O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Adicionar comentário

Diário Liberdade defende a discussom política livre, aberta e fraterna entre as pessoas e as correntes que fam parte da esquerda revolucionária. Porém, nestas páginas nom tenhem cabimento o ataque às entidades ou às pessoas nem o insulto como alegados argumentos. Os comentários serám geridos e, no seu caso, eliminados, consoante esses critérios. Aviso sobre Dados Pessoais: De conformidade com o estabelecido na Lei Orgánica 15/1999 de Proteçom de Dados de Caráter Pessoal, enviando o teu email estás conforme com a inclusom dos teus dados num arquivo da titularidade da AC Diário Liberdade. O fim desse arquivo é possibilitar a adequada gestom dos comentários. Possues os direitos de acesso, cancelamento, retificaçom e oposiçom desses dados, e podes exercé-los escrevendo para diarioliberdade@gmail.com, indicando no assunto do email "LOPD - Comentários".

Última hora

Quadrinhos

 O golpe de 64, em resumo
O golpe de 64, em resumo

Carlos Latuff

O golpe de 64, em resumo
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Livre expressão

Brasil para principiantes

Laerte BragaLaerte Braga

Quinta, 24 de Abril de 2014 00:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

Os oligopólios enfraquecem a Petrobras

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Quarta, 23 de Abril de 2014 22:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

A escolarização e os artesanatos de Deus

Sergio DominguesSergio Domingues

Quarta, 23 de Abril de 2014 22:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Que prioridades na cooperação lusófona

Alexandre BanhosAlexandre Banhos

Quarta, 23 de Abril de 2014 09:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Finanças e (sub)desenvolvimento

Adriano BenayonAdriano Benayon

Quarta, 23 de Abril de 2014 01:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A Velha Toupeira

120 mil mozas e mozos galegos "votan cos pés", emigran

Roberto LaxeRoberto Laxe

Terça, 22 de Abril de 2014 10:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

Uma indústria financiada pela guerra (II)

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Terça, 22 de Abril de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Sobre o desenvolvimento chinês IV

José Luís FioriJosé Luís Fiori

Segunda, 21 de Abril de 2014 19:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Gabo e um milagre chamado Vietnã

Flávio AguiarFlávio Aguiar

Segunda, 21 de Abril de 2014 18:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha das Ideias

“Revolução Russa: história, política e literatura” – José Carlos Mariátegui

Paulo MarçaioliPaulo Marçaioli

Segunda, 21 de Abril de 2014 10:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

1964: o uso dos militares pelos grupos civis reacionários

Leonardo BoffLeonardo Boff

Segunda, 21 de Abril de 2014 18:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Democracy now!

De Cabul ao Cairo, continuam os assassinatos e as detenções de jornalistas

Amy GoodmanAmy Goodman

Domingo, 20 de Abril de 2014 21:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Às vésperas de uma nova corrida nuclear

Immanuel WallersteinImmanuel Wallerstein

Sábado, 19 de Abril de 2014 17:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Saudação ao XV Congresso do PCB

Atilio BorónAtilio Borón

Sexta, 18 de Abril de 2014 14:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
· Centro Social Lume! Vigo, Galiza · - 24/04/2014
Fundaçom Artábria - 23/04/2014
Fundaçom Artábria - 23/04/2014
Mádia leva! - 22/04/2014
Fundaçom Artábria - 15/04/2014
BioTerra - 25/04/2014
O CASTENDO - 24/04/2014
O CASTENDO - 24/04/2014
O CASTENDO - 23/04/2014
Blog do Dario - 23/04/2014
Militante do Campo - 22/04/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 21/04/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 15/04/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 10/04/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 01/04/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Brasil - Diário Liberdade - Durante a tarde e a noite do dia 22 de abril, moradores dos morros...
23/04/2014, 12:10
05
Venezuela - Aporrea - [Tradução do Diário Liberdade] Ao povo de Venezuela, ao governo...
20/04/2014, 21:00
05
Brasil - Diário Liberdade - 21 de abril é feriado nacional no Brasil, devido à lembrança da...
22/04/2014, 18:03
05
Ucrânia - CCCP - [Tradução do Diário Liberdade] O memorando para solucionar a situação nas...
20/04/2014, 21:13
05
Galiza - Novas da Galiza - [ARN] A imposibilidade de que Galiza poda competir com selecçom...
19/04/2014, 16:55
05
Em colunaÀs vésperas de uma nova corrida nuclearImmanuel Wallerstein - Publicado em Sábado, 19...
19/04/2014, 17:16
05
Venezuela - Aporrea - [Tradução do Diário Liberdade] Ao povo de Venezuela, ao governo...
20/04/2014, 21:00
05
Ucrânia - Redecastorphoto - [The Saker, The Vineyard of the Saker - 18/04/14] OK, decidi...
21/04/2014, 14:28
05
Brasil - Causa Operária - Ocupação é uma resposta à diretoria por expulsar 49 estudantes da...
19/04/2014, 16:41
05
Galiza - Primeira Linha - Car@s camaradas do Partido Comunista Brasileiro, Primeira Linha...
20/04/2014, 15:46
05
Brasil - AND - [Patrick Granja] No dia 31 de março, a equipe de reportagem de A Nova...
20/04/2014, 19:35
25
América Latina - Aporrea - [Tradução do Diário Liberdade] A Rússia e a China estão se...
23/04/2014, 00:00
15
Brasil - Socialismo e Liberdade - [Paulo Bearzoti Filho] Embora ciente dos inúmeros obstáculos...
20/04/2014, 16:50
15
A Comuna - [Sérgio Lessa] Os comunistas são, desde o século XIX, acusados de serem contra a...
22/04/2014, 11:27
04
Colômbia - ANNCOL - Aída Avella Esquivel, fórmula vice-presidencial da candidata à presidência...
22/04/2014, 11:43
05
first
  
last
 
 
start
stop
Diego Grossi: "O Tiradentes que conhecemos tem muito de construção mitológica"

Cultura/Música

Diego Grossi: "O Tiradentes que conhecemos tem muito de construção mitológica"

Brasil - Diário Liberdade - 21 de abril é feriado nacional no Brasil, devido à lembrança da morte de Tiradentes, herói nacional, em 21 de abril de 1792.Nascido em M...

Terça, 22 de Abril de 2014 18:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Repressom e direitos humanos

Supremo Tribunal espanhol reduz as penas ditadas pola AN contra quatro independentistas galegos

Supremo Tribunal espanhol reduz as penas ditadas pola AN contra quatro independentistas galegos

Galiza - CEIVAR - O Tribunal Supremo acabou de resolver no dia de hoje o recurso apresentado pola defesa de Eduard...

Quinta, 24 de Abril de 2014 14:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

NÓS-UP apresenta em Vigo campanha do 1º de maio

NÓS-UP apresenta em Vigo campanha do 1º de maio

Galiza - NÓS-UP - Nem foi casualidade o lugar escolhido para apresentar publicamente a campanha nacional do Dia do...

Quarta, 23 de Abril de 2014 01:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Palestra de Fagim na Corunha: Por que nos interessa o português?

Palestra de Fagim na Corunha: Por que nos interessa o português?

Galiza - PGL - A Lei Paz-Andrade será umha das matérias da sua dissertaçom.  «Por que nos interessa o portug...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

"A era de um mundo unipolar em benefício dos EUA acabou"

"A era de um mundo unipolar em benefício dos EUA acabou"

Estados Unidos - RT - [Tradução do Diário Liberdade] Os acontecimentos na Ucrânia marcam uma linha vermelha, cuja ...

Sexta, 25 de Abril de 2014 01:06 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Festival de Cine Pobre, o caminho para uma melhor filmografia

Festival de Cine Pobre, o caminho para uma melhor filmografia

Cuba - Prensa Latina - A partir desta sexta-feira 25 de abril até o dia 27, a legendária cidade cubana de Gibara, ...

Sexta, 25 de Abril de 2014 00:40 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Entrevista com Jorge Zabalza, histórico ex dirigente Tupamaro do Uruguai

Entrevista com Jorge Zabalza, histórico ex dirigente Tupamaro do Uruguai

Uruguai - O Diário - [Carlos Aznárez] "Se a Frente Ampla com Mujica já está à direita, o que vem agora com Ta...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

- O capitán da Revolución dos Cravos portuguesa Otelo Saraiva de Carvalho intervén na...

Antifascismo e anti-racismo

Otelo Saraiva de Carvalho - A revolução vivida

Quarta, 23 de Abril de 2014 09:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

Causa Galiza ante a sentença do "Tribunal Supremo" espanhol sobre quatro independentistas

Causa Galiza ante a sentença do "Tribunal Supremo" espanhol sobre quatro independentistas

Galiza - Causa Galiza - A Mesa Nacional de Causa Galiza, ante a publicaçom nas agências e meios informativos estat...

Sexta, 25 de Abril de 2014 02:06 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CNT com a CUT no 1º de Maio em Compostela

CNT com a CUT no 1º de Maio em Compostela

Galiza - CNT - A CNT-Compostela chama á clase traballadora a saír á rúa neste 1º de Maio. Na cidade de Compostel...

Sexta, 25 de Abril de 2014 01:22 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

NÓS-UP solicita a liberdade de Edu, Antom, Maria e Teto

NÓS-UP solicita a liberdade de Edu, Antom, Maria e Teto

Galiza - NÓS-UP - A decisom do Tribunal Supremo espanhol de reduzir entre 3 e 5 anos as penas de prisom impostas p...

Quinta, 24 de Abril de 2014 19:44 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

V Andaina reivindicativa pola defesa da Serra do Galinheiro

V Andaina reivindicativa pola defesa da Serra do Galinheiro

Galiza - Verdegaia - A Plataforma pola Proteccción da serra do Galiñeiro, da que fai parte Verdegaia, convócate un...

Quinta, 24 de Abril de 2014 14:34 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

AGAL lança sétima edição dos cursos on-line «Escrever.com.nh» e «Falarmos Brasil»

AGAL lança sétima edição dos cursos on-line «Escrever.com.nh» e «Falarmos Brasil»

Galiza - PGL - Início dos cursos será a dia 5 de maio. Começa o prazo de inscrições para a sétima ediçom dos curs...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:08 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

ETT impugnam convénio do Metal de Ponte Vedra para precarizar e entrar no naval

ETT impugnam convénio do Metal de Ponte Vedra para precarizar e entrar no naval

Galiza - CIG - Este xoves celebrarase o xuízo unha vez aceptada a demanda das empresas de traballo temporal contra...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:04 | Comenta aqui |

Resenhas

1º de Maio da CIG "contra a exploraçom e a pobreza"

1º de Maio da CIG "contra a exploraçom e a pobreza"

Galiza - CIG - A central sindical aposta, para “facerlle fronte á Unión Europea” pola “organización, loita e sober...

Quarta, 23 de Abril de 2014 16:44 | Comenta aqui |

Cultura/Música

[Lugo] Agenda do CS Mádia Leva! neste fim-de-semana

[Lugo] Agenda do CS Mádia Leva! neste fim-de-semana

Galiza - CS Mádia Leva! - Agenda do CS Mádia Leva neste fim-de-semana:-A sexta-feira, 25 de abril, teremos festa c...

Quarta, 23 de Abril de 2014 16:37 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Jantar popular polo 1º de Maio no LS Faísca de Vigo

Jantar popular polo 1º de Maio no LS Faísca de Vigo

Galiza - LS Faísca - O vindouro 1º de Maio organizamos o jantar já habitual de todos os anos.Desta volta a ementa ...

Quarta, 23 de Abril de 2014 16:31 | Comenta aqui |

Resenhas

[Ponte Vedra] Manifestaçom conjunta de CGT e CNT no 1º de Maio

[Ponte Vedra] Manifestaçom conjunta de CGT e CNT no 1º de Maio

Galiza - CGT - O Primeiro de Maio, a CGT de Pontevedra-Arousa manifestarase polas rúas de Pontevedra, conxuntament...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:12 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Palestra sobre a megamineraçom em Ponte d'Eume

Palestra sobre a megamineraçom em Ponte d'Eume

Galiza - Colectivo Terra - As políticas coloniais non son nada novas neste País pois levamos séculos padecend...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:02 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Alertam as Cámaras galegas contra a nova Lei Geral de Telecomunicaçons

Alertam as Cámaras galegas contra a nova Lei Geral de Telecomunicaçons

Galiza - APDR - Dende a Asociación Pola Defensa da Ría, xunto co movemento veciñal, ecoloxista, de consumidores,...

Quarta, 23 de Abril de 2014 09:56 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

1º de maio: Unir as luitas pola dignidade

1º de maio: Unir as luitas pola dignidade

Galiza - CUT - Assistimos e sofremos, já nom com tanto silêncio, tempos convulsos para a classe trabalhadora: o mu...

Terça, 22 de Abril de 2014 19:49 | Comenta aqui |

Resenhas

Apresentação em Betanços de 'Politicamente Incorreta', de Teresa Moure

Apresentação em Betanços de 'Politicamente Incorreta', de Teresa Moure

Galiza - PGL - Na terça-feira, dia 23 de abril, às 20h, Teresa Moure apresentará na livraria Carricanta de Betanço...

Terça, 22 de Abril de 2014 17:13 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Manif galego-portuguesa contra o projeto de linha de Muito Alta Tensom

Manif galego-portuguesa contra o projeto de linha de Muito Alta Tensom

Galiza - Revista Abordaxe - Segundo soubemos está prevista a instalaçom dumha rede de Moi Alta Tensom entre Portug...

Terça, 22 de Abril de 2014 16:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

[Vila Garcia] A CNT convoca manifestaçom no 1º de Maio

[Vila Garcia] A CNT convoca manifestaçom no 1º de Maio

Galiza - CNT - O 1 de Maio, ás 11:00, sairá dende a casa do Mar (Avenida da Mariña S/N) en Vilagarcía de Arousa a ...

Terça, 22 de Abril de 2014 16:27 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Curta-metragens cubanas no Cineclube de Compostela

Curta-metragens cubanas no Cineclube de Compostela

Galiza - Cineclube Compostela - O Cineclube de Compostela regresa este mércores 23 de abril tras o desca...

Terça, 22 de Abril de 2014 16:16 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Assembleia Aberta sobre a política social municipal em Vigo

Assembleia Aberta sobre a política social municipal em Vigo

Galiza - ODS-Coia - A ODS-Coia, o Grupo de Axitación Social e a parroquia do Cristo da Victoria convocamos á cidad...

Terça, 22 de Abril de 2014 10:57 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

Portugal: Governo entrega cortes nos salários e pensões ao capital

Portugal: Governo entrega cortes nos salários e pensões ao capital

Portugal - CGTP - Os dados relativos à execução orçamental do primeiro trimestre de 2014 não deixam margem para dú...

Sexta, 25 de Abril de 2014 01:15 | Comenta aqui |

Reportagens

Território da FIFA no Brasil

Território da FIFA no Brasil

Brasil - APública - [Ciro Barros e Giulia Afiune] Nas cidades-sede, pressão sobre ambulantes aumenta com regras da...

Quinta, 24 de Abril de 2014 13:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Dez filmes sobre a Revolução dos Cravos

Dez filmes sobre a Revolução dos Cravos

Portugal - Esquerda - O Esquerda.net fez uma seleção de filmes no Youtube dedicados ao 25 de abril, que iclui uma ...

Quinta, 24 de Abril de 2014 12:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Concluído com êxito o XV Congresso Nacional do PCB

Concluído com êxito o XV Congresso Nacional do PCB

Brasil - PCB - Um Partido cada vez mais revolucionário e internacionalista.Sob o lema CONSTRUINDO O PODER POPULAR,...

Quinta, 24 de Abril de 2014 14:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Hoje na História, 1942: Olga Benário Prestes é deportada para Alemanha

Hoje na História, 1942: Olga Benário Prestes é deportada para Alemanha

Brasil - Opera Mundi - [Max Altman] Militante comunista alemã, casada com o brasileiro Luis Carlos Prestes, foi as...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Resposta ao roubo de direitos: Trabalhadores avançam para a luta em Portugal

Resposta ao roubo de direitos: Trabalhadores avançam para a luta em Portugal

Portugal - Avante! - Os trabalhadores e as organizações sindicais que os representam mobilizam-se em diversas empr...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O ajuste de contas com o 25 de Abril

O ajuste de contas com o 25 de Abril

Portugal - Resistir - [Daniel Vaz de Carvalho] Por que são os tempos tão escuros. Que os homens não se conhec...

Quinta, 24 de Abril de 2014 11:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Metalúrgicos de Minas Gerais fecha estrada contra acidentes no trabalho

Metalúrgicos de Minas Gerais fecha estrada contra acidentes no trabalho

Brasil - CSP-Conlutas - Hoje, dia 23/04 os Sindicatos dos metalúrgicos de São João Del Rei, Divinópolis e Ouro Pre...

Quarta, 23 de Abril de 2014 18:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Presidente do Brasil sanciona Marco Civil da Internet

Presidente do Brasil sanciona Marco Civil da Internet

Brasil - Agência Brasil - [Luana Lourenço] A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (23) o Marco Civil da Intern...

Quarta, 23 de Abril de 2014 18:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Rio de Janeiro: Polícia Militar mata três pessoas; povo se rebela [vídeo]

Rio de Janeiro: Polícia Militar mata três pessoas; povo se rebela [vídeo]

Brasil - Diário Liberdade - Durante a tarde e a noite do dia 22 de abril, moradores dos morros Cantagalo e Pavão-P...

Quarta, 23 de Abril de 2014 12:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

A Revolução dos Cravos contada no cinema

A Revolução dos Cravos contada no cinema

Portugal - PCO - Há exatos 40 anos, em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibi...

Quarta, 23 de Abril de 2014 14:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

5º ato contra a Copa no Brasil: "Se não tiver saúde, não vai ter Copa”

5º ato contra a Copa no Brasil: "Se não tiver saúde, não vai ter Copa”

Brasil - Diário Liberdade - No último dia 15 de abril, aconteceu em São Paulo mais uma edição do ato "Se não direi...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Militares perseguiram guerrilheiros do Araguaia até os anos 90

Militares perseguiram guerrilheiros do Araguaia até os anos 90

Brasil - PCO - Mesmo após o fim da ditadura, os agentes da repressão continuaram atuando. No aniversário de 50 an...

Quarta, 23 de Abril de 2014 13:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Em São Paulo, povo Guarani contesta o poder Bandeirante

Em São Paulo, povo Guarani contesta o poder Bandeirante

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Cristiano Navarro] Ações contra símbolos Bandeirantes chamam a atenção dos pauli...

Quarta, 23 de Abril de 2014 12:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Comunicado da UMAR "40 anos de 25 de Abril"

Comunicado da UMAR "40 anos de 25 de Abril"

Portugal - UMAR - Abril de 1974... Grandes são as mudanças na vida das mulheres.Tomámos a palavra, lutámos por d...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:35 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

ACT deteta salários em atraso no valor de 36,6 milhões de euros

ACT deteta salários em atraso no valor de 36,6 milhões de euros

Portugal - Esquerda - Entre 2012 e 2013, os salários em atraso detetados pela Autoridade para as Condições do Trab...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:30 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Os divórcios diminuem mas a opressão aumenta

Os divórcios diminuem mas a opressão aumenta

Portugal - MAS - [Bárbara Góis] Não é novidade para ninguém que a permanência da Troika em Portugal e as medidas d...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:27 | Comenta aqui |

Cultura/Música

A ditadura civil-militar em 10 filmes

A ditadura civil-militar em 10 filmes

Brasil - Carta Maior - Há cinema novo, cinema marginal, documentário, curta-metragem, cinema contemporâneo, filmes...

Terça, 22 de Abril de 2014 19:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Reportagens

Quando García Márquez descobriu a Invasão da Baía dos Porcos

Quando García Márquez descobriu a Invasão da Baía dos Porcos

Cuba - Vermelho - [Théa Rodrigues] Na semana passada, Cuba comemorou o 53º aniversário da vitória contra a In...

Sexta, 25 de Abril de 2014 01:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Polícia de Nova Iorque é ridicularizada na internet

Polícia de Nova Iorque é ridicularizada na internet

Estados Unidos - Revista Fórum - Em vez de publicar fotos com oficiais, internautas utilizaram campanha da polícia...

Sexta, 25 de Abril de 2014 00:46 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Uruguai: o país da maconha estatal não presenteia o narcotráfico

Uruguai: o país da maconha estatal não presenteia o narcotráfico

Uruguai - Carta Maior - [Aram Aharonian] Uruguai é o primeiro país do mundo a legalizar a maconha e a assumir o co...

Sexta, 25 de Abril de 2014 00:17 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Israel anuncia suspensão do processo de paz com a Palestina

Israel anuncia suspensão do processo de paz com a Palestina

Palestina - Vermelho - Na quinta-feira (24), após uma reunião de 6h, o Gabinete de Segurança de Israel decidiu sus...

Sexta, 25 de Abril de 2014 00:04 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Jacques Sapir: Sair do euro

Jacques Sapir: Sair do euro

União Europeia - Resistir - [Jacques Sapir] As eleições europeias serão a ocasião para avaliar o sentimento d...

Quinta, 24 de Abril de 2014 19:34 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Austeridade é responsável pelo aumento de suicídios na Grécia

Austeridade é responsável pelo aumento de suicídios na Grécia

Grécia - PCO - Corte no orçamento público, ataque às condições de vida e desemprego estão entre os fatores. Foi a...

Quinta, 24 de Abril de 2014 18:32 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

China: Milhares de trabalhadores dos transportes fazem greve em Shenzen

China: Milhares de trabalhadores dos transportes fazem greve em Shenzen

China - Esquerda - Reprimidos pela polícia, exigem um cálculo de salários mais transparente, o pagamento das horas...

Quinta, 24 de Abril de 2014 15:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Governo regula preços e busca socialismo produtivo na Venezuela

Governo regula preços e busca socialismo produtivo na Venezuela

Venezuela - Vermelho - [Théa Rodrigues] O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feir...

Quinta, 24 de Abril de 2014 15:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Como a crise ucraniana pode derrubar o Império Anglo-Sionista

Como a crise ucraniana pode derrubar o Império Anglo-Sionista

Ucrânia - Redecastorphto - [The Saker, The Vineyard of the Saker - 22/04/14] Há muitas teorias sobre o que, e...

Quinta, 24 de Abril de 2014 12:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Segundo a Unicef, 50 mil crianças podem morrer de fome este ano no Sudão do Sul

Segundo a Unicef, 50 mil crianças podem morrer de fome este ano no Sudão do Sul

Sudão - RBA - Cinquenta mil crianças menores de 5 anos podem morrer, até o fim do ano, no Sudão do Sul caso não se...

Quinta, 24 de Abril de 2014 12:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Israel cancela reunião com palestinos e bombardeia Faixa de Gaza

Israel cancela reunião com palestinos e bombardeia Faixa de Gaza

Palestina - Vermelho - [Moara Crivelente] Logo após o anúncio de um acordo de reconciliação entre os palestin...

Quarta, 23 de Abril de 2014 23:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Ex-ministro da Cultura de Cuba: “A grande escola revolucionária foi a participação”

Ex-ministro da Cultura de Cuba: “A grande escola revolucionária foi a participação”

Cuba - Vermelho - [Sheila Fonseca] Prieto concedeu uma entrevista exclusiva ao Vermelho, onde fala dos desafios en...

Quarta, 23 de Abril de 2014 18:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Frente Guasú: alternativa válida para o Paraguai, assegura Lugo

Frente Guasú: alternativa válida para o Paraguai, assegura Lugo

Paraguai - Prensa Latina - A Frente Guasú (FG) é uma força que veio para ficar no espectro político do Paraguai, e...

Quarta, 23 de Abril de 2014 16:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Qual será o rumo da Tunísia?

Qual será o rumo da Tunísia?

Tunísia - Le Monde Diplomatique - [Serge Halimi] A adoção, em 26 de janeiro, de uma nova Constituição provocou uma...

Quarta, 23 de Abril de 2014 13:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Funcionários agrediram Ibon Iparragirre na cadeia de Basauri

Funcionários agrediram Ibon Iparragirre na cadeia de Basauri

Euskal Herria - ASEH - Familiares de Ibon Iparragirre revelaram hoje que o preso de Ondarroa (Bizkaia) foi agredid...

Quarta, 23 de Abril de 2014 12:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Putin deve prestar contas em matéria de espionagem tal como Obama

Putin deve prestar contas em matéria de espionagem tal como Obama

Rússia - Esquerda - [Edward Snowden] A 10 de abril, questionei em direto na televisão o envolvimento da Rússia na ...

Quarta, 23 de Abril de 2014 10:45 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Batalha de ideias

A interdependência economia-política na sociedade atual

A interdependência economia-política na sociedade atual

Diario Liberdade - [Xavier Rodrigues Bermudes] A economia e a política implicam duas esferas do ámbito social com grau relativo de autonomia, ma...

Quarta, 23 de Abril de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

China e Rússia avançam no grande jogo geopolítico pelo novo 'canal do Panamá'

China e Rússia avançam no grande jogo geopolítico pelo novo 'canal do Panamá'

América Latina - Aporrea - [Tradução do Diário Liberdade] A Rússia e a China estão se preparando para uma séria co...

Quarta, 23 de Abril de 2014 00:00 | 1 comentário | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Na Venezuela, a tentação do golpe de Estado

Na Venezuela, a tentação do golpe de Estado

Venezuela - Le Monde Diplomatique - [Alexander Main] Os venezuelanos têm bons motivos para exprimir seu descontent...

Terça, 22 de Abril de 2014 17:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

EUA precisam de ‘revolução democrática’

EUA precisam de ‘revolução democrática’

Estados Unidos - Oriente Mídia - [Kevin Barrett, Press TV] O que significa “democracia”? Para os líderes dos EUA, ...

Terça, 22 de Abril de 2014 17:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Drogas: comércio eletrônico seria saída?

Drogas: comércio eletrônico seria saída?

Outras Palavras - [Henrique Antero] Divulgados há cerca de uma semana, os resultados da maior pesquisa mundial sobre uso de drogas proscritas podem se...

Terça, 22 de Abril de 2014 17:06 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Institucional

Síria anuncia eleições presidenciais e avanço contra o terrorismo

Síria anuncia eleições presidenciais e avanço contra o terrorismo

Síria - Vermelho - Síria realizará eleições presidenciais no início de junho de acordo com informações divulgadas ...

Terça, 22 de Abril de 2014 12:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Aída Avella: "No segundo turno os colombianos vão decidir por nossas teses"

Aída Avella: "No segundo turno os colombianos vão decidir por nossas teses"

Colômbia - ANNCOL - Aída Avella Esquivel, fórmula vice-presidencial da candidata à presidência da República Clara ...

Terça, 22 de Abril de 2014 11:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Abaixo a família monogâmica!

Abaixo a família monogâmica!

A Comuna - [Sérgio Lessa] Os comunistas são, desde o século XIX, acusados de serem contra a propriedade privada, o Estado, a religião – e a "família"....

Terça, 22 de Abril de 2014 11:27 | Comenta aqui | Rate: 4.00

Laboral/Economia

Não esquecer as mulheres de Rana Plaza, Bangladesh

Não esquecer as mulheres de Rana Plaza, Bangladesh

Bangladeche - A Comuna - [Almerinda Bento] Em 24 de Abril de 2013, o Bangladesh foi notícia pelas piores razõ...

Terça, 22 de Abril de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Cuba e China reforçam relações de parceria em diversos níveis

Cuba e China reforçam relações de parceria em diversos níveis

Cuba - Vermelho - O presidente cubano Raúl Castro recebeu o ministro das Relações Exteriores da República Popular ...

Terça, 22 de Abril de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Revolução integral: uma entrevista a Enric Duran sobre a CIC

Revolução integral: uma entrevista a Enric Duran sobre a CIC

Paísos Cataláns - Jornal Mapa - Nesta entrevista, Neal Gorenflo, editor da revista Shareable, Michel Bauwens, da F...

Segunda, 21 de Abril de 2014 17:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Direita mantém dois terços no parlamento da Hungria

Direita mantém dois terços no parlamento da Hungria

Hungria - Avante! - Uma semana depois das legislativas na Hungria, os resultados definitivos, divulgados dia 12, c...

Segunda, 21 de Abril de 2014 17:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Ucrânia: Relatório de Situação - Dia 1 da guerra civil

Ucrânia: Relatório de Situação - Dia 1 da guerra civil

Ucrânia - Pravda - [The Saker, The Vineyard of the Saker - 15/04/14] O primeiro dia do que será a Guerra Civi...

Segunda, 21 de Abril de 2014 17:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Morre Rubin Carter, símbolo da desigualdade do sistema judicial dos EUA

Morre Rubin Carter, símbolo da desigualdade do sistema judicial dos EUA

Estados Unidos - Opera Mundi - "Hurricane", como era conhecido, faleceu por consequência de um câncer; ele ficou p...

Segunda, 21 de Abril de 2014 17:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Lenine sobre a questom nacional: O imperialismo e a cisom do socialismo

Lenine sobre a questom nacional: O imperialismo e a cisom do socialismo

Primeira Linha - Continuamos a difundir na nossa língua a obra do mais destacado dirigente da Revoluçom Bolchevique, desta volta com o texto de 1916 "...

Segunda, 21 de Abril de 2014 16:59 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Ataque de paramilitares deixa cinco mortos no leste da Ucrânia

Ataque de paramilitares deixa cinco mortos no leste da Ucrânia

Ucrânia - Vermelho - Cinco pessoas morreram em um confronto na madrugada de sábado (19) para domingo (20) na cidad...

Segunda, 21 de Abril de 2014 14:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

El Salvador: De fantasmas a pactos de nação e vice-versa

El Salvador: De fantasmas a pactos de nação e vice-versa

El Salvador - O Diário - [Joel Arriola] A situação política pós-eleitoral em El Salvador é equívoca. Sob a de...

Segunda, 21 de Abril de 2014 14:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Conflitos no palco internacional: O que parece que ninguém está vendo

Conflitos no palco internacional: O que parece que ninguém está vendo

Ucrânia - Redecastorphoto - [The Saker, The Vineyard of the Saker - 18/04/14] OK, decidi escrever mais um postado,...

Segunda, 21 de Abril de 2014 14:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

ETA defende unidade de nacionalistas pela independência basca

ETA defende unidade de nacionalistas pela independência basca

Euskal Herria - Prensa Latina - A organização independentista basca Euskadi Ta Askatasuna (ETA) afirmou hoje que e...

Segunda, 21 de Abril de 2014 14:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Forças de Israel invadem Al-Aqsa e detêm palestinos em Jerusalém

Forças de Israel invadem Al-Aqsa e detêm palestinos em Jerusalém

Palestina - Vermelho - [Moara Crivelente] Dezenas de palestinos ficaram feridos e vários foram detidos durante con...

Segunda, 21 de Abril de 2014 11:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.