O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Organizando-se em círculos...
Organizando-se em círculos...

mincinho

Organizando-se em círculos...

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Carta Maior

Jogo Bruto

José Luís FioriJosé Luís Fiori

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:33 | Comenta aqui |

Em coluna

Quem é a esquerda que a direita gosta?

Valério ArcaryValério Arcary

Domingo, 28 de Setembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

O diabo revisitado

Armando Rodrigues de Sá e eu

Pedro MonterrosoPedro Monterroso

Sábado, 27 de Setembro de 2014 06:45 | Comenta aqui |

Tudo que é sólido desmancha no ar

O espólio de Eduardo Campos

Roberto NumerianoRoberto Numeriano

Sexta, 26 de Setembro de 2014 00:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

EUA: Um Estado terrorista inimigo da humanidade

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Quinta, 25 de Setembro de 2014 12:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

A república do verbo

As dez cousas que nom lhe deves dizer a um galego-falante

Ramiro VidalRamiro Vidal

Quarta, 24 de Setembro de 2014 10:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Eleições e coisas sérias

Adriano BenayonAdriano Benayon

Segunda, 22 de Setembro de 2014 17:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Setembros e outubros

Sergio DominguesSergio Domingues

Quinta, 18 de Setembro de 2014 09:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Dirceu Travesso, ou melhor, Didi (1959-2014)

Valério ArcaryValério Arcary

Quinta, 18 de Setembro de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Unamérica soy!

Por uma esquerda inconformista (resposta a Breno Altman)

Juliano MedeirosJuliano Medeiros

Quarta, 17 de Setembro de 2014 12:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

EUA: o novo terrorismo financeiro sob máscara jurídica

Atilio BorónAtilio Borón

Sábado, 27 de Setembro de 2014 13:33 | Comenta aqui |

Em coluna

A crise dos estados e os independentismos

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Sexta, 26 de Setembro de 2014 00:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O obstáculo básico à luta pelos direitos humanos

Leonardo BoffLeonardo Boff

Sexta, 26 de Setembro de 2014 00:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O Califado contra o resto do mundo

Immanuel WallersteinImmanuel Wallerstein

Sábado, 20 de Setembro de 2014 13:22 | Comenta aqui | Rate: 4.75

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Centro Social Gomes Gaioso - 30/09/2014
Centro Social Gomes Gaioso - 30/09/2014
Mádia leva! - 29/09/2014
A Gentalha do Pichel - 29/09/2014
Fundaçom Artábria - 25/09/2014
Fundaçom Artábria - 25/09/2014
Spectrum - 30/09/2014
O CASTENDO - 29/09/2014
Militante do Campo - 29/09/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 10/09/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 07/09/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 02/09/2014
Blog do Dario - 29/08/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 27/08/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Diário Liberdade - Um estudo sobre o aumento do número de bilionários no mundo divulgado...
28/09/2014, 02:26
05
Brasil - Caros Amigos - [Ari de Oliveira Zenha] O governo de Aécio Neves estabeleceu no estado...
25/09/2014, 19:05
05
Galiza - Ceivar - Na Galiza assistimos a umha volta de porca nas políticas aplicadas pola...
26/09/2014, 10:59
05
A república do verboAs dez cousas que nom lhe deves dizer a um galego-falanteRamiro Vidal -...
24/09/2014, 10:45
05
Argentina - Debate - Na trama, filósofo alemão expõe ideias no bar e cativa jovem...
27/09/2014, 01:20
05
Brasil - Brasil de Fato - [Bruno Pavan] Conhecido por frases de efeito mar­cantes e...
25/09/2014, 16:10
03.4
A república do verboAs dez cousas que nom lhe deves dizer a um galego-falanteRamiro Vidal -...
24/09/2014, 10:45
05
Brasil - MST - [Maura Silva] As famílias assentadas e acampadas da região de Andradina (SP)...
26/09/2014, 12:01
05
Argentina - Debate - Na trama, filósofo alemão expõe ideias no bar e cativa jovem...
27/09/2014, 01:20
05
Diário Liberdade - Um estudo sobre o aumento do número de bilionários no mundo divulgado...
28/09/2014, 02:26
05
Iraque - O Diário - [Peter Van Buren] De cada vez que os EUA invocam uma razão para...
25/09/2014, 11:43
00
Colômbia - Prensa Latina - As FARC-EP reiteraram hoje ao presidente colombiano, Juan Manuel...
25/09/2014, 11:50
05
Resistir - [Rui Namorado Rosa] A agressividade militar exibida pelo imperialismo é intrínseca...
25/09/2014, 11:57
00
Japão - Envolverde - [Suvendrini Kakuchi] "Tenho quatro trabalhos e mal consigo me manter",...
25/09/2014, 12:01
00
first
  
last
 
 
start
stop
Povo Catalão mobiliza-se para contestar desafio espanhol contra a democracia

Direitos nacionais e imperialismo

Povo Catalão mobiliza-se para contestar desafio espanhol contra a democracia

Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Governo catalão mantém que haverá consulta a 9 de novembro, mas suspende campanha para promover participação.Foto de Oriol Solè / Ara - Concentração independentista na noite de 29/09 contra a suspensão da consulta O Tribunal C...

Terça, 30 de Setembro de 2014 13:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Direitos nacionais e imperialismo

AMI anuncia dissoluçom e mudança de ciclo

AMI anuncia dissoluçom e mudança de ciclo

Galiza - Diário Liberdade - Logo de 20 anos de atividade, AMI considera que "nom se adequa às condiçons e nec...

Terça, 30 de Setembro de 2014 19:51 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Posiçom comum AGIR, COMITÉS, LEG: O estudantado galego com o direito a decidir dos povos

Posiçom comum AGIR, COMITÉS, LEG: O estudantado galego com o direito a decidir dos povos

Galiza - AGIR - As organizaçons estudantis da esquerda nacionalista e independentista galega queremos manifestar o...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 23:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Cineclube de Compostela começa projeçons 2014 - 2015

Cineclube de Compostela começa projeçons 2014 - 2015

Galiza - Cineclube Compostela - O Cineclube de Compostela inicia este mércores 1 de outubro un...

Terça, 30 de Setembro de 2014 15:44 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Raquel Rolnik: 'A moradia virou um novo setor onde o capital financeiro pode aterrizar'

Raquel Rolnik: 'A moradia virou um novo setor onde o capital financeiro pode aterrizar'

Brasil - Diário Liberdade - Neste domingo ocorreu na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o encerramento ...

Terça, 30 de Setembro de 2014 01:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A oligarquia com Espanha: O roteiro de Lara contra a independência da Catalunha

A oligarquia com Espanha: O roteiro de Lara contra a independência da Catalunha

Paísos Cataláns - Directe - [Tradução do Diário Liberdade] O presidente do Grupo Planeta, José Manuel Lara, tem um...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 12:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Mundo tem 2 mil bilionários e 1,5 bilhão de esfomeados

Mundo tem 2 mil bilionários e 1,5 bilhão de esfomeados

Diário Liberdade - Um estudo sobre o aumento do número de bilionários no mundo divulgado semana passada pelo banco suíço UBS e pela consultoria de Hon...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 02:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
População urbana chegou a 3,9 bilhões e continua crescendo

Reportagens

População urbana chegou a 3,9 bilhões e continua crescendo

Envolverde - [Gloria Schiavi] O número...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 14:07 | Comenta aqui |

-  A Asemblea de Movementos Sociais de Vigo convocou o sábado 27 unha manifestación contra o colapso das axudas...

Repressom e direitos humanos

Vigo, Galiza: Manifestaçom contra o colapso das ajudas sociais de emergência

Domingo, 28 de Setembro de 2014 17:02 | Comenta aqui |

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

CIG da USC alerta dos efeitos “devastadores” do Plano de Equilíbrio Orçamentário

CIG da USC alerta dos efeitos “devastadores” do Plano de Equilíbrio Orçamentário

Galiza - CIG - Demanda da Xunta un Plan de Financiamento que permita salvar as universidades públicas en vez de sa...

Terça, 30 de Setembro de 2014 13:17 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CIG: 'Feijó só quer devolver parte do que o obrigam as sentenças!

CIG: 'Feijó só quer devolver parte do que o obrigam as sentenças!

Galiza - CIG - Autonómica - O goberno central anuncia que devolverá o 25% da extra de decembro do 2012 en xaneiro ...

Terça, 30 de Setembro de 2014 02:45 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Profissionais da tradução na Galiza celebram o seu dia

Profissionais da tradução na Galiza celebram o seu dia

Galiza - AGPTI - Organizan un acto o 30 de setembro na Biblioteca Juan Compañel de Vigo, ás 19.00. Foto de Jesús ...

Terça, 30 de Setembro de 2014 02:35 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

ADEGA: 444 pessoas retiram 10 toneladas de resíduos dos rios galegos

ADEGA: 444 pessoas retiram 10 toneladas de resíduos dos rios galegos

Galiza - ADEGA - Aínda que con ameaza de trebóns nalgunhas zonas de Galiza para esta fin de semana, fomos novament...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 16:22 | Comenta aqui |

Institucional

Touradas Fora de Ponte Vedra contra o convénio do Governo municipal com empresários taurinos

Touradas Fora de Ponte Vedra contra o convénio do Governo municipal com empresários taurinos

Galiza - Jornal da Galiza - A plataforma cidadá comeza unha serie de actividades reivindicativas, como a insistenc...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 13:09 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Compostela: Os Novos e Barbitúricos atuam no Pichel na sexta-feira

Compostela: Os Novos e Barbitúricos atuam no Pichel na sexta-feira

Galiza - Lixo Urbano - Os Novos tenhem umha bomba atómica no frigorífico. Os Novos já nom som tam novos mas parece...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Vida e repressom através de Moncho Valcarce

Vida e repressom através de Moncho Valcarce

Galiza - Praça - [Carlos C. Varela] Esta fotografia, tirada em agosto de 1981, é do interior da casa de Sésamo na ...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 20:52 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Feminismo galego volta às ruas reivindicando direitos sexuais e reprodutivos

Feminismo galego volta às ruas reivindicando direitos sexuais e reprodutivos

Galiza - Diário Liberdade - No Dia Internacional dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, a Plataforma Galega polo Dir...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 16:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Homenagem antifascista no Poço da Revolta, Marim

Homenagem antifascista no Poço da Revolta, Marim

Galiza - La Haine - Homenaxe no Pozo da Revolta de Marín ás e aos asasinados e represaliados por defenderen a libe...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 15:53 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A Galiza mantém as pensons mais baixas do Estado espanhol

A Galiza mantém as pensons mais baixas do Estado espanhol

Galiza - Diário Liberdade - 462.507 reformados galegos e galegas cobram a pensom média mais baixa do Estado espanh...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 14:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Concentraçom na Corunha contra a repressom sindical e social

Concentraçom na Corunha contra a repressom sindical e social

Galiza - CGT - A CGT da Coruña convoca para o próximo martes, día 30 de setembro, ás 13:00 horas, unha concentraci...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:26 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Stop Despejos da Corunha denuncia "cumplicidade" de IGVS em "vulneraçom dos Direitos …

Stop Despejos da Corunha denuncia "cumplicidade" de IGVS em "vulneraçom dos Direitos Humanos"

Galiza - SDC - Na mañá deste sábado a plataforma coruñesa acudiu xunto ca compañeira do barrio dos Mallos en risco...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 06:50 | Comenta aqui |

Resenhas

Jornada de Arte e Saúde na Corunha

Jornada de Arte e Saúde na Corunha

Galiza - CASP Corunha - Teatro para a transformación social.A tua voz a cena: expressom para a saúde mental a part...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 00:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CIG denuncia desvio de carga de trabalho dos estaleiros de Ferrol para Puerto Real

CIG denuncia desvio de carga de trabalho dos estaleiros de Ferrol para Puerto Real

Galiza - CIG - "Non imos consentir que se desvíe unha carga de traballo vital para as auxiliares e ninguén asuma r...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 13:47 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Antas de Ulha recebe seminário europeu para achegar alimentos labregos ao público

Antas de Ulha recebe seminário europeu para achegar alimentos labregos ao público

Galiza - SLG - O Sindicato Labrego Galego inaugurou onte, 26 de setembro, un seminario europeo no que se analizará...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 06:45 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Mar Peres fala da economia galega hoje nas palestras do Facho

Mar Peres fala da economia galega hoje nas palestras do Facho

Galiza - O Facho - A Agrupaçom Cultural “O Facho” d’A Crunha convida a assistir aos seus ciclos de palestras publi...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 06:30 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Feministas de MUGRE rejeitam visita de Prado Esteban à Galiza

Feministas de MUGRE rejeitam visita de Prado Esteban à Galiza

Galiza - Diário Liberdade - Betanços, Corunha, Vila Garcia, Ponte Vedra, Marim e Vigo cenário das intervençons de ...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 16:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Campanha de solidariedade económica de Ceivar

Campanha de solidariedade económica de Ceivar

Galiza - Ceivar - Durante os últimos anos o Organismo Popular Anti-repressivo CEIVAR vém desenvolvendo umha activi...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 11:56 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

Bancários entram em greve em todo o Brasil

Bancários entram em greve em todo o Brasil

Brasil - Diário Liberdade - A partir desta terça-feira (30) os trabalhadores dos bancos públicos e privados de t...

Terça, 30 de Setembro de 2014 19:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Amas: Governo quer atacar profissionais e os direitos das crianças

Amas: Governo quer atacar profissionais e os direitos das crianças

Portugal - ACP-PI - As profissionais do regime de amas estão há várias décadas a trabalhar a falsos recibos verdes...

Terça, 30 de Setembro de 2014 13:14 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Portugal e a saga da colocação de Docentes

Portugal e a saga da colocação de Docentes

Portugal - FENPROF - [Mário Nogueira] A insistência do MEC em colocar professores à margem da lista nacional ...

Terça, 30 de Setembro de 2014 13:11 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Brasil: Os abutres financeiros querem a chave do cofre

Brasil: Os abutres financeiros querem a chave do cofre

Brasil - Resistir - [Edmilson Costa] Notas para um debate sobre a independência do Banco Central do Brasil.A quest...

Terça, 30 de Setembro de 2014 11:49 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Encontro visa o empoderamento e autonomia das mulheres Sem Terra

Encontro visa o empoderamento e autonomia das mulheres Sem Terra

Brasil - MST - Wesley Lima] "O que eu mais quero é trabalhar, me organizar e conseguir garantir o pão de cada...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 23:07 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

O pó negro de Aljustrel

O pó negro de Aljustrel

Portugal - Jornal Mapa - [Filipe Nunes] Em Aljustrel o pó negro da laboração gananciosa da mina cola-se na pele e ...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 16:09 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Fórum Precariedade e Desemprego 2014: 13 e 14 de dezembro

Fórum Precariedade e Desemprego 2014: 13 e 14 de dezembro

Portugal - ACP-PI - A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, promoverá o Fórum Precariedade...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 13:11 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Se toda a gente se juntar

Se toda a gente se juntar

Portugal - Manifesto 74 - [António Santos] O partido político do capital (PS-PPD-PSD-CDS-PP) prepara-se para nos p...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 18:19 | Comenta aqui |

Comunicaçom

O jornalismo, «os jornalistas» e as distinções necessárias

O jornalismo, «os jornalistas» e as distinções necessárias

Portugal - O Diário - [Fernando Correia] Não convém julgar o conjunto dos jornalistas apenas pela pequena parte qu...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 15:49 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Carta de Brasília, um manifesto do cinema brasileiro

Carta de Brasília, um manifesto do cinema brasileiro

Brasil - Outras Palavras - Criadores das obras que concorreram ao festival mais antigo do país defendem diálogo en...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:45 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

O que mata mais: as drogas ou a tentativa de reprimi-las?

O que mata mais: as drogas ou a tentativa de reprimi-las?

Brasil - RBA - [Mauro Santayana] A situação chegou a tal ponto que essa é a pergunta que deveríamos nos fazer...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 12:50 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Defender salários e direitos, lutar contra empobrecimento: Em Portugal, cresce a luta pelos direitos

Defender salários e direitos, lutar contra empobrecimento: Em Portugal, cresce a luta pelos direitos

Portugal - Avante! - A CGTP-IN exige a reposição efectiva do poder de compra do salário mínimo. A Frente Comum não...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 15:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

CGTP contesta aos banqueiros: 'Os trabalhadores e trabalhadoras mais velhas não são descartáveis'

CGTP contesta aos banqueiros: 'Os trabalhadores e trabalhadoras mais velhas não são descartáveis'

Portugal - CGTP - O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa afirmou que, face à suposta falta de produtivida...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 13:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

A democratização da mídia e quem a defende

A democratização da mídia e quem a defende

Brasil - Carta Capital - [Mariana Melo] Um dos temas mais reivindicados pelas organizações civis brasileiras, a de...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 01:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

“Somos 11 candidatos à presidência e não apenas três”, lembra Zé Maria

“Somos 11 candidatos à presidência e não apenas três”, lembra Zé Maria

Brasil - Brasil de Fato - [Bruno Pavan] Pela quarta vez, Zé Maria de Al­meida é o candidato do PSTU à pre­...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 00:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Greve dos funcionários judiciais teve adesão superior a 85%

Greve dos funcionários judiciais teve adesão superior a 85%

Portugal - Esquerda - Os funcionários judiciais fizeram greve na sexta (26) para exigir mais funcionários e protes...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 22:53 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Brasil: terra de presos sem condenação

Brasil: terra de presos sem condenação

Brasil - PCO - Presos sem julgamento, mais de 200 mil pessoas, são 40% da população carcerária no País. O Brasil ...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 19:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Assentados conquistam 1° agroindústria do Terra Forte em São Paulo

Assentados conquistam 1° agroindústria do Terra Forte em São Paulo

Brasil - MST - [Maura Silva] As famílias assentadas e acampadas da região de Andradina (SP) serão as pioneiras da ...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 12:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Direitos nacionais e imperialismo

Afeganistão fecha acordo com EUA e Otan

Afeganistão fecha acordo com EUA e Otan

Afeganistão - Vermelho - Os EUA e a Otan dão mais um passo rumo à intensificação das ingerências no Oriente Médio....

Terça, 30 de Setembro de 2014 18:16 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Argentina repudia decisão de desacato ditada por juiz dos EUA

Argentina repudia decisão de desacato ditada por juiz dos EUA

Argentina - Prensa Latina - A decisão de desacato contra a Argentina, com ameaça de sanções, ditada pelo juiz esta...

Terça, 30 de Setembro de 2014 18:13 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Exército sírio continua ofensiva na periferia de Damasco

Exército sírio continua ofensiva na periferia de Damasco

Síria - Prensa Latina - As forças armadas sírias continuam hoje sua ofensiva na extensa região de Guta oriental, c...

Terça, 30 de Setembro de 2014 16:03 | Comenta aqui |

Reportagens

Filme: Christiania – 40 Anos de Ocupação, 2014

Filme: Christiania – 40 Anos de Ocupação, 2014

Dinamarca - ANA - Christiania - 40 Anos de Ocupação conta a história do “estado livre” de Christiania, uma comunid...

Terça, 30 de Setembro de 2014 16:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A paz e o multilateralismo, uma reclamação válida

A paz e o multilateralismo, uma reclamação válida

Vermelho - [Waldo Mendeluza] O multilateralismo e a paz mundial são recorrentes reclamações no debate de alto nível da Assembleia Geral das Naçõe...

Terça, 30 de Setembro de 2014 13:20 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Religião e política, cabeças cortadas e Estado religioso, significado e consequências

Religião e política, cabeças cortadas e Estado religioso, significado e consequências

Esquerda Marxista - [Alex Minoru e Serge Goulart] Para os marxistas o Estado laico, a liberdade religiosa e o fato de que a religião deve ser praticad...

Terça, 30 de Setembro de 2014 12:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA no Iraque: jogando bombas, lucrando bilhões

EUA no Iraque: jogando bombas, lucrando bilhões

Estados Unidos - Revista Fórum - [Vinícius Gomes] Há 24 anos, quatros presidentes norte-americanos ordenaram o bom...

Terça, 30 de Setembro de 2014 11:55 | Comenta aqui |

Reportagens

Perguntas e respostas sobre o Estado Islâmico

Perguntas e respostas sobre o Estado Islâmico

Síria - Esquerda - [Luís Leiria] Sabia que o atual líder do EI já esteve detido num campo de prisioneiros dos Esta...

Terça, 30 de Setembro de 2014 01:33 | Comenta aqui |

Institucional

Renzi e Berlusconi juntos

Renzi e Berlusconi juntos

Itália - PCB - [Achille Lollo] A anunciada reforma trabalhista quebra a aparente unidade no seio do Partido Democr...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 22:56 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Como enfrentar os fundos abutre e o imperialismo financeiro

Como enfrentar os fundos abutre e o imperialismo financeiro

Esquerda - [Eric Toussaint] Vou começar imediatamente o tema, a partir de um olhar sobre os “fundos abutre”. Em primeiro lugar diria que os “fundos ab...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 16:17 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

FARC-EP apresentam propostas sobre direitos integrais das vítimas

FARC-EP apresentam propostas sobre direitos integrais das vítimas

Colômbia - ANNCOL - Havana, sede dos Diálogos de Paz, 27 de setembro de 2014 8. Definição combinada de mecanismos...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 16:13 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Jornada solidária com os bilbaínos em risco de prisão por um artigo de opinião

Jornada solidária com os bilbaínos em risco de prisão por um artigo de opinião

Euskal Herria - ASEH - Ao longo do dia de ontem, houve várias actividades na Alde Zaharra [Parte Velha] de Bilbo e...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 15:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Belicismo dos EUA aumenta na África

Belicismo dos EUA aumenta na África

Estados Unidos - Avante! - [Carlos Lopes Pereira] No quadro da sua estratégia imperial de crescente intervenc...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 13:16 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Bloqueio dos EUA tenta asfixiar finanças cubanas

Bloqueio dos EUA tenta asfixiar finanças cubanas

Cuba - Prensa Latina - A perseguição das transações financeiras cubanas resulta atualmente uma prova da tentativa ...

Segunda, 29 de Setembro de 2014 13:01 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Suíços eliminam tique-taque dos relógios

Suíços eliminam tique-taque dos relógios

Suíça - Inovação Tecnológica - Pela primeira vez em 200 anos, o mecanismo básico de um relógio mecânico foi reinve...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 16:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Mafalda faz 50 anos

Mafalda faz 50 anos

Argentina - Esquerda - Mítica personagem do cartoonista Quino comemora meio século de vida com exposições e homena...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 16:32 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

O importante labor dos mestres, segundo o filme ‘Adorável Professor’

O importante labor dos mestres, segundo o filme ‘Adorável Professor’

PGL - [José Paz Rodrigues] Em 1994, a UNESCO estabeleceu o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores, em celebração ao grande feito em favor...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 15:23 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

O dilema das milícias ucranianas

O dilema das milícias ucranianas

Ucrânia - Le Monde Diplomatique - [Hélène Richard] Em 18 de agosto, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, cham...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 14:53 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Estados Unidos, condenados à repetição

Estados Unidos, condenados à repetição

Estados Unidos - Carta Capital - [Antonio Luiz M. C. Costa] Obama continua uma tradição de bombardear problem...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:48 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Iniciativa internacional busca diminuir poluição luminosa e preservar a escuridão

Iniciativa internacional busca diminuir poluição luminosa e preservar a escuridão

Opera Mundi - [Paul Bogard, Conservation Magazine] Organização certifica comunidades que trabalham pela conservação do céu escuro. A ilha d...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:37 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Sobre os bombardeamentos norte-americanos em território da Síria

Sobre os bombardeamentos norte-americanos em território da Síria

Síria - Resistir - O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) denuncia os ataques dos EUA em território d...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:30 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O preso Ventura Tomé, gravemente doente, foi libertado quarta-feira

O preso Ventura Tomé, gravemente doente, foi libertado quarta-feira

Euskal Herria - ASEH - A Etxerat já tinha adiantado que o preso político de Tafalla (Navarra), de 60 anos e com um...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 13:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

No México, desapropriação de comunidades para o agronegócio

No México, desapropriação de comunidades para o agronegócio

México - PCB - [Víctor M. Quintana S] No México, o que está em jogo nestes dias e nestes meses com relação ao...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 12:43 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Não se consegue a paz com mais litros de sangue

Não se consegue a paz com mais litros de sangue

Colômbia - PCB - Comunicado do Bloco Iván RíosNossa força está profundamente comprometida com os anseios de paz qu...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 12:41 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Governo catalão convoca consulta para decidir sobre independência do país

Governo catalão convoca consulta para decidir sobre independência do país

Paísos Cataláns - Llibertat - [Tradução do Diário Liberdade] A Lei de Consultas com que a Catalunha quer regular a...

Domingo, 28 de Setembro de 2014 16:48 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA realizam novos bombardeios contra o Estado Islâmico na Síria

EUA realizam novos bombardeios contra o Estado Islâmico na Síria

Síria - Vermelho - As forças armadas estadunidenses atacaram no sábado (27) o Estado Islâmico (EI) na Síria, o que...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 23:47 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Presidente catalão autoriza lei de consultas para convocar referendo

Presidente catalão autoriza lei de consultas para convocar referendo

Paísos Cataláns - Prensa Latina - O presidente do governo catalão, Artur Mas, assinou formalmente no sábado (27) u...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 23:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Manifesto Aske Eguna: solidariedade com os 28 moços bascos julgados em Madrid

Manifesto Aske Eguna: solidariedade com os 28 moços bascos julgados em Madrid

Euskal Herria - Mar de Lumes - Máis unha vez, atopámonos diante dunha grave situación. A Audiencia Nacional españo...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 20:09 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O ocidente bate em retirada na Ucrânia

O ocidente bate em retirada na Ucrânia

Ucrânia - Resistir - [M. K. Bhadrakumar] Considerando o enorme destaque dado pela Casa Branca à visita do pre...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 14:31 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Palestina: O novo acordo entre Fatah e Hamas

Palestina: O novo acordo entre Fatah e Hamas

Palestina - PCO - Governo de unidade entre os dois partidos foi o que motivou os ataques de Israel contra a Faixa ...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 14:27 | Comenta aqui |

Reportagens

150 anos da I Internacional – Viva a luta pela Internacional

150 anos da I Internacional – Viva a luta pela Internacional

Esquerda Marxista - [Riobaldo Tartarana] Ela não chegou a durar 10 anos. Pensando em tempo histórico, é um tempo muito, muito pequeno. Mas ela r...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 14:20 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Venezuela: “Organização e unidade devem ser mais que uma bandeira”

Venezuela: “Organização e unidade devem ser mais que uma bandeira”

Venezuela - A Verdade - A agressão dos imperialistas estadunidense contra a Venezuela não tem quartel. O bolso dos...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 14:15 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

É o imperialismo neoliberal dos "neocons", estúpido

É o imperialismo neoliberal dos "neocons", estúpido

Estados Unidos - Prensa Latina - Sei que este título não é original, mas não importa. O essencial em um momento cr...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 13:13 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Karl Marx se une a proletários do século 21 em minissérie argentina

Karl Marx se une a proletários do século 21 em minissérie argentina

Argentina - Debate - Na trama, filósofo alemão expõe ideias no bar e cativa jovem sindicalista.Um rapaz entra em u...

Sábado, 27 de Setembro de 2014 01:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Um tribunal da ONU avalia 45 casos de tortura no Reino da Espanha

Um tribunal da ONU avalia 45 casos de tortura no Reino da Espanha

Estado espanhol - Esculca -  Relatório elaborado por médicos, psicólogos e psiquiatras analisou 45 casos de t...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 23:38 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Abbas pede pelo fim da ocupação israelense na Palestina na ONU

Abbas pede pelo fim da ocupação israelense na Palestina na ONU

Palestina - Vermelho - O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas pediu, na sexta-feira (26),...

Sexta, 26 de Setembro de 2014 23:08 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.