O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Galego ou Português
Galego ou Português

mincinho

Galego ou Português
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Meditação sem fronteiras

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Jogo pesado no poder mundial

Adriano BenayonAdriano Benayon

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 16:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Fabricando bandidos e terroristas

Sergio DominguesSergio Domingues

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 16:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Entre nós, os economistas II

Nildo OuriquesNildo Ouriques

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 16:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Aqui e Agora

Contubérnio Petista

Mário MaestriMário Maestri

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 15:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Logo se aprende

Brasileirinho, galeguinho e portuguesinho

Diego BernalDiego Bernal

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 10:28 | Comenta aqui | Rate: 4.83

A Velha Toupeira

O Foro de Davos fronte á realidade

Roberto LaxeRoberto Laxe

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 23:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O Fantasma de João Mau-Tempo

O sol e a eira

António SantosAntónio Santos

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 13:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A alma de Lula

Nildo OuriquesNildo Ouriques

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 15:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha das Ideias

“Presença de Althusser” – Márcio Bilharino Naves (Org.)

Paulo MarçaioliPaulo Marçaioli

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 11:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Libertar Julian Assange: O último capítulo

John PilgerJohn Pilger

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 17:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Os equívocos do Partido dos Trabalhadores e o sonho de Lula

Leonardo BoffLeonardo Boff

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 17:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Democracy now!

História de duas avós

Amy GoodmanAmy Goodman

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 16:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Galeria de bandidos do FMI: vigaristas, violadores e trapaceiros

James PetrasJames Petras

Quarta, 27 de Janeiro de 2016 13:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
A Gentalha do Pichel - 08/02/2016
Fundaçom Artábria - 04/02/2016
Quem somos? - 28/01/2016
Quem somos? - 28/01/2016
Fundaçom Artábria - 28/01/2016
A Gentalha do Pichel - 26/01/2016
Bioterra - 11/02/2016
O CASTENDO - 10/02/2016
O CASTENDO - 09/02/2016
Bioterra - 08/02/2016
Blog do Dario - 10/02/2016
Militante do Campo - 04/02/2016
Blog do Dario - 02/02/2016
Militante do Campo - 22/01/2016
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 08/01/2016
Militante do Campo - 05/01/2016

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Ucrânia - Diário Liberdade - [Pedro Marin] Passaram-se dois anos desde o golpe, mas, enfim,...
09/02/2016, 01:30
05
Galiza - Diário Liberdade - Num processo anunciado e iniciado em meados de 2015, Agir, Comités...
09/02/2016, 16:52
20
Cuba - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Cheguei essa semana de viagem à Cuba....
05/02/2016, 11:19
25
Galiza - Revista Abordagem - [Xan do Can] Colamos de Ponte Vedra Viva (a imagem está recolhida...
06/02/2016, 16:35
00
Esquerda Diário - [Gilson Dantas] O capital de Karl Marx foi escrito há quase um século e meio...
08/02/2016, 20:18
05
Logo se aprendeBrasileirinho, galeguinho e portuguesinhoDiego Bernal - Publicado em Quarta, 10...
10/02/2016, 10:28
04.8
Diário Liberdade - O portal nom tem fins lucrativos e mantém-se através do trabalho militante...
08/02/2016, 14:19
05
Ucrânia - Diário Liberdade - [Pedro Marin] Passaram-se dois anos desde o golpe, mas, enfim,...
09/02/2016, 01:30
05
Batalha das Ideias“Presença de Althusser” – Márcio Bilharino Naves (Org.)Paulo Marçaioli -...
05/02/2016, 11:40
05
Em colunaA alma de LulaNildo Ouriques - Publicado em Sábado, 06 Fevereiro 2016 15:40Foi Chico...
06/02/2016, 15:40
05
Cuba - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Cheguei essa semana de viagem à Cuba....
05/02/2016, 11:19
25
Galiza - Diário Liberdade - Num processo anunciado e iniciado em meados de 2015, Agir, Comités...
09/02/2016, 16:52
20
Galiza - Briga - Defendamos a Serra de Enzinha da Lastra!
08/02/2016, 11:21
15
Galiza - PGL - A língua galega estará presente em diversas atividades do Teatro...
08/02/2016, 11:45
15
Galiza - Praza - [Breixo Lousada] Na noite eleitoral do 20 de dezembro, os dous partidos...
10/02/2016, 03:04
05
Grande capital coloca ex-ministra e ex-conselheiro em "Nueva Pescanova"

Laboral/Economia

Grande capital coloca ex-ministra e ex-conselheiro em "Nueva Pescanova"

Galiza - Diário Liberdade - Após a confirmaçom da incorporaçom da ex-ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros Trinidad Jiménez à multinacional Telefónica, saem à tona mais dous casos de ex-altos cargos cooptados por direçons de grandes empresas.É o caso de umh...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 13:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Consumo e meio natural

Aquicultura industrial na Galiza: crónica do namoro entre Junta e patronal

Aquicultura industrial na Galiza: crónica do namoro entre Junta e patronal

Galiza - Adega - A Lei de Acuicultura do PP é o último episodio dunha estreita sintonía entre governo galego e a p...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 16:47 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Moço disfarçado de marionetista e três amigos identificados no Entruido de Ourense

Moço disfarçado de marionetista e três amigos identificados no Entruido de Ourense

Galiza - EsCULcA - O pasado 8 de febreiro, catro mozos foron identificados por axentes do CNP no decurso das celeb...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 13:44 | Comenta aqui |

Resenhas

Apresentam "Chamamento para um Encontro de Marxistas na Galiza"

Apresentam "Chamamento para um Encontro de Marxistas na Galiza"

Galiza - Diário Liberdade - O texto seguinte corresponde à convocatória enviada ao Diário Liberdade através da fer...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 18:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Rússia captura sete membros do Estado Islamita

Rússia captura sete membros do Estado Islamita

Rússia - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) prendeu, neste di...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 17:11 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Fundamentalismo fraco

Fundamentalismo fraco

Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Quando criticamos o fundamentalismo religioso, por exemplo, o dos muçulmanos radicais, de onde exatamente prof...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 15:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

“Ucrânia: as máscaras da revolução” – Documentário francês expõe fascismo ucraniano

“Ucrânia: as máscaras da revolução” – Documentário francês expõe fascismo ucraniano

Ucrânia - Diário Liberdade - [Pedro Marin] Passaram-se dois anos desde o golpe, mas, enfim, algum veículo ocidenta...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 01:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Diário Liberdade assina sexto aniversário de projeto comunicativo popular e internacionalista

Comunicaçom

Diário Liberdade assina sexto aniversário de projeto comunicativo popular e internacionalista

Diário Liberdade - O portal...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 14:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- Duraçom: 15 minutosVídeo da apresentaçom pública que decorreu ao pé do Panteom de Galegos Ilustres, em Sam Domingos...

Língua/Educaçom

Apresentaçom Pública da Associaçom de Estudos Galegos (AEG) em Compostela

Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 13:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Cultura/Música

Duas vacas numha cova do Courel revelam pecuária na Galiza sueva

Duas vacas numha cova do Courel revelam pecuária na Galiza sueva

Galiza - GCiência - Os restos atopados na cova de Tara pertencen a reses do século V e de gandería extensiva.Unha ...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 15:16 | Comenta aqui |

Resenhas

"Movimento insurreccional pola autonomia dumha mesma", projeçom em Compostela

"Movimento insurreccional pola autonomia dumha mesma", projeçom em Compostela

Galiza - Revista Abordagem - Proxección do documental M.I.A.U. (Movemento insurreccional pola autonomía dunha mesm...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 03:10 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Convocada greve indefinida no transporte de resíduos de SOGAMA

Convocada greve indefinida no transporte de resíduos de SOGAMA

Galiza - CIG - O Comité de Transportes Pellejero e Hijos, CIG e COO denuncian a irreponsabilidade da empresa e do ...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 03:07 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Contra o unionismo de esquerda

Contra o unionismo de esquerda

Galiza - Praza - [Breixo Lousada] Na noite eleitoral do 20 de dezembro, os dous partidos espanhóis emergentes coin...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 03:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Segunda ediçom do Festival Músicas para a Semente de Trasancos

Segunda ediçom do Festival Músicas para a Semente de Trasancos

Galiza - Semente Trasancos - O domingo 21 de febreiro ás 18 h no auditorio de Narón o Festival “Músicas para a Sem...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 23:15 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Crónica da convocatória corunhesa do final de janeiro contra a repressom

Crónica da convocatória corunhesa do final de janeiro contra a repressom

Galiza - CSCPPP - No pasado 23 de xaneiro, perto de 200 persoas percorreron o centro da cidade para denunciar a re...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 17:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Cinco militantes estudantis assinam texto crítico com o que chamam de 'falsa unidade estudantil'

Cinco militantes estudantis assinam texto crítico com o que chamam de 'falsa unidade estudantil'

Galiza - Diário Liberdade - Num processo anunciado e iniciado em meados de 2015, Agir, Comités e LEG estám a dar o...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:52 | 2 comentários |

Repressom e direitos humanos

Maria Osorio e David Garaboa celebram da prisom a libertaçom de Arantza Díaz

Maria Osorio e David Garaboa celebram da prisom a libertaçom de Arantza Díaz

Galiza - Diário Liberdade - Osorio e Garaboa sofrem penas de prisom e a pena adicional da dispersom - classificada...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:36 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Convocam em Compostela concentraçom pola liberdade dos titiriteiros

Convocam em Compostela concentraçom pola liberdade dos titiriteiros

Galiza - CNT - Un novo proceso xudicial que deriva nun auto de prisión por motivos políticos ou de opinión, é iso ...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:08 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Aumentam 14% os despedidos por ERE no passado ano na Galiza

Aumentam 14% os despedidos por ERE no passado ano na Galiza

Galiza - Galiza Confidencial - Un total de 858 persoas foron botadas do traballo o pasado ano por Expedientes de R...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 15:35 | Comenta aqui |

Resenhas

Barbitúricos, Zenzar e Os Novos vam tocar no Pichel de Compostela

Barbitúricos, Zenzar e Os Novos vam tocar no Pichel de Compostela

Galiza - AL/DL - Os Barbitúricos apresentam o seu novo single para Lixo Urbano o 13 de Fevereiro no Cent...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 13:07 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Ciclo ‘Línguas à Cena’ em Ponferrada

Ciclo ‘Línguas à Cena’ em Ponferrada

Galiza - PGL - A língua galega estará presente em diversas atividades do Teatro Bergidum.Dentro do ciclo “Línguas ...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 11:45 | 1 comentário | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Briga denuncia percurso rodoviário no Parque Natural da Serra de Enzinha da Lastra

Briga denuncia percurso rodoviário no Parque Natural da Serra de Enzinha da Lastra

Galiza - Briga - Defendamos a Serra de Enzinha da Lastra!O governo de Espanha da mao do seu Ministério de Fomento,...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 11:21 | 1 comentário | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Presença da Galiza em Goa

Presença da Galiza em Goa

Galiza - PGL - [José Paz Rodrigues] Desde o dia 22 de janeiro, e até 22 de fevereiro próximo, está a decorrer...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 18:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Mar de Lumes sobre o golpe espanhol contra o PKK: o internacionalismo nom é delito

Mar de Lumes sobre o golpe espanhol contra o PKK: o internacionalismo nom é delito

Galiza - Mar de Lumes - Durante o día 27 de xaneiro nove militantes internacionalistas foron detidos no Estado esp...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 10:37 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Estrada em Esgos poderá perder árvores centenárias

Estrada em Esgos poderá perder árvores centenárias

Galiza - Amigos da Terra - OU 536, unha fermosa estrada con árbores centenarias no concello de Esgos con risco de ...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 10:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Migraçons

Coletivos preparam mobilizaçom nacional em favor das pessoas refugiadas

Coletivos preparam mobilizaçom nacional em favor das pessoas refugiadas

Galiza - Diário Liberdade - O Fórum Galego da Imigraçom tem como alvo conseguir que a migraçom seja respeitada com...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 06:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Vigo: Encontro de Feministas Autónomas, com iniciativas feministas contra as violências machistas

Vigo: Encontro de Feministas Autónomas, com iniciativas feministas contra as violências machistas

Galiza - EFAG - "Com muito prazer e entusiasmo" convidam ao IV Encontro de Feministas Autónomas que terá lugar no ...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 17:28 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

Pela negociação colectiva, pelos direitos, emprego e melhores salários: O valor da luta comprova-se

Pela negociação colectiva, pelos direitos, emprego e melhores salários: O valor da luta comprova-se

Portugal - Avante! - No confronto com o patronato aprende-se que a luta vale a pena.Em empresas e ramos de activid...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 12:51 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Economia histérica no divã

Economia histérica no divã

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] - Oh, meu Deu$, eu estou em crise! – Grita histericamente a Econo...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 13:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Estagiário grátis durante dois dias

Estagiário grátis durante dois dias

Portugal - Esquerda - A empresa Work4U publicou no facebook o anúncio “Receba sem compromisso um estagiário durant...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 11:20 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Continuam as Noites Iberoamericanas em Lisboa

Continuam as Noites Iberoamericanas em Lisboa

Portugal - Centro InterculturaCidade - Noites Iberoamericanas: Juliana Lima e Espírito Nativo em estreia no Centro...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 04:55 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Machismo folião

Machismo folião

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Carnaval é só alegria! Isso, porém, é verdadeiro apenas abstratam...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 18:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Após vazamento de resíduos no Paraíba do Sul, amostras de água vão para análise

Após vazamento de resíduos no Paraíba do Sul, amostras de água vão para análise

Brasil - Brasil de Fato - [Karine Melo] O lançamento de rejeitos ocorreu quando a mineradora Rolando Comércio de A...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:19 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Greve pelo feriado de Carnaval na Eurocer

Greve pelo feriado de Carnaval na Eurocer

Portugal - Esquerda - Os trabalhadores da Eurocer fazem greve de 24 horas nesta terceira-feira de Carnaval pelo di...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:14 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O Braço-de-Ferro entre Comissão Europeia e Governo português

O Braço-de-Ferro entre Comissão Europeia e Governo português

Portugal - ACP-PI - Nos últimos dias temos assistido a um braço-de-ferro entre a Comissão Europeia e o Governo de ...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 15:51 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Professor universitário referência na luta antimanicomial é assassinado na Bahia

Professor universitário referência na luta antimanicomial é assassinado na Bahia

Brasil - Brasil de Fato - Marcus Vinicius de Oliveira, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 13:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Coronelismo contemporâneo

Coronelismo contemporâneo

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] O coronelismo, ironicamente considerado um “brasileirismo”, surge...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Ministério Público de São Paulo é questionado por falta de investigação de abusos policiais

Ministério Público de São Paulo é questionado por falta de investigação de abusos policiais

Brasil - Adital - O Ministério Público de São Paulo (MPSP) falha em controlar as forças de segurança pública do Es...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 20:14 | Comenta aqui |

Resenhas

MST: “Vivemos um novo período histórico de lutas de classes”

MST: “Vivemos um novo período histórico de lutas de classes”

Brasil - Revista Fórum - [MST] Movimento divulgou esta semana a “Carta de Caruaru”, documento aberto em que faz um...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 16:18 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

O veterinário e o mercado: Por que o veterinário não pode atender de graça?

O veterinário e o mercado: Por que o veterinário não pode atender de graça?

Brasil - Esquerda Diário - [Gilson Dantas] Nestes dias circula na internet o vídeo de um veterinário ameaçado de s...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 13:11 | Comenta aqui |

Institucional

Chico Buarque assina carta aberta pedindo renúncia de ministro da Cultura na Argentina

Chico Buarque assina carta aberta pedindo renúncia de ministro da Cultura na Argentina

Brasil - Opera Mundi - Intelectuais, escritores e diversos artistas assinaram a petição endereçada ao presidente M...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 12:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Jorge, bem amado na Rússia

Jorge, bem amado na Rússia

Brasil - Pátria Latina - Escritor brasileiro ganhou fama na Rússia por proporcionar aos leitores temas que inexist...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 16:23 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Agronegócio: as corporações internacionais comandam

Agronegócio: as corporações internacionais comandam

Brasil - Carta Maior - Agronegócio exporta a água, o suor e o sangue dos trabalhadores, envenena o meio ambiente e...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 13:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O Rio Olímpico e a caverna de Platão

O Rio Olímpico e a caverna de Platão

Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] A alegoria da caverna, de Platão, fala de como podemos nos l...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 01:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Portugal após as eleições presidenciais: O fim do baile de máscaras?

Portugal após as eleições presidenciais: O fim do baile de máscaras?

Portugal - Resistir - O baile de máscaras terminou. Nestas eleições presidenciais tudo se fez para mascarar os ver...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 15:44 | Comenta aqui |

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

Confirmada vitória de Trump e Sanders nas primárias de New Hampshire

Confirmada vitória de Trump e Sanders nas primárias de New Hampshire

Estados Unidos - Agência Brasil - [José Romildo] O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam ...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 14:33 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Forças Armadas sírias intensificam operações contra terroristas

Forças Armadas sírias intensificam operações contra terroristas

Síria - Prensa Latina - As Forças Armadas sírias intensificaram suas operações em várias frentes de combate com a ...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 13:51 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Imperialismo: 70 anos de assédio à classe política e ao povo da Europa

Imperialismo: 70 anos de assédio à classe política e ao povo da Europa

Rede Voltaire - [Andrey Fomin] Contrariamente às aparências, a decisão dos Estados Unidos de investigar uma possível ajuda russa a partidos anti-europ...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 11:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Lei da Mordaça na Espanha e marionetes em Madri

Lei da Mordaça na Espanha e marionetes em Madri

Estado espanhol - Opera Mundi - [Raphael Tsavkko Garcia] Artistas de teatro de marionetes são acusados de ena...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 11:04 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Dois anos de cadeia por escrever «jo ta ke» no Twitter

Dois anos de cadeia por escrever «jo ta ke» no Twitter

Euskal Herria - ASEH - Hoje, quarta-feira, um jovem pamplonês de 23 anos é julgado na Audiência Nacional espanhola...

Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 10:47 | Comenta aqui |

Institucional

O corrupto presidente Martelly é forçado pela mobilização a renunciar

O corrupto presidente Martelly é forçado pela mobilização a renunciar

Haiti - Esquerda Diário - [Artur Lins, estudante de história UFRJ] Nesse domingo, dia 7, o presidente do Haiti, Mi...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 18:56 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Incineração de normalistas em Cocula é confirmada

Incineração de normalistas em Cocula é confirmada

México - Prensa Latina - No México, foram assassinados e incinerados no lixão de Cocula, Guerrero, segundo confiss...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 18:49 | Comenta aqui |

Institucional

Quem é Ted Cruz, o conservador que derrotou Donald Trump em Iowa

Quem é Ted Cruz, o conservador que derrotou Donald Trump em Iowa

Estados Unidos - Revista Fórum - Senador do Texas tem apoio do Tea Party, é contra o controle de armas, o casament...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:34 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Lugansk: Fascistas entram em combate com soldados ucranianos

Lugansk: Fascistas entram em combate com soldados ucranianos

Ucrânia - Vermelho - A inteligência da autoproclamada da República Popular de Lugansk informou sobre um confronto ...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:29 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

América Latina e seus dilemas

América Latina e seus dilemas

América Latina - PCB - [Elaine Tavares] Já vai longe o tempo em que as notícias chegadas dos países irmãos da Amér...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 16:23 | Comenta aqui |

Migraçons

A inundação de refugiados na Europa – trabalho barato & utilização política

A inundação de refugiados na Europa – trabalho barato & utilização política

União Europeia - Resistir - [Ghassan Kadi] Há muitas razões para a inundação de refugiados na Alemanha, mas elas d...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 15:45 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA planeja enviar 800 soldados adicionais ao Afeganistão

EUA planeja enviar 800 soldados adicionais ao Afeganistão

Estados Unidos - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] "Guerra ao Terror", história sem fim, planejada para ser...

Terça, 09 de Fevereiro de 2016 15:43 | Comenta aqui |

Reportagens

‘O povo pode criticar até Deus, mas Fidel é uma coisa mítica’, diz Pepe Mujica

‘O povo pode criticar até Deus, mas Fidel é uma coisa mítica’, diz Pepe Mujica

Cuba - Opera Mundi - Em visita a Cuba, ex-presidente uruguaio se encontrou com Fidel Castro, que disse estar preoc...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 22:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O capital de Marx: o que ele tem a nos dizer sobre o mundo de hoje? (I e II)

O capital de Marx: o que ele tem a nos dizer sobre o mundo de hoje? (I e II)

Esquerda Diário - [Gilson Dantas] O capital de Karl Marx foi escrito há quase um século e meio atrás. É completamente previsível imaginar que como est...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 20:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Coreia do Norte coloca objeto em órbita e irrita vizinhos capitalistas

Coreia do Norte coloca objeto em órbita e irrita vizinhos capitalistas

Coreia do Norte - Correio do Brasil - A Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance, neste domingo, carrega...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 19:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Ucrânia: camisas castanhas e botas pretas Ilegalização do Partido Comunista

Ucrânia: camisas castanhas e botas pretas Ilegalização do Partido Comunista

Ucrânia - O Diário - [Higínio Polo] “Quando as camisas castanhas dos fascistas, as botas pretas dos gangs paramili...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 14:49 | Comenta aqui |

Saúde

China prepara um exército de mosquitos para eliminar o vírus Zika

China prepara um exército de mosquitos para eliminar o vírus Zika

China - Vermelho - Um programa piloto para reduzir a população de Aedes aegytpi, o mosquito que transmite o vírus ...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 13:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Na 3ª greve contra Syriza, povo trabalhador grego exigiu: Retirem a lei guilhotina

Na 3ª greve contra Syriza, povo trabalhador grego exigiu: Retirem a lei guilhotina

Grécia - Resistir - [KKE] A maior mobilização grevista dos últimos anos foi efectuada em 04/Fevereiro/2016. M...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 13:06 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Como o povo cubano é afetado pelo bloqueio dos EUA?

Como o povo cubano é afetado pelo bloqueio dos EUA?

Cuba - Telesur - Apesar da aproximação entre os EUA e Cuba, o bloqueio continua.Foto: Outdoor em Cuba - "Bloqueio:...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 11:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Sexualidades idealizadas

Sexualidades idealizadas

Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] O que define a sexualidade de uma pessoa? Suas relações afetivas e ou sexuais objetivas, ou, antes, simplesmen...

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 12:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Liberdade imediata ao jornalista palestino Mohammed Al-Qeeq!

Liberdade imediata ao jornalista palestino Mohammed Al-Qeeq!

Palestina - Pravda - Israel está enviando uma mensagem a todos os jornalistas palestinos. Se você falar, nós sabem...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 18:27 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Colômbia: A paz é possível, mas…

Colômbia: A paz é possível, mas…

Colômbia - PCB - [Carlos Aznárez] Os apuros do presidente Juan Manuel Santos para que nos últimos dias de março se...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 16:30 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Pepe Escobar: O Irã é a Nova China?

Pepe Escobar: O Irã é a Nova China?

Irão - Vermelho - [Pepe Escobar] Se o Irã engajar-se com sucesso num programa de desenvolvimento econômico de esti...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 16:27 | Comenta aqui |

Comunicaçom

O novo estado de vigilância global

O novo estado de vigilância global

Esquerda - [Ignacio Ramonet] Cadeias de televisões que espiam. Reconhecimento facial de multidões. Mapeamento completo de atitudes. Como a “internet d...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 16:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Luta de classes na institucionalidade e nas ruas

Luta de classes na institucionalidade e nas ruas

Venezuela - PCB - [Oscar Figuera, Secretário Geral do PCV] O ano de 2016 será complexo para o povo venezuelano e p...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 15:58 | Comenta aqui |

Institucional

Debatem na Venezuela sobre apoio de militares ao processo de mudanças

Debatem na Venezuela sobre apoio de militares ao processo de mudanças

Venezuela - Prensa Latina - Os debates em torno do capítulo militar do Congresso da Pátria, instalado pelo preside...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 13:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Europa se prepara contra o zika

Europa se prepara contra o zika

União Europeia - Le Monde Diplomatique - [Viviane Vaz] Mosquitos vetores ainda são escassos no continente, ma...

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 11:20 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Venezuela: Líder opositora desmentida sobre morte de bebê

Venezuela: Líder opositora desmentida sobre morte de bebê

Venezuela - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] A porta-voz da ultradireita venezuelana é também a mesma política ...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 17:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Design e ecologia

Design e ecologia

Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Para a Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda da Alemanha da década de 192...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 05:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Natureza, morte de Deus e Capitalismo

Natureza, morte de Deus e Capitalismo

Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Da perspectiva da Natureza, enquanto os homens eram servos obedientes à Deus, seguindo à risca os Seus ma...

Sábado, 06 de Fevereiro de 2016 16:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Países afetados por zika devem garantir acesso a contracepção e legalizar aborto, diz oficial da ONU

Países afetados por zika devem garantir acesso a contracepção e legalizar aborto, diz oficial da ONU

Opera Mundi - Em face da suspeita de relação do vírus com microcefalia, leis e políticas que impedem interrupção da gravidez devem ser revistas, diz Z...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 15:30 | Comenta aqui |

Migraçons

Tráfico de Crianças nos Estados Unidos sob conivência estatal

Tráfico de Crianças nos Estados Unidos sob conivência estatal

Estados Unidos - Pravda - [Edu Montesanti] Quem julga o Império mais terrorista da história?Foto de raymondclarcke...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 11:36 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Cuba: anseios materiais e idealismo

Cuba: anseios materiais e idealismo

Cuba - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Cheguei essa semana de viagem à Cuba. Trata-se de um país ...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 11:19 | 2 comentários | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Donald Trump, nominado ao banalizado e politiqueiro Nobel da Paz

Donald Trump, nominado ao banalizado e politiqueiro Nobel da Paz

Noruega - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] Pré-candidato à Presidência dos EUA, Trump promete proibir entrada d...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 11:05 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Rússia destroi 1,350 alvos do Estado Islamita na Síria

Rússia destroi 1,350 alvos do Estado Islamita na Síria

Rússia - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Ígor Konashénkov, info...

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 10:58 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A gênese do jihadismo

A gênese do jihadismo

Le Monde Diplomatique - [Nabil Mouline] Esforço de elevação espiritual, jihad pode também significar o combate aos infiéis e aos hipócritas. Aqueles q...

Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 12:33 | 1 comentário |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.