaneceu no poder de forma constitucional na Bolívia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.