O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

PSDB
PSDB

Roberto Netto

PSDB

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Os «galegos» de Almodóvar…

Xurxo Martiz CrespoXurxo Martiz Crespo

Sexta, 24 de Outubro de 2014 17:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A república do verbo

Soluçom para a nossa ria

Ramiro VidalRamiro Vidal

Sexta, 24 de Outubro de 2014 02:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

1914-2014: os cem anos da Primeira Guerra Mundial e uma lição teórica

Valério ArcaryValério Arcary

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A segunda luta

A equivocada noção de igualdade de gênero de Aécio Neves

Luka FrancaLuka Franca

Quarta, 22 de Outubro de 2014 12:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Elogio da dialética

O porquê de votar em Dilma

Joycemar TejoJoycemar Tejo

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Posso saber em quem votei?

Adriano BenayonAdriano Benayon

Terça, 21 de Outubro de 2014 00:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

O Ebola e a militarização do racismo

Sergio DominguesSergio Domingues

Domingo, 19 de Outubro de 2014 11:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha das Ideias

"Escritor de Marighella no PCB" e "Escritos de Marighella no PCB”

Paulo MarçaioliPaulo Marçaioli

Domingo, 19 de Outubro de 2014 00:48 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O diabo revisitado

O ato de contrição das classes médias despolitizadas e desinteressadas

Pedro MonterrosoPedro Monterroso

Sábado, 18 de Outubro de 2014 02:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O Fantasma de João Mau-Tempo

O amor nos tempos de ébola

António SantosAntónio Santos

Sexta, 17 de Outubro de 2014 21:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Hong Kong: os imperialistas apoiariam, se fosse movimento democrático?

Sara FloundersSara Flounders

Quarta, 22 de Outubro de 2014 01:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

EUA são o maior estado terrorista do planeta

Noam ChomskyNoam Chomsky

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:19 | Comenta aqui | Rate: 3.67

Em coluna

Consolidar a revolução democrática e pacífica votando Dilma

Leonardo BoffLeonardo Boff

Terça, 21 de Outubro de 2014 08:26 | 1 comentário | Rate: 5.00

Democracy now!

Texas tira às mulheres saúde e direitos

Amy GoodmanAmy Goodman

Segunda, 20 de Outubro de 2014 20:14 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Fundaçom Artábria - 24/10/2014
Mádia leva! - 23/10/2014
Fundaçom Artábria - 22/10/2014
A Gentalha do Pichel - 19/10/2014
A Gentalha do Pichel - 19/10/2014
Centro Social Gomes Gaioso - 19/10/2014
O CASTENDO - 24/10/2014
Textos Marxistas - 23/10/2014
Textos Marxistas - 23/10/2014
Textos Marxistas - 23/10/2014
Blog do Dario - 23/10/2014
Blog do Dario - 21/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 13/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 08/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 06/10/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 05/10/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Em colunaA esquerda e o segundo turno das eleições no BrasilAtilio Borón - Publicado em...
20/10/2014, 20:09
05
Brasil - Fórum - [Anna Beatriz Anjos e Igor Carvalho] Em entrevista à Fórum, Marcelo Freixo,...
19/10/2014, 17:40
05
Curdistám - La Haine - [Francisco Claramunt, tradução do Diário Liberdade] Aponta na mira...
22/10/2014, 01:07
05
Vietname - Redecastorphoto - [Marjorie Cohn, Truthout - 18/10/14] Então o governo dos EUA...
20/10/2014, 03:00
05
Entrevista com Nildo Domingos Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americano...
21/10/2014, 00:43
05
Curdistám - La Haine - [Francisco Claramunt, tradução do Diário Liberdade] Aponta na mira...
22/10/2014, 01:07
05
Galiza - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira, 24 de outubro, os Cinemas Duplex de Ferrol...
22/10/2014, 13:03
05
Em colunaA esquerda e o segundo turno das eleições no BrasilAtilio Borón - Publicado em...
20/10/2014, 20:09
05
Em colunaConsolidar a revolução democrática e pacífica votando DilmaLeonardo Boff - Publicado...
21/10/2014, 08:26
15
Cuba - La Jornada - [Rosa Miriam Elizalde, Tradução do Diário Liberdade - 20/09/14] O...
23/10/2014, 00:00
05
Em colunaConsolidar a revolução democrática e pacífica votando DilmaLeonardo Boff - Publicado...
21/10/2014, 08:26
15
Brasil - Diário Liberdade - [Renato Nucci Jr.] A conjuntura política brasileira está...
24/10/2014, 00:00
15
Galiza - LEG - Dende a Liga Estudantil Galega solidarizámonos con todos os pobos oprimidos do...
20/10/2014, 23:23
00
Galiza - Causa Galiza - O horizonte Municipais 2015 é a escusa para o início dum debate...
21/10/2014, 00:00
00
União Europeia - PCB - Por um movimento comunista europeu forte, contra as uniões...
21/10/2014, 00:00
00
first
  
last
 
 
start
stop
Chile vai distribuir em escolas públicas livro sobre família formada por casais homossexuais

Mulher e LGBT

Chile vai distribuir em escolas públicas livro sobre família formada por casais homossexuais

Chile - Opera Mundi - [Victor Farinelli] Obra “Nicolás Tiene Dos Papás" foi patrocinada pelo governo do Chile e começa a circular em 2015; conto é primeiro de uma série sobre diversidade sexual. Em 2015, as crianças chilenas conhecerão a história de Nicolás, ...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 19:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Mulher e LGBT

Mobilizaçom na Corunha contra os cortes nos Centros de Orientaçom Familiar

Mobilizaçom na Corunha contra os cortes nos Centros de Orientaçom Familiar

Galiza - PGDDAC - A Plataforma Galega pola defensa do dereito ao aborto da Coruña e a Plataforma para a Defensa da...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Estudantes rejeitam a presença de Feijóo na USC

Estudantes rejeitam a presença de Feijóo na USC

Galiza - Sermos Galiza - Máis de un cento de universitarios receberon o presidente con berros contra a privatizaci...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 19:07 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Para Plataforma, debilidade financeira está por trás de anúncios da Edgewater sobre Corcoesto

Para Plataforma, debilidade financeira está por trás de anúncios da Edgewater sobre Corcoesto

Galiza - PDCeB - Segundo Plataforma en Defensa de Corcoesto e Bergantiños, "as contas anuais do 2013 de Mineira de...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

'Mentiras e crimes da "Guerra ao Terror", e o jornalismo brasileiro manchado de sangue'

'Mentiras e crimes da "Guerra ao Terror", e o jornalismo brasileiro manchado de sangue'

Brasil - Diário Liberdade - "Mentiras e crimes da 'Guerra ao Terror', e o jornalismo brasileiro manchado de sangue...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Opinião de Renato Nucci: Raízes do preconceito e do discurso do ódio

Opinião de Renato Nucci: Raízes do preconceito e do discurso do ódio

Brasil - Diário Liberdade - [Renato Nucci Jr.] A conjuntura política brasileira está marcada, na atualidade, ...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:00 | 1 comentário | Rate: 5.00

Saúde

Ex-contratista da NSA: epidêmia ebola estará ligada à CIA

Ex-contratista da NSA: epidêmia ebola estará ligada à CIA

Estados Unidos - Global Research - [Kurt Nimmo, Trad. de Edu Montesanti para DL] O jornalista investigativo e...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Curdistão: A guerrilha feminista que combate o Estado Islâmico

Mulher e LGBT

Curdistão: A guerrilha feminista que combate o Estado Islâmico

Curdistám - La Haine...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 01:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- Entrevista com Nildo Domingos Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americano (IELA)...

Batalha de ideias

Economista Nildo Ouriques analisa as eleições no Brasil

Terça, 21 de Outubro de 2014 00:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Língua/Educaçom

Tatuagens em galego: Palavras à flor da pel

Tatuagens em galego: Palavras à flor da pel

Galiza - Clubeda Lingua - O Equipo de Normalización do IES Marco do Camballón de Vila de Cruces organiza un concur...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 02:00 | Comenta aqui |

Cultura/Música

‘Livros que nom lê ninguém’, de Isaac Lourido, novidade da Através

‘Livros que nom lê ninguém’, de Isaac Lourido, novidade da Através

Galiza - PGL - Até 1 de novembro, só disponível para membros do Através Clube.O investigador e crítico Isaac Louri...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 18:26 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Jornadas antirrepressivas "Resistência e Luita" em Ferrol e Burela

Jornadas antirrepressivas "Resistência e Luita" em Ferrol e Burela

Galiza - Ceivar - Durante este fim de semana o Coletivo Chimarrão mais Xebra! Associaçom organizam em conjunto vár...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 13:28 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

NÓS-UP frente à Espanha racista de Almodóvar e companhia

NÓS-UP frente à Espanha racista de Almodóvar e companhia

Galiza - NÓS-UP - De NÓS-Unidade Popular damos às palavras de Pedro Almodóvar o valor que elas tenhem: isso é o qu...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 09:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Junta perpetua a esmola da RISGA nos Orçamentos 2015

Junta perpetua a esmola da RISGA nos Orçamentos 2015

Galiza - ODS Coia - Hai uns días o goberno da Xunta presentaba o borrador de orzamentos para 2015 que recollen o a...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 02:30 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Agentes de conservaçom interessam-se nas Charcas

Agentes de conservaçom interessam-se nas Charcas

Galiza - ADEGA - O venres 24 de outubro celébrase na Coruña o IV Curso de formación para inspección de Charcas, or...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 02:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Geometria do comunal

Geometria do comunal

Galiza - Praça -   [Carlos C. Varela] Numa ocasião Filgueira Valverde baixou até à Guarda à procura de um c...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 13:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Briga apoia repúdio à convocatória unilateral do Sindicato de Estudantes na Galiza

Briga apoia repúdio à convocatória unilateral do Sindicato de Estudantes na Galiza

Galiza - Briga - Novo curso: repitem-se respostas do estudantado galego à farsa do SE.BRIGA quer parabenizar a org...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 08:00 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Indústria leiteira castiga exploraçons sustentáveis baixando os preços

Indústria leiteira castiga exploraçons sustentáveis baixando os preços

Galiza - SLG - A secretaria xeral do Sindicato Labrego Galego, Isabel Vilalba Seivane, acompañada polo gandeiro e ...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 07:25 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

O Castro de Remonde, em Palas de Rei, celebra a sua primeira Jornada de Muralhas Abertas

O Castro de Remonde, em Palas de Rei, celebra a sua primeira Jornada de Muralhas Abertas

Galiza - Eira da Joana - A Eira da Xoana convoca a I Xornada de Murallas Abertas do Castro de Remonde, unha singul...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:45 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Jornadas Anti-repressivas, Resistência e Luta em Burela

Jornadas Anti-repressivas, Resistência e Luta em Burela

Galiza - Coletivo Chimarrao - A sexta feira 24 de Outubro no Centro Cívico de Carança às 18:00, palestra com Xesus...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:45 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Amig@s da Cultura soma-se às reivindicaçons e propom alternativas para evitar a A-57

Amig@s da Cultura soma-se às reivindicaçons e propom alternativas para evitar a A-57

Galiza - Amig@s da Cultura - Da Associaçom Cultural Amig@s da Cultura querem somar-se às entidades que já manifest...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Cinema de Ferrol acolhe nesta sexta a estreia do documentário '15 anos da Artábria'

Cinema de Ferrol acolhe nesta sexta a estreia do documentário '15 anos da Artábria'

Galiza - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira, 24 de outubro, os Cinemas Duplex de Ferrol acolhem a esperada estre...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 13:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Obra de Vítor Vaqueiro desqualificada num certame por estar escrita "em português"

Obra de Vítor Vaqueiro desqualificada num certame por estar escrita "em português"

Galiza - PGL - «Desde há quarenta anos desenvolveu-se um labor de roça no relativo à Lusofonia e tolerância com tu...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 12:33 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Área Pública da CIG apela à mobilizaçom contra os orçamentos antissociais da Junta

Área Pública da CIG apela à mobilizaçom contra os orçamentos antissociais da Junta

Galiza - CIG - Os novos orçamentos agridem os serviços públicos e o seu pessoal.  As empregadas e empregados...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 12:15 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Gentalha do Pichel lança 'referendo viral' sobre o futuro político da Galiza

Gentalha do Pichel lança 'referendo viral' sobre o futuro político da Galiza

Galiza - Gentalha do Pichel - No vindouro 7 de novembro sexta-feira, dous dias antes que na Catalunha, as/os sócia...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 04:45 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Confluir é natural

Confluir é natural

Galiza - Novas da Galiza - [Isabel Rei] Em recente conversa com um senhor do Porto saiu o tema dos diferentes sota...

Terça, 21 de Outubro de 2014 16:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Um New Deal para o galego

Um New Deal para o galego

Galiza - Praça - [Valentim Fagim] O Instituto Galego de Estatística fornece-nos novos velhos dados sobre o us...

Terça, 21 de Outubro de 2014 10:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Consumo e meio natural

CS do Pichel organiza saída para apanhar cogumelos em Compostela

CS do Pichel organiza saída para apanhar cogumelos em Compostela

Galiza - Gentalha do Pichel - Mais um ano as comissons de meio natural e gastronómica do pichel vam apahar co...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 04:50 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A Mídia Ninja tem lado: Dilma

A Mídia Ninja tem lado: Dilma

Brasil - Mídia Ninja - Surgimos porque outra comunicação era necessária. O Brasil vive ainda um verdadeiro coronel...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Comissão Europeia quer aumento de impostos em Portugal

Comissão Europeia quer aumento de impostos em Portugal

Portugal - Esquerda - A direção-geral dos assuntos económicos da Comissão Europeia, do comissário Jyrki Katainen, ...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 00:16 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

A esquerda recalcada e seus sintomas: um diálogo classista com as Feministas!

A esquerda recalcada e seus sintomas: um diálogo classista com as Feministas!

Brasil - Diário Liberdade - [Leandro Módolo P.] Na tentativa de extrapolar o campo de fala da esquerda anti-sistêm...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 18:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Ex-presos e ex-militar reconhecem locais de prisão e tortura na Ilha das Flores

Ex-presos e ex-militar reconhecem locais de prisão e tortura na Ilha das Flores

Brasil - Comissão Nacional da Verdade - Cerca de 200 pessoas foram presas no local entre 1969 e 1971, segundo perí...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 18:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Lisura das eleições está nas mãos de empresas privadas

Lisura das eleições está nas mãos de empresas privadas

Brasil - Fórum - [Sergio Amadeu da Silveira] Quando acabarem as eleições, precisamos realizar um amplo debate públ...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 07:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Abuso de poder não é segurança! Chega de tortura aos estudantes da UFRN!

Abuso de poder não é segurança! Chega de tortura aos estudantes da UFRN!

Brasil - Coletivo Construção - Mais uma vez, as Reitorias mostram sua real intenção na garantia de "segurança" nas...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 05:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

As mitologias e os cálculos: observações sobre a campanha presidencial de Aécio Neves

As mitologias e os cálculos: observações sobre a campanha presidencial de Aécio Neves

Brasil - Brigadas Populares - [Bernardo Rocha Carvalho] Há uma frase bastante recorrente do escritor George Orwell...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 01:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002

Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002

Brasil - Fórum - Além da redução no número de desempregados, a pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta-feira (23) ...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

No Mato Grosso do Sul, comunidade indígena passa fome e os alimentos são sonegados pelo governo

No Mato Grosso do Sul, comunidade indígena passa fome e os alimentos são sonegados pelo governo

Brasil - CIMI - [Roberto Antonio Liebgott] Sofrimento, dor, morte. Esta é a realidade da comunidade de Pyelito Kue...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Debate em Lisboa: 'Precariedade e novos riscos sociais, como pode responder a Segurança Social'

Debate em Lisboa: 'Precariedade e novos riscos sociais, como pode responder a Segurança Social'

Portugal - ACP-PI - Dando seguimento às conversas organizadas pela Associação de Combate à Precariedade – Precário...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 01:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Governo português continua a esconder lista das empresas com benefícios fiscais

Governo português continua a esconder lista das empresas com benefícios fiscais

Portugal - Esquerda - Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo português falhou o prazo legal para a divulgação da...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 23:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Perguntas e respostas sobre a crise de falta de água em São Paulo

Perguntas e respostas sobre a crise de falta de água em São Paulo

Brasil - Carta Capital - Entenda de forma simples e direta o problema que está afetando os estado e quais são as r...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 12:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Rio Grande do Sul: rejeitar todos os debochados!

Rio Grande do Sul: rejeitar todos os debochados!

Brasil - MonBlog - [Jorge Nogueira] Na última segunda-feira (20/10) o candidato do PMDB ao governo do Estado do Ri...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 07:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O ‘pão de cada dia’ e o salário mínimo

O ‘pão de cada dia’ e o salário mínimo

Brasil - Eco Debate - [Roberto Malvezzi "Gogó"] Nesse segundo turno votarei no salário mínimo.As informações nos d...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Política econômica e social na sucessão presidencial: 'nacional desenvolvimentista' x 'neoliberal'

Política econômica e social na sucessão presidencial: 'nacional desenvolvimentista' x 'neoliberal'

Brasil - Correio da Cidadania - [Guilherme Costa Delgado] O debate de política econômica e social ora em curso na ...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Refrescar a memória: os direitos trabalhistas no governo FHC (PSDB)

Refrescar a memória: os direitos trabalhistas no governo FHC (PSDB)

Brasil - Correio da Cidadania - [Jorge Luis Martins] "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa ...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

O Irão chega ao Intercultura Cidade de Lisboa

O Irão chega ao Intercultura Cidade de Lisboa

Portugal - Centro InterculturaCidade - Noite temática iraniana, 24 de outubro (6ª feira). Com a participação do en...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:50 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Saúde

Ebola provoca crise alimentar na África ocidental

Ebola provoca crise alimentar na África ocidental

Libéria - Envolverde - [Thalif Deen] A epidemia de ebola na África ocidental, que oficialmente já matou mais ...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 00:22 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Kiev prepara-se para tomar Donetsk

Kiev prepara-se para tomar Donetsk

Ucrânia - Voz da Rússia - [Natalia Kovalenko] Kiev aproveitou o cessar-fogo para realizar reagrupamento das suas F...

Sábado, 25 de Outubro de 2014 00:10 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Saúde

Entidades nigerianas agradecem solidariedade de Cuba no combate ao ebola

Entidades nigerianas agradecem solidariedade de Cuba no combate ao ebola

Nigéria - Diário Liberdade - Durante uma visita ao embaixador cubano na Nigéria, organizadores da sociedade civil ...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 19:25 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

É realmente necessário pagar toda a dívida pública?

É realmente necessário pagar toda a dívida pública?

França - Le Monde Diplomatique - [Jean Gadrey] Impossível escapar do anúncio de um aumento da dívida pública: de f...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 18:17 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Menos de 25% dos protagonistas no cinema são mulheres, revela pesquisa

Menos de 25% dos protagonistas no cinema são mulheres, revela pesquisa

Agência Brasil - [Helena Martins] Estudo analisou produções dos dez principais países da indústria cinematográfica; sexualização ainda prevalece nas p...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 17:14 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Terrorismo económico mundial

Terrorismo económico mundial

Argentina - O Diário - [Julio C Gambina] Constitui um dado relevante destes dias o forte discurso da Presiden...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 17:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

LAB apresenta iniciativa para defender emprego e condições de trabalho dignas

LAB apresenta iniciativa para defender emprego e condições de trabalho dignas

Euskal Herria - ASEH - Ainhoa Etxaide e Xabier Ugartemendia apresentaram, em Bilbau, uma iniciativa que visa asseg...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 16:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Cuba é exemplo no combate ao ebola

Cuba é exemplo no combate ao ebola

Cuba - La Jornada - [Tradução do Diário Liberdade] Em contraste com as insuficientes, tardias e pouco generos...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 16:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Mobilização massiva no México

Mobilização massiva no México

México - Palavra Operária - A manifestação chamada no Distrito Federal mexicano, no âmbito do Dia de Ação Global p...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 09:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Hong Kong: Massivos protestos anti governo após tentativa de repressão policial

Hong Kong: Massivos protestos anti governo após tentativa de repressão policial

China - Socialismo Revolucionário - [Vincent Kolo] Raiva após violência policial inflama espontaneamente a "r...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 05:12 | Comenta aqui |

Reportagens

Salário mínimo de $15 em Seattle!

Salário mínimo de $15 em Seattle!

Estados Unidos - LSR - CWI/CIT - [Marcus Kollbrunner] O aumento do salário mínimo em 61% em Seattle, nos Esta...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 03:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Crise no sistema carcerário colombiano provoca jornada de greve e desobediência civil

Crise no sistema carcerário colombiano provoca jornada de greve e desobediência civil

Colômbia - ADITAL - Os presos confinados nas penitenciárias e cárceres de alta e média segurança da Colômbia divul...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

França: Racha é cada vez maior no partido de Hollande

França: Racha é cada vez maior no partido de Hollande

França - PCO - Aumenta o número de deputados do Partido Socialista que estão se abstendo nas votações de propostas...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:58 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A ofensiva do estado islâmico complica o pacto nuclear no Irão

A ofensiva do estado islâmico complica o pacto nuclear no Irão

Irão - O Diário - [Ángeles Espinosa] No complexíssimo xadrez do Médio-Oriente não é só o movimento de cada peça qu...

Sexta, 24 de Outubro de 2014 00:46 | Comenta aqui |

Institucional

Indústria militar ucraniana avalia adotar normas da Otan

Indústria militar ucraniana avalia adotar normas da Otan

Ucrânia - Vermelho - O vice-diretor geral da corporação estatal militar Ukroboronprom, Serguei Pinkas, confirmou n...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 23:36 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Apelo urgente para a ação global por Kobane

Apelo urgente para a ação global por Kobane

Curdistám - Firat News - Cento e trinta indivíduos e instituições que assinam o apelo convocam uma mobilização glo...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 23:33 | Comenta aqui |

Institucional

Irão acredita em um acordo nuclear com o G5+1 em novembro

Irão acredita em um acordo nuclear com o G5+1 em novembro

Irão - Prensa Latina - Especialistas iranianos avaliam como "sérias, intensas, explícitas e úteis" as conversas co...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 23:18 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Agredidas e desalojadas: famílias denunciam omissão do Estado e exigem providências

Agredidas e desalojadas: famílias denunciam omissão do Estado e exigem providências

México - ADITAL - [Marcela Belchior] Famílias inteiras foram desalojadas da localidade de Banavil, no estado mexic...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 12:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

"Gracias" a Cuba

"Gracias" a Cuba

Cuba - O Diário - [Remy Herrera] Neste momento não é ainda possível avaliar com precisão as consequências, em term...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 13:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Na Cisjordânia, o espectro da Intifada

Na Cisjordânia, o espectro da Intifada

Palestina - Le Monde Diplomatique - [Olivier Pironet] Ao bombardear Gaza por cinquenta dias, os israelenses provoc...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 13:31 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Luitar a favor do desarmamento nuclear, com o filme ‘A Voz do Silêncio’

Luitar a favor do desarmamento nuclear, com o filme ‘A Voz do Silêncio’

PGL - [José Paz Rodrigues] Conforme proclamada pela Assembleia Geral da ONU, a Semana do Desarmamento é realizada em todo o mundo, de 24 a 3...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 13:10 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A Ernai quer menos Guarda Civil e mais investimentos sociais em Fitero

A Ernai quer menos Guarda Civil e mais investimentos sociais em Fitero

Euskal Herria - ASEH - Um grupo de jovens realizou pintadas contra o quartel da Guarda Civil que está a ser constr...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 13:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Capitalismo e discriminação entre trabalhadores/as

Capitalismo e discriminação entre trabalhadores/as

Resistir - [Prabhat Patnaik] Há um paradoxo peculiar no centro do capitalismo. Como é um sistema que institui a mobilidade livre dos trabalhadores ent...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Partido Comunista do México: repressão, desaparecimentos e assassinatos

Partido Comunista do México: repressão, desaparecimentos e assassinatos

México - Solidnet - A repressão, desaparecimento e assassinato de nossos companheiros estudantes de Ayotzinapa e d...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Tiroteios em Ottawa deixam mortos e fecham Parlamento do Canadá

Tiroteios em Ottawa deixam mortos e fecham Parlamento do Canadá

Canadá - Vermelho - Tiroteios nesta quarta-feira (22) em pelo menos dois locais distintos da cidade de Ottawa, cap...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 02:06 | Comenta aqui |

Saúde

Enquanto os EUA mandam soldados contra o ebola na África, Cuba envia médicos

Enquanto os EUA mandam soldados contra o ebola na África, Cuba envia médicos

Cuba - La Jornada - [Rosa Miriam Elizalde, Tradução do Diário Liberdade - 20/09/14] O governo dos Estados Uni...

Quinta, 23 de Outubro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Ucrânia usou bombas cluster contra independentistas, diz Human Rights Watch

Ucrânia usou bombas cluster contra independentistas, diz Human Rights Watch

Ucrânia - Opera Mundi - Investigação da ONG humanitária aponta "uso difundido" em Donetsk desse tipo de munição, q...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 15:27 | Comenta aqui |

Reportagens

Cuba e Venezuela se destacam na ajuda humanitária à África contra o Ebola

Cuba e Venezuela se destacam na ajuda humanitária à África contra o Ebola

América Latina - Adital - [Marcela Belchior] Os latino-americanos Cuba e Venezuela têm desempenhado papel decisivo...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 01:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Alemanha empurra a Europa para uma terceira recessão

Alemanha empurra a Europa para uma terceira recessão

Alemanha - Blog Salmón - [Marco Antonio Moreno] Agora que a Alemanha empurra a Europa para a sua terceira recessão...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 01:02 | Comenta aqui |

Saúde

Países da Alba firmam acordo com 23 pontos para combater o ebola

Países da Alba firmam acordo com 23 pontos para combater o ebola

Cuba - Vermelho - [Théa Rodrigues] Os representantes da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba), reuni...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

Palavra Operária - Os Fantasmas de outro outubro negro sobrevoam as bolsas mundiais. Mês fatídico para os especuladores e investidores, prelúdio outon...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:49 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Continuam os ataques contra cidades do leste ucraniano

Continuam os ataques contra cidades do leste ucraniano

Ucrânia - Prensa Latina - Dois civis ficaram feridos nas últimas horas na região de Donetsk, em consequência de at...

Quarta, 22 de Outubro de 2014 00:46 | Comenta aqui |

Reportagens

Reeleito, Evo Morales tem grandes desafios à frente

Reeleito, Evo Morales tem grandes desafios à frente

Bolívia - Carta Capital - [André Takahashi] O presidente da Bolívia amplia sua base de apoio, mas vê a margem de v...

Terça, 21 de Outubro de 2014 21:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

"New York Times": a impressionante atuação de Cuba contra o ebola

"New York Times": a impressionante atuação de Cuba contra o ebola

Cuba - Fórum - [Vinicius Gomes] Profissionais médicos de Cuba são exaltados por jornal norte-americano por se colo...

Terça, 21 de Outubro de 2014 19:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Ajudar os deficientes visuais, com o filme ‘Simitrio’

Ajudar os deficientes visuais, com o filme ‘Simitrio’

PGL - [José Paz Rodrigues] O dia 15 de Outubro é o Dia Internacional da Bengala Branca, símbolo de independência, liberdade e confiança das ...

Terça, 21 de Outubro de 2014 16:37 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Pirómanos

Pirómanos

Avante! - [Jorge Cadima] Há quase um mês, Obama anunciou ataques aéreos no Iraque e Síria, alegadamente para «atacar alvos do ISIL», o movimento ...

Terça, 21 de Outubro de 2014 14:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.