O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Erdogan contra o povo curdo
Erdogan contra o povo curdo

Carlos Latuff

Erdogan contra o povo curdo
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Livre expressão

Agosto - O mês do desgosto

Laerte BragaLaerte Braga

Quinta, 30 de Julho de 2015 15:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Crónicas de uma inquilina

Chávez, resplendor de candeia

Ilka Oliva CoradoIlka Oliva Corado

Quarta, 29 de Julho de 2015 22:39 | Comenta aqui |

Economia Social e Humana

A culpa é do crescimento econômico

Marcus Eduardo de OliveiraMarcus Eduardo de Oliveira

Quarta, 29 de Julho de 2015 11:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Decadência europeia, da chegada do euro à austeridade

Emir SaderEmir Sader

Terça, 28 de Julho de 2015 13:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A Velha Toupeira

R para Euskatel...

Roberto LaxeRoberto Laxe

Domingo, 26 de Julho de 2015 19:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Porto Rico

Xurxo Martiz CrespoXurxo Martiz Crespo

Quarta, 22 de Julho de 2015 16:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Prosperar ou sucumbir

Adriano BenayonAdriano Benayon

Terça, 21 de Julho de 2015 00:40 | Comenta aqui | Rate: 4.33

Pílulas Diárias

A tragédia grega e a heroica resistência de seu povo

Sergio DominguesSergio Domingues

Segunda, 20 de Julho de 2015 15:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O Fantasma de João Mau-Tempo

O implacável rugir do motor da história

António SantosAntónio Santos

Segunda, 20 de Julho de 2015 15:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

García Linera: da indignação à esperança

Emir SaderEmir Sader

Segunda, 20 de Julho de 2015 14:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Democracy now!

Tortura e impunidade na Associação Norte-Americana de Psicologia

Amy GoodmanAmy Goodman

Domingo, 26 de Julho de 2015 10:14 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Cuba: a bandeira da dignidade

Eva GolingerEva Golinger

Sexta, 24 de Julho de 2015 16:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Democracy now!

Cibersegurança, criptografia e os anos dourados da vigilância

Amy GoodmanAmy Goodman

Quarta, 15 de Julho de 2015 15:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O problema de Grécia não é apenas uma tragédia. É uma mentira

John PilgerJohn Pilger

Terça, 14 de Julho de 2015 08:33 | Comenta aqui | Rate: 4.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
A Gentalha do Pichel - 31/07/2015
A Gentalha do Pichel - 31/07/2015
Quem somos? - 30/07/2015
Quem somos? - 28/07/2015
Quem somos? - 21/07/2015
Bioterra - 31/07/2015
O CASTENDO - 31/07/2015
O CASTENDO - 31/07/2015
O CASTENDO - 30/07/2015
O CASTENDO - 30/07/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 27/07/2015
Blog do Dario - 23/07/2015
Blog do Dario - 22/07/2015
Militante do Campo - 15/07/2015
Militante do Campo - 18/06/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 03/06/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Brasil - Diário Liberdade - A crise política e econômica que o Brasil vive...
26/07/2015, 02:32
05
Galiza - Diário Liberdade - [Atualizado 07h15 de 26/07] Galerias fotográficas e...
26/07/2015, 08:15
15
Galiza - Diário Liberdade - Continuando com o labor divulgativo das jornadas...
26/07/2015, 18:35
05
Vídeo-crónica da manifestaçom juvenil independentista do 24 de julho de...
27/07/2015, 00:15
05
Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Aproveitando a sua visita à Galiza, entrevistamos...
29/07/2015, 20:49
05
Galiza - Diário Liberdade - [Atualizado 07h15 de 26/07] Galerias fotográficas e...
26/07/2015, 08:15
15
América Latina - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Uma mesma política na...
27/07/2015, 21:10
05
Alemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] De acordo com os dados oficiais, mais de...
26/07/2015, 03:27
05
Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Aproveitando a sua visita à Galiza, entrevistamos...
29/07/2015, 20:49
05
Alemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A esquerda alemã se encontra dividida...
29/07/2015, 16:36
05
Galiza - Diário Liberdade - [Atualizado 07h15 de 26/07] Galerias fotográficas e...
26/07/2015, 08:15
15
Curdistám - Diário Liberdade - Umha grande ofensiva militar tem levado centenas de...
26/07/2015, 20:48
15
Portugal - ACP-PI - O FMI divulgou hoje o seu relatório anual sobre a Europa....
29/07/2015, 12:35
05
Portugal - Esquerda - Num dossier entregue na Comissão Europeia, a...
29/07/2015, 12:35
00
Brasil - MST - [Rafael Soriano] Durante Jornada de Agroecologia, Stedile abordou o movimento...
29/07/2015, 12:41
00
Maria Plana (Som Països Catalans): “A independência implica ter em conta todo o nosso país”

Direitos nacionais e imperialismo

Maria Plana (Som Països Catalans): “A independência implica ter em conta todo o nosso país”

Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Aproveitando a sua visita à Galiza, entrevistamos Maria Plana, representante do coletivo Som Països Catalans, que trabalha pola construçom nacional no conjunto dessa naçom, na atualidade dividida entre...

Quarta, 29 de Julho de 2015 20:49 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Antifascismo e anti-racismo

Fórum Galego da Imigraçom reclama igualdade e controlo da polícia municipal corunhesa

Fórum Galego da Imigraçom reclama igualdade e controlo da polícia municipal corunhesa

Galiza - FGI - Denuncia identificaçons de perfil étnico. O pasado 22/07, o Foro Galego da Inmigra...

Sábado, 01 de Agosto de 2015 02:10 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Assassinadas crianças de 4 e 9 anos polo seu pai com provável motivaçom machista

Assassinadas crianças de 4 e 9 anos polo seu pai com provável motivaçom machista

Galiza - Diário Liberdade - Moranha, na comarca galega de Caldas, foi cenário hoje de um terrível cr...

Sexta, 31 de Julho de 2015 18:41 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Sindicatos pedem demissom da Conselheira de Meio Rural e Secretário Geral de Montes polos incêndios

Sindicatos pedem demissom da Conselheira de Meio Rural e Secretário Geral de Montes polos incêndios

Galiza - CIG-Autonómica - Ante a vaga de lumes que sofre Galicia nas últimas datas, os dirixentes da Consel...

Sexta, 31 de Julho de 2015 12:49 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Escola Semente de Compostela duplica alunado a respeito do ano passado

Escola Semente de Compostela duplica alunado a respeito do ano passado

Galiza - Diário Liberdade - O novo feito desta iniciativa popular soma-se às aberturas de inscriçons...

Quinta, 30 de Julho de 2015 14:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

A especulação financeira por um fio

A especulação financeira por um fio

Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Nouriel Roubini, o economista que, em 2006, previu a crise de 2008, em detalhes, dá alguns detalhes sobre...

Sexta, 31 de Julho de 2015 21:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Munduruku continuam autodemaração, sem suporte do Governo, para proteger-se de megaprojetos

Munduruku continuam autodemaração, sem suporte do Governo, para proteger-se de megaprojetos

Brasil - Diário Liberdade - "A construção de grandes barragens na Amazônia está sendo f...

Sexta, 31 de Julho de 2015 13:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Irã e Obama: como “matar um coelho” e levar uma cacetada?

Direitos nacionais e imperialismo

Irã e Obama: como “matar um coelho” e levar uma cacetada?

Irão - Diário Liberdade...

Sexta, 31 de Julho de 2015 21:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- Vídeo-crónica da manifestaçom juvenil independentista do 24 de julho de 2015, realizada por GZContrainfo.Convocatória de AGIR, BRIGA, Comités, Galiza...

Direitos nacionais e imperialismo

Galiza, 24J de 2015: Vídeo-crónica da manifestaçom juvenil independentista

Segunda, 27 de Julho de 2015 00:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Consumo e meio natural

Conselharia e Ministério espanhol continuam sem propor soluçons no curto prazo aos preços do leite

Conselharia e Ministério espanhol continuam sem propor soluçons no curto prazo aos preços do leite

Galiza - SLG - A Consellaría de Medio Rural volveu acoller hoxe, 31 de xullo, unha nova xuntanza do sector ...

Sábado, 01 de Agosto de 2015 02:40 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

O Monte Pindo, entre os locais mais queimados do país

O Monte Pindo, entre os locais mais queimados do país

Galiza - AMPPN - A Consellería de Medio Rural vén de publicar recentemente datos estat&iac...

Sexta, 31 de Julho de 2015 13:38 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Três militantes de Galiza Nova cumprem prisom domiciliar por pintar um mural

Três militantes de Galiza Nova cumprem prisom domiciliar por pintar um mural

Galiza - Ceivar - Três jovens militantes de Galiza Nova estám cumprindo durante esta semana os quatro...

Sexta, 31 de Julho de 2015 13:32 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Burocracia impede que Risga chegue a potenciais pessoas beneficiárias

Burocracia impede que Risga chegue a potenciais pessoas beneficiárias

Galiza - SDCorunha - Esta vixilancia extrema sitúa as persoas que perciben a Risga nunha situación d...

Quinta, 30 de Julho de 2015 15:15 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A falsa ideia do país subsidiado

A falsa ideia do país subsidiado

Galiza - Sermos Galiza - [Aleixo Vilas*] Hai uns días observamos titulares en boa parte da prensa galega ta...

Quinta, 30 de Julho de 2015 13:48 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Os Novos apresentam 'Nom lugar' em acústico em Compostela

Os Novos apresentam 'Nom lugar' em acústico em Compostela

Galiza - AL/DL - 1 DE AGOSTO ÀS 13H00 em SESSOM VERMUTE, no MERCROMINA ROCK BAR (Rua de S. Pedro 9, Co...

Quinta, 30 de Julho de 2015 13:40 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Mobilizaçons de pessoal de Inditex para reclamar direitos salariais e laborais

Mobilizaçons de pessoal de Inditex para reclamar direitos salariais e laborais

CIG - Traballadoras/es das loxas de Inditex mobilízanse diante da sede do grupo en demanda de melloras salariais e laborais.CIG-Servizos denunc...

Quarta, 29 de Julho de 2015 13:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Briga avalia 24J 'no nosso caminho' e apela a convergência de forças

Briga avalia 24J 'no nosso caminho' e apela a convergência de forças

Galiza - Diário Liberdade - Briga incide no "maior sucesso de assistência" e considera que existem condi&cce...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Inaplicaçom dos convénios coletivos: a aberraçom convertida em normalidade

Inaplicaçom dos convénios coletivos: a aberraçom convertida em normalidade

Galiza - CUT - O DOG acaba de publicar nas súas páxinas o Decreto 101/2015, do 18 de xuño. A ...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:08 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Mar de Lumes pede final das agressons turcas ao Curdistám em luita contra o Daesh

Mar de Lumes pede final das agressons turcas ao Curdistám em luita contra o Daesh

Galiza - Mar de Lumes - Só uns días depois do masacre de Suruç, na noite do 25 para o 26 de x...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Mádia Leva! de Lugo celebra foliada de despedida dos seus cursos

Mádia Leva! de Lugo celebra foliada de despedida dos seus cursos

Galiza - Diário Liberdade - Ainda, o Festival de Pardinhas terá polo oitavo ano consecutivo umha barraca do...

Quarta, 29 de Julho de 2015 11:51 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Um horizonte, só eleitoral?

Um horizonte, só eleitoral?

Galiza - Ideias - [Dionisio Pereira] Logo do éxito que a fraternal mobilización do 25 Xullo aca...

Terça, 28 de Julho de 2015 13:41 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

'As comunidades devem ter a última palavra sobre os projetos mineiros'

'As comunidades devem ter a última palavra sobre os projetos mineiros'

Galiza - Verdegaia - A plataforma ContraMINAcción - Rede contra a minaría destrutiva ...

Terça, 28 de Julho de 2015 10:15 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Recuperam a 'Cantiga da Ribeirinha' em versom electro-pop

Recuperam a 'Cantiga da Ribeirinha' em versom electro-pop

Galiza - LéRIA - Já está disponível para a sua descarga gratuita o novo single de LéRI...

Terça, 28 de Julho de 2015 06:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Lumes nos Ancares e o Courel comprometem gravemente recuperaçom do urso na Galiza

Lumes nos Ancares e o Courel comprometem gravemente recuperaçom do urso na Galiza

Galiza - Adega - ADEGA valora estes lumes como moi graves e catastróficos para a nosa biodiversidade. Esixe...

Terça, 28 de Julho de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Crónica de Ceivar da Cadeia Humana de 24J

Crónica de Ceivar da Cadeia Humana de 24J

Galiza - Ceivar - Como já é habitual, desde umhas horas antes da VIII ediçom da Cadeia Humana...

Segunda, 27 de Julho de 2015 12:35 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

APDR e vizinhança de Vila Boa do Morraço, contra os herbicidas de Fomento na N-554

APDR e vizinhança de Vila Boa do Morraço, contra os herbicidas de Fomento na N-554

Galiza - APDR - A Asociación Pola Defensa da Ría, integrante da Federación Ecoloxista Galega ...

Segunda, 27 de Julho de 2015 11:49 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Lume ainda fora de controlo destrói centenas de hectares no Courel, Ancares e Berzo

Lume ainda fora de controlo destrói centenas de hectares no Courel, Ancares e Berzo

Galiza - Diário Liberdade - Ao total, som já mais de 630 Ha consumidas, ou 830 Ha se figermos caso das info...

Segunda, 27 de Julho de 2015 10:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

PM: treinada para torturar e matar

PM: treinada para torturar e matar

Brasil - Causa Operária - A função da Polícia Militar dentro da USP é perseguir politi...

Sexta, 31 de Julho de 2015 23:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

A questão urbana e os despejos compulsórios

A questão urbana e os despejos compulsórios

Brasil - A Verdade - [Nanashara D’Ávila Sanches] Se analisarmos a história do povo brasil...

Sexta, 31 de Julho de 2015 23:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Moçambique: Renamo vai manter braço armado

Moçambique: Renamo vai manter braço armado

Moçambique - VOA - [William Mapote] A bancada parlamentar da Renamo reivindicou nesta quinta-feira, 30, na Assembl...

Sexta, 31 de Julho de 2015 13:46 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CGTP-IN condena ação inaceitável da GNR e solicita intervenção da Ministra da Administração Interna

CGTP-IN condena ação inaceitável da GNR e solicita intervenção da Ministra da Administração Interna

Portugal - CGTP-IN - A CGTP-IN, no seguimento da intervenção desajustada da GNR, no dia 30 de Julho,...

Sexta, 31 de Julho de 2015 13:27 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CGTP: "Mais e melhor emprego passa pela derrota da Política de direita"

CGTP: "Mais e melhor emprego passa pela derrota da Política de direita"

Portugal - CGTP - O recente relatório do insuspeito FMI, "parceiro de coligação" do Governo d...

Quinta, 30 de Julho de 2015 18:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

MAS lança coligação AGIR, para "reorganizar a esquerda" em Portugal

MAS lança coligação AGIR, para "reorganizar a esquerda" em Portugal

Portugal - MAS - Foi aceite pelo Tribunal Constitucional o pedido que o MAS e o Partido Trabalhista Portuguê...

Quinta, 30 de Julho de 2015 18:17 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Defender a agroecologia é defender novo modelo econômico e político, afirma Sem Terra

Defender a agroecologia é defender novo modelo econômico e político, afirma Sem Terra

Brasil - MST - [Rafael Soriano] Durante Jornada de Agroecologia, Stedile abordou o movimento do Capital na agricul...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:41 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Privatização da TAP: Associação denuncia atropelos à lei por parte do Governo

Privatização da TAP: Associação denuncia atropelos à lei por parte do Governo

Portugal - Esquerda - Num dossier entregue na Comissão Europeia, a Associação Peço a P...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:35 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Desemprego em Portugal: 20 anos de decadência irreversível

Desemprego em Portugal: 20 anos de decadência irreversível

Portugal - ACP-PI - O FMI divulgou hoje o seu relatório anual sobre a Europa. Segundo o mesmo, Po...

Quarta, 29 de Julho de 2015 12:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Congresso dos Sindicatos foi há 40 anos

Congresso dos Sindicatos foi há 40 anos

Portugal - CGTP - O Congresso dos Sindicatos - 1.º Congresso da CGTP-IN - ocorreu há 40 anos, nos dias...

Terça, 28 de Julho de 2015 17:06 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Estava tudo a correr tão bem

Estava tudo a correr tão bem

Portugal - Jornal Mudar de Vida - [António Louçã] Entre as incontáveis aberra&cce...

Terça, 28 de Julho de 2015 16:19 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

20 anos da heroica Resistência Camponesa de Corumbiara

20 anos da heroica Resistência Camponesa de Corumbiara

Brasil - AND - [Mário Lúcio de Paula] No dia 9 de agosto de 1995 ocorreu a Batalha de Santa Eli...

Terça, 28 de Julho de 2015 02:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Lavradores pobres ocupam fazenda no agreste de Pernambuco

Lavradores pobres ocupam fazenda no agreste de Pernambuco

Brasil - Nova Cultura - [Alexandre Rosendo] Por volta das 5h da manhã do dia 25 de julho, cerca de 100 fam&...

Segunda, 27 de Julho de 2015 21:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Sobretaxa do IRS em Portugal: a montanha pariu um rato

Sobretaxa do IRS em Portugal: a montanha pariu um rato

Portugal - CGTP-IN - O Governo acaba de anunciar a hipotética devolução de 140 milhões...

Segunda, 27 de Julho de 2015 12:17 | Comenta aqui |

Resenhas

Toda a esquerda perde um grande amigo e companheiro: Jamais esqueceremos Vito Giannotti!

Toda a esquerda perde um grande amigo e companheiro: Jamais esqueceremos Vito Giannotti!

Brasil - PCB - Comunistas, socialistas, progressistas e todos aqueles comprometidos com a luta por uma sociedade m...

Domingo, 26 de Julho de 2015 14:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Luciana Genro: 'Dentro do capitalismo não há como melhorar as condições de vida do povo'

Luciana Genro: 'Dentro do capitalismo não há como melhorar as condições de vida do povo'

Brasil - Diário Liberdade - A crise política e econômica que o Brasil vive mostrou que o projeto do P...

Domingo, 26 de Julho de 2015 02:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Vito Giannotti presente: Falece no Rio de Janeiro um grande ativista da democratização da mídia

Vito Giannotti presente: Falece no Rio de Janeiro um grande ativista da democratização da mídia

Brasil - Jornalismo B - [Alexandre Haubrich] A noite de 24 de julho levou um lutador. Vito Giannotti, que junto co...

Sábado, 25 de Julho de 2015 21:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Petroleiros realizam greve nacional nesta sexta-feira

Petroleiros realizam greve nacional nesta sexta-feira

Brasil - Diário Liberdade - Petroleiros de todo o país cruzaram os braços nesta sexta-feira (24) e f...

Sexta, 24 de Julho de 2015 21:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

A ala esquerda do Syriza é igual ao resto do partido

A ala esquerda do Syriza é igual ao resto do partido

Grécia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] As contradições da ala esquerda do Syriza, liderada p...

Sexta, 31 de Julho de 2015 20:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

A situação na Grécia e o papel anti-povo do SYRIZA – As responsabilidades dos que o aplaudem

A situação na Grécia e o papel anti-povo do SYRIZA – As responsabilidades dos que o aplaudem

Grécia - Resistir - [Giorgos Marinos, CC do KKE] Na segunda-feira 13 de Julho, o governo SYRIZA-ANEL com o ap...

Sexta, 31 de Julho de 2015 14:43 | Comenta aqui |

Migraçons

Quase 40 mil refugiados foram detidos em 2015 em túnel entre Inglaterra e França

Quase 40 mil refugiados foram detidos em 2015 em túnel entre Inglaterra e França

Reino Unido - RBA - Nas últimas horas, ao menos dois imigrantes morreram ao tentar cruzar terminal; autorid...

Sexta, 31 de Julho de 2015 14:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Primeiro ministro David Cameron diz que protegerá Reino Unido da "praga" dos imigrantes

Primeiro ministro David Cameron diz que protegerá Reino Unido da "praga" dos imigrantes

Reino Unido - Esquerda Diário - O primeiro-ministro David Cameron garantiu nesta quinta-feira que protegerá...

Sexta, 31 de Julho de 2015 11:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

A crise dos “Syrizas europeus”

A crise dos “Syrizas europeus”

Grécia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O Syriza, partido que se encontra no governo da Grécia, foi ...

Quinta, 30 de Julho de 2015 21:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Lições gregas

Lições gregas

Grécia - Resistir - [Manuel Loff] A austeridade não é apenas um modelo de política econ&...

Quinta, 30 de Julho de 2015 18:26 | Comenta aqui |

Institucional

Tsipras admite eleições antecipadas caso não recupere o Parlamento

Tsipras admite eleições antecipadas caso não recupere o Parlamento

Grécia - Agência Brasil - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse, nesta quarta-feira (29), que seu gover...

Quinta, 30 de Julho de 2015 18:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Hamas convoca manifestação contra a Autoridade Palestiniana

Hamas convoca manifestação contra a Autoridade Palestiniana

Palestina - Angop - Os deputados do Hamas em Gaza convocaram nesta quarta-feira um "levante" na Cisjordânia ...

Quinta, 30 de Julho de 2015 17:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Cone sul da África: O mapa da paz

Cone sul da África: O mapa da paz

Prensa Latina - A busca por soluções duradouras aos desafios e à consolidação da paz caracterizam um processo cont&...

Quinta, 30 de Julho de 2015 17:42 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Perseguição política na Líbia: filho de Gadafi é condenado à morte por autoridades ilegítimas

Perseguição política na Líbia: filho de Gadafi é condenado à morte por autoridades ilegítimas

Líbia - Diário Liberdade - Na última terça-feira (28), Saif al-Islam Gadafi, filho do ex-presidente ...

Quarta, 29 de Julho de 2015 19:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Turquia: contra o Estado Islâmico e os curdos?

Turquia: contra o Estado Islâmico e os curdos?

Turquia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O que está por trás da mudança da polí...

Quarta, 29 de Julho de 2015 17:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Alemanha: o coração do capitalismo europeu (Parte X)

Alemanha: o coração do capitalismo europeu (Parte X)

Alemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A esquerda alemã se encontra dividida em dezenas, ou talve...

Quarta, 29 de Julho de 2015 16:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Apoie a luta do povo ucraniano contra o fascismo

Apoie a luta do povo ucraniano contra o fascismo

Ucrânia - A Verdade - [Bruno Melo] Os cidadãos ucranianos, sobretudo no leste do país, clamam por um...

Quarta, 29 de Julho de 2015 13:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Após pior queda na Bolsa de Xangai em oito anos, China investiga mercados

Após pior queda na Bolsa de Xangai em oito anos, China investiga mercados

China - Opera Mundi - No país, há cerca de 90 milhões de investidores individuais, em grande ...

Quarta, 29 de Julho de 2015 13:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Max Lesnik: ‘Na realidade, os Estados Unidos esperam uma rendição total e definitiva do povo cubano’

Max Lesnik: ‘Na realidade, os Estados Unidos esperam uma rendição total e definitiva do povo cubano’

Cuba - PCB - [Salim Lamrani e Al Mayadeen] Conversações com Max Lesnik.Ex-militante da Revoluç...

Quarta, 29 de Julho de 2015 11:05 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A Geopolítica do Declínio Global Americano Washington Contra a China no Século Vinte e Um

A Geopolítica do Declínio Global Americano Washington Contra a China no Século Vinte e Um

China - O Diário - [Alfred McCoy] O conceito de geopolítica não é oriundo do marxismo. &Eacut...

Quarta, 29 de Julho de 2015 10:56 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A capitulação do Syriza implode a integração geopolítica da UE e a pretensa solidariedade europeia

A capitulação do Syriza implode a integração geopolítica da UE e a pretensa solidariedade europeia

Grécia - Correio da Cidadania - [Aquille Lollo] O novo governo grego que Alexis Tsipras reformulou na quarta-feira...

Quarta, 29 de Julho de 2015 10:48 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Polêmica com o economista do Syriza Lapavitsas

Polêmica com o economista do Syriza Lapavitsas

Grécia - Esquerda Diário - [Paula Bach] Costas Lapavitsas e a Plataforma de Esquerda. A estratégia de devol...

Terça, 28 de Julho de 2015 18:02 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

China pede que comunidade internacional se mobilize contra terrorismo

China pede que comunidade internacional se mobilize contra terrorismo

China - Vermelho - O jornal oficial do Partido Comunista “Diário do Povo” apelou, nesta ter&cce...

Terça, 28 de Julho de 2015 17:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

100 Anos da Recolonização do Haiti pelas tropas dos Estados Unidos

100 Anos da Recolonização do Haiti pelas tropas dos Estados Unidos

Brasil - Diário Liberdade - [Maurício Campos] Hoje se completam 100 anos da invasão do Haiti pelos m...

Terça, 28 de Julho de 2015 16:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Quando o silêncio é a melhor canção: ativistas que lideram o boicote internacional contra Israel

Quando o silêncio é a melhor canção: ativistas que lideram o boicote internacional contra Israel

Palestina - RBA - [Patrícia Dichtchekenian] Figuras proeminentes de movimentos como BDS, Boycott from Withi...

Terça, 28 de Julho de 2015 13:32 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Espanha suspende ante a ONU a prova de Direitos Humanos

Espanha suspende ante a ONU a prova de Direitos Humanos

Estado espanhol - Ceivar - O passado seis e sete de Julho umha delegaçom de seis Ministérios do Gove...

Terça, 28 de Julho de 2015 01:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

200 pessoas responderam, em Donostia, à imposição da «España Generosa»

200 pessoas responderam, em Donostia, à imposição da «España Generosa»

Euskal Herria - ASEH - Cerca de 200 pessoas juntaram-se no passado 25 de julho, em Donostia, para fazer frente ao ...

Terça, 28 de Julho de 2015 00:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Nova agressão contra o PCM (Partido Comunista de México)

Nova agressão contra o PCM (Partido Comunista de México)

México - PCB - Exigimos que apareça vivo o camarada Enrique López!Nota do CC do PCB: Os comunistas b...

Segunda, 27 de Julho de 2015 23:16 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

FMLN denuncia tentativas golpistas contra governo salvadorenho

FMLN denuncia tentativas golpistas contra governo salvadorenho

Salvador - Prensa Latina - O secretário geral da Frente Farabundo Martí para a Libertaç&atild...

Segunda, 27 de Julho de 2015 23:08 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Deputado catalão: A Catalunha deve ser independente e sair da UE

Deputado catalão: A Catalunha deve ser independente e sair da UE

Paísos Cataláns - Vermelho - Uma eventual independência da Catalunha teria importância além das...

Segunda, 27 de Julho de 2015 21:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Golpismo na América Latina

Golpismo na América Latina

América Latina - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Uma mesma política na Bolívia, na Venezuela, ...

Segunda, 27 de Julho de 2015 21:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Cuba pede fim do bloqueio e devolução de Guantánamo nas celebrações do Dia da Rebeldia

Cuba pede fim do bloqueio e devolução de Guantánamo nas celebrações do Dia da Rebeldia

Cuba - Opera Mundi - Data marca o 62º aniversário do assalto ao Quartel Moncada (foto), quando militan...

Domingo, 26 de Julho de 2015 23:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Por que Angela Merkel visitou os Balcãs?

Por que Angela Merkel visitou os Balcãs?

Alemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Nos últimos dias, a chanceler alemã Angela Merkel v...

Domingo, 26 de Julho de 2015 21:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Ofensiva militar e repressiva turca contra o independentismo curdo

Ofensiva militar e repressiva turca contra o independentismo curdo

Curdistám - Diário Liberdade - Umha grande ofensiva militar tem levado centenas de bombardeamentos a supostas posi...

Domingo, 26 de Julho de 2015 20:48 | 1 comentário | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Syriza, os novos acordos com Israel e as bases da OTAN

Syriza, os novos acordos com Israel e as bases da OTAN

Grécia - Esquerda Diário - [Josefina L. Martínez] O governo de Syriza-ANEL assinou novos acordos de coopera...

Domingo, 26 de Julho de 2015 20:10 | Comenta aqui |

Institucional

Santos anuncia suspensão de bombardeios contra as FARC na Colômbia

Santos anuncia suspensão de bombardeios contra as FARC na Colômbia

Colômbia - Opera Mundi - Mandatário já havia tomado medida semelhante em março, mas voltara a...

Domingo, 26 de Julho de 2015 20:04 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

A Europa reacionária: Entra em vigor lei que proíbe partidos comunistas na Ucrânia

A Europa reacionária: Entra em vigor lei que proíbe partidos comunistas na Ucrânia

Ucrânia - Vermelho - Após a aprovação do parlamento, a Ucrânia anunciou que entra em vi...

Domingo, 26 de Julho de 2015 14:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Alemanha: o coração do capitalismo europeu (Parte IX)

Alemanha: o coração do capitalismo europeu (Parte IX)

Alemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] De acordo com os dados oficiais, mais de três milhõe...

Domingo, 26 de Julho de 2015 03:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A Frente Popular para a Libertação da Palestina conclama à destruição do arsenal nuclear israelense

A Frente Popular para a Libertação da Palestina conclama à destruição do arsenal nuclear israelense

Palestina - PCB - A FPLP conclamou para que se aproveite o ambiente estabelecido após o acordo do Grupo 5+1...

Sábado, 25 de Julho de 2015 22:41 | Comenta aqui |

Resenhas

Por que Obama foi ao Quênia?

Por que Obama foi ao Quênia?

Quénia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Obviamente que a visita não se relaciona com caçarias...

Sexta, 24 de Julho de 2015 19:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.