O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

"...te ham loquear"

mincinho

"...te ham loquear"

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

A república do verbo

Azeta ou o saque descarado ao dinheiro público

Ramiro VidalRamiro Vidal

Sexta, 31 de Outubro de 2014 17:37 | Comenta aqui |

Em coluna

Uma nota sobre ideologia no marxismo

Valério ArcaryValério Arcary

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Coreto da Praça

O Diálogo Impossível

Milton TemerMilton Temer

Quarta, 29 de Outubro de 2014 12:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Quem ganhou e quem perdeu na eleição presidencial

Flávio AguiarFlávio Aguiar

Quarta, 29 de Outubro de 2014 12:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Meritocracia? Ninguém merece

Sergio DominguesSergio Domingues

Segunda, 27 de Outubro de 2014 23:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Espelhismos

A vitória de Dilma e a crônica de uma quase tragédia eleitoral anunciada

Alexandre HaubrichAlexandre Haubrich

Segunda, 27 de Outubro de 2014 20:11 | 1 comentário | Rate: 5.00

Milho maduro

Partidos antissistémicos funcionais para o sistema

Carlos MoraisCarlos Morais

Domingo, 26 de Outubro de 2014 11:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

No segundo turno voto em Dilma

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Domingo, 26 de Outubro de 2014 02:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A morte extrema

Celso Álvarez CáccamoCelso Álvarez Cáccamo

Sábado, 25 de Outubro de 2014 15:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Brasil, Uruguai: um voto de importância continental

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Terça, 28 de Outubro de 2014 08:45 | 1 comentário | Rate: 5.00

Em coluna

Para entender a vitória de Dilma Rousseff

Leonardo BoffLeonardo Boff

Terça, 28 de Outubro de 2014 08:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Hong Kong: os imperialistas apoiariam, se fosse movimento democrático?

Sara FloundersSara Flounders

Quarta, 22 de Outubro de 2014 01:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

EUA são o maior estado terrorista do planeta

Noam ChomskyNoam Chomsky

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:19 | Comenta aqui | Rate: 3.67

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
aguilhoar - 31/10/2014
Fundaçom Artábria - 31/10/2014
Fundaçom Artábria - 31/10/2014
A Gentalha do Pichel - 28/10/2014
Centro Social Gomes Gaioso - 28/10/2014
Mádia leva! - 28/10/2014
BioTerra - 31/10/2014
O CASTENDO - 31/10/2014
O CASTENDO - 31/10/2014
O CASTENDO - 31/10/2014
O CASTENDO - 30/10/2014
Militante do Campo - 29/10/2014
Blog do Dario - 28/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 27/10/2014
Blog do Dario - 26/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 13/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 08/10/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Brasil - Diário Liberdade - Dilma Rousseff é a vencedora no segundo turno das eleições...
27/10/2014, 03:40
25
Brasil - Sul 21 - [Carlos Latuff] Afinal, Dilma Rousseff garantiu mais um mandato, derrotando...
28/10/2014, 03:50
15
Cuba - Diário Liberdade - Nesta terça-feira (28), foi discutido pelo 23º ano consecutivo o fim...
28/10/2014, 21:59
05
Diário Liberdade - A crise capitalista mundial aumentou a pobreza infantil em mais da metade...
28/10/2014, 19:40
05
Galiza - Diário Liberdade - Histórica militante do feminismo galego, definia-se antes de mais...
27/10/2014, 23:12
05
Galiza - Diário Liberdade - Histórica militante do feminismo galego, definia-se antes de mais...
27/10/2014, 23:12
05
Milho maduroPartidos antissistémicos funcionais para o sistemaCarlos Morais - Publicado em...
26/10/2014, 11:12
05
Brasil - Diário Liberdade - Dilma Rousseff é a vencedora no segundo turno das eleições...
27/10/2014, 03:40
25
Cuba - Diário Liberdade - Nesta terça-feira (28), foi discutido pelo 23º ano consecutivo o fim...
28/10/2014, 21:59
04.8
Galiza - Diário Liberdade - As colegas do programa onde a própria Begonha Caamanho trabalhou...
28/10/2014, 22:33
05
Brasil - Diário Liberdade - Dilma Rousseff é a vencedora no segundo turno das eleições...
27/10/2014, 03:40
25
EspelhismosA vitória de Dilma e a crônica de uma quase tragédia eleitoral anunciadaAlexandre...
27/10/2014, 20:11
15
Brasil - Sul 21 - [Carlos Latuff] Afinal, Dilma Rousseff garantiu mais um mandato, derrotando...
28/10/2014, 03:50
15
Em colunaBrasil, Uruguai: um voto de importância continentalGuillermo Almeyra - Publicado em...
28/10/2014, 08:45
15
Brasil - Correio da Cidadania - Na ausência de diferenças substanciais, o debate do 2º turno...
28/10/2014, 12:19
15
first
  
last
 
 
start
stop
Desindustrialização e capitalismo

Laboral/Economia

Desindustrialização e capitalismo

Carta Maior - [Michael Roberts] O avanço tecnológico não fará a humanidade trabalhar menos. Será necessário um impulso revolucionário para mudar o relações sociais de maneira global.Semana passada discursei em um painel que debatia a des­industrialização e o socialismo. O painel foi or...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 12:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Laboral/Economia

Briga denuncia com números a extenuaçom da Galiza jovem e obreira

Briga denuncia com números a extenuaçom da Galiza jovem e obreira

Galiza - Briga - Num número sintético, dedicado a expor em cifras oficiais as imensas "virtudes" desta Galiza espa...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 14:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Pola nona vez, haverá marcha às cadeias contra a dispersom penitenciária

Pola nona vez, haverá marcha às cadeias contra a dispersom penitenciária

Galiza - QVpaC - Oito anos após a primeira ediçom deste protesto, desde a Associaçom de Familiares e Amizades d@s ...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 18:01 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Opiniom: Do que temos, o vindouro e o que nos fica (r)

Opiniom: Do que temos, o vindouro e o que nos fica (r)

Galiza - DL/IR - [Iago Rodya] É sinxelo comprabar como a estratexia da confrontocación directa cun “adversari...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 05:05 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Colômbia: As coisas não serão como sonha a oligarquia

Colômbia: As coisas não serão como sonha a oligarquia

Colômbia - Resistir - [Timoleón Jiménez] Configura-se no país, cada dia com maior força, um amplo movimento social...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 17:18 | Comenta aqui |

Migraçons

Festival Imigrarte traz para Lisboa intenso programa intercultural

Festival Imigrarte traz para Lisboa intenso programa intercultural

Portugal - Festival Imigrarte - Dois dias, 30 organizações, 250 artistas imigrantes de 23 países, mais de 40 espet...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 08:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Espanha tentará proibir pola segunda vez o processo democrático catalám

Espanha tentará proibir pola segunda vez o processo democrático catalám

Paísos Cataláns - Diário Liberdade - A ausência de ordens escritas da Generalitat coloca dúvidas sobre a base lega...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 15:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
"Principal traço do caráter? A alegria" Despedida à feminista e escritora Begonha Caamanho

Mulher e LGBT

"Principal traço do caráter? A alegria" Despedida à feminista e escritora Begonha Caamanho

Galiza - Diário Liberdade...

Segunda, 27 de Outubro de 2014 23:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

-  Trecho do documentário Zeitgeist Addendum. John Perkins, ex-agente da CIA e autor...

Reportagens

'Assassino Econômico', de John Perkins, legendado

Terça, 28 de Outubro de 2014 14:39 | Comenta aqui |

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

Ponte Areias: Jogando com a pobreza à procura do voto para 2015

Ponte Areias: Jogando com a pobreza à procura do voto para 2015

Galiza - NÓS-UP - O pleno do concelho de Ponte Areias vem de aprovar, com os votos de PP, PSOE e ACIP a Ordenança ...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 16:13 | Comenta aqui |

Resenhas

Centro Social Fuscalho apresenta programaçom para novembro na Guarda

Centro Social Fuscalho apresenta programaçom para novembro na Guarda

Galiza - Diário Liberdade - Palestras, atividades culturais e saídas à natureza dam corpo à proposta do coletivo d...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 14:33 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Projeto Rios apresenta 'Manual de custódia fluvial'

Projeto Rios apresenta 'Manual de custódia fluvial'

Galiza - Projeto Rios - O Proxecto Ríos é unha iniciativa de Educación e Voluntariado Ambiental promovida por ADEG...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 03:45 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O Centro Social "A Gentalha do Pichel" denuncia criminalizaçom mediática

O Centro Social "A Gentalha do Pichel" denuncia criminalizaçom mediática

Galiza - Ceivar - A continuaçom publicamos o comunicado íntegro emitido polo Centro Social "A Gentalha do Pichel" ...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 17:32 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

NÓS-UP mantém rejeiçom da “Lei de Segurança Cidadá” do PP

NÓS-UP mantém rejeiçom da “Lei de Segurança Cidadá” do PP

Galiza - NÓS-UP - O PP deu recentemente um novo passo no caminho de aprovar a nova "Lei de Segurança Cidadá" ao ap...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 17:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Futuro de Centro de Saúde de Marim, em suspenso pola “Operaçom Púnica”

Futuro de Centro de Saúde de Marim, em suspenso pola “Operaçom Púnica”

Galiza - CNM - O Colectivo Nacionalista de Marín quere manifestar a súa preocupación polo futuro do centro de saúd...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 06:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Corunha e Lugo também ganham festas do Samaim

Corunha e Lugo também ganham festas do Samaim

Galiza - Diário Liberdade - Cabaças e castanhas para a noite de defuntos.Ontem eram notícia a celebraçom do Samaim...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 06:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Sonex: CUT tenta apresentar alternativas aos cortes da direçom de PSA

Sonex: CUT tenta apresentar alternativas aos cortes da direçom de PSA

Galiza - CUT - A CUT non descansa en buscar medidas que poidan ofrecer alternativas reais os recortes salariais pr...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 05:20 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Chegam sançons policiais por ato de solidariedade com Pepita Seoane

Chegam sançons policiais por ato de solidariedade com Pepita Seoane

Galiza - CSPP - Un compañeiro recibiu unha notificación para informalo que se iniciaba un procedimiento sancionado...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 04:00 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

M. Vasques, médico: 'Existe umha aparência de igualdade do galego do ponto de vista político-legal'

M. Vasques, médico: 'Existe umha aparência de igualdade do galego do ponto de vista político-legal'

Galiza - PGL - «Eu conhecia a AGAL desde havia muitos anos, visitava o seu sítio web, lia publicaçons, etc. Enfim,...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 16:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

A corrupçom deve ser erradicada, como o sistema que a alimenta

A corrupçom deve ser erradicada, como o sistema que a alimenta

Galiza - NÓS-UP - A bateria de informaçom sobre a corrupçom generalizada das elites espanholas: económicas, financ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 11:48 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

SLG apoia campanha estatal para exigir país de origem na etiquetagem do mel

SLG apoia campanha estatal para exigir país de origem na etiquetagem do mel

Galiza - SLG - O Ministerio de Agricultura sostén un baleiro legal que permite vender mel de dubidosa calidade de ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 08:35 | Comenta aqui |

Resenhas

Alberte Pagán fecha ciclo de outubro do Cineclube Compostela

Alberte Pagán fecha ciclo de outubro do Cineclube Compostela

Galiza - Cineclube Compostela - O Cineclube de Compostela pecha o mes de outubro, este mércores 29, ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 03:40 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Umha pessoa de Valhadolide

Umha pessoa de Valhadolide

Galiza - Diário Liberdade - [Pedro Cortegoso Gago] Cando se debate sobre a lingua sempre aparece pola porta unha p...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 03:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Celebraçons do outono chegam a Ponte Vedra, Compostela e Vigo

Celebraçons do outono chegam a Ponte Vedra, Compostela e Vigo

Galiza - Diário Liberdade - Organizaçons sociais celebrarám Magusto e Samaim. Destaca participaçom com programaçom...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 01:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

A mocidade galega condenada à emigraçom

A mocidade galega condenada à emigraçom

Galiza - Isca! - Galiza ten 135.000 persoas menos de entre 16 e 35 anos a día de hoxe que en 2007. Só no período 2...

Terça, 28 de Outubro de 2014 23:00 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

[Áudio] Diário Cultural da Rádio Galega dedica monográfico a Begonha Caamanho, escritora e feminista

[Áudio] Diário Cultural da Rádio Galega dedica monográfico a Begonha Caamanho, escritora e feminista

Galiza - Diário Liberdade - As colegas do programa onde a própria Begonha Caamanho trabalhou até há três anos dedi...

Terça, 28 de Outubro de 2014 22:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

AGIR sobre a visita de Feijó à USC

AGIR sobre a visita de Feijó à USC

Galiza - Diário Liberdade - O passado dia 23 de outubro, o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, ac...

Terça, 28 de Outubro de 2014 01:28 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Batalha de ideias

A reforma política é hoje uma saída real?

A reforma política é hoje uma saída real?

Brasil - Carta Capital - [Gilberto Maringoni] As propostas recentes para um novo processo de representação institu...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 12:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Quase 60% dos trabalhadores do campo brasileiro não tem carteira assinada

Quase 60% dos trabalhadores do campo brasileiro não tem carteira assinada

Brasil - FETAEMG - [Verônica Tozzi] Dados apontam perfil do assalariado e assalariada rural no Brasil.Ao longo dos...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 11:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Sem internet, direita teria vencido eleição no Brasil

Sem internet, direita teria vencido eleição no Brasil

Brasil - RBA - [Renato Brandão] Golpe midiático: "Sem internet, Aécio Neves (direita) teria vencido eleição",...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 09:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Comissão Pastoral da Terra lança carta aberta à presidenta Dilma Rousseff

Comissão Pastoral da Terra lança carta aberta à presidenta Dilma Rousseff

Brasil - Brasil de Fato - No documento, a Comissão Pastoral da Terra pede que o novo mandato esteja voltado aos me...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 08:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

“Justiceiros” defendidos pela jornalista Sheherazade são presos por tráfico de drogas

“Justiceiros” defendidos pela jornalista Sheherazade são presos por tráfico de drogas

Brasil - Brasil de Fato - Operação da Polícia Civil prendeu oito jovens na manhã de ontem (30); entre os presos, e...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 08:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Um diálogo sobre a política externa brasileira

Um diálogo sobre a política externa brasileira

Brasil - PCB - [Ivan Pinheiro] Senti necessidade de escrever essas modestas linhas, diante da surpreendente reperc...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:22 | Comenta aqui | Rate: 3.33

Institucional

Posição do MAS sobre o Tratado Transatlântico (TTIP)

Posição do MAS sobre o Tratado Transatlântico (TTIP)

Portugal - MAS - Sendo o MAS um partido fundamentalmente anti-capitalista e dedicado às causas da solidariedade in...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Curso 'Cinemalogia: da ideia ao filme' já tem programa

Curso 'Cinemalogia: da ideia ao filme' já tem programa

Portugal - xx caminhos - Já é conhecido o plano formativo da 4ª edição do Curso Cinemalogia.Foto: David Bonneville...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 06:50 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

TTIP: Governo português quer pôr multinacionais acima da lei

TTIP: Governo português quer pôr multinacionais acima da lei

Portugal - Esquerda - O Financial Times divulgou uma carta de 14 governantes, incluindo o secretário de Estado Bru...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 23:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Polícia Militar invade ocupação do MTST em Carapicuíba, na Grande São Paulo

Polícia Militar invade ocupação do MTST em Carapicuíba, na Grande São Paulo

Brasil - Diário Liberdade - [Iris Toloni] Hoje (29) à tarde, a Polícia Militar do estado de São Paulo prendeu...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 21:01 | 1 comentário | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Deputados têm medo de participação social por se acharem donos do poder

Deputados têm medo de participação social por se acharem donos do poder

Brasil - blog do Sakamoto - [Leonardo Sakamoto] Você empresta a sua caneta para outra pessoa sob a condição de que...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 11:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Reforma política: Dilma admite referendo, mas não descarta plebiscito

Reforma política: Dilma admite referendo, mas não descarta plebiscito

Brasil - Fórum - Em entrevista ao SBT Brasil, na noite de terça-feira, presidenta falou sobre as formas de consult...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 10:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Sem Terra: 30 anos de história, 30 anos de rostos

Sem Terra: 30 anos de história, 30 anos de rostos

Brasil - MST - [Maura Silva] O fotógrafo italiano Giulio Di Meo, usa as imagens como meio de expressão social...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 11:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

As famílias portuguesas estão mais pobres

As famílias portuguesas estão mais pobres

Portugal - CGTP - O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se, em Portugal, num preocupante quad...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 11:50 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Greve geral na cadeia portuguesa de Vale de Judeus

Greve geral na cadeia portuguesa de Vale de Judeus

Portugal - SOS Prisões - Desde as 9h00 da manhã, os presos de Vale de Judeus entraram em greve geral ao trabalho, ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 04:00 | Comenta aqui |

Reportagens

“O grande desafio é seguir lutando por reformas estruturantes”, diz dirigente do MST

“O grande desafio é seguir lutando por reformas estruturantes”, diz dirigente do MST

Brasil - MST - [Iris Pacheco] Em entrevista à Página do MST, Alexandre Conceição, da coordenação nacional do ...

Terça, 28 de Outubro de 2014 16:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Durão Barroso sai de Bruxelas com pensão milionária

Durão Barroso sai de Bruxelas com pensão milionária

União Europeia - Esquerda - O ainda Presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro vai receber mais de 367...

Terça, 28 de Outubro de 2014 12:59 | 1 comentário |

Laboral/Economia

1 em cada 4 crianças no RSI perderam-no no ano passado

1 em cada 4 crianças no RSI perderam-no no ano passado

Portugal - ACP-PI - É a manchete do Público: 35 mil crianças perderam no último ano o direito ao Rendimento Social...

Terça, 28 de Outubro de 2014 12:44 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Mulher e LGBT

O que aconteceu com Renée Zellweger?

O que aconteceu com Renée Zellweger?

Biscate Social Clube - Texto do coletivo Biscate Social Club com a leitura querida – que agradecemos - de Patrícia Guedes e Liliane Gusmão.&...

Sábado, 01 de Novembro de 2014 01:29 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Rússia limitará participação estrangeira em empresas de comunicação

Rússia limitará participação estrangeira em empresas de comunicação

Rússia - Causa Operária - Até 2016, empresas de comunicação na Rússia poderão ter no máximo 20% de participação es...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 21:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Afinal, o que é bolivarianismo?

Afinal, o que é bolivarianismo?

América Latina - Síntese Cubana - [Jones Makaveli] Historicamente falando, toda vez que a classe dominante da Amér...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 14:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

No poder desde 1987, presidente de Burkina Fasso renuncia em meio a onda de protestos

No poder desde 1987, presidente de Burkina Fasso renuncia em meio a onda de protestos

Burquina Faso - Opera Mundi - Em comunicado na TV, Blaise Compaoré cedeu a exigências de manifestantes que tomaram...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 16:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

'Capitalismo criou ser humano adequado ao consumo', diz filósofa sobre burguesia

'Capitalismo criou ser humano adequado ao consumo', diz filósofa sobre burguesia

Opera Mundi - [Dodô Calixto e Rodolfo Machado] Ester Vaisman, organizadora de 'Lukács: Estética e Ontologia', diz que manipulação do capital atra...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 13:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Ebola está devastando economia de Serra Leoa

Ebola está devastando economia de Serra Leoa

Serra Leoa - Diário Liberdade - O ebola está devastando a economia de Serra Leoa. Várias linhas aéreas cancelaram ...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 12:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Ajuda humanitária russa chega a Donetsk e Lugansk

Ajuda humanitária russa chega a Donetsk e Lugansk

Ucrânia - Voz da Rússia - Uma parte do comboio humanitário russo chegou a Donetsk e a Lugansk. O correspondente d...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 08:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Ataques de drones dos EUA ilegais e desnecessários, reflete Paquistão

Ataques de drones dos EUA ilegais e desnecessários, reflete Paquistão

Paquistão - Prensa Latina - As incursões dos aviões teledirigidos estadunidenses sobre as regiões tribais paquista...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 10:14 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

"Israel está doente": Cerco a Al-Aqsa, racismo e crimes de guerra

"Israel está doente": Cerco a Al-Aqsa, racismo e crimes de guerra

Israel - Vermelho - [Moara Crivelente] O presidente de Israel Reuven Rivlin tem se destacado por pedir "tolerância...

Sexta, 31 de Outubro de 2014 10:09 | Comenta aqui |

Institucional

Manifestantes incendeiam Parlamento de Burkina Faso para impedir reeleição presidencial

Manifestantes incendeiam Parlamento de Burkina Faso para impedir reeleição presidencial

Burquina Faso - Opera Mundi - Cidadãos querem evitar votação da emenda constitucional que permitirá ao presidente ...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:40 | Comenta aqui |

Institucional

Islamitas são derrotados na eleição para o parlamento da Tunísia

Islamitas são derrotados na eleição para o parlamento da Tunísia

Tunísia - A Verdade - O país que deu início à Primavera Árabe realizou neste domingo suas eleições parlamentares.&...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:25 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Campanha internacional pede a liberdade do palestino Ahmad Sa'adat, dirigente da FPLP

Campanha internacional pede a liberdade do palestino Ahmad Sa'adat, dirigente da FPLP

Palestina - MST - Entre os dias 17 e 30 de outubro, em todo o mundo estão sendo feitas ações de apoio pedindo a li...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Falta de cooperação dos EUA com Assad dificulta luta contra EI

Falta de cooperação dos EUA com Assad dificulta luta contra EI

Síria - Vermelho - A renúncia dos EUA à cooperação com o governo da Síria, com o presidente Bashar Assad, é um dos...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:07 | Comenta aqui |

Saúde

Jovens africanos agradecem apoio de Cuba contra o ebola

Jovens africanos agradecem apoio de Cuba contra o ebola

Cuba - Prensa Latina - Estudantes de Serra Leoa da Universidade Médica de Ciego de Ávila agradeceram hoje a solida...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 12:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Cinco meses de cadeia para quatro «pescadores barbudos»

Cinco meses de cadeia para quatro «pescadores barbudos»

Euskal Herria - ASEH - Um tribunal de Pamplona condenou, por desordem pública, os quatro «pescadores barbudos» que...

Quinta, 30 de Outubro de 2014 09:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Farc-EP denuncia responsabilidade dos EUA em conflito colombiano

Farc-EP denuncia responsabilidade dos EUA em conflito colombiano

Colômbia - Prensa Latina - As Farc-EP sublinharam na quarta-feira (29) em Havana, Cuba, a responsabilidade central...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 22:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Governo cambojano faz pesquisa sobre violência contra menores

Governo cambojano faz pesquisa sobre violência contra menores

Camboja - Vermelho - Mais da metade das crianças no Camboja sofrem algum tipo de violência de acordo com um estudo...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 22:49 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Mineradora realiza campanha para retomar atividades contra a vontade de comunidades peruanas

Mineradora realiza campanha para retomar atividades contra a vontade de comunidades peruanas

Peru - ADITAL - A comunidade camponesa de Segunda e Cajas, em Huancabamba (Departamento de Piura), no noroeste do ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 13:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O adeus às armas?

O adeus às armas?

União Europeia - Le Monde Diplomatique - [Pierre Poggioli] Em 24 de junho, a Frente de Libertação Nacional da Córs...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 15:04 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Os trabalhadores da Bizkaibus iniciaram uma greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores da Bizkaibus iniciaram uma greve por tempo indeterminado

Euskal Herria - ASEH - A greve por tempo indeterminado, convocada pelos sindicatos LAB, ELA, USO, CCOO e UGT, abra...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 14:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Frente Ampla conquista maioria no Uruguai e dificulta mudanças em leis de aborto e maconha

Frente Ampla conquista maioria no Uruguai e dificulta mudanças em leis de aborto e maconha

Uruguai - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Questões como a legalização do aborto e regulação da maconha são c...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 12:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Quem cozinhou a sopa em Hong Kong?

Quem cozinhou a sopa em Hong Kong?

China - Resistir - [M K Bhadrakumar] A sensacional reportagem da BBC revelando que os protestos em ...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 12:11 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Colômbia: A mulher guerrilheira é livre e libertária

Colômbia: A mulher guerrilheira é livre e libertária

Colômbia - PCB - Escrito por María Angélica Arias Castro, Guerrilheira do Bloco Martín Caballero das FARC-EP.Dirig...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 00:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Síria agradece apoio da Venezuela frente à crise

Síria agradece apoio da Venezuela frente à crise

Síria - Prensa Latina - O Secretário Nacional Adjunto do governe Partido Baaz Árabe Socialista, Hilal al Hilal, ag...

Quarta, 29 de Outubro de 2014 00:02 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Contra EUA e Israel, 188 países votam pelo fim do criminoso bloqueio a Cuba

Contra EUA e Israel, 188 países votam pelo fim do criminoso bloqueio a Cuba

Cuba - Diário Liberdade - Nesta terça-feira (28), foi discutido pelo 23º ano consecutivo o fim do bloqueio econômi...

Terça, 28 de Outubro de 2014 21:59 | Comenta aqui | Rate: 4.80

Laboral/Economia

Mais de 76 milhões de crianças vivem na pobreza em países ricos

Mais de 76 milhões de crianças vivem na pobreza em países ricos

Diário Liberdade - A crise capitalista mundial aumentou a pobreza infantil em mais da metade dos países desenvolvidos, especialmente na Islândia, Gréc...

Terça, 28 de Outubro de 2014 19:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Vietnã e China reforçam associação estratégica

Vietnã e China reforçam associação estratégica

Vietname - Vermelho - O Vietnã e a China acordaram, nesta segunda-feira (27), reforçar o Programa de Ação para a a...

Terça, 28 de Outubro de 2014 12:47 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O “pivô asiático” norte-americano contra a “rota da seda” chinesa

O “pivô asiático” norte-americano contra a “rota da seda” chinesa

Le Monde Diplomatique - [Martine Bulard] Parceria Transpacífica quer não apenas, como já é clássico, erradicar os direitos aduaneiros que ainda r...

Terça, 28 de Outubro de 2014 09:42 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Um tribunal francês decide quinta-feira a libertação de Ibon Fernández Iradi

Um tribunal francês decide quinta-feira a libertação de Ibon Fernández Iradi

Euskal Herria - ASEH - Dezenas de pessoas concentraram-se, sábado ao meio-dia, frente ao centro de saúde de Lasart...

Terça, 28 de Outubro de 2014 09:34 | Comenta aqui |

Reportagens

Fortalecendo secularismo de nova Constituição, partido laico vence eleição legislativa na Tunísia

Fortalecendo secularismo de nova Constituição, partido laico vence eleição legislativa na Tunísia

Tunísia - Opera Mundi - Eleição de presidente em novembro será última etapa da consolidação da segunda República T...

Terça, 28 de Outubro de 2014 04:50 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Washington traça novas linhas divisórias para manter domínio mundial

Washington traça novas linhas divisórias para manter domínio mundial

Estados Unidos - A Voz da Rússia - [Tatiana Tabunova] As tentativas dos EUA de formar coalizões "contra" e nã...

Terça, 28 de Outubro de 2014 00:55 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Apontamentos para uma crítica ao “Capital no Século XXI”, de Thomas Piketty

Apontamentos para uma crítica ao “Capital no Século XXI”, de Thomas Piketty

Blog Convergência - [Patrick Galba de Paula] O estudo de Thomas Piketty sobre a evolução da desigualdade patrimonial (pois se refere à desigualda...

Terça, 28 de Outubro de 2014 00:47 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Organizações lutam por aumento da idade de responsabilidade criminal na Inglaterra

Organizações lutam por aumento da idade de responsabilidade criminal na Inglaterra

Inglaterra - Opera Mundi - [Rachel Costa] Crianças podem ser julgadas e presas a partir dos dez anos de idade, adq...

Segunda, 27 de Outubro de 2014 16:14 | Comenta aqui |

Resenhas

Estratégia do Pentágono contra o EI afunda

Estratégia do Pentágono contra o EI afunda

Estados Unidos - Prensa latina - A ofensiva do Estado Islâmico (EI) contra a cidade síria de Ain al Arab (Kobane p...

Segunda, 27 de Outubro de 2014 16:05 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Mulheres sauditas voltam a conduzir em protesto contra lei que as proíbe

Mulheres sauditas voltam a conduzir em protesto contra lei que as proíbe

Arábia Saudita - Esquerda - Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres estão proibidas de conduzir. S...

Segunda, 27 de Outubro de 2014 15:58 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Nos Estados Unidos, o retorno discreto da discriminação eleitoral

Nos Estados Unidos, o retorno discreto da discriminação eleitoral

Estados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Brentin Mock] As eleições de meio mandato de 4 de novembro serão decidid...

Segunda, 27 de Outubro de 2014 14:03 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.