1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

181110_deficeCabo Verde - A Semana - A balança comercial de Cabo Verde regista um défice de 53.268 contos. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE).


De acordo com o INE, as exportações cabo-verdianas caíram, com excepção de alguns produtos como o calçado que registou uma leve alta de 2%. A Europa continua a ser o principal parceiro económico de Cabo Verde, absorvendo 86,5% das exportações. Frutos do mar, vestuário e calçado encabeçam a lista de itens mais vendidos lá fora, sendo Portugal, Países Baixos e Espanha os maiores consumidores.

Já o Índice Preços do Consumidor (IPC) de Outubro registou uma alta de 3,2% comparado com o mesmo período do ano passado. A variação média dos preços nos últimos doze meses ficou em torno de 1,4%, segundo dados recolhidos nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.

Os turistas que mais visitam e permanecem no país são os ingleses, os alemães, italianos e portugueses. Mas os espanhóis são os estrangeiros que mais gastam em Cabo Verde.

O indicador de clima económico mostra que a confiança dos empresários e das famílias com relação à economia e aos principais sectores do país - turismo e construção - também diminuíram. Em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve uma retracção do crescimento económico em função da crise internacional que continua a intimidar investidores e a impedir um desenvolvimento mais expressivo.

O nível de desemprego no país gira em torno de 13% e é predominante na área urbana, com 15,4%. Mais de 34% da população beneficia de segurança social, enquanto 5% dos cabo-verdianos foram considerados inactivos para a economia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.