O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Muros...
Muros...

Carlos Latuff

Muros...

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

No caminho

Participação de toda a sociedade pelo desenvolvimento democrático

Zillah BrancoZillah Branco

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

As FARC-EP mantêm iniciativa em processo para a paz na Colômbia

Narciso Isa CondeNarciso Isa Conde

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A queda do Muro de Berlim, vinte e cinco anos depois

Valério ArcaryValério Arcary

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Economia Social e Humana

A relação consumo e meio ambiente

Marcus Eduardo de OliveiraMarcus Eduardo de Oliveira

Quinta, 20 de Novembro de 2014 09:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

Economia de base colonial: o modelo de exploração mineral no Brasil

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Segunda, 17 de Novembro de 2014 00:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A república do verbo

Mais sobre a “Operación Zeta”: mentiras e manobras de despiste

Ramiro VidalRamiro Vidal

Sexta, 14 de Novembro de 2014 09:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Enquanto há força

Leandro Konder, marxismo sem dogmas para galegos e galegas

Maurício CastroMaurício Castro

Quinta, 13 de Novembro de 2014 15:37 | 2 comentários | Rate: 5.00

Alétheia

A queda do muro de Berlim e o sonho da burocracia soviética

Gustavo Henrique Lopes MachadoGustavo Henrique Lopes Machado

Terça, 11 de Novembro de 2014 00:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Por que a Dilma quase perdeu

Emir SaderEmir Sader

Segunda, 10 de Novembro de 2014 17:44 | 9 comentários | Rate: 5.00

Em coluna

Leilão de energia solar e a campanha “Energia para a Vida”

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Segunda, 10 de Novembro de 2014 17:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Guerra total na Ucrânia: "Ofensiva final" da NATO

James PetrasJames Petras

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A Executiva Nacional do PT e a ausência da consciência ecológica

Leonardo BoffLeonardo Boff

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Conversações de Paz em Havana e assassinatos na Colômbia: A estratégia dual do regime Santos

James PetrasJames Petras

Quinta, 20 de Novembro de 2014 09:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

México: Fora Peña Nieto!

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Quarta, 19 de Novembro de 2014 11:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
A Gentalha do Pichel - 23/11/2014
Mádia leva! - 19/11/2014
Centro Social Gomes Gaioso - 19/11/2014
Mádia leva! - 19/11/2014
Fundaçom Artábria - 19/11/2014
A Gentalha do Pichel - 18/11/2014
BioTerra - 22/11/2014
O CASTENDO - 21/11/2014
BioTerra - 21/11/2014
O CASTENDO - 20/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 20/11/2014
Militante do Campo - 19/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 19/11/2014
Blog do Dario - 17/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 14/11/2014
Blog do Dario - 12/11/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Diário Liberdade - [Jones Makaveli] A História não é uma ciência neutra. Nenhuma ciência...
21/11/2014, 03:55
05
Estados Unidos - Diário Liberdade - Um relatório do Centro Nacional de Famílias Desamparadas...
18/11/2014, 18:46
05
Galiza - Diário Liberdade - [Iago Moreno] Nom se pode misturar a política com o...
18/11/2014, 01:22
05
Brasil - Diário Liberdade - [Jones Makaveli] A operação Lava Jato é, sem dúvida, o principal...
20/11/2014, 02:10
15
Estado espanhol - Diário Liberdade - Nos últimos dias, diferentes meios informárom no Estado...
22/11/2014, 14:10
05
Estado espanhol - Diário Liberdade - Nos últimos dias, diferentes meios informárom no Estado...
22/11/2014, 14:10
05
Galiza - Diário Liberdade - [Iago Moreno] Nom se pode misturar a política com o...
18/11/2014, 01:22
05
Resistir - Entrevista com o economista marxista Zoltan Zigedy sobre a esquerda e a crise...
20/11/2014, 12:56
05
Brasil - Brasil de Fato - Nesta quinta-feira (20), no Dia Nacional da Consciência Negra, o...
20/11/2014, 21:24
05
Portugal - Diário Liberdade - O advogado de José Sócrates disse hoje que o interrogatório...
24/11/2014, 07:25
05
Brasil - Diário Liberdade - [Jones Makaveli] A operação Lava Jato é, sem dúvida, o principal...
20/11/2014, 02:10
15
Alemanha - Esquerda Marxista - [Andreas Maia] Em 9 de novembro de 1989 o que parecia...
23/11/2014, 15:37
10
Carta Maior - [Rui Almeida] Segundo matéria recente publicada no Globo, o capitalismo deu...
24/11/2014, 00:50
15
Galiza - SDCorunha - Nestas últimas dúas semanas de Novembro o Concello do PP planexa...
18/11/2014, 08:45
05
Galiza - Diário Liberdade - [Iago Moreno] Nom se pode misturar a política com o...
18/11/2014, 01:22
05
first
  
last
 
 
start
stop
Acusações de corrupção, fraude e branqueamento a Sócrates mantêm-se em terceiro dia de detenção

Institucional

Acusações de corrupção, fraude e branqueamento a Sócrates mantêm-se em terceiro dia de detenção

Portugal - Diário Liberdade - O advogado de José Sócrates disse hoje que o interrogatório judicial ao ex-primeiro-ministro prossegue na segunda-feira, a partir das 9h15, no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa.Foto de Luis Nunes para o Diário L...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 07:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Mulher e LGBT

Plataforma Galega polo Direito ao Aborto apoia 'todas as açons' promovidas polo feminismo para 25N

Plataforma Galega polo Direito ao Aborto apoia 'todas as açons' promovidas polo feminismo para 25N

Galiza - PGDA - A Plataforma Galega polo Dereito ao Aborto, co gallo da celebración do Día contra a Violencia de X...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 09:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Milhares contra a agressom aos salários do pessoal de Citroën em Vigo

Milhares contra a agressom aos salários do pessoal de Citroën em Vigo

Galiza - Diário Liberdade - Por volta dos dous milhares de pessoas terám marchado neste sábado em resposta à convo...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 01:32 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

No 20 de novembro… NÓS-UP retira placas fascistas em Ames

No 20 de novembro… NÓS-UP retira placas fascistas em Ames

Galiza - NÓS-UP - Coincidindo com 39 aniversário da morte do ditador espanhol Francisco Franco, a Assembleia Comar...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 20:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

José Luis Rodríguez: "Cuba não está propondo um socialismo de mercado"

José Luis Rodríguez: "Cuba não está propondo um socialismo de mercado"

Cuba - CubaDebate - José Luís Rodríguez, Ministro da Economia de Cuba, entre 1995 e 2009, é um dos poucos especi...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 02:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Socialismo e comunismo, modo de uso: manual didático

Socialismo e comunismo, modo de uso: manual didático

Carta Maior - [Rui Almeida] Segundo matéria recente publicada no Globo, o capitalismo deu muito certo. Pelo menos para as 85 pessoas mais ricas do mun...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:50 | 1 comentário | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Catalunha: Autoinculpações e mobilizações em resposta às denúncias do 9N

Catalunha: Autoinculpações e mobilizações em resposta às denúncias do 9N

Paísos Cataláns - Llibertat - [Tradução Diário Liberdade] Na quinta passada (20) os partidos a favor da consulta s...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 00:46 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Em São Paulo, movimentos populares fazem manifestação no Dia da Consciência Negra

Reportagens

Em São Paulo, movimentos populares fazem manifestação no Dia da Consciência Negra

Brasil - Diário Liberdade...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- Representantes dos partidos, sindicatos e coletivos sociais convocantes realizárom este vídeo de...

Resenhas

Marchas da Dignidade convocam a "ocupar o Obradoiro" no dia 29

Domingo, 23 de Novembro de 2014 01:00 | Comenta aqui |

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Mulher e LGBT

25N: Nos campus e nos liceus, nem uniformados nem machistas: Autodefesa feminista!

25N: Nos campus e nos liceus, nem uniformados nem machistas: Autodefesa feminista!

Galiza - Agir - Desde crianças, o Patriarcado e as relaçons sociais do capitalismo fomentam atitudes que fam que a...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 16:15 | Comenta aqui |

Cultura/Música

A Tabela Poética celebra umha “apresentaçom oficial” em Arteijo

A Tabela Poética celebra umha “apresentaçom oficial” em Arteijo

Galiza - Diário Liberdade - O coletivo Tabela Poética celebrará no 28 de Novembro às 20 horas na livraria Alusdoca...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 08:51 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Declaraçom de NÓS-UP diante do Dia contra o terrorismo machista

Declaraçom de NÓS-UP diante do Dia contra o terrorismo machista

Galiza - NÓS-UP - 25 de novembro: dia contra o terrorismo machista. A indiferença é cumplicidade. Combate o terror...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:50 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

CIG solidariza-se com ELA e LAB perante proposta de ilegalizaçom lançada por Confebask

CIG solidariza-se com ELA e LAB perante proposta de ilegalizaçom lançada por Confebask

Galiza - La haine - A CIG acaba de ter coñecemento da denuncia que este venres facía pública o sindicato LAB quen,...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:47 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Reintegracionismo de rua

Reintegracionismo de rua

Galiza - PGL - [Carlos Calvo] Quês e porquês do reintegracionismo é um ameno breviário da estratégia rei...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 15:54 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Corrente Vermelha no 25N: O dinheiro público para proteçom e atendimento às mulheres

Corrente Vermelha no 25N: O dinheiro público para proteçom e atendimento às mulheres

Galiza - Corrente Vermelha - Comunicado de Corrente VFoto de Galiza Foto (CC by-nc-sa/2.0) Nin violencia nin...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 01:40 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Stop Despejos Compostela considera um calote sistema de emergência social de Ames

Stop Despejos Compostela considera um calote sistema de emergência social de Ames

Galiza - SDC - Logo dunha longa xuntanza sostida esta mañá cunha representación do goberno municipal amiense encab...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 01:25 | Comenta aqui |

Resenhas

Trabalhos para festival de curtas do Ateneu Ferrolano admitidos até 5 de dezembro

Trabalhos para festival de curtas do Ateneu Ferrolano admitidos até 5 de dezembro

Galiza - Ateneu Ferrolano - A celebrar nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro do 2014.Do Ateneu Ferrolano fazem um apelo...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 01:15 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

"AMI nom estava a ser a ferramenta adequada para realizar o seu próprio discurso"

"AMI nom estava a ser a ferramenta adequada para realizar o seu próprio discurso"

Galiza - Sermos Galiza - [Xesús Manuel Piñeiro] Após máis de 20 anos de traxectoria, a Assembleia da Mocidade Inde...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 20:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Derrubar a cruz fascista, recuperar a nossa memória

Derrubar a cruz fascista, recuperar a nossa memória

Galiza - Isca! - Desde Isca! unímonos ao rexeitamento que estes días están a expresar diferentes organizacións e c...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 20:01 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CUT e CIG convocam manifestaçom em Vigo contra o "assalto salarial" em Citroën

CUT e CIG convocam manifestaçom em Vigo contra o "assalto salarial" em Citroën

Galiza - Diário Liberdade - CUT e CIG, duas das centrais representadas no pessoal da Citroên de Vigo, convocam a s...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 12:45 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Concentraçom informativa em Ferrol contra a repressiva 'Lei Mordaça'

Concentraçom informativa em Ferrol contra a repressiva 'Lei Mordaça'

Galiza - AARF - O sábado 22 de novembro de 2014 e desde as cinco e media da tarde a Asemblea Aberta contra a repre...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 06:50 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Jornalista galego premiado por um ensaio em asturiano sobre línguas minoritárias

Jornalista galego premiado por um ensaio em asturiano sobre línguas minoritárias

Galiza - GC - É galego e asturiano. Damiám Barreiro Maceiras, jornalista da Estrada, de mae asturiana e pai g...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 21:54 | Comenta aqui |

Resenhas

Nova Poesia Angolana: Palestra de José Luís Pires Laranjeira hoje em Compostela

Nova Poesia Angolana: Palestra de José Luís Pires Laranjeira hoje em Compostela

Galiza - Diário Liberdade - Reproduzimos a informaçom remetida da livraria compostelana Ciranda sobre um ato hoje ...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 18:01 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Denunciam isolamento do preso independentista Roberto R. Fialhega há um mês e meio

Denunciam isolamento do preso independentista Roberto R. Fialhega há um mês e meio

Galiza - Ceivar - Há já mais dum mês e médio que o preso independentista galego, Roberto Rodrigues Fialhega, foi d...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 17:51 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Conselho de Informativos da CRTVE sobre a queixa polo "mau uso" do Galego

Conselho de Informativos da CRTVE sobre a queixa polo "mau uso" do Galego

Galiza - CNT - Desta Sección Sindical queremos denunciar o "abandono forzado" do servizo público que temos que pre...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 12:48 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Assembleia Nacionalista recebeu homenagem em Lugo

Assembleia Nacionalista recebeu homenagem em Lugo

Galiza - Diário Liberdade - Os centros sociais lugueses Mádia Leva! e Carneiro Alado homenagearam a I Assembleia N...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 06:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Rádio Filispim emitirá sexta-feira da Fundaçom Artábria

Rádio Filispim emitirá sexta-feira da Fundaçom Artábria

Galiza - Fundaçom Artábria - Desde as 20.00hs decorrerá no salom de atos da Fundaçom Artábria um programa em diret...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 06:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Batalha de ideias

Que governo é esse? Um banqueiro no Ministério da Fazenda e uma latifundiária na Agricultura

Que governo é esse? Um banqueiro no Ministério da Fazenda e uma latifundiária na Agricultura

Brasil - EM - [Riobaldo Tartarana] Depois de um suspense, a presidente Dilma convidou um banqueiro, o presidente d...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 14:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Índios brasileiros desenvolvem doenças 'urbanas' após mudanças no estilo de vida

Índios brasileiros desenvolvem doenças 'urbanas' após mudanças no estilo de vida

Brasil - Unesp Ciência - [Guilherme Rosa] Consumo de alimentos processados, ricos em sódio e açúcar, e de bebidas ...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 15:25 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Marcha Nacional em Évora e Aveiro

Marcha Nacional em Évora e Aveiro

Portugal - CGTP - Trabalhadores, jovens, desempregados, reformados e outras camadas da população participaram, hoj...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 13:13 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

5 propostas de um petroleiro para realmente defender a Petrobrás

5 propostas de um petroleiro para realmente defender a Petrobrás

Brasil - LER-QI - A Petrobrás é a empresa símbolo do Brasil. Com suas tecnologias e com as grandes riquezas do pet...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Arrancou em força a Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana

Arrancou em força a Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana

Portugal - CGTP - Foram muitos milhares os trabalhadores que em conjunto com as populações do Distrito de Braga e ...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 16:07 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

“A unidade entre campo e cidade é fundamental para uma nova sociedade”, afirmou Ermínia

“A unidade entre campo e cidade é fundamental para uma nova sociedade”, afirmou Ermínia

Brasil - MST - "Lutar para ver se a conseguimos mais igualdade econômica, social e política na sociedade brasileir...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

José Sócrates detido para interrogatório

José Sócrates detido para interrogatório

Portugal - Esquerda - O ex-primeiro-ministro foi detido à chegada ao aeroporto de Lisboa esta sexta-feira à noite....

Sábado, 22 de Novembro de 2014 14:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda?

Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda?

Brasil - Diário Liberdade - [Gilberto Maringoni] Fiquei estupefacto com a provável indicação de Joaquim Levy ...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 08:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Frustrante o pronunciamento de Dilma na Conferência Nacional de Educação

Frustrante o pronunciamento de Dilma na Conferência Nacional de Educação

Brasil - Escola Pública - [Luiz Araújo] Procurei uma palavra para resumir a minha impressão sobre o pronunciamento...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 08:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Entrevista ao professor Fabiano Santos

Entrevista ao professor Fabiano Santos

Brasil - MegacidadaniaTV - Fantástica entrevista do Alexandre do MegacidadaniaTv com o Professor Fabiano Santos.Ne...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 02:05 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Antifascismo e anti-racismo

No dia da consciência negra, o que o marxismo nos pode dizer sobre o racismo

No dia da consciência negra, o que o marxismo nos pode dizer sobre o racismo

Brasil - UQDM - Este texto sustenta que Karl Marx destacou três coisas sobre o racismo: primeiro, que o capitalism...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 23:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Enfermeiras portuguesas em greve

Enfermeiras portuguesas em greve

Portugal - Esquerda - A reunião com o Ministério da Saúde da quinta-feira (20) não trouxe nenhuma resposta aos pro...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 15:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Marighella e a consciência negra

Marighella e a consciência negra

Brasil - Guerrilha - [Augusto Buonicore] "Ei Brasil-africano! / Minha avó era negra haussá, / ela v...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 07:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Debate e filme 'O Capital' de Costa-Gravas no Rio de Janeiro

Debate e filme 'O Capital' de Costa-Gravas no Rio de Janeiro

Brasil - Diário Liberdade - No próximo dia 27, 5ª feira, realizaremos atividade no CeCAC. Para o debate sobre a cr...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 01:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

José Casanova (1939 – 2014) Um homem da Resistência e da Revolução, da Cultura e da Fraternidade

José Casanova (1939 – 2014) Um homem da Resistência e da Revolução, da Cultura e da Fraternidade

Portugal - O Diário - Com o falecimento de José Casanova – falecimento prematuro, como o é o de todos que fazem re...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 22:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Não venham com austeridade: rumo a oferta de educação com qualidade social

Não venham com austeridade: rumo a oferta de educação com qualidade social

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Liliane Resende] História recente sobre o financiamento da educação básica brasi...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 19:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Campanha prepara vídeo com denúncias sobre excomunhão de padre defensor de homossexuais

Campanha prepara vídeo com denúncias sobre excomunhão de padre defensor de homossexuais

Brasil - ADITAL - [Cristina Fontenele] A campanha SOS Padre Beto lançará em breve um vídeo com denúncias sobre os ...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 06:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

3ª Marcha da Periferia contra o racismo marca mês da Consciência Negra

3ª Marcha da Periferia contra o racismo marca mês da Consciência Negra

Brasil - ANDES - O Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe divulgou a agenda com as atividades, em vários estado...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 06:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outros destaques

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Cultura/Música

Quando os presidentes eram poetas

Quando os presidentes eram poetas

América Latina - Le Monde Diplomatique - [Ericka Beckman] Ainda que raramente deixe de apelar às armas, o pod...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 15:03 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Antifascistas bascos impedem realização de missa por Franco e Primo de Rivera

Antifascistas bascos impedem realização de missa por Franco e Primo de Rivera

Euskal Herria - ASEH - Cerca de 60 antifascistas bascos concentraram-se, dia 20, frente à igreja da Sagrada Famíli...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 14:50 | Comenta aqui |

Institucional

Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'

Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'

Uruguai - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Declarações foram dadas ao comentar o desaparecimento dos 43 ...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 05:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Táticas de "mudança de regime" aplicadas pelos EUA

Táticas de "mudança de regime" aplicadas pelos EUA

Estados Unidos - Redecastorphoto - [Marcos Rebello] De Hong Kong para Xinjiang: Beijing está se recuperando d...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:26 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Nova ação pró-paz na Síria e por que Obama quer matá-la

Nova ação pró-paz na Síria e por que Obama quer matá-la

Síria - Prensa Latina - [Shamus Cooke] Por que não há conversações sérias de paz para pôr fim à guerra na Síria?De...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:21 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Trabalham para subsistir 440 mil crianças e adolescentes no Paraguai

Trabalham para subsistir 440 mil crianças e adolescentes no Paraguai

Paraguai - Prensa Latina - Paraguai tem 440 mil crianças e adolescentes obrigados a trabalhar e esquecer os estudo...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Mais de sete pessoas por hora cometem suicídio nas Américas

Mais de sete pessoas por hora cometem suicídio nas Américas

América Latina - Adital - O suicídio é uma das principais causas de morte, mas que podem ser prevenidas no contine...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 16:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Escravatura: há pelo menos 36 milhões de escravos no mundo

Escravatura: há pelo menos 36 milhões de escravos no mundo

ACP-PI - Resquícios de um outro tempo que teimam em não desaparecer e, em muitos casos, em reaparecer.O Global Slavery Index, um índice que começou a ...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:58 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A queda do Muro de Berlim - História e consequências

A queda do Muro de Berlim - História e consequências

Alemanha - Esquerda Marxista - [Andreas Maia] Em 9 de novembro de 1989 o que parecia impossível de acontecer estav...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:37 | 1 comentário |

Reportagens

Senadores mexicanos denunciam que governo infiltrou agentes nos protestos contra violência

Senadores mexicanos denunciam que governo infiltrou agentes nos protestos contra violência

México - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Mobilização contra o desaparecimento dos 43 estudantes de Ayot...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Obama irá ampliar presença militar no Afeganistão

Obama irá ampliar presença militar no Afeganistão

Afeganistão - Prensa Latina - O jornal The New York Times revelou no sábado (22) que o presidente estadunidense, B...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 00:02 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O aumento das contradições entre a China e o imperialismo norte-americano

O aumento das contradições entre a China e o imperialismo norte-americano

China - PCO - Na reunião cume a APEC, China e os Estados Unidos defenderam duas propostas de área de livre comérci...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 14:35 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Estado espanhol prepara o seu exército para o "controlo de massas"

Estado espanhol prepara o seu exército para o "controlo de massas"

Estado espanhol - Diário Liberdade - Nos últimos dias, diferentes meios informárom no Estado espanhol sobre a ativ...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 14:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Ucrânia e EUA não apoiam a resolução da Rússia contra o neonazismo

Ucrânia e EUA não apoiam a resolução da Rússia contra o neonazismo

Ucrânia - Vermelho - A resolução sobre a luta contra a heroização do neonazismo foi aprovada pelo Terceiro Comitê ...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 13:05 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Segundo a OMS, 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no planeta

Segundo a OMS, 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no planeta

Agência Brasil - [Valéria Aguiar] Um total de 748 milhões de pessoas não tem acesso a água potável de forma sustentada em todo o mundo e calcula-se qu...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:56 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Crise global 2015: As dinâmicas do futuro afastam a Europa das lógicas de guerra do Ocidente

Crise global 2015: As dinâmicas do futuro afastam a Europa das lógicas de guerra do Ocidente

Resistir - [GEAB] Desde 2006 o GEAB analisa a evolução e antecipa as etapas vindouras daquilo a que as nossas equipes chamaram desde o princípio de "c...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:51 | Comenta aqui |

Resenhas

Venezuela: Movimento Gayones realiza 9ª Assembleia Nacional

Venezuela: Movimento Gayones realiza 9ª Assembleia Nacional

Venezuela - A Verdade - último dia 15 de novembro foi realizada, na cidade de Acarigua, a 9ª Assembleia Nacional d...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Uruguai: a uma semana do segundo turno, Tabaré Vázquez tem dez pontos de vantagem

Uruguai: a uma semana do segundo turno, Tabaré Vázquez tem dez pontos de vantagem

Uruguai - Opera Mundi - Candidato apoiado pelo presidente Pepe Mujica é favorito, como apontam três sondagens divu...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 10:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Embaixada do Equador em Londres renova asilo a Julian Assange

Embaixada do Equador em Londres renova asilo a Julian Assange

Equador - Diário Liberdade - A Embaixada equatoriana em Londres ampliou o asilo ao australiano Julian Assange, fun...

Sábado, 22 de Novembro de 2014 01:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

México vive dia de manifestações históricas contra violência e desaparecimentos

México vive dia de manifestações históricas contra violência e desaparecimentos

México - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Protestos pedem que o governo dê respostas sobre o sumiço dos 43 es...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 19:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Para que precisa o premiê do Japão de um novo Parlamento?

Para que precisa o premiê do Japão de um novo Parlamento?

Japão - Voz da Rússia - [Liudmila Saakyan] Em 21 de novembro, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, dissolveu ...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 15:18 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Ser negro na União Soviética e nos Estados Unidos: uma comparação histórica

Ser negro na União Soviética e nos Estados Unidos: uma comparação histórica

Diário Liberdade - [Jones Makaveli] A História não é uma ciência neutra. Nenhuma ciência é. Com a derrota do movimento comunista no século XX e s...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 03:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

México: Contra a crise, organização e ação proletária

México: Contra a crise, organização e ação proletária

México - PCB - [Federico Piña] No México o massacre de Ayotzinapa, somado a um longo e trágico historial de v...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Os EUA estão jogando roleta russa?

Os EUA estão jogando roleta russa?

Estados Unidos - Redecastorphoto - [Pepe Escobar] Vivemos tempos sombrios. Estive trocando e-mails sérios com algu...

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

BDS Bizkaia denuncia presença do autarca de Bilbau no congresso do sector imobiliário israelita

BDS Bizkaia denuncia presença do autarca de Bilbau no congresso do sector imobiliário israelita

Euskal Herria - ASEH - O núcleo biscainho da BDS (campanha de boicote, desinvestimento e sanções contra o Estado d...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 22:26 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Consciência Negra: Conheça 10 filmes que trazem reflexões sobre o racismo

Consciência Negra: Conheça 10 filmes que trazem reflexões sobre o racismo

Brasil - Brasil de Fato - Nesta quinta-feira (20), no Dia Nacional da Consciência Negra, o Brasil de Fato selecion...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 21:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

22 de novembro, comemoram em França o Dia internacional contra a violência policial e a repressão

22 de novembro, comemoram em França o Dia internacional contra a violência policial e a repressão

França - ANA - A repressão que cai sobre aqueles que se opõem aos projetos mafiosos dos políticos é cada vez mais ...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 17:34 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Entrevista ao economista Zoltan Zigedy: A crise capitalista e as confusões entre marxistas

Entrevista ao economista Zoltan Zigedy: A crise capitalista e as confusões entre marxistas

Resistir - Entrevista com o economista marxista Zoltan Zigedy sobre a esquerda e a crise capitalista atual.1 – Rebentou uma crise com o colapso da Leh...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 12:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Massacre de Curuguaty: julgamento é adiado para junho de 2015 e camponeses seguem detidos

Massacre de Curuguaty: julgamento é adiado para junho de 2015 e camponeses seguem detidos

Paraguai - ADITAL - [Federico Larsen] O Massacre de Curuguaty foi o desencadeador do julgamento político que,...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 09:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Ignacio Ramonet: desde a vitória de Chávez, nenhum país progressista sofreu derrota eleitoral

Ignacio Ramonet: desde a vitória de Chávez, nenhum país progressista sofreu derrota eleitoral

América Latina - ADITAL - [Marcela Belchior] Desde a vitória de Hugo Chávez na Venezuela, em nenhum país progressi...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 06:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Depois de golpe, economia da Ucrânia entra em colapso

Depois de golpe, economia da Ucrânia entra em colapso

Ucrânia - Causa Operária - A política do imperialismo está destruindo o País, impondo medidas de "austeridade" dep...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 05:25 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Que futuro espera a Novorossiya?

Que futuro espera a Novorossiya?

Ucrânia - Novo Rossia - [Vladislav Breeg] A situação no Sudeste da Ucrânia não está a ficar menos tensa; o número ...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 04:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Marcha Patriótica colombiana pede que as partes reativem o diálogo e exige o cessar-fogo bilateral

Marcha Patriótica colombiana pede que as partes reativem o diálogo e exige o cessar-fogo bilateral

Colômbia - Marcha Patriotica - Na noite do dia 16/11, o presidente Juan Manuel Santos anunciou ao país a suspensão...

Quinta, 20 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Venezuela investe na mídia alternativa

Venezuela investe na mídia alternativa

Venezuela - Vermelho - [Altamiro Borges] O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta semana que o governo venezuela...

Quarta, 19 de Novembro de 2014 23:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Médico cubano contrai ebola em Serra Leoa

Médico cubano contrai ebola em Serra Leoa

Cuba - Pragmatismo Político - Médico cubano é infectado com ebola. Mais de 120 pessoas que trabalham nos centros d...

Quarta, 19 de Novembro de 2014 22:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Síria denuncia apoio de Israel a terroristas

Síria denuncia apoio de Israel a terroristas

Síria - Vermelho - Dois terroristas feridos em combate com o exército sírio foram levados a um hospital em Israel,...

Quarta, 19 de Novembro de 2014 22:55 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.