1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

230511_casamentoindiaRNW - Quarenta e sete por cento das mulheres indianas entre 20 e 24 anos de idade já estavam casadas antes de completar 18 anos. Esta porcentagem é maior que a média do sul asiático e da África, segundo o jornal Times of India.


As cifras vêm do relatório The World's Women and Girls, produzido pelo Population Reference Bureau, uma organização com sede em Washington. Em Bangladesh, o percentual é ainda mais alto que na Índia. Já o Paquistão traz a média regional para baixo, com aproximadamente metade do percentual de casamentos pré-18 anos, em comparação com a Índia.

Educação

Os casamentos em tenra idade diminuíram cerca de 7% na Índia nos últimos 20 anos, assim como em outros países da região, de acordo com números da Unicef. Mas com pouca oportunidade de educação para meninas adolescentes, a política educacional no país pode estar estimulando, indiretamente, o casamento de adolescentes, comenta o professor Vibhuti Patel, da SNDT Women's University de Mumbai, em entrevista ao jornal Times of India.

Graças a programas estatais de educação, crianças agora podem ir à escola e as meninas mais velhas são menos solicitadas para pajear seus irmãos menores, argumenta o professor. Mas as adolescentes costumam abandonar a escola e não há treinamento vocacional disponível para elas. Preocupados com a ideia de que as filhas, com muito tempo livre, acabarão namorando e engravidando, os pais fazem pressão para casá-las.

Leis

Países do chamado 'primeiro mundo' não são mencionados nas estatísticas de casamento de adolescentes e crianças da Unicef, mas na Europa e Estados Unidos, embora a idade legal para poder se casar seja 18 anos, cai para 16 se houver permissão dos pais – ou até menos em alguns países europeus e estados norte-americanos.

Na Índia, a idade mínima é 18 para garotas e 21 para rapazes. Uma lei que é frequentemente desrespeitada. De acordo com a Unicef, a Índia é responsável por 40% dos casamentos de crianças e adolescentes no mundo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.