O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Acordo Cuba-EUA
Acordo Cuba-EUA

Carlos Latuff

Acordo Cuba-EUA
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Cuba e EUA: Significado da normalizaçom de relaçons entre ambos estados

Narciso Isa CondeNarciso Isa Conde

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Espelhismos

Cuba e EUA: o significado político de um dia histórico

Alexandre HaubrichAlexandre Haubrich

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 12:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

O Brasil e a Petrobrás

Adriano BenayonAdriano Benayon

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 00:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

Crise petrolífera ou crise do modelo econômico?

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Terça, 16 de Dezembro de 2014 19:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Estados Unidos: o berço do narcocapitalismo

Sergio DominguesSergio Domingues

Terça, 16 de Dezembro de 2014 13:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

"As raízes da crise na China capitalista": Uma tese polémica

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A Velha Toupeira

Extradición de Martín Villa e Utrera Molina: Unha orde contra o réxime do 78

Roberto LaxeRoberto Laxe

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A república do verbo

Nom todas as claques som iguais

Ramiro VidalRamiro Vidal

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 20:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Elogio da dialética

Sobre meu rompimento com o PCB

Joycemar TejoJoycemar Tejo

Sábado, 13 de Dezembro de 2014 09:12 | Comenta aqui | Rate: 3.00

Em coluna

Uma nota sobre a revolução negra

Valério ArcaryValério Arcary

Sexta, 12 de Dezembro de 2014 10:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Estados Unidos - Cuba: Uma porta se abre

Atilio BorónAtilio Borón

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 22:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Presidenta Rousseff declara guerra à classe trabalhadora

James PetrasJames Petras

Terça, 16 de Dezembro de 2014 13:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Onde está o nó da questão ecológica (I)?

Leonardo BoffLeonardo Boff

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 17:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

NATO: Perigo para a paz mundial

Immanuel WallersteinImmanuel Wallerstein

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 17:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
A Gentalha do Pichel - 16/12/2014
Mádia leva! - 16/12/2014
A Gentalha do Pichel - 14/12/2014
Centro Social Gomes Gaioso - 12/12/2014
A Gentalha do Pichel - 12/12/2014
A Gentalha do Pichel - 11/12/2014
O CASTENDO - 18/12/2014
O CASTENDO - 18/12/2014
O CASTENDO - 18/12/2014
O CASTENDO - 17/12/2014
Blog do Dario - 17/12/2014
Blog do Dario - 14/12/2014
Militante do Campo - 05/12/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 26/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 24/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 20/11/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Estados Unidos - ACP-PI - O Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos da América decidiu...
15/12/2014, 12:47
00
Brasil - Agência Brasil - [Vitor Abdala] O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15...
14/12/2014, 12:52
45
Galiza - Ideas - [Helena Miguélez Carballeira] Entre as importantes fazañas da segunda...
16/12/2014, 01:01
00
Diário Liberdade - O portal lusófono iniciou nova campanha em meados de novembro. ...
14/12/2014, 17:41
05
Em colunaPresidenta Rousseff declara guerra à classe trabalhadoraJames Petras - Publicado em...
16/12/2014, 13:19
05
Brasil - Agência Brasil - [Vitor Abdala] O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15...
14/12/2014, 12:52
45
Galiza - Sermos Galiza - Catorce días despois do crime que matou un seareiro do Dépor a...
14/12/2014, 00:00
05
Galiza - NÓS-UP - Nom deixam de suceder-se novos dados publicados em diferentes estudos que...
17/12/2014, 12:11
05
Galiza - Diário Liberdade - Pertencentes à claque antifascista 'Riazor Blues', 18 galegos...
18/12/2014, 15:29
05
Galiza - Revista Abordagem - [Tancredo Tantonto] Já havia tempo que apenas publicavam...
15/12/2014, 00:26
03.7
Brasil - Agência Brasil - [Vitor Abdala] O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15...
14/12/2014, 12:52
45
Galiza - CUT - Diante a manifestación convocada por Comisións obreiras (CC.OO) para este...
13/12/2014, 06:35
00
Elogio da dialéticaSobre meu rompimento com o PCBJoycemar Tejo - Publicado em Sábado, 13...
13/12/2014, 09:12
03
Galiza - CUT - CCOO desactiva a súa empresa de formación FOREM e aniquila o seu cadro de...
13/12/2014, 06:20
00
Galiza - CUT - Despois de ter acadado un acordo indemnizatorio coa empresa desactívase as...
14/12/2014, 07:15
05
Cuba e EUA restabelecem relações diplomáticas e todos os “Cinco Heróis” cubanos estão em liberdade

Direitos nacionais e imperialismo

Cuba e EUA restabelecem relações diplomáticas e todos os “Cinco Heróis” cubanos estão em liberdade

Cuba - Diário Liberdade - Após 16 anos de prisão arbitrária, os três antiterroristas cubanos que ainda estavam detidos nas cadeias de Miami finalmente foram libertados, após um acordo entre Cuba e Estados Unidos envolvendo também a troca pelo ex-contratista Alan G...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 19:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Repressom e direitos humanos

18 galegos atacados em Madrid junto a 'Jimmy' som agora detidos na Corunha

18 galegos atacados em Madrid junto a 'Jimmy' som agora detidos na Corunha

Galiza - Diário Liberdade - Pertencentes à claque antifascista 'Riazor Blues', 18 galegos fôrom detidos hoje na Co...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 15:29 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Entrevista a Mário Nozeda, docente represaliado por levar o português às aulas de primário

Entrevista a Mário Nozeda, docente represaliado por levar o português às aulas de primário

Galiza - PGL - [Maria Álvares] A defesa do galego e da norma portuguesa trouxe-lhe a repressão da Inspeção, apesar...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 00:18 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

'Que voltem para a casa' convoca caravana pola liberdade dos presos e presas galegas

'Que voltem para a casa' convoca caravana pola liberdade dos presos e presas galegas

Galiza - Diário Liberdade - Entre 20 de dezembro e até 17 de janeiro, o coletivo solidário Que voltem para a casa ...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 13:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Governo filipino decreta cessar-fogo por um mês na sua guerra contra a guerrilha maoísta

Governo filipino decreta cessar-fogo por um mês na sua guerra contra a guerrilha maoísta

Filipinas - Diário Liberdade - O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, anunciou que o Exército do Estado burgu...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 01:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Presidente cubano Raúl Castro faz pronunciamento sobre as relações entre Cuba e EUA

Presidente cubano Raúl Castro faz pronunciamento sobre as relações entre Cuba e EUA

Cuba - Diário Liberdade - Reproduzimos a seguir o pronunciamento do presidente de Cuba, Raúl Castro, sobre a histó...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 00:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Colômbia: FARC-EP declara cessar-fogo unilateral por tempo indefinido

Colômbia: FARC-EP declara cessar-fogo unilateral por tempo indefinido

Colômbia - FARC-EP - [Tradução do Diário Liberdade] Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, dezembro 17 de 2014.Ce...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 22:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Operaçom policial contra o movimento libertário em Barcelona

Repressom e direitos humanos

Operaçom policial contra o movimento libertário em Barcelona

Estado espanhol - Directa...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 19:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- O goberno municipal quere chantar o barco "Alfageme" na rotonda de Castelao.Os medios de comunicación falan dun orzamento...

Resenhas

Vigo: Videocrónica da mobilizaçom vicinal em Coia contra a obra do barco na rotunda no bairro

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 13:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

Compostela: “Menos Natal e Mais Guerra Social”, crónica da manife de ontem

Compostela: “Menos Natal e Mais Guerra Social”, crónica da manife de ontem

Galiza - Revista Abordagem - [Tancredo Tantonto] A resposta de ontem em Compostela às detençons de compas ana...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 18:07 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Conflito sindical com Coremain: empresa reconhece a maior parte das demandas da CNT

Conflito sindical com Coremain: empresa reconhece a maior parte das demandas da CNT

Galiza - CNT - No mes de Outubro a CNT demandaba a Zemsania e Coremain por cesión ilegal de traballadores, reclama...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 18:03 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Comunicado de Corrente Vermelha: Em Alcoa, nem um só despedimento

Comunicado de Corrente Vermelha: Em Alcoa, nem um só despedimento

Galiza - Corrente Vermelha - Os "desacordos" entre a multinacional Alcoa e as multinacionais do sector eléctrico s...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 12:16 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Polícia espanhola detém alegados responsáveis polo assassinato de ‘Jimmy’

Polícia espanhola detém alegados responsáveis polo assassinato de ‘Jimmy’

Estado espanhol - Diário Liberdade - A polícia espanhola detivo até agora 41 pessoas relacionadas com o assassinat...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 16:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

NÓS-UP denuncia instituiçons e partidos do regime pola liquidaçom do galego e apela à reaçom social

NÓS-UP denuncia instituiçons e partidos do regime pola liquidaçom do galego e apela à reaçom social

Galiza - NÓS-UP - Nom deixam de suceder-se novos dados publicados em diferentes estudos que venhem confirmar a sit...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 12:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Encontro formativo em Ponte Vedra: dissidência sexual

Encontro formativo em Ponte Vedra: dissidência sexual

Galiza - Isca! - As militantes de Isca! acreditamos na (auto)formaçom como umha das ferramentas precisas para luit...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 12:10 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Ceivar envia o presente de passagem de ano às/aos pres@s independentistas galeg@s

Ceivar envia o presente de passagem de ano às/aos pres@s independentistas galeg@s

Galiza - Ceivar - Tal e como figemos no passado ano, do Organismo Popular Antirrepressivo CEIVAR voltamos a enviar...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 11:48 | Comenta aqui |

Resenhas

A jornalista do caso Manning, na Galiza

A jornalista do caso Manning, na Galiza

Galiza - Amnistía Internacional - Os pasados días 15 e 16 de decembro, a recoñecida xornalista Alexa O´Brien, espe...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 11:40 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

STOP Despejos mantém na Corunha campanha de socializaçom das multas

STOP Despejos mantém na Corunha campanha de socializaçom das multas

Galiza - STOP Despejos Corunha - Bombeiros facendo de bombeiros, hackers actuando nas sombras, periodistas valente...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 15:55 | Comenta aqui |

Resenhas

Centros Sociais proponhem festas de passagem de ano

Centros Sociais proponhem festas de passagem de ano

Galiza - Diário Liberdade - Os da Guarda e Compostela som os primeiros centros sociais do País a anunciarem f...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 19:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Apresentam em Pontedeume iniciativa em apoio às mulheres colheiteiras

Apresentam em Pontedeume iniciativa em apoio às mulheres colheiteiras

Galiza - Coletivo Terra - Esta sexta-feira 19 ás 20:00, presentarase no local o calendario en beneficio do proxect...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 13:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Nova convocatória de STOP Despejos na Corunha

Nova convocatória de STOP Despejos na Corunha

Galiza - STOP Despejos Ferrol - Concentración, diante das Subdelegacións do Goberno (A Coruña, Lugo e Ourense) e e...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 12:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Palestra em Vigo vai abordar significado da nova Lei Mordaça

Palestra em Vigo vai abordar significado da nova Lei Mordaça

Galiza - LEG - A Liga Estudantil Galega de Vigo organizará unha palestra coa colaboración de Que voltem à casa e a...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 12:39 | Comenta aqui |

Cultura/Música

O Apalpador já está a percorrer escolas de Ferrol

O Apalpador já está a percorrer escolas de Ferrol

Galiza - Diário Liberdade - Graças às gestons da Fundaçom Artábria, o velho carvoeiro está nestes dias a visita cr...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 12:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Aleitando a nación: unha crítica feminista urxente de “Matriarcas” de Guadi Galego

Aleitando a nación: unha crítica feminista urxente de “Matriarcas” de Guadi Galego

Galiza - Ideas - [Helena Miguélez Carballeira] Entre as importantes fazañas da segunda vaga do feminismo occi...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 01:01 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Denunciam condiçons de trabalho e precarizaçom do serviço dos correios na Corunha

Denunciam condiçons de trabalho e precarizaçom do serviço dos correios na Corunha

Galiza - CIG - A sobrecarga de traballo á que está sometido o persoal de reparto de Correos provoca atrasos na ent...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Comunicaçom

O portal independentista Galiza Livre fora de linha e em processo de reflexom

O portal independentista Galiza Livre fora de linha e em processo de reflexom

Galiza - Revista Abordagem - [Tancredo Tantonto] Já havia tempo que apenas publicavam notícia algumha, mas ho...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 00:26 | Comenta aqui | Rate: 3.67

Laboral/Economia

Boa participaçom na cadeia humana polo futuro da comarca em Ferrol

Boa participaçom na cadeia humana polo futuro da comarca em Ferrol

Galiza - Diário Liberdade - A convocatoria da CIG reuniu este domingo centenas pessoas entre as margens da ria, at...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 19:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

Portugal: Feriados e horas extra vão voltar a ser pagos a 100%

Portugal: Feriados e horas extra vão voltar a ser pagos a 100%

Portugal - CGTP - Os feriados e as horas extra vão voltar a ser pagos a cem por cento já em janeiro. O Governo vai...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 12:27 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Hoje na História: 1663 - Morre Ngola Nzinga, líder tribal angolana da resistência contra Portugal

Hoje na História: 1663 - Morre Ngola Nzinga, líder tribal angolana da resistência contra Portugal

Angola - Opera Mundi - Ngola Ana Nzinga Mbande comandou diversas tribos durante décadas, lutando contra o tráfico ...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 14:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

PM de São Paulo gasta mais de R$ 30 milhões contra manifestações

PM de São Paulo gasta mais de R$ 30 milhões contra manifestações

Brasil - A Verdade - [Matheus Nunes] O Estado de São Paulo atravessa uma grave crise hídrica devido às más ge...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 12:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Em audiência com Dilma, MST cobra políticas emergenciais para o campo

Em audiência com Dilma, MST cobra políticas emergenciais para o campo

Brasil - MST - Na tarde desta segunda-feira (15), representantes do MST participaram de uma audiência com a presid...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 12:35 | Comenta aqui |

Institucional

Parabéns Nuno Crato, nunca estivemos tão mal na Educação e na Ciência

Parabéns Nuno Crato, nunca estivemos tão mal na Educação e na Ciência

Portugal - ACP-PI - Hoje, investigadores e estudantes de várias instituições e universidades interromperam Nuno Cr...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 11:45 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Grande imprensa é instrumento de dominação multinacional

Grande imprensa é instrumento de dominação multinacional

Brasil - ADITAL - [Rennan Martins] A popularização da Internet e de aparelhos multimídia massificou a produção de ...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 09:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Manifestantes ocupam Núcleo de Educação contra fechamento de escolas

Manifestantes ocupam Núcleo de Educação contra fechamento de escolas

Brasil - MST - [Maura Silva] Desde a manhã desta segunda-feira (15), cerca de 400 pessoas estão acampadas no Núcle...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Jovem agredida violentamente cria onda de solidariedade

Jovem agredida violentamente cria onda de solidariedade

Portugal - Esquerda - Jovem foi violentamente agredida no Porto por ter beijado uma amiga. Crime de ódio está a su...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Entrevista a Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP

Entrevista a Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP

Portugal - CGTP - Entrevista integral retirada do Diário Económico do dia 15 de Dezembro de 2014.   Ouv...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Relatório da PEC 215 é uma aberração anticonstitucional e anti-indígena

Relatório da PEC 215 é uma aberração anticonstitucional e anti-indígena

Brasil - MST - No apagar das luzes da legislatura, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) apresentou novo relatório ...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 12:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Afinal, o que dizia o Memorando da Troika sobre a privatização da TAP?

Afinal, o que dizia o Memorando da Troika sobre a privatização da TAP?

Portugal - Esquerda - Esquerda.net transcreve as referências à TAP nos memorandos da troika e também no PEC 4; em ...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 00:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Chamado internacional para ações de solidariedade às pessoas presas da Copa no Rio

Chamado internacional para ações de solidariedade às pessoas presas da Copa no Rio

Brasil - ANA - No dia 12 de julho, na véspera da final da Copa do Mundo 2014, a Polícia do Rio de Janeiro prendeu ...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 14:18 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Entrevista com o jornalista Flávio Gomes: “O futebol brasileiro tem um dono, a rede Globo”

Entrevista com o jornalista Flávio Gomes: “O futebol brasileiro tem um dono, a rede Globo”

Brasil - A Verdade - [Renato Campos] Flavio Gomes é jornalista,escritor e professor de Jornalismo. Por atuar ...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 14:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Jornada dos mineiros dia 16 em Lisboa

Jornada dos mineiros dia 16 em Lisboa

Portugal - Avante! - No dia 16, terça-feira, vai haver greve nas minas e concentração em Lisboa, anunciou o Sindic...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 13:56 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Brasil pode perder 30% de suas 200 línguas indígenas nos próximos 15 anos

Brasil pode perder 30% de suas 200 línguas indígenas nos próximos 15 anos

Brasil - Agência Brasil - [Vitor Abdala] O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15 anos, um terço de s...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 12:52 | 4 comentários | Rate: 5.00

Resenhas

Congresso Extraordinário da AIT decorreu no Porto

Congresso Extraordinário da AIT decorreu no Porto

Portugal - ANA - Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2014, aconteceu na cidade do Porto um Congresso Extraordinário da A...

Sábado, 13 de Dezembro de 2014 22:22 | Comenta aqui |

Institucional

O repugnante Bolsonaro, o machismo e os crimes da ditadura

O repugnante Bolsonaro, o machismo e os crimes da ditadura

Brasil - PSTU - [Silvia Ferraro] Deputado Bolsonaro (foto) disse que a palavra dele é uma arma. De fato, dize...

Sábado, 13 de Dezembro de 2014 22:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Ainda a TAP e a sua privatização - gestão danosa?

Ainda a TAP e a sua privatização - gestão danosa?

Portugal - O Diário - [Hugo Zsolt de Sousa] Este texto tem interesse por duas razões. Por ilustrar aspectos c...

Sábado, 13 de Dezembro de 2014 22:00 | Comenta aqui |

Outros destaques

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

A Polícia espanhola recebe a sua nova arma para carregar contra as manifestaçons

A Polícia espanhola recebe a sua nova arma para carregar contra as manifestaçons

Estado espanhol - Ceivar - A repressom nunca deixa de nos surpreender e as imagens falam por si mesmas.Desta vez, ...

Sexta, 19 de Dezembro de 2014 10:52 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Protestos de massa contra a violência policial varrem os EUA

Protestos de massa contra a violência policial varrem os EUA

Estados Unidos - Esquerda Marxixta - Um levante popular varre os EUA, sua súbita erupção foi marcada por gigantesc...

Sexta, 19 de Dezembro de 2014 10:35 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Rumo à Cuba pós-embargo

Rumo à Cuba pós-embargo

Cuba - Outras Palavras - [Leonardo Padura] Milhares de norte-americanos visitarão a ilha, inclusive para tratament...

Sexta, 19 de Dezembro de 2014 10:28 | Comenta aqui |

Reportagens

'Estamos orgulhosos pelo exemplo que representam', diz Raúl a cubanos libertados

'Estamos orgulhosos pelo exemplo que representam', diz Raúl a cubanos libertados

Cuba - Opera Mundi - Diário oficial do PC de Cuba comemorou retorno dos últimos 3 dos 'Cinco Cubanos' que trabalha...

Sexta, 19 de Dezembro de 2014 06:35 | Comenta aqui |

Reportagens

Os generais também choram

Os generais também choram

Colômbia - O Diário - [Francisco Toloza] O episódio da prisão e libertação do brigadeiro general Rubén Darío ...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 17:57 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Ex-prisioneiro de Guantânamo: Obama não vai fechar a prisão

Ex-prisioneiro de Guantânamo: Obama não vai fechar a prisão

Estados Unidos - Vermelho - Barack Obama deve cumprir a promessa e encerrar o Campo de Detenção da Baía de Guantân...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 17:52 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Vietnã descarta impacto no país por queda de preço do petróleo

Vietnã descarta impacto no país por queda de preço do petróleo

Vietname - Prensa Latina - Responsáveis por áreas econômicas no Vietnã descartam que a abrupta queda dos preços do...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 17:49 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA torturam e quem recebe sanções é a Venezuela

EUA torturam e quem recebe sanções é a Venezuela

Venezuela - RT - [Karen Méndez, Tradução do Diário Liberdade] Afogar uma pessoa na água até quase asfixiá-la,...

Quinta, 18 de Dezembro de 2014 16:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Coreia Popular quer que ONU denuncie torturas dos Estados Unidos

Coreia Popular quer que ONU denuncie torturas dos Estados Unidos

Coreia do Norte - Vermelho - O governo da Coreia Popular enviou na segunda-feira (15) uma carta ao Conselho de Seg...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 23:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Austeridade arrasa sistema público de saúde grego

Austeridade arrasa sistema público de saúde grego

Grécia - Esquerda - Num país onde faltam profissionais, medicamentos e material médico e hospitalar, 3 milhões de ...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 23:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Após 53 anos, EUA e Cuba anunciam conversas para 'normalizar' relações diplomáticas

Após 53 anos, EUA e Cuba anunciam conversas para 'normalizar' relações diplomáticas

Cuba - Opera Mundi - Ainda nesta quarta, Washington e Havana trocaram prisioneiros: Alan Gross e os três restantes...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 23:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

União Europeia: Parlamento reconhece Estado da Palestina e tribunal remove Hamas de lista terrorista

União Europeia: Parlamento reconhece Estado da Palestina e tribunal remove Hamas de lista terrorista

Palestina - Opera Mundi - Com 488 votos a favor e 88 contra, eurodeputados apoiaram solução de dois Estados, enqua...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 23:30 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Os cinco cubanos livres

Os cinco cubanos livres

Cuba - Cubainformación - [Traduçom do Diário Liberdade] Ainda sem confirmaçom oficial, fontes achegadas ao Governo...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 16:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Extremistas ameaçam a história da Síria

Extremistas ameaçam a história da Síria

Síria - Prensa Latina - A guerra imposta à Síria ameaça não só destruir o futuro de seu povo, mas também seu passa...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 12:42 | Comenta aqui |

Reportagens

Espanha aprova lei que impede manifestações, impõe censura e fecha cerco contra imigrantes

Espanha aprova lei que impede manifestações, impõe censura e fecha cerco contra imigrantes

Estado espanhol - Opera Mundi - 'Ley de Seguridad Ciudadana' criminaliza protestos populares e permite expulsar es...

Quarta, 17 de Dezembro de 2014 03:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Europa é quem sai perdendo com cancelamento do South Stream

Europa é quem sai perdendo com cancelamento do South Stream

Alemanha - Causa Operária - Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel já começou a perder apoio de alguns industriais...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 22:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Alba encerra sua 13ª Cúpula e fortalece a integração regional

Alba encerra sua 13ª Cúpula e fortalece a integração regional

América Latina - Diário Liberdade - Foi encerrada neste domingo (14), em Havana, a 13ª Cúpula da Aliança Bolivaria...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 15:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Após retomada de negociações, nove membros das FARC são mortos pelo Exército da Colômbia

Após retomada de negociações, nove membros das FARC são mortos pelo Exército da Colômbia

Colômbia - Opera Mundi - Presidente colombiano anunciou operação via Twitter e acrescentou que outros quatro guerr...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 15:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Dólar atinge sua maior cotação em 9 anos (o que isso significa para os e as trabalhadoras?)

Dólar atinge sua maior cotação em 9 anos (o que isso significa para os e as trabalhadoras?)

Brasil - Palavra Operária - [Santiago Maribondo] Na sexta, 12/12, o dólar atingiu sua maior cotação desde março de...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 12:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Greve geral contra medidas de austeridade paralisa a Bélgica

Greve geral contra medidas de austeridade paralisa a Bélgica

Bélgica - Prensa Latina - A Bélgica ficou paralisada, nesta segunda-feira (15), com uma greve geral contra as medi...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 12:51 | Comenta aqui |

Reportagens

Opep diz que não barrará queda de preço do petróleo; entenda motivos da baixa

Opep diz que não barrará queda de preço do petróleo; entenda motivos da baixa

Opera Mundi - [Patrícia Dichtchekenian] Rússia, Irã, Nigéria e Venezuela são principais atingidos por política de uma Opep liderada pela Arábia S...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 06:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Confrontação Norte-Sul… ou aliança entre trabalhadores do Norte e povos do Sul?

Confrontação Norte-Sul… ou aliança entre trabalhadores do Norte e povos do Sul?

Resistir - [Rémy Herrera] Propomos aqui ao leitor uma série de reflexões sobre as evoluções recentes das relações Norte-Sul e Sul-Sul.Para isso, ...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

12 selvajarias da CIA no relatório sobre torturas

12 selvajarias da CIA no relatório sobre torturas

Estados Unidos - Esquerda - [Alberto Sicilia, Principia Marsupia] Na pequena parte do relatório da agência de...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

O novo “arco de instabilidade” europeu

O novo “arco de instabilidade” europeu

União Europeia - Redecastorphoto - [Pepe Escobar, Rússia Today - 10/12/14 ] O think-tank Friedrich Ebert Stif...

Terça, 16 de Dezembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Profissionais da saúde cubanos também são “personalidade do ano” da revista Time

Profissionais da saúde cubanos também são “personalidade do ano” da revista Time

Cuba - Diário Liberdade - Recentemente a Time, prestigiada revista estadunidense, elegeu o conjunto de trabalhador...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 20:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Ministério espanhol do Interior cria umha base de dados de “suspeitosas/os” sem controlo judicial

Ministério espanhol do Interior cria umha base de dados de “suspeitosas/os” sem controlo judicial

Estado espanhol - Ceivar - O Ministerio del Interior anunciava nesta manhá a criaçom dumha base de dados na que pr...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 13:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Supremo Tribunal dos EUA: "Trabalhadores não têm de ser pagos por todo o tempo que trabalham…

Supremo Tribunal dos EUA: "Trabalhadores não têm de ser pagos por todo o tempo que trabalham"

Estados Unidos - ACP-PI - O Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos da América decidiu na passada terça-fei...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 12:47 | Comenta aqui |

Reportagens

Japão: partido de Shinzo Abe vence eleições, e comunistas triplicam cadeiras no parlamento

Japão: partido de Shinzo Abe vence eleições, e comunistas triplicam cadeiras no parlamento

Japão - Opera Mundi - Principal força de oposição recuperou-se de desastre eleitoral de 2012, primeiro pleito pós-...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 03:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

'Islamofobia virou ideologia rotineira na França', analisa autor de livro sobre muçulmanos

'Islamofobia virou ideologia rotineira na França', analisa autor de livro sobre muçulmanos

França - Opera Mundi - Crescimento da extrema-direita tem outros motivos além da crise econômica, diz Edwy Plenel...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 03:31 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Mulheres negras: a Ferguson invisível

Mulheres negras: a Ferguson invisível

Estados Unidos - Palavra Operária - [Celeste Murillo] O assassinato de Michael Brown evidenciou o caráter racista ...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 00:29 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA: Novo secretário de Defesa imposto pelos republicanos

EUA: Novo secretário de Defesa imposto pelos republicanos

Estados Unidos - PCO - Conforme a crise avança e o Congresso passou a ser controlado pela direita, a Administração...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 00:22 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Exército sírio estreita cerco em torno da cidade de Alepo

Exército sírio estreita cerco em torno da cidade de Alepo

Síria - Prensa Latina - As forças amadas sírias estreitaram nas últimas horas o cerco aos grupos armados que ocupa...

Segunda, 15 de Dezembro de 2014 00:18 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Coreia Popular e a farsa da resolução de Direitos Humanos da ONU

Coreia Popular e a farsa da resolução de Direitos Humanos da ONU

Coreia do Norte - Vermelho - O jornal do Partido dos Trabalhadores da Coreia Popular, Rodong Sinmum, em artigo pub...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 14:04 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Palestina: Denunciam novo confisco de terras no Jordão

Palestina: Denunciam novo confisco de terras no Jordão

Palestina - PCB - O exército israelense confiscou hoje algo em torno de mil hectares no vale do Jordão, no noroest...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 13:39 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

G-77 condena brutalidade israelense por assassinato de ministro palestino

G-77 condena brutalidade israelense por assassinato de ministro palestino

Palestina - Prensa Latina - O Grupo dos 77 mais China condenou hoje em fortes termos a brutalidade das forças ocup...

Domingo, 14 de Dezembro de 2014 13:33 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Arábia Saudita declara guerra econômica ao Irã

Arábia Saudita declara guerra econômica ao Irã

Arábia Saudita - Voz da Rússia - [Ivan Zakharov] A Arábia Saudita declarou guerra econômica ao Irã, foi este ...

Sábado, 13 de Dezembro de 2014 22:11 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.