1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

131014 conselhoVenezuela - Prensa Latina - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, presidirá hoje a instalação e juramentação do Conselho Presidencial dos Povos Indígenas (CPPI), uma nova forma de empoderamento popular que o Governo desenvolve em vários setores importantes.


O início da atuação do CPPI, integrado mediante assembleias em 2.194 comunidades de todo o país, teve como preâmbulo um intenso debate do vice-presidente executivo, Jorge Arreaza, com líderes de tribos originárias.

Maduro entregará também nesta segunda-feira vários títulos de propriedade coletiva de reconhecimento das terras a essas comunidades, informou o Vice-presidente durante essa reunião no Palácio de Miraflores.

O encontro, transmitido ontem à noite por televisão a todo país, esteve composto por transmissões de vários estados, onde outros vice-presidentes, ministros e líderes locais explicaram a entrega de novas instalações em comunidades, entre elas moradias, que no país já somam cerca de 600 mil entregues.

A tarefa principal do CPPI, que como os de outros setores terá a mesma importância do Conselho de Ministros, será contribuir e fortalecer as contribuições do setor indígena na construção do socialismo venezuelano, assegurou Arreaza.

O funcionamento desta instância deriva-se da necessidade de integrar estas comunidades e colocar em prática programas dirigidos a fortalecer seu bem-estar através da participação com protagonismo de seus povos, acrescentou.

Arreaza afirmou que o socialismo do século XXI é também uma expressão da resistência indígena contra "o vírus mortal e letal do mercantilismo trazidos pelos colonizadores e depois chamado de capitalismo, e os seres humanos, a terra e os recursos naturais passaram a ser mercadoria".

Aloha Núñez, ministra para os Povos Indígenas, destacou, por sua vez, a participação e o reconhecimento dos quais gozam hoje em dia essas etnias devido à atenção do executivo revolucionário, que garantiu sua inclusão e protagonismo na sociedade.

Agora, aqui todos somos Governo, essa é a diferença entre ontem e hoje de nossas comunidades; antes não tínhamos voz nem direitos e agora somos parte e também temos uma linha de ação, agregou.

María Prieto, porta-voz da etnia añú pela região ocidental, destacou, por sua vez, que esta nova instância de governo "é a representação mais fiel e exata da vontade do povo para atingir a igualdade".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.