O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Panama Papers
Panama Papers

Carlos Latuff

Fonte: Opera Mundi.

Panama Papers
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Pílulas Diárias

Nos governos e fora deles, governa o neoliberalismo

Sergio DominguesSergio Domingues

Sexta, 22 de Abril de 2016 13:41 | Comenta aqui |

A Velha Toupeira

Umha pantasma percorre a Unión Europea, é a pantasma da sua explosión

Roberto LaxeRoberto Laxe

Sexta, 22 de Abril de 2016 13:35 | Comenta aqui |

Palavras Insurgentes

Sobre a tortura, direita e esquerda

Jones ManoelJones Manoel

Quinta, 21 de Abril de 2016 13:45 | Comenta aqui | Rate: 3.00

Economia Social e Humana

Crescimento e progresso

Marcus Eduardo de OliveiraMarcus Eduardo de Oliveira

Quarta, 20 de Abril de 2016 00:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O golpe de estado que se vive no Brasil

Alexandre BanhosAlexandre Banhos

Quarta, 20 de Abril de 2016 00:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Crónicas de uma inquilina

Eleições e indocumentados nos EUA

Ilka Oliva CoradoIlka Oliva Corado

Terça, 19 de Abril de 2016 20:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A Velha Toupeira

Porqué Feijoo pode seguir na Xunta...

Roberto LaxeRoberto Laxe

Terça, 19 de Abril de 2016 16:31 | Comenta aqui |

Espelhismos

Com ou sem golpeachment, o retrocesso já chegou. Mas sempre pode piorar

Alexandre HaubrichAlexandre Haubrich

Domingo, 17 de Abril de 2016 12:15 | Comenta aqui | Rate: 3.00

No caminho

Escravos do sistema capitalista

Zillah BrancoZillah Branco

Sexta, 15 de Abril de 2016 15:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

O golpe contra os serviços públicos

Sergio DominguesSergio Domingues

Sexta, 15 de Abril de 2016 11:02 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Trump e Clinton: Censurando o intragável

John PilgerJohn Pilger

Domingo, 24 de Abril de 2016 16:08 | Comenta aqui |

Reflexões do companheiro Fidel

Discurso no VII Congresso do Partido Comunista Cubano

Fidel CastroFidel Castro

Sexta, 22 de Abril de 2016 15:23 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Democracy now!

Direitos LGBT: Carolina do Norte deve deitar na sanita a lei sobre casas de banho

Amy GoodmanAmy Goodman

Terça, 12 de Abril de 2016 06:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Os Panama Papers e a corrupção legalizada

Slavoj ZizekSlavoj Zizek

Terça, 12 de Abril de 2016 02:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Quem somos? - 07/07/2016
Quem somos? - 07/07/2016
Centro Social Gomes Gaioso - 07/07/2016
Fundaçom Artábria - 03/07/2016
A Gentalha do Pichel - 02/07/2016
A Gentalha do Pichel - 30/06/2016
O CASTENDO - 09/07/2016
O CASTENDO - 09/07/2016
O CASTENDO - 08/07/2016
Blog do Dario - 09/07/2016
Blog do Dario - 06/07/2016
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 26/06/2016
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 24/06/2016
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 23/06/2016
Militante do Campo - 19/06/2016

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados

Error: No articles to display

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Error: No articles to display

Error: No articles to display

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Error: No articles to display

Error: No articles to display

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Comunicaçom

Bem-vindas e bem-vindos à loja do Diário Liberdade

Diário Liberdade - O Diário Liberdade possui umha nova loja online. Podes acessar no link a seguir https://www.freewebstore.org/diario-liberdade/...

Segunda, 30 de Maio de 2016 13:05 | 1 comentário | Rate: 5.00

Resenhas

CSOA Escárnio e maldizer, espaço autónomo e antiautoritario para umha Compostela rebelde e combativa

CSOA Escárnio e maldizer, espaço autónomo e antiautoritario para umha Compostela rebelde e combativa

Galiza - CSOA Escárnio e Maldizer - Desde o ano 2011 o antigo local da agrupaçom de baile e canto tradicional Cant...

Domingo, 24 de Abril de 2016 20:10 | Comenta aqui |

Resenhas

CGT organiza "Jornadas Libertárias" em Ponte Vedra

CGT organiza "Jornadas Libertárias" em Ponte Vedra

Galiza - CGT - CGT-Pontevedra organiza na próxima semán (26 abril – 1 de maio) as Xornadas Libertarias. Comenzarán...

Domingo, 24 de Abril de 2016 17:29 | Comenta aqui |

Resenhas

Manuel Maria na Tua Voz desenvolveu-se em 40 cidades e vilas da Galiza

Manuel Maria na Tua Voz desenvolveu-se em 40 cidades e vilas da Galiza

Galiza - Fundaçom Manuel Maria - No Museo de Belas Artes da Coruña pasaron cáseque 300 persoas para participar na ...

Domingo, 24 de Abril de 2016 17:16 | Comenta aqui |

Saúde

Hepatite C: Altos cargos da Junta do PP envolvidos em "homicídios imprudentes"

Hepatite C: Altos cargos da Junta do PP envolvidos em "homicídios imprudentes"

Diário Liberdade - A Junta da Galiza é acusada de "homicídio", devido aos atrasos e negativas a facilitar o acesso aos fármacos ao longo dos anos 2014...

Domingo, 24 de Abril de 2016 14:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Joám Peres: “Tratam é de segar a erva pola raiz, impedir de coalhar um projeto independentista”

Joám Peres: “Tratam é de segar a erva pola raiz, impedir de coalhar um projeto independentista”

Galiza - Sermos Galiza - Falamos cunha das nove persoas encausadas na 'Operación Jaro' após que a Audiencia Nacion...

Domingo, 24 de Abril de 2016 14:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

CNT no Primeiro de maio: orgulho e dignidade operária

CNT no Primeiro de maio: orgulho e dignidade operária

Galiza - CNT - A CNT sae á rúa con orgullo e dignidade. Orgullo e dignidade de clase, o orgullo e a dignidade da c...

Sábado, 23 de Abril de 2016 12:47 | Comenta aqui |

Resenhas

Um povo sem memória carece de futuro: 170 aniversário da Revoluçom de 1846

Um povo sem memória carece de futuro: 170 aniversário da Revoluçom de 1846

Galiza - Agora Galiza - Lembramos e reivindicamos com orgulho a sublevaçom galega de abril de 1846, gravada na con...

Sábado, 23 de Abril de 2016 12:44 | Comenta aqui |

Saúde

Curso de plantas medicinais em Lugo

Curso de plantas medicinais em Lugo

Galiza - Mádia Leva! - O objectivo de este curso é colocar um primeiro chanço orientado a adquirir certa autonomia...

Sábado, 23 de Abril de 2016 07:35 | Comenta aqui |

Resenhas

Filme 'As Armas e o Povo' polo 25 de Abril em Ferrol

Filme 'As Armas e o Povo' polo 25 de Abril em Ferrol

Galiza - Ateneu Ferrolano - Em comemoração da Revolução dos Cravos, o Ateneu Ferrolano projetará o filme em versão...

Sábado, 23 de Abril de 2016 07:20 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Dia da Terra: Educaçom e compromisso ativo para conservar a natureza

Dia da Terra: Educaçom e compromisso ativo para conservar a natureza

Galiza - Adega - Neste día adicado pola ONU á Nai Terra, os/as ecoloxistas adoitan lembar algunha das moitas débed...

Sexta, 22 de Abril de 2016 17:21 | Comenta aqui |

Cultura/Música

CS a Comuna apoia o artesanato corunhês com umha mostra

CS a Comuna apoia o artesanato corunhês com umha mostra

Galiza - A Comuna - O Centro Social acollerá a diversos artesáns para que poidan amosar as súas creacións dende as...

Sexta, 22 de Abril de 2016 17:16 | Comenta aqui |

Resenhas

Contos para crianças e a Revoluçom dos Cravos passam pola Artábria neste fim de semana

Contos para crianças e a Revoluçom dos Cravos passam pola Artábria neste fim de semana

Galiza - Diário Liberdade - A programaçom pola Revoluçom dos Cravos inclui ceia e concerto.Hoje, sexta-feira,...

Sexta, 22 de Abril de 2016 17:09 | Comenta aqui |

Resenhas

Corunha: a Moura na mitologia galega

Corunha: a Moura na mitologia galega

Galiza - O Facho - O vindouro dia 4 de Maio, quarta (martes), o antropologo, escritor e investigador, Rafael Quint...

Sexta, 22 de Abril de 2016 16:56 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

III Jornadas Galegas de Línguas Estrangeiras

III Jornadas Galegas de Línguas Estrangeiras

Galiza - PGL - Santiago de Compostela 23 abril.A 23 de abril decorrerão no Palácio de Congressos e Exposições da G...

Quinta, 21 de Abril de 2016 17:11 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Pessoal da Administraçom Geral do Estado protesta em Vigo contra as privatizaçons

Pessoal da Administraçom Geral do Estado protesta em Vigo contra as privatizaçons

Galiza - CIG - Xunta de persoal e comité de empresa desenvolven unha campaña para informar das consecuencias aos u...

Quinta, 21 de Abril de 2016 14:43 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Comunicado de Agora Galiza polo 1º de Maio: "Sempre com classe, a luita é o único caminho"

Comunicado de Agora Galiza polo 1º de Maio: "Sempre com classe, a luita é o único caminho"

Galiza - Agora Galiza - O conteúdo dos “Papéis do Panamá” constata umha evidência: o capitalismo é um sistema intr...

Quinta, 21 de Abril de 2016 14:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

A Audiência Nacional espanhola ilegaliza a Causa Galiza

A Audiência Nacional espanhola ilegaliza a Causa Galiza

Galiza - ASEH - O tribunal de excepção espanhol apresentou como «provas» de que a Causa Galiza «promove o terroris...

Quinta, 21 de Abril de 2016 09:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Resenhas

Só a luta dos trabalhadores pode construir uma alternativa à esquerda em nosso país

Só a luta dos trabalhadores pode construir uma alternativa à esquerda em nosso país

Brasil - PCB - Representantes dos segmentos majoritários das classes dominantes no parlamento, aliados a setores d...

Segunda, 25 de Abril de 2016 02:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Luta no handling por emprego com direitos: Na rota do Portugal low-cost

Luta no handling por emprego com direitos: Na rota do Portugal low-cost

Portugal - Avante! - Os trabalhadores são sacrificados na pressão para baixar custos.Esta segunda-feira, dia 18, o...

Domingo, 24 de Abril de 2016 19:43 | Comenta aqui |

Institucional

A cidadania da impotência e uma outra cidadania

A cidadania da impotência e uma outra cidadania

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Os verdadeiros cidadãos brasileiros, aqueles que são contrários a...

Domingo, 24 de Abril de 2016 19:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

1º de Maio: MAYDAY Porto 2016 já mexe

1º de Maio: MAYDAY Porto 2016 já mexe

Portugal - ACP-PI - A marcha contra a precariedade no Porto, o Mayday 2016, vai ter lugar na praça dos Poveiros, j...

Domingo, 24 de Abril de 2016 17:32 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

'Por Deus, minha família e meu dinheiro', sim, eles são os filhos da Pátria Burguesa

'Por Deus, minha família e meu dinheiro', sim, eles são os filhos da Pátria Burguesa

Brasil - Inquietude Geral - O que esperar da bancada BBB (Bíblia, Boi, Bala) na Câmara Federal? Nada e tudo! A soc...

Domingo, 24 de Abril de 2016 17:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Michael Löwy: O Marxismo oxigenado e a manutenção de sua radicalidade emancipatória

Michael Löwy: O Marxismo oxigenado e a manutenção de sua radicalidade emancipatória

Brasil - IHU - Para Fabio Mascaro Querido, as contribuições de Michael Löwy atualizam o pensamento marxista e repo...

Domingo, 24 de Abril de 2016 14:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

CGTP: O Programa de Estabilidade não pode condicionar o futuro do país!

CGTP: O Programa de Estabilidade não pode condicionar o futuro do país!

Portugal - CGTP - Os números agora revelados sobre o Programa de Estabilidade colocam o défice em 1,4% do PIB (em ...

Sábado, 23 de Abril de 2016 13:03 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Dilma na ONU e impeachment no Senado

Dilma na ONU e impeachment no Senado

Brasil - Diario Liberdade - [Alejandro Acosta] Mesmo depois de aprovado, a abertura do processo de impeachment con...

Sábado, 23 de Abril de 2016 09:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

5ª Feira Nativa (Indígena) de São Caetano

5ª Feira Nativa (Indígena) de São Caetano

Brasil - Diário Liberdade - [Jean Alves] "Pelos nossos antepassados, conhecerei a terra que piso." Os povos daqui ...

Sexta, 22 de Abril de 2016 18:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Abertas inscrições para concurso nacional brasileiro de novas e novos fotógrafos

Abertas inscrições para concurso nacional brasileiro de novas e novos fotógrafos

Brasil - Prêmio Urbs - Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Fotógrafos, Prêmio Urbs Brasil 2...

Sexta, 22 de Abril de 2016 17:35 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Conversa não acabada com Francisco Martins Rodrigues

Conversa não acabada com Francisco Martins Rodrigues

Portugal - Escritos de uma vida - Entrevista inédita da autoria de Jorge Valadas com notas de pé-de-página de FMR....

Sexta, 22 de Abril de 2016 15:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

PMDB, o Leviatã brasileiro.

PMDB, o Leviatã brasileiro.

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Etimologicamente, Estado vem do Latim “status”, e significa ...

Sexta, 22 de Abril de 2016 16:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Brasília, muito mais do que 50 anos

Brasília, muito mais do que 50 anos

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Brasília, a capital do Brasil completa hoje 56 outonos. Construíd...

Sexta, 22 de Abril de 2016 01:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Citypost: gabam-se de não ter greves e pedem subsídios ao Estado

Citypost: gabam-se de não ter greves e pedem subsídios ao Estado

Portugal - ACP-PI - Já deves ter ouvido o anúncio da CityPost em que fazem de uma greve numa empresa concorrente u...

Quinta, 21 de Abril de 2016 22:28 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CGTP-IN repudia mentiras e ingerência da Comissão Europeia

CGTP-IN repudia mentiras e ingerência da Comissão Europeia

Portugal - CGTP - Numa atitude revanchista a Comissão Europeia (CE) tenta por todos os meios condicionar e obstacu...

Quinta, 21 de Abril de 2016 18:15 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Jovens protestam em frente à casa de Temer

Jovens protestam em frente à casa de Temer

Brasil - Brasil de Fato - Cerca de 50 jovens promovem um escracho, chamando vice-presidente de golpista.Um grupo d...

Quinta, 21 de Abril de 2016 18:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Dilma vai à ONU denunciar golpe dos sem voto e preocupa Temer

Dilma vai à ONU denunciar golpe dos sem voto e preocupa Temer

Brasil - Portal Vermelho - A presidenta Dilma Rousseff decidiu participar da cerimônia de assinatura do Acordo de ...

Quinta, 21 de Abril de 2016 17:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Analfabetismo político: capítulo ou capitulador da era Lula?

Analfabetismo político: capítulo ou capitulador da era Lula?

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Senso comum esses dias é que a era Lula chegou ao fim.Concordam c...

Quinta, 21 de Abril de 2016 17:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Antifascismo e anti-racismo

A nova extrema-direita mistura de neoliberalismo e racismo

A nova extrema-direita mistura de neoliberalismo e racismo

União Europeia - O Diário - [Anthony Fano Fernandez] Sem resposta para a crise do sistema do capital, são vários o...

Domingo, 24 de Abril de 2016 20:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Joey, o Ramone de esquerda

Joey, o Ramone de esquerda

Estados Unidos - Esquerda Diário - [Augusto Dorado] Em 15 de abril de 2001, há cerca de 15 anos, discutia-se se o ...

Domingo, 24 de Abril de 2016 19:53 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Multinacionais norte-americanas escondem milhões em offshores

Multinacionais norte-americanas escondem milhões em offshores

Estados Unidos - Avante! - As 50 maiores empresas dos EUA terão enviado cerca de 1,4 biliões de dólares (1,2 biliõ...

Domingo, 24 de Abril de 2016 19:48 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Cinco anos depois de Fukushima

Cinco anos depois de Fukushima

Japão - Esquerda - Artigo de Chie Matsumoto sobre as consequências do acidente nuclear nas vidas de quem trabalhav...

Domingo, 24 de Abril de 2016 16:41 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A boa UE, o mau FMI e o governo SYRIZA-ANEL

A boa UE, o mau FMI e o governo SYRIZA-ANEL

Grécia - Resistir - [Dimitris Koutsoumpas] As discussões dos executivos do FMI, as quais foram publicadas no sítio...

Domingo, 24 de Abril de 2016 16:15 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Cinto preto, chave na morte de Pablo Neruda

Cinto preto, chave na morte de Pablo Neruda

Chile - Prensa Latina - Um cinto preto encontrado no caixão de Pablo Neruda aparece hoje como prova emblemática, p...

Sexta, 22 de Abril de 2016 18:39 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Venezuela: Enquanto o imperialismo espreita, a direita acelera o plano destituinte

Venezuela: Enquanto o imperialismo espreita, a direita acelera o plano destituinte

Venezuela - Esquerda Diário - [Humberto Zavala] Nesta terça-feira completou-se o terceiro ano daquele 19 de abril ...

Sexta, 22 de Abril de 2016 18:15 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Coreia Popular acusa EUA de ameaça nuclear

Coreia Popular acusa EUA de ameaça nuclear

Coreia do Norte - Vermelho - O chanceler norte-coreano, Ri Su-Yong, disse nesta quinta-feira (22) que a capital da...

Sexta, 22 de Abril de 2016 18:10 | Comenta aqui |

Reportagens

EUA: Revolução no Horizonte

EUA: Revolução no Horizonte

Estados Unidos - Esquerda Marxista - [John Peterson] Entusiasmo e interesse das massas pela candidatura de Bernie ...

Sexta, 22 de Abril de 2016 18:00 | Comenta aqui |

Saúde

Desenvolvem nanopartícula para tratamento da asma

Desenvolvem nanopartícula para tratamento da asma

Estados Unidos - Prensa Latina - Cientistas estadunidenses desenvolveram uma nanopartícula capaz de esconder os al...

Quinta, 21 de Abril de 2016 18:08 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Para além da primeira pedra

Para além da primeira pedra

América Latina - Le Monde Diplomatique - [Rafael dos Santos da Silva] Um ensaio à conjuntura Latino Americana.Cert...

Quinta, 21 de Abril de 2016 17:16 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Chefe da redação turca da Sputnik conta como foi deportado

Chefe da redação turca da Sputnik conta como foi deportado

Turquia - Sputnik Brasil - Tural Kerimov, que na noite passada foi proibido de entrar na Turquia, partilhou os det...

Quarta, 20 de Abril de 2016 21:12 | Comenta aqui |

Institucional

Donald Trump e Hillary Clinton festejaram em Nova Iorque

Donald Trump e Hillary Clinton festejaram em Nova Iorque

Estados Unidos - Esquerda Diário - [Celeste Murillo] Com a maioria dos votos apurados, Donald Trump e Hillary Clin...

Quarta, 20 de Abril de 2016 20:57 | Comenta aqui |

Resenhas

VII Congresso do PCC: Cuba por um socialismo próspero e sustentável

VII Congresso do PCC: Cuba por um socialismo próspero e sustentável

Cuba - Prensa Latina - O caminho para o desenvolvimento de um socialismo próspero e sustentável foi completamente ...

Quarta, 20 de Abril de 2016 20:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Conseguirá o Presidente Erdoğan privar 5 milhões de Turcos da sua nacionalidade ?

Conseguirá o Presidente Erdoğan privar 5 milhões de Turcos da sua nacionalidade ?

Voltairenet.org - [Thierry Meyssan]Conforme o tempo passa, as declarações do Presidente Erdoğan afastam-se cada vez mais dos valores universais. Enqua...

Quarta, 20 de Abril de 2016 16:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Venezuela envia avião com ajuda ao Equador após terremoto

Venezuela envia avião com ajuda ao Equador após terremoto

Equador - Brasil de Fato - Até agora, o número de mortos pelo terremoto chega a 235 e 1.557 pessoas estão feridas....

Terça, 19 de Abril de 2016 22:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

'EUA não podem continuar intervindo e derrubando governos na América Latina', diz Bernie Sanders

'EUA não podem continuar intervindo e derrubando governos na América Latina', diz Bernie Sanders

Estados Unidos - Opera Mundi - O pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos Bernie Sander...

Terça, 19 de Abril de 2016 21:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Imperialismo mantém apoio a terroristas na Síria

Imperialismo mantém apoio a terroristas na Síria

Síria - Avante! - O responsável operacional do Estado-Maior da Federação Russa, Serguéi Rudskoi, acusou a Turquia ...

Terça, 19 de Abril de 2016 21:49 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O TPP como ponta de lança do imperialismo

O TPP como ponta de lança do imperialismo

América Latina - Esquerda Diário - [Edson Elgueta] O cenário geopolítico na América Latina se complexifica cada ve...

Terça, 19 de Abril de 2016 21:39 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Democracy Spring: Polícia detém ativistas de movimento em Washington

Democracy Spring: Polícia detém ativistas de movimento em Washington

Estados Unidos - Vermelho - À medida que aumentam os protestos do movimento "Democracy Spring" nos Estados Unidos,...

Terça, 19 de Abril de 2016 21:36 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Mais de 100.000 pessoas atrapadas pelos combates no norte da Síria

Mais de 100.000 pessoas atrapadas pelos combates no norte da Síria

Síria - Diário Liberdade - [Serafín Valladares Guimeráns] Mais de 100.000 pessoas atrapadas pelos combates no nort...

Terça, 19 de Abril de 2016 16:46 | Comenta aqui |

Institucional

Unasul: Impeachment de Dilma ameaça democracia e segurança jurídica da região

Unasul: Impeachment de Dilma ameaça democracia e segurança jurídica da região

América Latina - Opera Mundi - Prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff 'constitui u...

Terça, 19 de Abril de 2016 12:01 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Em Pamplona, foi-se a Praça Conde de Rodezno e nasceu a da Liberdade

Em Pamplona, foi-se a Praça Conde de Rodezno e nasceu a da Liberdade

Euskal Herria - ASEH - Onde existia a Plaza Conde de Rodezno, na capital navarra, surgiu a Plaza de la Libertad-As...

Terça, 19 de Abril de 2016 11:03 | Comenta aqui |

Institucional

Cuba: Golpe de Estado no Brasil é golpe contra os BRICS

Cuba: Golpe de Estado no Brasil é golpe contra os BRICS

Cuba - Sputnik Brasil - O Ministério das Relações Exteriores de Cuba "condena energicamente o golpe de Estado parl...

Segunda, 18 de Abril de 2016 21:17 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Traduzindo a «Easter Rising»: cem anos da insurreição irlandesa (1916-2016)

Traduzindo a «Easter Rising»: cem anos da insurreição irlandesa (1916-2016)

República da Irlanda - Blog Convergência - [Lucas Martins] Lembrar é resistir.Este artigo é o primeiro de uma...

Segunda, 18 de Abril de 2016 18:23 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Preso político saarauí Brahim Saika morreu em consequência de greve de fome

Preso político saarauí Brahim Saika morreu em consequência de greve de fome

Saara Ocidental - ASEH - O preso político saarauí Brahim Saika morreu no dia 15, no hospital de Agadir, em Marroco...

Segunda, 18 de Abril de 2016 18:17 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA “comemoram” aniversário da invasão do Iraque com ataque aéreo à Universidade de Mossul

EUA “comemoram” aniversário da invasão do Iraque com ataque aéreo à Universidade de Mossul

Iraque - Jornal Mudar de Vida - Comunicado do Tribunal-Iraque.Entre 19 e 22 de Março, a força aérea dos EUA bombar...

Segunda, 18 de Abril de 2016 18:06 | Comenta aqui |

Reportagens

Grave terremoto no Equador com mais de 230 mortos

Grave terremoto no Equador com mais de 230 mortos

Equador - Esquerda Diário - As declarações oficiais do vice-presidente Jorge Glas calculam 235 mortos e mais de 14...

Segunda, 18 de Abril de 2016 17:37 | Comenta aqui |

Institucional

Vietnã parabeniza o Partido Comunista de Cuba por seu VII congresso

Vietnã parabeniza o Partido Comunista de Cuba por seu VII congresso

Prensa Latina - O Partido Comunista do Vietnã (PCV) felicitou hoje à organização homóloga de Cuba (PCC) em ocasião de seu VII Congresso, ao reiterar s...

Segunda, 18 de Abril de 2016 13:07 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Milhares de pessoas manifestaram-se em Bilbau pelo repatriamento dos presos

Milhares de pessoas manifestaram-se em Bilbau pelo repatriamento dos presos

Euskal Herria - ASEH - Cerca de 20 mil pessoas (de acordo com o jornal Gara) manifestaram-se hoje na capital ...

Domingo, 17 de Abril de 2016 22:45 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Capitalismo e Liberdade

Capitalismo e Liberdade

Jacobin - [Erik Olin Wright, tradução de Alejandro Garcia para o Diário Liberdade] Liberdade relevante e democracia não é compatível com capitalismo.N...

Domingo, 17 de Abril de 2016 20:12 | Comenta aqui |

Institucional

L. F. Albuquerque: "Na Venezuela, a vitória de 15 anos frente ao neoliberalismo foi tática”

L. F. Albuquerque: "Na Venezuela, a vitória de 15 anos frente ao neoliberalismo foi tática”

Venezuela - Brasil de Fato - Andrés Santillano explica como a burguesia da Venezuela explora fragilidades do model...

Domingo, 17 de Abril de 2016 17:21 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Nina Simone: de resistência à persistência

Nina Simone: de resistência à persistência

Estados Unidos - Esquerda Diário - [Alessandra Santos] Eunice Kathaleen Waymon popularmente conhecida como Nina Si...

Domingo, 17 de Abril de 2016 17:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Começa em Cuba VII Congresso do PCC

Começa em Cuba VII Congresso do PCC

Cuba - Prensa latina - O VII Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) reunirá desde hoje nesta capital mil del...

Domingo, 17 de Abril de 2016 17:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Timoleón Jiménez a Santos: Vamos consegui-lo, estamos certos

Timoleón Jiménez a Santos: Vamos consegui-lo, estamos certos

Colômbia - O Diário - Tal como o conflito também as conversações de paz a decorrerem em Havana são longas, requere...

Domingo, 17 de Abril de 2016 17:01 | Comenta aqui |

Institucional

Ministro espanhol envolvido no escândalo Panama Papers renuncia

Ministro espanhol envolvido no escândalo Panama Papers renuncia

Estado espanhol - Vermelho - O ministro espanhol de Indústria, Energia e Turismo em funções, José Manuel Soria, ap...

Sábado, 16 de Abril de 2016 16:00 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.