O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Muros...
Muros...

Carlos Latuff

Muros...

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

O que você faria?

A Hidra Ilógica, bicho de 7 cabeças

Alexandre Araújo CostaAlexandre Araújo Costa

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A Velha Toupeira

A Revolución como "aposta melancólica"

Roberto LaxeRoberto Laxe

Quarta, 26 de Novembro de 2014 23:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Jessé Souza e a necessária sociologia das subjetividades

Sergio DominguesSergio Domingues

Segunda, 24 de Novembro de 2014 22:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

No caminho

Participação de toda a sociedade pelo desenvolvimento democrático

Zillah BrancoZillah Branco

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

As FARC-EP mantêm iniciativa em processo para a paz na Colômbia

Narciso Isa CondeNarciso Isa Conde

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A queda do Muro de Berlim, vinte e cinco anos depois

Valério ArcaryValério Arcary

Sexta, 21 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Economia Social e Humana

A relação consumo e meio ambiente

Marcus Eduardo de OliveiraMarcus Eduardo de Oliveira

Quinta, 20 de Novembro de 2014 09:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

Economia de base colonial: o modelo de exploração mineral no Brasil

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Segunda, 17 de Novembro de 2014 00:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A república do verbo

Mais sobre a “Operación Zeta”: mentiras e manobras de despiste

Ramiro VidalRamiro Vidal

Sexta, 14 de Novembro de 2014 09:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Enquanto há força

Leandro Konder, marxismo sem dogmas para galegos e galegas

Maurício CastroMaurício Castro

Quinta, 13 de Novembro de 2014 15:37 | 2 comentários | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

México: Peña Nieto encurralado

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Terça, 25 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Guerra total na Ucrânia: "Ofensiva final" da NATO

James PetrasJames Petras

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A Executiva Nacional do PT e a ausência da consciência ecológica

Leonardo BoffLeonardo Boff

Sábado, 22 de Novembro de 2014 12:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Conversações de Paz em Havana e assassinatos na Colômbia: A estratégia dual do regime Santos

James PetrasJames Petras

Quinta, 20 de Novembro de 2014 09:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Centro Social Gomes Gaioso - 27/11/2014
A Gentalha do Pichel - 26/11/2014
A Gentalha do Pichel - 26/11/2014
Mádia leva! - 25/11/2014
A Gentalha do Pichel - 23/11/2014
Mádia leva! - 19/11/2014
BioTerra - 27/11/2014
O CASTENDO - 27/11/2014
O CASTENDO - 27/11/2014
O CASTENDO - 27/11/2014
O CASTENDO - 26/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 26/11/2014
Blog do Dario - 25/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 24/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 20/11/2014
Militante do Campo - 19/11/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 19/11/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Carta Maior - [Rita Almeida] Segundo matéria recente publicada no Globo, o capitalismo deu...
24/11/2014, 00:50
15
Estado espanhol - Diário Liberdade - Nos últimos dias, diferentes meios informárom no Estado...
22/11/2014, 14:10
05
Portugal - Diário Liberdade - O advogado de Sócrates confirmou a entrada em prisão preventiva...
25/11/2014, 00:00
15
Cuba - La Jornada - [Rosa Miriam Elizalde, Tradução do Diário Liberdade] José Luis Rodríguez,...
24/11/2014, 02:30
05
Galiza - Diário Liberdade - [C.C.] Quando falamos de violência contra as mulheres falamos nom...
25/11/2014, 08:40
05
Portugal - Diário Liberdade - O advogado de Sócrates confirmou a entrada em prisão preventiva...
25/11/2014, 00:00
15
Estado espanhol - Diário Liberdade - Nos últimos dias, diferentes meios informárom no Estado...
22/11/2014, 14:10
05
Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Sob o título "Depois do 9-N: Tempo de decidir, tempo de...
26/11/2014, 09:20
25
Brasil - Brasil de Fato - [Simone Freire] Para o economista e presidente da Fundação Perseu...
26/11/2014, 13:38
05
Curdistám - Pikara - [Nora Miralles, traduçom do Diário Liberdade] A luita das mulheres curdas...
26/11/2014, 21:15
05
Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Sob o título "Depois do 9-N: Tempo de decidir, tempo de...
26/11/2014, 09:20
25
Portugal - Diário Liberdade - O advogado de Sócrates confirmou a entrada em prisão preventiva...
25/11/2014, 00:00
15
Alemanha - Esquerda Marxista - [Andreas Maia] Em 9 de novembro de 1989 o que parecia...
23/11/2014, 15:37
10
Carta Maior - [Rita Almeida] Segundo matéria recente publicada no Globo, o capitalismo deu...
24/11/2014, 00:50
15
Brasil - EM - [Riobaldo Tartarana] Depois de um suspense, a presidente Dilma convidou um...
24/11/2014, 14:35
15
first
  
last
 
 
start
stop
Compostela, 6 de dezembro: Autoconvocatória popular pola independência da Galiza

Direitos nacionais e imperialismo

Compostela, 6 de dezembro: Autoconvocatória popular pola independência da Galiza

Galiza - Diário Liberdade - Galegas e galegos em pé pela Independência auto-convocam-se num ato de leitura pública do "Manifesto "Galiza pela Independência" o dia 6 de dezembro, perante o Parlamento às 12:30 horas.Mais de 200 pessoas assinárom nas primeiras horas ...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Repressom e direitos humanos

O capital contra o povo: despejo violento enfrenta resistência popular na Corunha

O capital contra o povo: despejo violento enfrenta resistência popular na Corunha

Galiza - Diário Liberdade - Umha grande presença policial, com destaque para os fardados às ordens do presidente d...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 12:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Denunciam detençom de Suso Cela na Corunha

Denunciam detençom de Suso Cela na Corunha

Galiza - Diário Liberdade - O Comité corunhês de solidariedade com os Presos e Presas Políticas denunciou a detenç...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 20:53 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Centenas de mulheres manifestam-se em Vigo contra a violência de género

Centenas de mulheres manifestam-se em Vigo contra a violência de género

Galiza - Diário Liberdade - Com o apoio de numerosos coletivos feministas e de partidos e sindicatos de esquerda, ...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 00:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Texto de Timoleón Jiménez, dirigente das FARC: Sejamos sérios, Santos

Texto de Timoleón Jiménez, dirigente das FARC: Sejamos sérios, Santos

Colômbia - PCB - [Timoleón Jiménez]O Presidente emprega de mil maneiras a bandeira da solução civilizada ao c...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Reportagens

Dois anos da tragédia de Santa Maria: Espuma de poliuretano e shows pirotécnicos

Dois anos da tragédia de Santa Maria: Espuma de poliuretano e shows pirotécnicos

Brasil - Diário Liberdade - [Edu Montesanti] A espuma de poliuretano contida na boate Kiss como isolamen...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 09:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Violência contra a mulher: culpabilização das vítimas e tolerância social no Brasil

Violência contra a mulher: culpabilização das vítimas e tolerância social no Brasil

Brasil - Diário Liberdade - [Hélio Rodrigues] Pouco após o destaque do dia de combate à violência contra a mulher,...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 01:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Catalunha: Artur Mas propõe plano para declarar independência em 18 meses

Direitos nacionais e imperialismo

Catalunha: Artur Mas propõe plano para declarar independência em 18 meses

Paísos Cataláns - Diário...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 09:20 | 2 comentários | Rate: 5.00

-  Fincada bem no centro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande...

Consumo e meio natural

"Utopia e luta" como exemplo para a luta pela moradia no Brasil

Terça, 25 de Novembro de 2014 09:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Resenhas

Homenagem nacional em Ponte Vedra ao galego-cubano Pedro Trigo

Homenagem nacional em Ponte Vedra ao galego-cubano Pedro Trigo

Galiza - Mar de Lumes - Este 28 de novembro, sexta feira, celebraremos en Pontevedra un acto de homenaxe ao combat...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Adega reclama posicionamentos aos grupos parlamentares autonómicos

Adega reclama posicionamentos aos grupos parlamentares autonómicos

Galiza - Adega - Representantes de ADEGA entrevistáronse o pasado luns cos diferentes grupos políticos do Parlamen...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 11:42 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Cineuropa projetará o documentário ‘Angrois no esquecimento’

Cineuropa projetará o documentário ‘Angrois no esquecimento’

Galiza - MCG - [Montse Dopico] Cineuropa vén de engadir á súa programación a proxección do documental 'Angroi...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 11:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Siareir@s do Celta de Vigo chamam à solidariedade com o Donbass

Siareir@s do Celta de Vigo chamam à solidariedade com o Donbass

Galiza - Diário Liberdade - O próximo sábado dia 29 dará começo a campanha de recolhida de roupa e medicamentos, q...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

'Sexualidade feminina, além dos tabus', palestra em Pontedeume

'Sexualidade feminina, além dos tabus', palestra em Pontedeume

Galiza - Coletivo Terra - O próximo venres 28 de novembro ás 19:30, teremos no local a palestra_coloquio . "A sexu...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 20:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Mesa redonda em Vigo: “Coia, relato de um desmantelamento: da paróquia ao polígono”

Mesa redonda em Vigo: “Coia, relato de um desmantelamento: da paróquia ao polígono”

Galiza - Roteiro por Coia - Venres 28 de novembro | hora: 19h00 | lugar: A.VV. O Torreiro de Coia (r/ Salvaterra 1...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 15:19 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Prosseguem mobilizaçons das trabalhadoras de Cleanet, a ponto de completarem um mês em greve

Prosseguem mobilizaçons das trabalhadoras de Cleanet, a ponto de completarem um mês em greve

Galiza - CIG - A empresa, unha vez máis, sáltase os acordos acadados con Defensa para o pago dos salarios.A piques...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 15:03 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Contra a lei mordaça

Contra a lei mordaça

Galiza - ECOAR))) - Hoxe, 25 de novembro, e amparada polo silencio cómplice de boa parte dos medios de comunicació...

Terça, 25 de Novembro de 2014 22:04 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Preso independentista Raúl Agulheiro deslocado à prisom de Mansilla de las Mulas

Preso independentista Raúl Agulheiro deslocado à prisom de Mansilla de las Mulas

Galiza - Ceivar - O preso independentista galego, Raúl Agulheiro, chegou no dia de ontem ao centro penitenciário d...

Terça, 25 de Novembro de 2014 19:53 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Juventude e 25N: Contra a sua violência, auto-organizaçom e resistência!

Juventude e 25N: Contra a sua violência, auto-organizaçom e resistência!

Galiza - Briga - O sistema patriarco-burguês tem múltiplas ferramentas ao seu dispor para isolar-nos e criar indiv...

Terça, 25 de Novembro de 2014 16:16 | Comenta aqui |

Cultura/Música

10.000 pessoas, marca histórica na estreia do filme galego A Esmorga

10.000 pessoas, marca histórica na estreia do filme galego A Esmorga

Galiza - Sermos Galiza - O primeiro fim de semana nos cinemas era determinante para a continuidade de A Esmor...

Terça, 25 de Novembro de 2014 13:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

SLG e Via Campesina no Dia Internacional contra a violência exercida sobre as Mulheres

SLG e Via Campesina no Dia Internacional contra a violência exercida sobre as Mulheres

Galiza - SLG - Comunicado do SLG e Vía Campesina no Día Internacional contra a Violencia exercida sobre as Mullere...

Terça, 25 de Novembro de 2014 09:47 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Decorreu em Vigo solicitude coletiva - denúncia do 'ticket elétrico'

Decorreu em Vigo solicitude coletiva - denúncia do 'ticket elétrico'

Galiza - XS/DL - Preto de medio centenar de persoas se xuntaron na mañá de día 24/11 na Xunta por mor do ticket el...

Terça, 25 de Novembro de 2014 09:41 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Cámara Municipal da Corunha despejará e derrubará casa de afetadas por parque Ofimático nesta semana

Cámara Municipal da Corunha despejará e derrubará casa de afetadas por parque Ofimático nesta semana

Galiza - SDCorunha - Dende Stop Desafiuzamentos Coruña informan do inminente desaloxo e derrubo da casa de Isabel ...

Terça, 25 de Novembro de 2014 09:32 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Anistia Internacional lança recomendaçons contra a violência machista neste 25N

Anistia Internacional lança recomendaçons contra a violência machista neste 25N

Galiza - Amnistía Internacional - En todo o mundo as persoas son coaccionadas, castigadas e discriminadas á hora d...

Terça, 25 de Novembro de 2014 05:35 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Reforma constitucional ou processo independentista?

Reforma constitucional ou processo independentista?

Galiza - Sermos Galiza - [Joám Peres] A reforma constitucional já aparece como certeza a curto ou meio prazo. ...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 23:06 | Comenta aqui | Rate: 4.00

Mulher e LGBT

Terrorismo machista na Galiza: umha visom aumentada

Terrorismo machista na Galiza: umha visom aumentada

Galiza - Diário Liberdade - [C.C.] Quando falamos de violência contra as mulheres falamos nom só de violência físi...

Terça, 25 de Novembro de 2014 08:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

25N: Nos campus e nos liceus, nem uniformados nem machistas: Autodefesa feminista!

25N: Nos campus e nos liceus, nem uniformados nem machistas: Autodefesa feminista!

Galiza - Agir - Desde crianças, o Patriarcado e as relaçons sociais do capitalismo fomentam atitudes que fam que a...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 16:15 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

Kátia Abreu é acusada de usar a CNA para arrecadar recursos para campanha

Kátia Abreu é acusada de usar a CNA para arrecadar recursos para campanha

Brasil - MST - Depois de rachar o Agronegócio, desagradar o PMDB e revoltar movimentos sociais, a indicação da sen...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:08 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Balanço inicial da II Conferência Nacional de Educação – 2ª parte

Balanço inicial da II Conferência Nacional de Educação – 2ª parte

Brasil - Escola Pública - [Luiz Araújo] Ontem publiquei a primeira parte de minha avaliação inicial [1] sobre...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 17:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Um governo com os capitalistas

Um governo com os capitalistas

Brasil - PSOL - [Fernando Silva] Se alguém tivesse entrado em coma logo após os resultados do 1º turno das eleiçõe...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 16:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Campanha Salarial 2015: O que os trabalhadores podem esperar

Campanha Salarial 2015: O que os trabalhadores podem esperar

Brasil - ACD - [Maria Lucia Fattorelli (i)] Acumulando perdas salariais crescentes e supressão de direitos, trabal...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 15:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Orçamento para 2015 é fiel ao guião da troika

Orçamento para 2015 é fiel ao guião da troika

Portugal - Esquerda - Documento foi aprovado na terça (25) em votação final global pela maioria PSD/CDS, com os vo...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Institucional

"Não há conjuntura que justifique a porta-voz do latifúndio na Agricultura"

"Não há conjuntura que justifique a porta-voz do latifúndio na Agricultura"

Brasil - MST - [Valmir Assunção] Um Governo, eleito pelas forças populares, por quem acredita em mudanças, nã...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Balanço inicial da II Conferência Nacional de Educação

Balanço inicial da II Conferência Nacional de Educação

Brasil - Escola Pública - [Luiz Araújo] Quais seriam os critérios mais adequados para avaliar os resultados da II ...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Comunicação dos trabalhadores depende da união de forças da esquerda, defende jornalista

Comunicação dos trabalhadores depende da união de forças da esquerda, defende jornalista

Brasil - NPC - [Camila Araújo] O jornalista Beto Almeida é um dos diretores da TeleSur – uma emissora de TV de ini...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 16:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Futebol para valorizar ações sociais, paz e integração na periferia

Futebol para valorizar ações sociais, paz e integração na periferia

Brasil - Ponte - [Renata Asp e Sólon Almeida] Festival DoLadodeCá reforça a importância do futebol de várzea como ...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 15:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

‘Petro-roubalheiras são face de operação do capitalismo sem perspectiva transformadora’

‘Petro-roubalheiras são face de operação do capitalismo sem perspectiva transformadora’

Brasil - Correio da Cidadania - [Valéria Nader e Gabriel Brito] Aumento da taxa de juros e reajuste de tarifas púb...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 14:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

As diversas ondas do feminismo acadêmico

As diversas ondas do feminismo acadêmico

Brasil - Escritório Feminista - [Djamila Ribeiro] De uma forma geral, pode-se dizer que o objetivo do feminismo é ...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 14:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Marcha Nacional culmina em grande manifestação junto à Assembleia da República

Marcha Nacional culmina em grande manifestação junto à Assembleia da República

Portugal - CGTP - A Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana organizada pela CGTP-IN pôs termo, est...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 15:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

“Nós somos um país em que a desigualdade é nossa marca”

“Nós somos um país em que a desigualdade é nossa marca”

Brasil - Brasil de Fato - [Simone Freire] Para o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochman...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 13:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Não há vida digna para as mulheres com violência e sem direitos

Não há vida digna para as mulheres com violência e sem direitos

Brasil - LSR - [Flávia Ribeiro] 25 de novembro, Dia Internacional Contra a Violência à MulherVivemos em uma s...

Terça, 25 de Novembro de 2014 22:07 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Consumo e meio natural

Onde antes só haviam milhos transgênicos foram plantadas sementes agroecológicas [vídeo]

Onde antes só haviam milhos transgênicos foram plantadas sementes agroecológicas [vídeo]

Brasil - Ninja - Fazenda é ocupada por camponeses contra Kátia Abreu e transgênicos.Foto: Jovens camponeses e urba...

Terça, 25 de Novembro de 2014 16:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Corrupção: tem algo de podre na República

Corrupção: tem algo de podre na República

Brasil - Esquerda Marxista - [Andreas Maia] O título desta matéria faz alusão à famosa frase dita pelo príncipe Ha...

Terça, 25 de Novembro de 2014 16:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Crime de Regime

Crime de Regime

Portugal - ACP-PI - A detenção de José Sócrates na sexta-feira dá-nos cada vez mais o sinal de que o país e o regi...

Terça, 25 de Novembro de 2014 16:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Prisão preventiva para o ex-primeiro-ministro José Sócrates por corrupção

Prisão preventiva para o ex-primeiro-ministro José Sócrates por corrupção

Portugal - Diário Liberdade - O advogado de Sócrates confirmou a entrada em prisão preventiva do ex-primeiro-minis...

Terça, 25 de Novembro de 2014 00:00 | 1 comentário | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

Atos em França denunciam morte de Rémi Fraisse: “Não esquecemos, não perdoamos”

Atos em França denunciam morte de Rémi Fraisse: “Não esquecemos, não perdoamos”

França - ANA - Vinte cidades francesas realizaram neste sábado, 22 de novembro, atos contra a violência policial e...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:02 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Alemanha pressiona por mais austeridade na zona do euro

Alemanha pressiona por mais austeridade na zona do euro

União Europeia - PCO - Governo alemão comemora o déficit zero no orçamento de 2015, ao mesmo tempo em que a econom...

Sexta, 28 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Greve geral paralisa a Grécia

Greve geral paralisa a Grécia

Grécia - Esquerda - A greve geral é contra as políticas de austeridade do governo de Antonis Samaras e as mais rec...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 21:12 | Comenta aqui |

Reportagens

Mais de 400 pessoas são presas após três dias de protestos em 170 cidades nos EUA

Mais de 400 pessoas são presas após três dias de protestos em 170 cidades nos EUA

Estados Unidos - Opera Mundi - Após três noites de manifestações nos Estados Unidos, mais de 400 pessoas foram pre...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 16:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Se os corpos encontrados em valas não são dos 43 estudantes desaparecidos, de quem são?

Se os corpos encontrados em valas não são dos 43 estudantes desaparecidos, de quem são?

México - ADITAL - [Marcela Belchior] O drama do desaparecimento dos 43 estudantes normalistas em Ayotzinapa trouxe...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 15:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Tratados de Comércio Livre (TTIP e TPP): quem tira proveito da ira popular

Tratados de Comércio Livre (TTIP e TPP): quem tira proveito da ira popular

O Diário - [Walden Bello] EUA negoceiam actualmente –em segredo- com a UE e com 11 países asiáticos dois tratados de “comércio livre”. O conteúdo nega...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 11:53 | Comenta aqui |

Institucional

Venezuela: Entre Revoluções e leis habilitantes

Venezuela: Entre Revoluções e leis habilitantes

Venezuela - Prensa Latina - [Mario Hubert Garrido] O último quadrimestre de 2014 tornou-se para Venezuela o i...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 11:46 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

EUA e Otan martelam para criar à força uma Guerra Fria 2.0

EUA e Otan martelam para criar à força uma Guerra Fria 2.0

Estados Unidos - Vermelho - [Vladimir P. Kozin] A continuação da Guerra Fria 1.0 criou uma série de ameaças e prov...

Quinta, 27 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

UE aposta em iniciativa privada para implementar fundo de 315 bi de euros contra crise

UE aposta em iniciativa privada para implementar fundo de 315 bi de euros contra crise

França - Opera Mundi - [Lamia Oualalou] Tida como 'blefe', medida foi recebida com ceticismo: bloco entrará c...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 23:28 | Comenta aqui |

Reportagens

Em 2º dia de protestos por morte em Ferguson, multidão vai às ruas em 170 cidades dos EUA

Em 2º dia de protestos por morte em Ferguson, multidão vai às ruas em 170 cidades dos EUA

Estados Unidos - Opera Mundi - Manifestações foram deflagaradas após Justiça do país negar indiciamento criminal d...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 23:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Raparigas bonitas com fuzil: guerrilheiras curdas além do fetiche

Raparigas bonitas com fuzil: guerrilheiras curdas além do fetiche

Curdistám - Pikara - [Nora Miralles, traduçom do Diário Liberdade] A luita das mulheres curdas da Síria está a ser...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 21:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

O racismo e a exploração capitalista

O racismo e a exploração capitalista

A Verdade -  [Eloá dos Santos] Nos últimos meses, os inúmeros casos de racismo ocorridos no futebol brasileiro e na sociedade como um todo m...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 21:12 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA usa direitos humanos para atacar outros países, diz Coreia Popular

EUA usa direitos humanos para atacar outros países, diz Coreia Popular

Coreia do Norte - Prensa Latina - Os Estados Unidos usam, mais uma vez, a questão dos direitos humanos para atacar...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 21:09 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

OCDE prevê fragilidade nas economias de Japão e União Europeia

OCDE prevê fragilidade nas economias de Japão e União Europeia

CRI - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris, na França, divulgou, nesta terça-feira (25), um relatório...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 21:01 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Tensão no Ártico: a corrida pelo "eldorado de gelo"

Tensão no Ártico: a corrida pelo "eldorado de gelo"

Fórum - [Conn Halliman, FPIF - 13/11/14] Em julho passado, foram completados 169 anos desde que dois navios de guerra britânicos – HMS Erebus e HMS Te...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 18:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

As mentiras teóricas do Banco Mundial

As mentiras teóricas do Banco Mundial

O Diário - [Eric Toussaint] O Banco Mundial considera que os países em desenvolvimento PED |1| devem recorrer ao endividamento externo e atrair invest...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 15:32 | Comenta aqui |

Reportagens

Noam Chomsky visitou Julian Assange na Embaixada do Equador em Londres

Noam Chomsky visitou Julian Assange na Embaixada do Equador em Londres

Reino Unido - Brasil de Fato - Cyberativista vive na embaixada do país em Londres desde 2012.O ativista e fundador...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 06:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

O acumular das nuvens de recessão

O acumular das nuvens de recessão

Resistir - [Prabhat Patnaik] A economia capitalista mundial está atolada na estagnação e no alto desemprego desde a crise financeira de 2008. Mui...

Quarta, 26 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Migraçons

Em proporções alarmantes, migração entre América Central e EUA põe em risco vida de imigrantes

Em proporções alarmantes, migração entre América Central e EUA põe em risco vida de imigrantes

América Latina - ADITAL - [Marcela Belchior] Historicamente, a migração tem sido um fenômeno comum entre homens e ...

Terça, 25 de Novembro de 2014 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

"Caminhamos quando mudamos do eu para o nós", afirma filha de Che Guevara

"Caminhamos quando mudamos do eu para o nós", afirma filha de Che Guevara

América Latina - Ninja - Uma mulher cubana de andar tranquilo e olhar utópico. Aleida Guevara, filha de Ernesto Ch...

Terça, 25 de Novembro de 2014 16:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Depois de Michael Brown, pelo menos outros 12 afro-americanos mortos pela polícia

Depois de  Michael Brown, pelo menos outros 12 afro-americanos mortos pela polícia

Estados Unidos - Voz da Rússia - O assassinato do afro-americano Michael Brown pelo policial Darren Wilson, que ab...

Terça, 25 de Novembro de 2014 14:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Protesto dos habitantes de Ferguson vai estender-se para 120 cidades dos EUA

Protesto dos habitantes de Ferguson vai estender-se para 120 cidades dos EUA

Estados Unidos - Voz da Rússia - Manifestações de protesto por causa da decisão de não indiciar o policial que ti...

Terça, 25 de Novembro de 2014 13:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Decisão da Justiça de não indiciar policial que matou jovem negro gera revolta nos EUA

Decisão da Justiça de não indiciar policial que matou jovem negro gera revolta nos EUA

Estados Unidos - Opera Mundi - Oficial que atirou contra Michael Brown em Ferguson não responderá por homicídio; m...

Terça, 25 de Novembro de 2014 13:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

A policía prendeu Juan Carlos Estevez, «Melli», em Donostia

A policía prendeu Juan Carlos Estevez, «Melli», em Donostia

Euskal Herria - ASEH - O ex-preso político natural de Orereta (Guipuscoa) encontrava-se em casa com os pais, no ba...

Terça, 25 de Novembro de 2014 14:50 | Comenta aqui |

Institucional

Governo Peña Nieto chama embaixador no Uruguai para consultas

Governo Peña Nieto chama embaixador no Uruguai para consultas

Uruguai - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Presidente uruguaio emitiu nota ressaltando a "confiança no capita...

Terça, 25 de Novembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Quando os presidentes eram poetas

Quando os presidentes eram poetas

América Latina - Le Monde Diplomatique - [Ericka Beckman] Ainda que raramente deixe de apelar às armas, o pod...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 15:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Antifascistas bascos impedem realização de missa por Franco e Primo de Rivera

Antifascistas bascos impedem realização de missa por Franco e Primo de Rivera

Euskal Herria - ASEH - Cerca de 60 antifascistas bascos concentraram-se, dia 20, frente à igreja da Sagrada Famíli...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 14:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'

Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'

Uruguai - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Declarações foram dadas ao comentar o desaparecimento dos 43 ...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 05:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

José Luis Rodríguez: 'A proposta de Cuba para o seu futuro não é um socialismo de mercado'

José Luis Rodríguez: 'A proposta de Cuba para o seu futuro não é um socialismo de mercado'

Cuba - La Jornada - [Rosa Miriam Elizalde, Tradução do Diário Liberdade] José Luis Rodríguez, ministro de Economia...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 02:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Socialismo e comunismo, modo de uso: manual didático

Socialismo e comunismo, modo de uso: manual didático

Carta Maior - [Rita Almeida] Segundo matéria recente publicada no Globo, o capitalismo deu muito certo. Pelo menos para as 85 pessoas mais ricas do mu...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:50 | 1 comentário | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Táticas de "mudança de regime" aplicadas pelos EUA

Táticas de "mudança de regime" aplicadas pelos EUA

Estados Unidos - Redecastorphoto - [Marcos Rebello] De Hong Kong para Xinjiang: Beijing está se recuperando d...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:26 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Nova ação pró-paz na Síria e por que Obama quer matá-la

Nova ação pró-paz na Síria e por que Obama quer matá-la

Síria - Prensa Latina - [Shamus Cooke] Por que não há conversações sérias de paz para pôr fim à guerra na Síria?De...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:21 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Trabalham para subsistir 440 mil crianças e adolescentes no Paraguai

Trabalham para subsistir 440 mil crianças e adolescentes no Paraguai

Paraguai - Prensa Latina - Paraguai tem 440 mil crianças e adolescentes obrigados a trabalhar e esquecer os estudo...

Segunda, 24 de Novembro de 2014 00:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Mais de sete pessoas por hora cometem suicídio nas Américas

Mais de sete pessoas por hora cometem suicídio nas Américas

América Latina - Adital - O suicídio é uma das principais causas de morte, mas que podem ser prevenidas no contine...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 16:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Escravatura: há pelo menos 36 milhões de escravos no mundo

Escravatura: há pelo menos 36 milhões de escravos no mundo

ACP-PI - Resquícios de um outro tempo que teimam em não desaparecer e, em muitos casos, em reaparecer.O Global Slavery Index, um índice que começou a ...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:58 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A queda do Muro de Berlim - História e consequências

A queda do Muro de Berlim - História e consequências

Alemanha - Esquerda Marxista - [Andreas Maia] Em 9 de novembro de 1989 o que parecia impossível de acontecer estav...

Domingo, 23 de Novembro de 2014 15:37 | 1 comentário |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.