O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Charlie Ebdo não é a única vítima
Charlie Ebdo não é a única vítima

Carlos Latuff

Charlie Ebdo não é a única vítima
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

O terramoto grego e suas lições

Carlos Serrano FerreiraCarlos Serrano Ferreira

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 17:34 | Comenta aqui |

Feijoada no ponto

Grécia

Andoni BaserrigorriAndoni Baserrigorri

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 15:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Unamérica soy!

Uma praça de esperança

Juliano MedeirosJuliano Medeiros

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 16:32 | Comenta aqui |

Pela raiz

O narrador, a memória e o presente

Joana Salém VasconcelosJoana Salém Vasconcelos

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 12:19 | 1 comentário | Rate: 5.00

Batalha das Ideias

“Carlos Fonseca e a Revolução Nicaraguense” – Matilde Zimmermann

Paulo MarçaioliPaulo Marçaioli

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 07:35 | Comenta aqui |

Logo se aprende

Música brasileira no cinema: Uma dúzia de filmes para ouvir de olhos arregalados

Diego BernalDiego Bernal

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 00:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

Golpe final na soberania do País

Adriano BenayonAdriano Benayon

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pensamento em Rede

Terror e Medo

Pedro PenidoPedro Penido

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 17:45 | Comenta aqui |

Em coluna

França, terror e islamofobia

Narciso Isa CondeNarciso Isa Conde

Terça, 20 de Janeiro de 2015 19:21 | Comenta aqui |

O diabo revisitado

A digitalização de mim ou como eu decidi ir viver para um aquário

Pedro MonterrosoPedro Monterroso

Terça, 20 de Janeiro de 2015 17:34 | Comenta aqui |

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Democracy now!

Os outros Charlie

Amy GoodmanAmy Goodman

Terça, 20 de Janeiro de 2015 11:06 | Comenta aqui |

Em coluna

Pensar o atentado ao Charlie Hebdo

Slavoj ZizekSlavoj Zizek

Terça, 13 de Janeiro de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 3.33

Em coluna

A infâmia

Michael LöwyMichael Löwy

Segunda, 12 de Janeiro de 2015 23:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A crise da urbanização planetária

David HarveyDavid Harvey

Domingo, 11 de Janeiro de 2015 01:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Centro Social Gomes Gaioso - 26/01/2015
A Gentalha do Pichel - 26/01/2015
Centro Social Gomes Gaioso - 22/01/2015
A Gentalha do Pichel - 19/01/2015
A Gentalha do Pichel - 16/01/2015
Fundaçom Artábria - 16/01/2015
O CASTENDO - 26/01/2015
O CASTENDO - 26/01/2015
O CASTENDO - 26/01/2015
O CASTENDO - 26/01/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 26/01/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 09/01/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 07/01/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 01/01/2015
Blog do Dario - 01/01/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Cuba - La Pupila Insomne - [José Manzaneda, Tradução do Diário Liberdade] Os EUA dizem que...
22/01/2015, 17:29
05
China - RT - [Tradução do Diário Liberdade] Depois da atualização das capacidades nucleares...
21/01/2015, 11:50
00
Galiza - Diário Liberdade - [C.C.] Com motivo da 9ª ediçom da Marcha às Cadeias, várias dúzias...
22/01/2015, 00:00
05
Logo se aprendeMúsica brasileira no cinema: Uma dúzia de filmes para ouvir de olhos...
23/01/2015, 00:52
05
Brasil de PéGolpe final na soberania do PaísAdriano Benayon - Publicado em Quinta, 22 Janeiro...
22/01/2015, 17:40
05
Grécia - Diário Liberdade - Com 80% de votos contabilizados, a coligaçom Syriza atinge 149...
26/01/2015, 00:59
05
Logo se aprendeMúsica brasileira no cinema: Uma dúzia de filmes para ouvir de olhos...
23/01/2015, 00:52
05
Galiza - Gallaecia in Armis - No fim de semana de 28 de Fevereiro a 1 de Março 2015 vamos ter...
24/01/2015, 17:35
05
Feijoada no pontoGréciaAndoni Baserrigorri - Publicado em Domingo, 25 Janeiro 2015 15:18Um...
25/01/2015, 15:18
05
Galiza - NÓS-UP - Contra as mentiras da propaganda oficial, os dados finais do ano 2014...
21/01/2015, 11:36
05
Pela raizO narrador, a memória e o presenteJoana Salém Vasconcelos - Publicado em Sábado, 24...
24/01/2015, 12:19
15
Galiza - Diário Liberdade - Os dados do Inquérito de Populaçom Ativa (EPA) afirmam que a...
22/01/2015, 13:00
10
O diabo revisitadoA digitalização de mim ou como eu decidi ir viver para um aquárioPedro...
20/01/2015, 17:34
00
Em colunaFrança, terror e islamofobiaNarciso Isa Conde - Publicado em Terça, 20 Janeiro 2015...
20/01/2015, 19:21
00
Pensamento em RedeTerror e MedoPedro Penido - Publicado em Quarta, 21 Janeiro 2015 17:45Não se...
21/01/2015, 17:45
00
Syriza ganha na Grécia com um programa de reformas "anti-austeridade"

Institucional

Syriza ganha na Grécia com um programa de reformas "anti-austeridade"

Grécia - Diário Liberdade - Com 80% de votos contabilizados, a coligaçom Syriza atinge 149 cadeiras e afirma-se como força maioritária, mandando a direita para a oposiçom.Com um discurso anti-austeridade, a coligaçom liderada por Alexis Tsipras ganha as eleiçons e...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 00:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Cultura/Música

Convocado encontro internacional galego-português de artes marciais europeias

Convocado encontro internacional galego-português de artes marciais europeias

Galiza - Gallaecia in Armis - No fim de semana de 28 de Fevereiro a 1 de Março 2015 vamos ter visita da Federação ...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 17:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Emigraçom e despovoamento permitem "trucar" os dados oficiais de emprego na Galiza

Emigraçom e despovoamento permitem "trucar" os dados oficiais de emprego na Galiza

Galiza - Diário Liberdade - Os dados do Inquérito de Populaçom Ativa (EPA) afirmam que a Comunidade Autónoma da Ga...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 13:00 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Javi Guerrero mantém protesto por direitos das e dos presos apesar de grave estado de saúde

Javi Guerrero mantém protesto por direitos das e dos presos apesar de grave estado de saúde

Galiza - NES/DL - A delicada situación de saúde do preso en loita Javier Guerrero Carvajal agravouse nos últimos d...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 18:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Milícias curdas recuperam Kobane

Milícias curdas recuperam Kobane

Síria - Diário Liberdade - Após vários meses sob ataque do ISIS, as milícias recuperárom a prática totalidade da c...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 15:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

EUA: em 2015 já há “missões especiais” clandestinas em 105 países

EUA: em 2015 já há “missões especiais” clandestinas em 105 países

Estados Unidos - Tom Dispatch - [Nick Turse] 20 de janeiro de 2015. Já operante na Austrália, Brasil, Canadá, Colô...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 15:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

K. Papadakis, KKE: 'Não apoiaremos Syriza. Somos contra a UE, a OTAN e as cadeias do capitalismo'

K. Papadakis, KKE: 'Não apoiaremos Syriza. Somos contra a UE, a OTAN e as cadeias do capitalismo'

Grécia - PCB - [Andrés Gil] O eurodeputado do Partido Comunista da Grécia (KKE), Kostas Papadakis, afirma: "O Syri...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 16:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Que Voltem Para a Casa! : “A dispersom é cruel, desumana e ilegal”

Repressom e direitos humanos

Que Voltem Para a Casa! : “A dispersom é cruel, desumana e ilegal”

Galiza - Diário Liberdade...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

-  Este manifesto foi escrito e lançado no final de 2013, como resultado de vários combates durante o que...

Reportagens

Brasil: Público, Gratuito e Para Todos: Transporte, Saúde, Educação! Abaixo a Repressão!

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 18:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Língua/Educaçom

LEG denuncia: O PP quer estabelecer 3 anos de Grau e 2 de Mestrado

LEG denuncia: O PP quer estabelecer 3 anos de Grau e 2 de Mestrado

Galiza - LEG - O ministro de educación, Wert, pretende pasar o grao universitario de 4 a 3 anos, aumentando a dura...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 14:33 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Por uma nova visão galaica

Por uma nova visão galaica

Galiza - PGL - [Artur Alonso Novelhe] “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos,fazendo coisas pequenas, mu...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 10:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Compostelanas e compostelanos querem salvar a Casa da Juventude

Compostelanas e compostelanos querem salvar a Casa da Juventude

Galiza - PCDP-SCX - Na maña deste domingo, ás 12h, a Plataforma Cidadá Defender o Público_Salvemos a Casa da Xuven...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 01:25 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Águas Caldas

Águas Caldas

Galiza - PGL - [Adela Figueiroa Panisse] Relato ganhador do primeiro Prémio do Certame Literário Terras de Chamoso...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 18:24 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Altos níveis de metais pesados na bacia do Támega polos derrames do AVE

Altos níveis de metais pesados na bacia do Támega polos derrames do AVE

Galiza - Adega - O arsénico e o chumbo multiplican os níveis de contaminantes admitidos (NCA) pola lei.Analíticas ...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 07:30 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

O Facho lança 'Manifesto em defesa da Língua Galega'

O Facho lança 'Manifesto em defesa da Língua Galega'

Galiza - Diário Liberdade - "A língua galega continua perseguida e proscrita polas política de etnocídio lingüísti...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 07:10 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Hospital privado viguês Povisa quer despedir 56 trabalhadores e trabalhadoras

Hospital privado viguês Povisa quer despedir 56 trabalhadores e trabalhadoras

Galiza - CIG Saúde - O comité de empresa do hospital vigués rexeita o ERE extintivo e anuncia a convocatoria de mo...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 10:09 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Sobe o desemprego na Galiza, apesar de perder 24.600 pessoas entre 16 e 34 anos

Sobe o desemprego na Galiza, apesar de perder 24.600 pessoas entre 16 e 34 anos

Galiza - CIG - Descenden ocupación e actividade e medra a precariedade con 29.000 ocupados/as menos a tempo comple...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 09:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Nem esmolas assistenciais nem barcos nas rotundas: Coia exige direitos sociais

Nem esmolas assistenciais nem barcos nas rotundas: Coia exige direitos sociais

Galiza - AAC - A Asemblea Aberta de Coia convoca o XOVES 22 de xaneiro ás 18:00 unha CONCENTRACIÓN na ROTONDA de C...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 05:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

SLG pede paralisar TTIP por colocar em perigo agro e segurança alimentar europeias

SLG pede paralisar TTIP por colocar em perigo agro e segurança alimentar europeias

Galiza - SLG - Diante do temor expresado por varios países da UE, entre os que se atopa o Estado Español, a que o ...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 05:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

NÓS-UP apoia "verdadeira mudança na Grécia e na Europa", pedindo voto no KKE

NÓS-UP apoia "verdadeira mudança na Grécia e na Europa", pedindo voto no KKE

Galiza - NÓS-UP - Na nossa linha de defender umha Europa dos povos, da classe trabalhadora e das mulheres como alt...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 00:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Nova concentraçom solidária com Javi Guerrero Carvajal diante do Hospital Provincial de Ponte Vedra

Nova concentraçom solidária com Javi Guerrero Carvajal diante do Hospital Provincial de Ponte Vedra

Galiza - Revista Abordagem - Reproducimos e damos pulo a esta nova Convocatoria Solidaria que recibimos por correo...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 00:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

MGS reclama 'outro rumo para a Grécia'

MGS reclama 'outro rumo para a Grécia'

Galiza - MGS -  Contra o imperialismo, o capital e a UE:  solidariedade co pobo grego e apoio ás e aos comunistasO...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 13:19 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Direçom de Navantia tenta alijar culpas acusando o quadro de pessoal polo atraso do hotel flutuante

Direçom de Navantia tenta alijar culpas acusando o quadro de pessoal polo atraso do hotel flutuante

Galiza - CIG - Sección Sindical da CIG pide o cese inmediato da dirección en Madrid, pois "nada bo se pode esperar...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 13:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Realidade da "recuperaçom” na Galiza: 21.100 novos jovens emigrantes e queda demográfica

Realidade da "recuperaçom” na Galiza: 21.100 novos jovens emigrantes e queda demográfica

Galiza - NÓS-UP - Contra as mentiras da propaganda oficial, os dados finais do ano 2014 confirmam o aprofundamento...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 11:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

A agricultura familiar como alternativa: O caso galego apresentado em Ponte Vedra

A agricultura familiar como alternativa: O caso galego apresentado em Ponte Vedra

Galiza - Amig@s da Cultura - A vindoura sexta feira 30 de Janeiro às 20h00 apresenta-se na Livraria Paz de Ponte V...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 06:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Projeçom do documentário ‘As Silenciadas’ 30 de janeiro em Vigo

Projeçom do documentário ‘As Silenciadas’ 30 de janeiro em Vigo

Galiza - AFG - A Assembleia Feminista Galega (AFG) projeta o documentário de Pablo Ces, com posterior debate a sex...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Porrinho: NÓS-UP contra as privatizaçons dos serviços municipais

Porrinho: NÓS-UP contra as privatizaçons dos serviços municipais

Galiza - NÓS-UP - A equipa de governo liderada polo corrupto Nelson Santos com a sua maioría no concelho de O Porr...

Terça, 20 de Janeiro de 2015 20:46 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Consumo e meio natural

A crise foi criada pela privatização

A crise foi criada pela privatização

Brasil - PCO - Como acreditar seriamente que em um país como o Brasil, com abundância de recursos hídricos e de ch...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 17:23 | Comenta aqui |

Migraçons

Apresentação do projecto ativa a tua cidade

Apresentação do projecto ativa a tua cidade

Portugal - Solidariedade Imigrante - Apresentação audiovisual do projeto " Ativa a tua Cidadania" – um produto de ...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 00:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Processo especial de revitalização é um embuste que salva patrões sem escrúpulos

Processo especial de revitalização é um embuste que salva patrões sem escrúpulos

Portugal - CGTP - A lei das insolvências, além de se ter tornado num "enormíssimo embuste", mostrou-se "boa para s...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 16:16 | Comenta aqui |

Resenhas

JCP realizou em Lisboa 'Encontro Nacional de Jovens trabalhadores'

JCP realizou em Lisboa 'Encontro Nacional de Jovens trabalhadores'

Portugal - Avante! - Sob o lema «Pelos Direitos, Organizar e Lutar», a JCP realizou sábado, no Clube Estefânia, em...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 16:14 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Pesquisa revela que 68% dos paulistanos sofrem com falta de água

Pesquisa revela que 68% dos paulistanos sofrem com falta de água

Brasil - Brasil de Fato - Para 50% dos entrevistados, a qualidade de vida na cidade ficou estável; para 37% ela me...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 11:14 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Antropofagia política

Antropofagia política

Brasil - Carta Maior - [Liszt Vieira e Marijane Lisboa] O canibalismo político atual retoma antiga fórmula lulista...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 09:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

FENPROF tentará impedir que se concretize a aplicação da "mobilidade especial" docente

FENPROF tentará impedir que se concretize a aplicação da "mobilidade especial" docente

Portugal - Fenprof - Sob a capa de uma alegada "requalificação", o MEC pretende remeter para a mobilidade especial...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 14:38 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Apoio militante à Ocupação Sonho Real, organizada pelo MTST em Goiás

Apoio militante à Ocupação Sonho Real, organizada pelo MTST em Goiás

Brasil - PCB - Na madrugada de sexta-feira para sábado (17 de janeiro) o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTS...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 17:14 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Ato termina com tiros de borracha e depredação em São Paulo

Ato termina com tiros de borracha e depredação em São Paulo

Brasil - Carta Capital - [Wanderley Preite Sobrinho]] PM culpa manifestantes, mas ação policial truculenta desenca...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 14:07 | Comenta aqui |

Resenhas

28 de janeiro: CSP-Conlutas se soma ao Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos

28 de janeiro: CSP-Conlutas se soma ao Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos

Brasil - PSTU - O PSTU e a sua militância estarão empenhados na organização desse dia de lutas e mobilizações. Lei...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 09:53 | Comenta aqui |

Institucional

Solidariedade do PCB ao KKE

Solidariedade do PCB ao KKE

Brasil - PCB - PCB envia apoio ao KKE nas eleições de domingo na Grécia.Estimados Camaradas do KKE O PCB (Partido...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 09:49 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

PT e PSDB ou a “jaula” da política brasileira

PT e PSDB ou a “jaula” da política brasileira

Brasil - BR247 - [Roberto Bitencourt da Silva] Não deixam de ser curiosas as críticas ao aumento de impostos e a d...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 09:46 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Presidente da CUT critica derrubada da economia para conter inflação

Presidente da CUT critica derrubada da economia para conter inflação

Brasil - Carta Maior - Para presidente da Central, apostar na derrubada da economia para conter inflação coloca em...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 18:20 | Comenta aqui |

Institucional

Conta na Suíça liga Youssef ao escândalo das propinas nos trens de São Paulo

Conta na Suíça liga Youssef ao escândalo das propinas nos trens de São Paulo

Brasil - RBA - Na linha 15-Prata do Metrô está a estação Vila Prudente, listada na planilha apreendida com Youssef...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 15:06 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Um novo pacotaço

Um novo pacotaço

Brasil - PCO - Novos componentes do aumento do parasitismo financeiro, direcionado a garantir os lucros dos banque...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 14:29 | Comenta aqui |

Institucional

PCP denuncia "liberdade de escolha condicionada" nas eleições gregas e envia apoio ao KKE

PCP denuncia "liberdade de escolha condicionada" nas eleições gregas e envia apoio ao KKE

Portugal - Avante! - As eleições legislativas de domingo, 25, na Grécia, ficam marcadas por enormes e inaceitáveis...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 11:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

África do Sul aumenta ajuda a Moçambique diante de inundações

África do Sul aumenta ajuda a Moçambique diante de inundações

Moçambique - Prensa Latina - A África do Sul destinou hoje um terceiro helicóptero para ajudar nas operações de bu...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 00:28 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Por uma nova causa de legitimação para o Ministério Público

Por uma nova causa de legitimação para o Ministério Público

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Daniel Balan Zappia] O Brasil, ainda como um projeto de república, ostenta uma v...

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 23:47 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

Morte de tirano saudita revela hipocrisia do Ocidente

Morte de tirano saudita revela hipocrisia do Ocidente

Arábia Saudita - Diário Liberdade - Na última sexta-feira (23) foi anunciada a morte do rei Abdullah bin Abdulaziz...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 19:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Memórias: Primeira emissão televisiva há 89 anos

Memórias: Primeira emissão televisiva há 89 anos

Reino Unido - Esquerda - [António José André] No dia 26 de janeiro de 1926, os membros da Royal Institution assist...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 18:12 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Liberdade, liberdade querida, onde estão os teus defensores?

Liberdade, liberdade querida, onde estão os teus defensores?

França - O Diário - [Remy Herrera] O presidente François Hollande declarou: «A França está em estado de choque» e ...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 17:52 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Argentina: 'Falsa-bandeira' e como começar uma 'revolução colorida'

Argentina: 'Falsa-bandeira' e como começar uma 'revolução colorida'

Argentina - Vineyard of the Saker - [Mario] 23 de janeiro de 2015. As redes sociais rapidamente converteram o "Je ...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 14:00 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Manifestação em Pamplona denunciou ataque à solidariedade com os presos

Manifestação em Pamplona denunciou ataque à solidariedade com os presos

Euskal Herria - ASEH - Cerca de 2000 pessoas manifestaram-se na sexta-feira à tarde, 23, em defesa dos direitos do...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 14:48 | Comenta aqui |

Institucional

Com Syriza, a Grécia continua atrelada à Troika, à OTAN e ao mercado

Com Syriza, a Grécia continua atrelada à Troika, à OTAN e ao mercado

Grécia - Correio da Cidadania - [Achille Lollo] De Roma para o Correio da Cidadania, Segunda, 21 de Janeiro de 201...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 14:38 | Comenta aqui |

Institucional

Reeleição ou constituinte? Perguntas que voltam em Honduras

Reeleição ou constituinte? Perguntas que voltam em Honduras

Honduras - Prensa Latina - Honduras revive hoje fantasmas de um passado recente. Setores políticos movem peças sob...

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 13:17 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Manifestação em Bilbau contra a expulsão do saarauí Hassanna Aalia

Manifestação em Bilbau contra a expulsão do saarauí Hassanna Aalia

Saara Ocidental - ASEH - Foi convocada para dia 31, às 17h00, uma manifestação nacional na capital biscainha para ...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 18:29 | Comenta aqui |

Saúde

OMS só dispõe de fundos para combater o ébola até fevereiro

OMS só dispõe de fundos para combater o ébola até fevereiro

Esquerda - Diretor-geral adjunto da OMS adverte que apesar de o número de contágios estar a diminuir, enquanto houver um único caso, o perigo permanec...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 17:09 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Ucrânia: ofensiva continua

Ucrânia: ofensiva continua

Ucrânia - Avante! - A junta fascista ucraniana agravou a ofensiva contra o Leste do país, fragilizando mais o prec...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 16:36 | Comenta aqui |

Institucional

Grécia, 25 de Janeiro: Com os trabalhadores e o povo grego, contra os capitalistas e a Troika

Grécia, 25 de Janeiro: Com os trabalhadores e o povo grego, contra os capitalistas e a Troika

Grécia - Palavra Operária - Neste 25 de janeiro se realizarão as eleições parlamentares antecipadas na Grécia, aco...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 16:30 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A locomotiva mundial sem fôlego

A locomotiva mundial sem fôlego

China - PCO - Pior crescimento em 24 anos aprofunda a crise capitalista mundial.De acordo com as informações ofici...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 10:53 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Ruas cheias em Villabona para receber Galarraga e Zelarain

Ruas cheias em Villabona para receber Galarraga e Zelarain

Euskal Herria - ASEH - Quinta e sexta-feira trouxeram notícias boas e emoções fortes à localidade guipuscoana de V...

Domingo, 25 de Janeiro de 2015 10:20 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Uma doutrina em questão

Uma doutrina em questão

Le Monde Diplomatique - [Silvio Caccia Bava] O desafio é recuperar a capacidade do Estado de ter um papel estratégico na definição e controle das polí...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 18:55 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Mobilizações de apoio a 24 julgados por defender o Kukutza

Mobilizações de apoio a 24 julgados por defender o Kukutza

Euskal Herria - ASEH - O Kutuza gaztetxea, casa da juventude, no bairro bilbaíno de Errekalde, foi despejado a 21 ...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 18:07 | Comenta aqui |

Resenhas

Esquerda revolucionária convoca convenção nacional na Venezuela

Esquerda revolucionária convoca convenção nacional na Venezuela

Venezuela - A Verdade - A situação econômica se agrava na Venezuela frente a reiteradas tentativas dos capitalista...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 17:24 | Comenta aqui |

Saúde

OMS adverte que epidemia de ebola ainda é preocupante

OMS adverte que epidemia de ebola ainda é preocupante

Agência Brasil - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (23) que o combate à epidemia de ebola continua extremamente difícil e...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 17:09 | Comenta aqui |

Institucional

As eleições gregas e a crise na Europa

As eleições gregas e a crise na Europa

Grécia - Esquerda Marxista - [Alan Woods e Ben Peck] Em 25 de janeiro serão celebradas eleições gerais na Grécia. ...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 12:17 | Comenta aqui |

Institucional

Grécia

Grécia

Grécia - Avante! - [João Ferreira] Domingo há eleições legislativas na Grécia. A situação política é marcada por u...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 12:10 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Governo espanhol autoriza presença militar permanente dos EUA

Governo espanhol autoriza presença militar permanente dos EUA

Estado espanhol - Prensa Latina - O governo espanhol autorizou hoje negociar a solicitação dos Estados Unidos para...

Sábado, 24 de Janeiro de 2015 12:04 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A Batalha de Argel: Um fantasma sempre presente

A Batalha de Argel: Um fantasma sempre presente

Argélia - Carta Maior - [Léa Maria Aarão Reis] A 'Batalha de Argel' mostra como muitos dos problemas que a Europa ...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 20:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Nicolás Maduro: Há 15 anos a direita fracassa com a mesma estratégia desestabilizadora

Nicolás Maduro: Há 15 anos a direita fracassa com a mesma estratégia desestabilizadora

Venezuela - Diário Liberdade - Na última quarta-feira (21), em pronunciamento na Assembleia Nacional, onde transmi...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 19:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Transporte público sem tarifa em Tallinn, na Estônia

Transporte público sem tarifa em Tallinn, na Estônia

Estónia - Carta Maior - [Ana Lara Schlindwein, Gabriel Andrade e JG] O exemplo de Tallinn nos traz importantes l...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 18:20 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O embargo mais longo da história

O embargo mais longo da história

Cuba - Le Monde Diplomatique - [Salim Lamrani] Cuba e Estados Unidos anunciaram o restabelecimento de relações dip...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 17:56 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O Ministério Público pede seis anos para Intza Oxandabaratz

O Ministério Público pede seis anos para Intza Oxandabaratz

Euskal Herria - ASEH - Intza Oxandabaratz recorreu contra os dois anos de pena a que foi condenada em Abril de 201...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 17:49 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Ucrânia: Guerra em Kiev e p’rá lá de Kiev?

Ucrânia: Guerra em Kiev e p’rá lá de Kiev?

Ucrânia - Moon of Alabama - Hoje, finalmente, o governo ucraniano admitiu, três dias depois de ter acontecido, que...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 15:15 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Atentado contra Charlie Hebdo: apagamento político e ‘jornalístico'

Atentado contra Charlie Hebdo: apagamento político e ‘jornalístico'

França - Le blog de Saïd Bouamama - [Saïd Bouamama] 11 de janeiro de 2015. O atentado conta o semanário satírico C...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 15:05 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

França: Marine Le Pen ‘legitimada’

França: Marine Le Pen ‘legitimada’

França - World Socialist Website - [Joseph Kishore e Alex Lantier] 20 de janeiro de 2015. A campanha internacional...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 15:00 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Mão conhecida opera na sangrenta guerra civil do Iêmen

Mão conhecida opera na sangrenta guerra civil do Iêmen

Iémen - The Independent - [Robert Fisk, The Independent] UK. 21 de janeiro de 2015. A questão é os sauditas. Não i...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 14:50 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O regime espanhol envia à cadeia cinco mineiros asturianos

O regime espanhol envia à cadeia cinco mineiros asturianos

Astúrias - CUT-Galiza - Cinco mineiros asturianos foram condenados cada um deles a dous anos e seis meses de priso...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 14:24 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Obama: O discurso da mentira e da hipócrisia

Obama: O discurso da mentira e da hipócrisia

Estados Unidos - O Diário - Foi triunfalista o discurso sobre o Estado da União pronunciado pelo presidente Barack...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 10:16 | Comenta aqui |

Institucional

A Europa e a Grécia

A Europa e a Grécia

Grécia - Avante! - [Ângelo Alves] Como o Partido Comunista Português (PCP) alertou, os acontecimentos de Paris est...

Sexta, 23 de Janeiro de 2015 09:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

O culpado pela baixa conexão de internet em Cuba não era o governo cubano?

O culpado pela baixa conexão de internet em Cuba não era o governo cubano?

Cuba - La Pupila Insomne - [José Manzaneda, Tradução do Diário Liberdade] Os EUA dizem que permitirão às suas comp...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 17:29 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Comunicado internacionalista juvenil em apoio a Hassanna Aalia, perseguido político saaraui

Comunicado internacionalista juvenil em apoio a Hassanna Aalia, perseguido político saaraui

Saara Ocidental - Briga - Da dinámica Somos o vosso pior pesadelo, as organizaçons juvenis dos povos oprimidos pol...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 17:25 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

#JeSuisBasque: Perseguição a bascos escancara falta de liberdade de expressão na Espanha

#JeSuisBasque: Perseguição a bascos escancara falta de liberdade de expressão na Espanha

Euskal Herria - ASEH - [Raphael Tsavkko Garcia] Na segunda-feira, a Guarda Civil prendeu 12 advogados bascos com a...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 13:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Balanço de uma presidência negra

Balanço de uma presidência negra

Estados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Desmond King] Em 20 de novembro de 2014, Akai Gurley passou para a longa...

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 12:45 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.