1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

220511_bombeirosBrasil - Diário Liberdade - A juíza Ana Paula Monte Figueiredo, da Auditoria da Justiça Militar do Rio de Janeiro, revogou no dia 20 as prisões preventivas dos cinco bombeiros apontados como líderes do movimento grevista da corporação no Estado. Em 13 de maio, a juíza expediu os mandados alegando que os bombeiros vinham incitando "a prática de crimes militares, como descumprimento de missão, deserção e recusa de obediência".


Os militares voltaram ao trabalho na terça-feira. Depois de reunião com representantes do movimento grevista, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) exigiu o fim de qualquer tipo de manifestação por parte dos militares. Segundo a Sesdec, está marcada para a próxima terça-feira, 25, uma reunião entre o Comando-Geral dos Bombeiros e as lideranças do movimento, para a apresentação das reivindicações.


A Nova Democracia 17.05.11

Bombeiros em greve exigem a libertação de liderança presa pela polícia

Há quase um mês em greve, bombeiros militares do Rio de Janeiro, a maioria deles guarda-vidas, fizeram uma manifestação na porta da Assembléia Legislativa no dia 16 de maio.

A categoria reinvindica a abertura de negociação com o gerenciamento estadual para elevar o piso atual de 950 reais, considerado o pior do Brasil, para 2 mil reais. Apesar das catástrofes nos morros do Bumba e dos Prazeres, na Região Serrana, no início desse ano e em Angra dos Reis no início do ano passado, nas quais a categoria prestou seus serviços, o gerente Sérgio Cabral vem tratando a categoria com indiferença, negando-se a negociar.

Além do aumento do piso salarial, os bombeiros exigem a libertação imediata do capitão bombeiro Lauro Cesar Botto, preso arbitrariamente acusado de liderar o movimento. Outros quatro bombeiros estão com a prisão decretada mas negam-se a se apresentar a justiça. Contudo, a perseguição ao movimento só fez aumentar a adesão de mais bombeiros à greve, que já mobiliza 70% do efetivo no estado do Rio. Os manifestantes ainda saudaram o apoio do jornal A Nova Democracia a sua greve com uma salva de palmas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.