1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

040115 poli drogasParaguai - Prensa Latina - Apenas 24 horas após uma mudança em massa de chefes em muitas delegacias de políciai paraguaias, o senador Luis Alberto Wagner e o jornal ABC Color divulgaram dados sobre uma suposta vinculação mantida hoje por elas com narcotraficantes.


Um tipo de mapa referido especialmente ao departamento de Canindeyú, ao norte do país, foi publicado apontando as quantias de dinheiro recebidas por elas para proteger com seu silêncio o tráfico de alucinógenos, fundamentalmente maconha, para países vizinhos.

A grave denúncia mostrou que chefes de delegacias e subdelegacias contribuíam parte dessas "arrecadações" com seus superiores diretos para permanecer nos pontos lucrativos do departamento, em que sicários assassinaram o jornalista Pablo Medina e sua assistente Antonia Almada.

Wagner, dirigente do Partido Liberal, não apenas confirmou a existência do esquema em Canindeyú senão que disse que só pode funcionar com proteção política e acusou diretamente à deputada do governante Partido Colorado Cristina Villalba e o seu irmão Carlos de manejar a zona.

Há um mapa onde se mostra delegacia por delegacia de acordo a se é ou não um corredor importante e as pessoas de lá sabem quem participa do esquema, todos sabem, todos vêem, mas ninguém faz nada para reprimir, pois há proteção do mais alto nível, disse.

Acrescentou que, de acordo à importância do corredor pelo qual passa a droga, estabelece-se o preço que deverá ser pago pelos chefes policiais aos seus superiores a fim de continuarem ocupando o cargo.

Por sua vez, o ABC Color publicou integralmente o mencionado mapa com as quantias supostamente pagas pelos chefes de cada uma das delegacias e até os cargos policiais, apontando para que a informação é produto de uma investigação realizada pelo meio de comunicação.

No entanto, Wagner considerou os números publicados apenas como "o que volta" de todo o dinheiro circulante, porque o montante real é muito mais e se calcula em 400 milhões de dólares anuais o que narcotráfico movimenta nessa região do país.

O senador assegurou que sem a proteção de altas esferas policiais e judiciais aos traficantes isso seria impossível em Canindeyú e afirmou que dois policiais apreenderam 500 quilos de maconha e em vez de serem premiados foram imediatamente transferidos.

Na informação publicada destacadamente pelo ABC apontou-se que estar a cargo de uma delegacia, uma subdelegacia ou um posto policial na zona quente do tráfico de maconha é rentável economicamente e esse foi motivo principal para as mudanças efetuadas ontem.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.