1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

060115 santos elnColômbia - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Para Juan Manuel Santos, 'já não procede' diretriz de que governo precisa negociar como se não existisse guerra, e manter ofensiva militar como se não houvesse diálogo.


O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, convidou o ELN (Exército de Libertação Nacional) — segunda maior guerrilha do país — a se somar ao cessar-fogo unilateral decretado pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em meados de dezembro. O mandatário realiza,desde 2012, um processo de negociações com as FARC para chegar a uma solução que culmine no fim do conflito, que já dura mais de 50 anos no país.

Queremos convidar o ELN a se somar à iniciativa de um cessar-fogo unilateral, tal como as FARC fizeram", afirmou o presidente nesta segunda-feira (05/01), durante encontro em Cartagena com a equipe negociadora do governo que participa dos diálogos de paz em Havana, Cuba.

Santos também demonstrou pressa em chegar a um acordo definitivo com a equipe negociadora da guerrilha que está em Havana, onde participa dos diálogos de paz. "Queremos convidá-los a chegar a um acordo o mais rápido possível sobre os pontos da agenda que temos discutido há algum tempo", afirmou o mandatário.

Apesar de não ter concordado com a guerrilha em decretar um cessar-fogo bilateral, Santos valorizou a iniciativa das FARC e ressaltou que a trégua "está sendo cumprida" e voltou a insistir que é preciso mover-se rápido para o "caminho da paz e não da guerra".

Com relação à orientação do governo, muito criticada pelas FARC, de que era preciso "negociar como se não existisse guerra ou conflito e manter a ofensiva militar como se não existisse processo de paz", Santos ressaltou que "agora são outras as circunstâncias e que a afirmação já não procede" e declarou ainda que a equipe negociadora do governo tem ordens para chegar a um acordo o mais rápido possível.

Crítico implacável dos diálogos de paz travados por Santos, o ex-presidente e senador Álvaro Uribe criticou a afirmação de que a guerrilha está cumprindo o cessar-fogo e afirmou que o mandatário "cria confusão nas Forças Armadas para que tolerem o 'terrorismo' e confunde a opinião pública para absolver as FARC".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.