O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Lei Mordaça entra em vigor no Estado espanhol
Lei Mordaça entra em vigor no Estado espanhol

Lei Mordaça

Lei Mordaça entra em vigor no Estado espanhol
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

No caminho

A discriminação contra o idoso e o assassinato "dos que não dão lucro"

Zillah BrancoZillah Branco

Sexta, 03 de Julho de 2015 01:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

À esquerda e a frente!

Nildo OuriquesNildo Ouriques

Terça, 30 de Junho de 2015 01:40 | Comenta aqui |

Pílulas Diárias

Suicídio indígena, branco e ocidental

Sergio DominguesSergio Domingues

Terça, 30 de Junho de 2015 01:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Unamérica soy!

É hora de apoiar o governo. O grego, claro

Juliano MedeirosJuliano Medeiros

Terça, 30 de Junho de 2015 01:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Enquanto há força

A história de NÓS-UP em meia dúzia de contributos para a construçom nacional

Maurício CastroMaurício Castro

Segunda, 29 de Junho de 2015 00:05 | 1 comentário | Rate: 5.00

Carta Maior

Longa duração e incerteza

José Luís FioriJosé Luís Fiori

Segunda, 29 de Junho de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O Fantasma de João Mau-Tempo

O cúmplice de Dylann Roof

António SantosAntónio Santos

Domingo, 28 de Junho de 2015 16:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Eu vim-vos

Joám LopesJoám Lopes

Domingo, 28 de Junho de 2015 13:32 | 1 comentário | Rate: 5.00

Em coluna

Brasil - crise financeira ou fiscal?

Nildo OuriquesNildo Ouriques

Sábado, 27 de Junho de 2015 12:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Crescimento do subdesenvolvimento

Adriano BenayonAdriano Benayon

Quinta, 25 de Junho de 2015 03:00 | Comenta aqui | Rate: 4.25

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

3 anos depois - A injustiça contra Julian Assange tem de terminar

John PilgerJohn Pilger

Segunda, 29 de Junho de 2015 13:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Democracy now!

A nova batalha de Seattle

Amy GoodmanAmy Goodman

Sábado, 27 de Junho de 2015 12:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O protesto contra os partidos tradicionais

Immanuel WallersteinImmanuel Wallerstein

Sábado, 27 de Junho de 2015 12:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

É pau, é pedra, é o fim de um caminho: um projeto Brasil

Leonardo BoffLeonardo Boff

Segunda, 22 de Junho de 2015 09:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Quem somos? - 03/07/2015
A Gentalha do Pichel - 02/07/2015
Quem somos? - 27/06/2015
Centro Social Gomes Gaioso - 25/06/2015
Quem somos? - 24/06/2015
Fundaçom Artábria - 23/06/2015
Bioterra - 03/07/2015
O CASTENDO - 03/07/2015
O CASTENDO - 03/07/2015
O CASTENDO - 03/07/2015
O CASTENDO - 02/07/2015
Blog do Dario - 30/06/2015
Blog do Dario - 30/06/2015
Militante do Campo - 18/06/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 03/06/2015
Militante do Campo - 17/05/2015
Militante do Campo - 13/05/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Cuba - Diário Liberdade - Comparada a outras capitais da América Latina, Havana...
28/06/2015, 04:45
05
Enquanto há forçaA história de NÓS-UP em meia dúzia de contributos para a construçom...
29/06/2015, 00:05
15
Galiza - Diário Liberdade - A campanha de Causa Galiza para o Dia da Pátria 2015 quer...
29/06/2015, 13:01
00
Cuba - Opera Mundi - Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reconheceu...
30/06/2015, 20:22
05
Em colunaÀ esquerda e a frente!Nildo Ouriques - Publicado em Terça, 30 Junho 2015...
30/06/2015, 01:40
00
Em colunaEu vim-vosJoám Lopes - Publicado em Domingo, 28 Junho 2015 13:32Fôrom catorze...
28/06/2015, 13:32
15
Cuba - Opera Mundi - Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reconheceu...
30/06/2015, 20:22
05
Enquanto há forçaA história de NÓS-UP em meia dúzia de contributos para a construçom...
29/06/2015, 00:05
15
Brasil - PSTU - No dia 6 de julho, haverá uma audiência pública no Senado...
30/06/2015, 12:11
15
Galiza - BRIGA - Como cada ano desde 2005, BRIGA convoca o XI concerto da Jornada de Rebeliom...
01/07/2015, 14:02
05
Enquanto há forçaA história de NÓS-UP em meia dúzia de contributos para a construçom...
29/06/2015, 00:05
15
Brasil - PSTU - No dia 6 de julho, haverá uma audiência pública no Senado...
30/06/2015, 12:11
15
Brasil - PSTU - [Soraya Misleh] Tenho 46 anos de idade. Como muitos da minha idade e...
30/06/2015, 12:16
15
Em colunaEu vim-vosJoám Lopes - Publicado em Domingo, 28 Junho 2015 13:32Fôrom catorze...
28/06/2015, 13:32
15
Brasil - A Verdade - Verdade recebeu um relato da reunião entre os bispos Dom Walmor e...
28/06/2015, 18:55
05
Às voltas com a hegemonia...

Batalha de ideias

Às voltas com a hegemonia...

Borroka Garaia da! - [Traduçom do Diário Liberdade] Porque se dá tam bem o pós-modernismo com o pós-marxismo? Simplesmente, porque o pós-marxismo seria a influência do relativismo pós-moderno na velha esquerda que se auto-intitularia como n...

Sexta, 03 de Julho de 2015 16:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Repressom e direitos humanos

Polícia espanhola agride e ameaça manifestaçom pola Lei Mordaça na Corunha

Polícia espanhola agride e ameaça manifestaçom pola Lei Mordaça na Corunha

Galiza - Stop Despejos Corunha - Apoiando a convocatoria estatal de No Somos Delito, ás 20h do dia 30 de xu...

Quinta, 02 de Julho de 2015 19:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Ourense: EsCuA promove 35 atividades de ócio este verao

Ourense: EsCuA promove 35 atividades de ócio este verao

Galiza - PB - Preto dunha vintena de colectivos organizan por sexto ano o “veránEarte”, unha pr...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:29 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

BRIGA organiza a XI Jornada de Rebeliom Juvenil

BRIGA organiza a XI Jornada de Rebeliom Juvenil

Galiza - BRIGA - Como cada ano desde 2005, BRIGA convoca o XI concerto da Jornada de Rebeliom Juvenil que decorrer...

Quarta, 01 de Julho de 2015 14:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O referendo grego e a estratégia de conciliação do Syriza

O referendo grego e a estratégia de conciliação do Syriza

Grécia - Diário Liberdade - [Joao Costa] O assunto mais comentado pela esquerda [brasileira] nessa semana (logo ap...

Sexta, 03 de Julho de 2015 16:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Federação Sindical Mundial apoia povo grego fronte ao austericídio da Troika e a Syriza

Federação Sindical Mundial apoia povo grego fronte ao austericídio da Troika e a Syriza

Grécia - SCPG - A Federação Sindical Mundial (FSM) expressa a sua solidariedade internacional com a ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 19:16 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

“Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros”

“Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros”

Brasil - MST - [Luiz Felipe Albuquerque] Em entrevista exclusiva, novo reitor da UFRJ, Roberto Leher, aponta os im...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:24 | Comenta aqui |

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

-   Poesia e interpretação: Luiza Romão. Direção e edição: Pedro Fáverobrasil,tu te tornas eternamente responsávelpor aquilo que pões em cativeiroda...

Repressom e direitos humanos

Projétil de lei, vídeo-poema de Luiza Romão contra a redução da maioridade penal

Sexta, 03 de Julho de 2015 11:45 | Comenta aqui |

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Batalha de ideias

Tempo de mudança

Tempo de mudança

Galiza - Novas da Galiza - [Isabel Rei Samartim] Bom dia, comunidade! anunciam os Tribalistas na sua Carnav&a...

Sexta, 03 de Julho de 2015 12:53 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Mais contrataçom temporária e desempregadas sem prestaçons

Mais contrataçom temporária e desempregadas sem prestaçons

Galiza - CIG - A campaña de verán reduce o paro en 7919 persoas en Galiza en xuño, case un pu...

Sexta, 03 de Julho de 2015 12:13 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

APDR leva electrosensibilidade e poluiçom electromagnética ao Parlamento Europeu

APDR leva electrosensibilidade e poluiçom electromagnética ao Parlamento Europeu

Galiza - APDR - A APDR, coordinación galega da Plataforma Estatal Contra a Contaminación Electromagn...

Sexta, 03 de Julho de 2015 07:25 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Denunciam 'engano' no fechamento da escola infantil de Limodre

Denunciam 'engano' no fechamento da escola infantil de Limodre

Galiza - AV Limodre - Dende a Sociedade de Instrucción Hijos de Limodre, a ANPA da EEI Campanario de Limodr...

Sexta, 03 de Julho de 2015 17:25 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Boqueixom: Alta adesom à greve indefinida por um salário digno em Santos

Boqueixom: Alta adesom à greve indefinida por um salário digno em Santos

Galiza - CUT - Cun seguimento medio do 80% do persoal afectado polo Convenio, empréndese a segunda xornada ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Palestra em Redondela: Naçom, ruptura e soberania

Palestra em Redondela: Naçom, ruptura e soberania

Galiza - Isca! - Priorizarmos o traballo formativo é para nós unha necesidade para ser capaces de in...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Independentista agredido por segunda vez em menos de um mês em Ferrol

Independentista agredido por segunda vez em menos de um mês em Ferrol

Galiza - Ceivar - Nem um mês decorreu para que um independentista de Ferrol fora violentamente atacado duas ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 10:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Primeiro ano de português no bacharelato a distância

Primeiro ano de português no bacharelato a distância

PGL - [Valentim Fagim] Dolores Díaz: «Os alunos da Galiza sabem que em português partem de uns conhecimentos prévios que n&a...

Quarta, 01 de Julho de 2015 16:28 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Denunciam repressom e corte salarial na residência de Geriatros em Outeiro de Rei

Denunciam repressom e corte salarial na residência de Geriatros em Outeiro de Rei

Galiza - CIG - CIG-Servizos denuncia que a empresa despediu a unha traballadora que formou parte da candidatura da...

Quarta, 01 de Julho de 2015 14:17 | Comenta aqui |

Reportagens

Galiza, 1431: Ensaio da grande revolta irmandinha

Galiza, 1431: Ensaio da grande revolta irmandinha

Galiza - Praça - [Carlos Barros] As grandes vilas do Camiño inglés a Santiago de Compostela act...

Quarta, 01 de Julho de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Sindicatos assinam declaraçom para promover o galego nas relaçons jurídicas

Sindicatos assinam declaraçom para promover o galego nas relaçons jurídicas

Galiza - CIG - Iniciativa promovida pola Irmandade Xurídica Galega (IXUGA).O Salón Nobre do Pazo de ...

Terça, 30 de Junho de 2015 11:34 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Palestras sobre o movimento contra as touradas, próximo dia 9 em Ponte Vedra

Palestras sobre o movimento contra as touradas, próximo dia 9 em Ponte Vedra

Galiza - TFDPV - O vindeiro xoves 9 de xullo ás 20:00 no Centro Social do Gorgullón (R/Curtidoi...

Terça, 30 de Junho de 2015 03:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Ensino público, para quem?

Ensino público, para quem?

Galiza - LEG - O feito de formularmos esta pregunta da boa conta da resposta.O público é universal p...

Terça, 30 de Junho de 2015 01:24 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Repressom e direitos humanos

Concentraçom contra a Lei Mordaça, nesta terça-feira na Corunha

Concentraçom contra a Lei Mordaça, nesta terça-feira na Corunha

Galiza - Revista Abordaxe - Dende Abordaxe! facémonos eco da seguinte convocatoria contra a Lei Mordaza pre...

Terça, 30 de Junho de 2015 01:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Concentraçons hoje contra a pirataria israelita e em apoio ao Marianne

Concentraçons hoje contra a pirataria israelita e em apoio ao Marianne

Galiza - BDS-Galiza - Na pasada madrugada forzas da armada israelita asaltaron o Marianne, un dos barcos que forma...

Segunda, 29 de Junho de 2015 16:29 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Estudantado, PDI e PAS contra fusom 'antidemocrática e ilegítima' da Faculdade de Sociologia da UDC

Estudantado, PDI e PAS contra fusom 'antidemocrática e ilegítima' da Faculdade de Sociologia da UDC

Galiza - Diário Liberdade - Denunciam falácias e exclussons no processo que afetaria a única faculda...

Segunda, 29 de Junho de 2015 13:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Jornada de solidariedade com a Venezuela em Moanha e Ponte Vedra

Jornada de solidariedade com a Venezuela em Moanha e Ponte Vedra

Galiza - Mar de Lumes - [Pedro Cortegoso] O próximo sábado 4 de xullo as organizacións de sol...

Segunda, 29 de Junho de 2015 13:17 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Causa Galiza quer socializar um Dia da Pátria pola "rutura democrática e a independência"

Causa Galiza quer socializar um Dia da Pátria pola "rutura democrática e a independência"

Galiza - Diário Liberdade - A campanha de Causa Galiza para o Dia da Pátria 2015 quer envolver "assembleias...

Segunda, 29 de Junho de 2015 13:01 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Batalha de ideias

Frei Betto: intolerância diminuiu, mas é reforçada pelo neoliberalismo

Frei Betto: intolerância diminuiu, mas é reforçada pelo neoliberalismo

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Luís Brasilino] Autor de A mosca azul: reflexão sobre o poder e Ca...

Sexta, 03 de Julho de 2015 17:20 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Manifestação de apoio ao Povo Grego sábado em Lisboa

Manifestação de apoio ao Povo Grego sábado em Lisboa

Portugal - ACP-PI - «Solidariedade com a Grécia: Não à austeridade, Sim à democr...

Sexta, 03 de Julho de 2015 12:16 | Comenta aqui |

Institucional

A burguesia lusitana e as eleições

A burguesia lusitana e as eleições

Portugal - Resistir - [José Ferreira] Entre 1985 e 2008, ou seja, do primeiro governo de Cavaco Silva ao pr...

Sexta, 03 de Julho de 2015 01:48 | Comenta aqui |

Resenhas

A crise no Brasil: a construção civil em xeque

A crise no Brasil: a construção civil em xeque

Brasil - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Seis das 13 maiores incorporadoras imobiliárias não f...

Quinta, 02 de Julho de 2015 20:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Eduardo Cunha dá golpe e aprova redução da maioridade na Câmara

Eduardo Cunha dá golpe e aprova redução da maioridade na Câmara

Brasil - PSTU - Na madrugada desse dia 2 e após um golpe do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB...

Quinta, 02 de Julho de 2015 19:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Empresas roubam, e trabalhadores são demitidos

Empresas roubam, e trabalhadores são demitidos

Brasil - A Verdade - A Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal (PF), desmontou um ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:46 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

O casamento gay e os falsos moralistas

O casamento gay e os falsos moralistas

Brasil - Vermelho - [Altamiro Borges] A histórica decisão da Suprema Corte dos EUA, que derrubou na ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:35 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Dirigente da luta da Linha de Saúde 24 vence em tribunal

Dirigente da luta da Linha de Saúde 24 vence em tribunal

Portugal - ACP-PI - Mais de um ano após a luta dos trabalhadores da linha de saúde 24, Márcia...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:18 | Comenta aqui |

Resenhas

A crise no Brasil: bolha imobiliária? (Parte II)

A crise no Brasil: bolha imobiliária? (Parte II)

Brasil - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A caderneta da poupança se encontra nas mãos de um pu...

Quarta, 01 de Julho de 2015 20:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Enfermeiros/as de Vila Verde fazem a pé as visitas domiciliárias

Enfermeiros/as de Vila Verde fazem a pé as visitas domiciliárias

Portugal - SEP - As enfermeiras da Unidade de Cuidados Continuados de Vila Verde, a quem não são gar...

Quarta, 01 de Julho de 2015 14:23 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Carta de uma palestino-brasileira a Gil e Caetano

Carta de uma palestino-brasileira a Gil e Caetano

Brasil - PSTU - [Soraya Misleh] Tenho 46 anos de idade. Como muitos da minha idade e geração, c...

Terça, 30 de Junho de 2015 12:16 | 1 comentário | Rate: 5.00

Comunicaçom

Não deixe que calem o PSTU, PCB, PCO e PPL

Não deixe que calem o PSTU, PCB, PCO e PPL

Brasil - PSTU - No dia 6 de julho, haverá uma audiência pública no Senado sobre Reforma Pol&ia...

Terça, 30 de Junho de 2015 12:11 | 1 comentário | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Em Portugal, ano letivo termina em luta

Em Portugal, ano letivo termina em luta

Portugal - Avante! - Docentes exigem compromissos.No dia 20 fez-se o balanço deste ano lectivo e dos quatro...

Terça, 30 de Junho de 2015 11:37 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Género e austeridade: experiências de precariedade em mulheres qualificadas

Género e austeridade: experiências de precariedade em mulheres qualificadas

Portugal - ACP-PI - Nesta sexta-feira, dia 3 de Julho, às 18h30, realiza-se mais uma sessão da Unive...

Terça, 30 de Junho de 2015 01:28 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A luta de classes explica o mundo

A luta de classes explica o mundo

Brasil - Carta Capital - O filósofo italiano Domenico Losurdo analisa a atualidade do conceito marxista em ...

Segunda, 29 de Junho de 2015 18:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Dois dias após ataque paramilitar, crianças Guarani e Kaiowá seguem desaparecidas em MG do Sul

Dois dias após ataque paramilitar, crianças Guarani e Kaiowá seguem desaparecidas em MG do Sul

Brasil - CIMI - Passadas mais de 48 horas após um ataque violento, em ação paramilitar, contr...

Segunda, 29 de Junho de 2015 16:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

MAS: Acampamento Nacional de Jovens 2015 abre inscrições

MAS: Acampamento Nacional de Jovens 2015 abre inscrições

Portugal - MAS - No Estado espanhol e na Grécia, um novo partido e um já existente, mas com pouca ex...

Segunda, 29 de Junho de 2015 13:11 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A crise no Brasil: bolha imobiliária?

A crise no Brasil: bolha imobiliária?

Brasil - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A caderneta da poupança tem registrado o maior volume de saq...

Segunda, 29 de Junho de 2015 03:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Reportagens

Rússia e China irão elaborar roteiros ligados ao passado revolucionário e comunista

Rússia e China irão elaborar roteiros ligados ao passado revolucionário e comunista

Sputnik - O chefe da Agência Federal do Turismo da Rússia (Rosturizm) Olega Safonov e o chefe da Administração Nacional do...

Sexta, 03 de Julho de 2015 16:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

O ex-preso Oier Oa regressou à sua Donostia natal, mas não a casa

O ex-preso Oier Oa regressou à sua Donostia natal, mas não a casa

Euskal Herria - ASEH - Após quatro anos na cadeia e três meses de residência obrigatória...

Sexta, 03 de Julho de 2015 13:43 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Apesar do controle político, EUA lavam as mãos para dívida de Porto Rico

Apesar do controle político, EUA lavam as mãos para dívida de Porto Rico

Porto Rico - RBA - Segundo sociólogo Emir Sader, país com contas negativas 'impagáveis'. Ele ...

Sexta, 03 de Julho de 2015 12:21 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

O colapso dos grandes herbívoros

O colapso dos grandes herbívoros

Esquerda - [Karina Toledo] 60% das espécies remanescentes de grandes mamíferos herbívoros – aqueles com massa corporal igua...

Sexta, 03 de Julho de 2015 11:56 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Venezuela aumenta salário mínimo em 10%, como parte do total de 30% decretado em maio

Venezuela aumenta salário mínimo em 10%, como parte do total de 30% decretado em maio

Venezuela - Diário Liberdade - A partir da última quarta-feira (1º de julho), o salário m&iacut...

Sexta, 03 de Julho de 2015 02:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

O significado político do “referendo grego”

O significado político do “referendo grego”

Grécia - PCB - [Jones Manoel] A conjuntura na Grécia é frenética. Acompanhar os aconteci...

Sexta, 03 de Julho de 2015 01:31 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Maduro denuncia relação de Álvaro Uribe com assassinatos na Venezuela

Maduro denuncia relação de Álvaro Uribe com assassinatos na Venezuela

Venezuela - Prensa Latina - O presidente Nicolás Maduro insistiu novamente nos vínculos que ligam o ...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:49 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Referendo é tentativa de encobrir capitulação do Syriza

Referendo é tentativa de encobrir capitulação do Syriza

Grécia - PCO - O governo de frente popular não é capaz de tomar as medidas que podem tirar o Pa&iacu...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:43 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

EUA admitem que testes em humanos com arma química na 2ª Guerra tiveram critério racial

EUA admitem que testes em humanos com arma química na 2ª Guerra tiveram critério racial

Estados Unidos - Opera Mundi - As Forças Armadas dos Estados Unidos admitiram que, para além de tere...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:40 | Comenta aqui |

Institucional

Cuba e Estados Unidos estabelecem relações diplomáticas

Cuba e Estados Unidos estabelecem relações diplomáticas

Cuba - Vermelho - Numa decisão histórica, cujo primeiro passo foi o anúncio em 17 de dezembro...

Quinta, 02 de Julho de 2015 11:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Grécia: o “perfume” do Syriza incendeia a Europa

Grécia: o “perfume” do Syriza incendeia a Europa

Grécia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] 1. Quais são as diferenças entre o governo grego...

Quarta, 01 de Julho de 2015 23:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Grande apoio em Arruazu ao militante da Askapena Aritz Ganboa

Grande apoio em Arruazu ao militante da Askapena Aritz Ganboa

Euskal Herria - ASEH - O almoço solidário com Aritz Ganboa, um dos cinco militantes da organiza&cced...

Quarta, 01 de Julho de 2015 16:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Procurador geral do Egito morre em atentado a bomba

Procurador geral do Egito morre em atentado a bomba

Egito - PCO - Resistência violenta à ditadura militar egípcia tem crescido em todo o Paí...

Quarta, 01 de Julho de 2015 13:59 | Comenta aqui |

Institucional

China tem 87 milhões de membros no Partido Comunista

China tem 87 milhões de membros no Partido Comunista

China - Diário do Povo - Até o fim de 2014, a Partido Comunista da China (PCCh) tinha um total 87,79 milh&o...

Quarta, 01 de Julho de 2015 13:56 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Tragédia grega esconde segredo de bancos privados

Tragédia grega esconde segredo de bancos privados

Grécia - Auditoria Cidadã da Dívida - [Maria Lucia Fattorelli (1)] A Grécia está enfrentando um trem...

Quarta, 01 de Julho de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XIII)

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XIII)

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O governo sírio tinha alocado unidades de elite (as Forcas Ti...

Terça, 30 de Junho de 2015 17:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O furo do capitalismo

O furo do capitalismo

Envolverde - [Diego Viana] Ao suplantar premissas como a competição e a posse de bens, a economia colaborativa se desdobra em um un...

Terça, 30 de Junho de 2015 12:24 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Kobani e Síria: Combater a ofensiva imperialista e sua criatura, o EI

Kobani e Síria: Combater a ofensiva imperialista e sua criatura, o EI

Síria - LBI-QI - Aparentemente os ataques do EI na Tunísia e Kuwait desta sexta-feira, 26, foram tentativas...

Terça, 30 de Junho de 2015 12:04 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

O referendo de 5 de Julho e a posição do KKE

O referendo de 5 de Julho e a posição do KKE

Grécia - Resistir - Como é bem conhecido, o governo da "esquerda" e na essência social-democrata do p...

Terça, 30 de Junho de 2015 11:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Democracia Ateniense vs. Deuses Neoliberais

Democracia Ateniense vs. Deuses Neoliberais

Grécia - Sputnik News - [Pepe Escobar] 29 de junho de 2015. O primeiro-ministro Alexis Tsipras dá ao p...

Terça, 30 de Junho de 2015 02:30 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Capitalismo em crise: um barco que afunda sem botes salva-vidas

Capitalismo em crise: um barco que afunda sem botes salva-vidas

Esquerda Marxista - [Adam Booth] “Atenção”, anuncia a principal manchete da revista The Economist. “É apen...

Terça, 30 de Junho de 2015 01:17 | Comenta aqui |

Institucional

“Discurso do Referendum” de Tsipras "aos cidadãos gregos"

“Discurso do Referendum” de Tsipras "aos cidadãos gregos"

Grécia - Redecastorphoto - Em discurso memorável, o Primeiro-Ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anu...

Terça, 30 de Junho de 2015 01:08 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

O terrorismo racista nos EUA é tão antigo como o país

O terrorismo racista nos EUA é tão antigo como o país

Estados Unidos - PCB - [Brit Bennett] Minha avó contava sobre os homens da Ku Klux Klan que andavam a ...

Terça, 30 de Junho de 2015 00:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XII)

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XII)

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O Estado Islâmico tem se convertido na principal ameaça...

Segunda, 29 de Junho de 2015 23:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

34 milhões de crianças não frequentam a escola em países em conflito

34 milhões de crianças não frequentam a escola em países em conflito

Agência Brasil - Trinta e quatro milhões de crianças e adolescentes não frequentam a escola em países afetados por conflit...

Segunda, 29 de Junho de 2015 22:55 | Comenta aqui |

Cultura/Música

O realismo socialista revisitado – parte V (a “mitomaquia”)

O realismo socialista revisitado – parte V (a “mitomaquia”)

Rússia - Esquerda Diário - [Thyago Villela] A obra de três artistas do decênio de 1930 pode fundamenta...

Segunda, 29 de Junho de 2015 22:50 | Comenta aqui |

Institucional

Tsipras anuncia restrições a saques e fechamento de bancos na Grécia

Tsipras anuncia restrições a saques e fechamento de bancos na Grécia

Grécia - RBA - Medidas são tentativa de evitar o colapso financeiro do país após BCE decidir ...

Segunda, 29 de Junho de 2015 22:06 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Os Direitos Humanos no Saara Ocidental gravemente violados por Marrocos

Os Direitos Humanos no Saara Ocidental gravemente violados por Marrocos

Saara Ocidental - Esquerda - [Né Eme] As “preocupações” da União Europeia,...

Segunda, 29 de Junho de 2015 09:04 | Comenta aqui |

Institucional

Grécia: Declaração de Delphi

Grécia: Declaração de Delphi

Grécia - Resistir - [Peter Koenig] No fim-de-semana de 20 e 21 de Junho de 2015 reuniu-se em Delphi, Grécia...

Segunda, 29 de Junho de 2015 08:57 | Comenta aqui |

Resenhas

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XI)

Síria: o Oriente Médio em chamas (Parte XI)

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Os curdos (que em árabe significa “o povo das mont...

Domingo, 28 de Junho de 2015 21:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

O realismo socialista revisitado – parte IV (a “ortodoxia inatingível” [1934])

O realismo socialista revisitado – parte IV (a “ortodoxia inatingível” [1934])

Rússia - Esquerda Diário - [Thiago Villela] O braço direito de Stálin, Andrei Jdanov, afirmou, em se...

Domingo, 28 de Junho de 2015 18:50 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Foi libertado o preso Borja Gutierrez, «Bakerito»

Foi libertado o preso Borja Gutierrez, «Bakerito»

Euskal Herria - ASEH - O preso político Borja Gutierrez, Bakerito (Berango, Bizkaia), foi liberta...

Domingo, 28 de Junho de 2015 18:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Colômbia: FARC derrubam helicóptero Black Hawk

Colômbia: FARC derrubam helicóptero Black Hawk

Colômbia - PCB - [Dick Emanuelsson] De uma fonte fidedigna da ANNCOL se confirma que o helicóptero que supo...

Domingo, 28 de Junho de 2015 18:08 | Comenta aqui |

Resenhas

Atentados em 3 países de 3 continentes

Atentados em 3 países de 3 continentes

Esquerda - Atentados terroristas realizados em três países de três continentes diferentes – França, Tunísia e K...

Domingo, 28 de Junho de 2015 15:10 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Manifestações de massas do KKE na Grécia: Não à continuação da bancarrota do povo

Manifestações de massas do KKE na Grécia: Não à continuação da bancarrota do povo

Grécia - Resistir - O KKE efectuou manifestações em massa em 26 de Junho de 2015 nas principais cida...

Domingo, 28 de Junho de 2015 14:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Sequestros e crime organizado são praticamente inexistentes em Cuba

Sequestros e crime organizado são praticamente inexistentes em Cuba

Cuba - Diário Liberdade - Comparada a outras capitais da América Latina, Havana é uma cidade segura....

Domingo, 28 de Junho de 2015 04:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.