1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

230511_universidadedominhoPortugal - Vermelhos - [Joana Oliveira] Ontem em conferência de imprensa na Universidade do Minho (UM), ficamos a saber que está a ser construída uma plataforma entre alunos, professores e funcionários para parar a privatização da UM.


Todos os que querem travar a passagem da UM a fundação de direito privado são bem-vindos. A primeira reunião da plataforma realiza-se na próxima terça-feira, 24 de Maio, pelas 18h em frente ao Prometeu.

Relembra-se, ainda, que no próximo dia 31 haverá uma concentração em frente à reitoria no momento da reunião do Conselho Geral (CG) que vai votar a passagem da UM a fundação.

Pedro Castro, representante dos alunos, relembra que no dia 31 de Maio, será votada, no CG da UM, a passagem da Universidade a fundação de direito privado. A maioria dos elementos do CG é favorável a esta transformação que acarretará consequências graves para a UM.

A passagem a fundação de direito privado afectará estudantes, funcionários e professores. As propinas, à semelhança do que aconteceu noutros países que implementaram o regime fundacional, irão sofrer um aumento significativo. Se o actual valor das propinas já é incomportável para muitas famílias, como será quando o seu valor for revisto em alta? Os funcionários e professores verão os seus vínculos laborais precarizados, tornando-se mais fácil o seu despedimento.

Foto: Guimarães Digital - Universidade do Minho.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.