O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

EUA: Racismo e violência institucionalizadas
EUA: Racismo e violência institucionalizadas

Carlos Latuff

EUA: Racismo e violência institucionalizadas
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Logo se aprende

O galego é uma oportunidade

Diego BernalDiego Bernal

Quarta, 06 de Maio de 2015 01:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

As mil e uma sombras da mesma história

Sergio DominguesSergio Domingues

Terça, 05 de Maio de 2015 14:17 | Comenta aqui |

Em coluna

Meio ambiente violentado

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Domingo, 03 de Maio de 2015 11:40 | Comenta aqui |

Em coluna

A Epistemologia do Norte de Boaventura de Sousa Santos na Corunha

Celso Álvarez CáccamoCelso Álvarez Cáccamo

Sábado, 02 de Maio de 2015 09:53 | Comenta aqui | Rate: 3.67

O Fantasma de João Mau-Tempo

Racismo e revolta no apartheid americano

António SantosAntónio Santos

Sexta, 01 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Crónicas de uma inquilina

Guatemala renasce das suas cinzas com massiva marcha que grita basta à corrupção do Governo

Ilka Oliva CoradoIlka Oliva Corado

Quinta, 30 de Abril de 2015 09:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Diante da Casa Grande, a classe média abana o rabo

Sergio DominguesSergio Domingues

Quarta, 29 de Abril de 2015 13:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O Vietname vive

Joám LopesJoám Lopes

Terça, 28 de Abril de 2015 21:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

O Trotsky de Padura, Danton e a Revolução

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Segunda, 27 de Abril de 2015 08:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Galeano, García Linera e o pensamento crítico latino-americano

Emir SaderEmir Sader

Segunda, 27 de Abril de 2015 08:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Como reproduzimos a cultura do capital

Leonardo BoffLeonardo Boff

Domingo, 03 de Maio de 2015 11:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Democracy now!

Mensagem de um carteiro ao Congresso dos EUA

Amy GoodmanAmy Goodman

Quinta, 30 de Abril de 2015 09:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Panamá: a hegemonia norte-americana em crise

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Quinta, 30 de Abril de 2015 09:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A Austrália secreta trava guerra contra o seu próprio povo

John PilgerJohn Pilger

Segunda, 27 de Abril de 2015 08:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
A Gentalha do Pichel - 04/05/2015
A Gentalha do Pichel - 01/05/2015
Fundaçom Artábria - 29/04/2015
A Gentalha do Pichel - 28/04/2015
A Gentalha do Pichel - 28/04/2015
Fundaçom Artábria - 23/04/2015
O CASTENDO - 05/05/2015
Bioterra - 05/05/2015
O CASTENDO - 04/05/2015
Bioterra - 03/05/2015
O CASTENDO - 03/05/2015
Blog do Dario - 06/05/2015
Blog do Dario - 06/05/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 03/04/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 02/04/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 31/03/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 24/03/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Diário Liberdade - É o ámbito da campanha aberta permanente para incorporação de novas...
04/05/2015, 10:10
15
Ucrânia - Sputnik - A maioria dos habitantes da autoproclamada República Popular de Donetsk é...
30/04/2015, 18:20
05
Brasil - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira, 1º de Maio, dia internacional da luta da classe...
02/05/2015, 01:30
05
Esquerda Diário - [Pedro Malatesta] Quase 80 anos de luta da classe trabalhadora nos Estados...
01/05/2015, 00:11
05
Diário Liberdade - É o ámbito da campanha aberta permanente para incorporação de novas...
04/05/2015, 10:10
15
Galiza - PGL - [José Rodrigues Paz] O ciclo anual das festas populares galaico-portuguesas é...
03/05/2015, 12:01
05
Moçambique - Diário Liberdade - Milhares de trabalhadoras e trabalhadores marcharam pelas ruas...
02/05/2015, 00:00
05
Brasil - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira, 1º de Maio, dia internacional da luta da classe...
02/05/2015, 01:30
05
Paísos Cataláns - Revista Abordagem - Colamos este artigo de opiniom de Jordi Sebastià em...
04/05/2015, 00:51
15
Correio da Cidadania - [Achille Lollo] A conjuntura política do Brasil entrou em fibrilação...
02/05/2015, 16:55
25
Diário Liberdade - É o ámbito da campanha aberta permanente para incorporação de novas...
04/05/2015, 10:10
15
Brasil - Revista Fórum - [Renato Rovai] Ontem o Brasil viveu um dos episódios mais chocantes...
30/04/2015, 14:52
15
Paísos Cataláns - Revista Abordagem - Colamos este artigo de opiniom de Jordi Sebastià em...
04/05/2015, 00:51
15
Brasil - Rede Brasil Atual - [29/04/2015 às 17:01] Ambulâncias tiveram dificuldade de se...
30/04/2015, 09:05
05
Apontamentos sobre cinema soviético: Eisenstein e a pedagogia de massas

Cultura/Música

Apontamentos sobre cinema soviético: Eisenstein e a pedagogia de massas

Rússia - Diário Liberdade - [C.C.] Durante as primeiras décadas do século XX, a Rússia experimentou umha profunda transformaçom que deu lugar nom só a um novo sistema sociopolítico e económico, mas também a um importante renascimento cultural que se manifestou em ...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Cultura/Música

Os maios, também em Salvaterra

Os maios, também em Salvaterra

Galiza - SCD do Condado - A Sociedade Cultural e Desportiva (SCD) do Condado consolida este ano a celebraçom dumha...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Limpeza parcial de nomes franquistas nas ruas de Lugo, contra o voto do PP

Limpeza parcial de nomes franquistas nas ruas de Lugo, contra o voto do PP

Galiza - Diário Liberdade - Há muitos exemplos e nem sequer é o único partido com essa atitude, mas é um facto mai...

Terça, 05 de Maio de 2015 21:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Julgamento contra ativista promovido por Cimentos Cosmos começa dia 7

Julgamento contra ativista promovido por Cimentos Cosmos começa dia 7

Galiza - ContraMINAcción - O vindeiro 7 de maio terá lugar no xulgado número 13 de Vigo a vista oral da demanda in...

Terça, 05 de Maio de 2015 09:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Célio, Gari: 'Fui demitido porque saí da senzala'

Célio, Gari: 'Fui demitido porque saí da senzala'

Brasil - Outras Palavras - Por Célio Gari, no Círculo de Cidadania - Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Trabalho há 15 a...

Terça, 05 de Maio de 2015 09:05 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

África: o agronegócio é a nova versão do colonialismo

África: o agronegócio é a nova versão do colonialismo

Carta Maior - [Najar Tubino] Os países do G-8 querem assumir a terra do continente africano, exportando suas tecnologias e ignorando qualquer conhecim...

Terça, 05 de Maio de 2015 08:54 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Mais uma semana, leitoras e leitores são chamados a fazer parte da equipa do Diário Liberdade

Mais uma semana, leitoras e leitores são chamados a fazer parte da equipa do Diário Liberdade

Diário Liberdade - É o ámbito da campanha aberta permanente para incorporação de novas colaboradoras e colaboradores.O Coletivo Editor do Diário Liber...

Segunda, 04 de Maio de 2015 10:10 | 1 comentário | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
O “Novo Caminho da Seda”: verdade ou fantasia? (Parte I)

Reportagens

O “Novo Caminho da Seda”: verdade ou fantasia? (Parte I)

Diário Liberdade - [Alejandro Acosta]...

Terça, 05 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

- BrasilTruculência da polícia de Beto Richa - governador do estado do Paraná...

Repressom e direitos humanos

Brasil - Massacre no Paraná: palácio comemora ataque policial em cima dos professores

Quinta, 30 de Abril de 2015 09:08 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

PP impede que grupo de trabalhadores/as da Junta assista o pleno do Parlamento autónomo

PP impede que grupo de trabalhadores/as da Junta assista o pleno do Parlamento autónomo

Galiza - CIG-Autonómica - Em mais umha demonstraçom de umha interpretaçom própria da democracia, o Partido Popular...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:24 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Ticket Elétrico da Junta: Nom se brinca com as necessidades básicas

Ticket Elétrico da Junta: Nom se brinca com as necessidades básicas

Galiza - ODS Coia - O pasado martes 28 de abril varias ducias de persoas, convocadas pola ODS-Coia, G.A.S. e a par...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:15 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

"Prestamistas e ladrons. A Europa da dívida": Debate em CUAC FM

"Prestamistas e ladrons. A Europa da dívida": Debate em CUAC FM

Galiza - Briga - Debate com participaçom de Xavier Rodríguez, economista e membro da organizaçom juvenil da esquer...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:14 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

CIG atribui à obra pública pré-campanha eleitoral a reduçom do desemprego em abril

CIG atribui à obra pública pré-campanha eleitoral a reduçom do desemprego em abril

Galiza - CIG - O incremento da obra pública con motivo do proceso electoral reduce o número de persoas desempregad...

Terça, 05 de Maio de 2015 20:51 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

#OligopolyOff apresenta-se em Ponte d'Eume

#OligopolyOff apresenta-se em Ponte d'Eume

Galiza - Colectivo Terra - O próximo mércores día 6 de maio ás 19:00 preséntase no local do Colectivo Terra en Pon...

Terça, 05 de Maio de 2015 09:25 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Festa do Dezassete compostelana já tem programaçom

Festa do Dezassete compostelana já tem programaçom

Galiza - Diário Liberdade - Este ano a Gentalha do Pichel coorganiza com o CSA do Sar, CSOA Escárnio e Maldizer, I...

Segunda, 04 de Maio de 2015 15:51 | Comenta aqui |

Cultura/Música

A Ressaca das Letras, na faculdade de ciências sociais e da comunicaçom de Ponte Vedra

A Ressaca das Letras, na faculdade de ciências sociais e da comunicaçom de Ponte Vedra

Galiza - Ressaca das Letras - Este mércores 6 de maio, con motivo do día das Letras Galegas, na facultade de Cienc...

Segunda, 04 de Maio de 2015 15:36 | Comenta aqui |

Resenhas

Chanfaina Lab em Ferrol

Chanfaina Lab em Ferrol

Galiza - Ateneo Ferrolano - Martes 5 de maio, ás 19:30 horas​ no salón de actos do Ateneo Ferrolán​. Presentado po...

Segunda, 04 de Maio de 2015 15:31 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A Galiza urbana destruiu um quarto do seu emprego juvenil desde 2011

A Galiza urbana destruiu um quarto do seu emprego juvenil desde 2011

Galiza - Praza - [David Lombao] A campaña electoral municipal de 2011 desenvolveuse no que, en principio, se consi...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Ministério espanhol do Interior proíbe entrada a cárceres galegos a deputadas do PSdG

Ministério espanhol do Interior proíbe entrada a cárceres galegos a deputadas do PSdG

Galiza - Ceivar - Há quase quinze dias que as deputadas do Partido Socialista de Galicia, Carmen Acuña, Carmen Gal...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:14 | Comenta aqui |

Resenhas

Palestras em Vigo e Compostela abordam "as mentiras da imprensa" sobre a Venezuela

Palestras em Vigo e Compostela abordam "as mentiras da imprensa" sobre a Venezuela

Galiza - Mar de Lumes - Desde o Comité Galego de Solidariedade Internacionalista Mar de Lumes comprácenos convidar...

Segunda, 04 de Maio de 2015 11:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Os Maios, a festa popular mais antiga e mais formosa

Os Maios, a festa popular mais antiga e mais formosa

Galiza - PGL - [José Rodrigues Paz] O ciclo anual das festas populares galaico-portuguesas é um dos mais ricos do ...

Domingo, 03 de Maio de 2015 12:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Lazoiro apresenta propostas ambientais para Salvaterra

Lazoiro apresenta propostas ambientais para Salvaterra

Galiza - Lazoiro - A asociación Lazoiro presentou o venres 24 de abril propostas medioambientais no Concello deSal...

Domingo, 03 de Maio de 2015 06:50 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Continuam julgamentos a pessoas afetadas por preferentes por protestarem pacificamente

Continuam julgamentos a pessoas afetadas por preferentes por protestarem pacificamente

Galiza - Esculca - Membros de Plataformas de persoas afectadas por preferentes e subordinadas de Galiza participar...

Sábado, 02 de Maio de 2015 13:09 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Comunicado de 'Mar de Lumes' no aniversário da matança de Odessa

Comunicado de 'Mar de Lumes' no aniversário da matança de Odessa

Galiza - Mar de Lumes - Mar de Lumes chama a denunciar o papel colaboracionista do imperialismo representado nos E...

Sábado, 02 de Maio de 2015 13:07 | Comenta aqui |

Resenhas

Teatro e cozinha abrem a oferta de atividades em maio no Pichel

Teatro e cozinha abrem a oferta de atividades em maio no Pichel

Galiza - Diário Liberdade - A Gentalha do Pichel é um grupo de compostelanas e compostelanos decididos a fazer act...

Sábado, 02 de Maio de 2015 06:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

O porvir energético da Galiza, em debate na Corunha no próximo dia 5

O porvir energético da Galiza, em debate na Corunha no próximo dia 5

Galiza - O Facho - O vindoiro dia 5 de Maio, terça (martes), o Professor titular da USC, no Departamento de Física...

Sexta, 01 de Maio de 2015 11:23 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Artábria vai celebrar os maios no Canido, em Ferrol

Artábria vai celebrar os maios no Canido, em Ferrol

Galiza - Fundaçom Artábria - Este domigno 3 de maio a partir das 11.15h a Fundaçom Artábria de Ferrol volta à praç...

Sexta, 01 de Maio de 2015 06:40 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Reportagens

Guaranis do Jaraguá têm nova reunião com PM na luta contra reintegração de posse

Guaranis do Jaraguá têm nova reunião com PM na luta contra reintegração de posse

Brasil - Brasil de Fato - Ação, ainda sem data definida, foi determinada e autorizada pelo Tribunal Regional Feder...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:50 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Professores do Paraná decidem manter a paralisação

Professores do Paraná decidem manter a paralisação

Brasil - RBA - Em negociação entre governo e sindicato não houve acordo, apenas o agendamento de nova reunião na t...

Terça, 05 de Maio de 2015 23:20 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Na Bahia, Sem Terra lutam por 30 mil hectares para a Reforma Agrária

Na Bahia, Sem Terra lutam por 30 mil hectares para a Reforma Agrária

Brasil - MST - [Maura Silva] Ao todo, existem 25 mil famílias acampadas em todo estado, a maioria no extremo sul d...

Terça, 05 de Maio de 2015 20:53 | Comenta aqui |

Institucional

As mentiras são muitas

As mentiras são muitas

Portugal - Jornal Mudar de Vida - [Pedro Goulart] Dizia Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, na Alema...

Terça, 05 de Maio de 2015 13:05 | Comenta aqui |

Resenhas

Maceió: PCB e PCR promovem diálogo com representante do governo da Venezuela

Maceió: PCB e PCR promovem diálogo com representante do governo da Venezuela

Brasil - PCB - 30 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Maceió-AL, ...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:03 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Educação e direito à opinião: ameaça de demissão de professor no Rio de Janeiro

Educação e direito à opinião: ameaça de demissão de professor no Rio de Janeiro

Brasil - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] O capitalismo, como bem assinala o sociólogo Zygmunt Bau...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

MAS celebra em Lisboa a sua festa nacional

MAS celebra em Lisboa a sua festa nacional

Portugal - MAS - O MAS - Movimento Alternativa Socialista - realiza no dia 9 de Maio, a sua festa anual.O MAS é um...

Domingo, 03 de Maio de 2015 11:47 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Ontem: Golpe, Impeachment, Renúncia; hoje: Manipulação e Despolitização

Ontem: Golpe, Impeachment, Renúncia; hoje: Manipulação e Despolitização

Correio da Cidadania - [Achille Lollo] A conjuntura política do Brasil entrou em fibrilação após a limitada manifestação dos movimentos populares e a ...

Sábado, 02 de Maio de 2015 16:55 | 2 comentários | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Classe trabalhadora cabo-verdiana marchou pelas ruas da cidade da Praia neste 1º de Maio

Classe trabalhadora cabo-verdiana marchou pelas ruas da cidade da Praia neste 1º de Maio

Cabo Verde - Diário Liberdade - Neste 1º de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, centenas de pessoas ma...

Sábado, 02 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Trabalhadores de Moçambique pedem paz, aumento salarial e melhores condições de trabalho

Trabalhadores de Moçambique pedem paz, aumento salarial e melhores condições de trabalho

Moçambique - Diário Liberdade - Milhares de trabalhadoras e trabalhadores marcharam pelas ruas de Maputo nesta sex...

Sábado, 02 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Movimentos sociais de Mato Grosso do Sul saem em Marcha rumo a capital

Movimentos sociais de Mato Grosso do Sul saem em Marcha rumo a capital

Brasil - Página do MST - Em MS o 1° de maio é marcado pela luta da classe trabalhadora.Na data simbólica de 1° de ...

Sexta, 01 de Maio de 2015 19:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

A lei sindical portuguesa foi criada há 40 anos

A lei sindical portuguesa foi criada há 40 anos

Portugal - CGTP - Foi criada a 30 de Abril de 1975 a Lei Sindical que reconheceu a Intersindical como Confederação...

Sexta, 01 de Maio de 2015 13:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

SOS Estagiário: campanha arranca no Porto no 1º de Maio

SOS Estagiário: campanha arranca no Porto no 1º de Maio

Portugal - ACP-PI - Depois das duas assembleias de estagiários, o núcleo dos Precários Inflexíveis do Porto leva a...

Sexta, 01 de Maio de 2015 11:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Conflitos no campo: o rastro da violência e da política

Conflitos no campo: o rastro da violência e da política

Brasil - Carta Maior - [Najar Tubino] Os 371 ruralistas do Congresso possuem quase 1 milhão de hectares. É esta má...

Sexta, 01 de Maio de 2015 11:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Movimentos sociais questionam atuação violenta da polícia nas favelas do Rio de Janeiro

Movimentos sociais questionam atuação violenta da polícia nas favelas do Rio de Janeiro

Brasil - ADITAL - [Cristina Fontenele] As recentes mortes ocorridas no Complexo do Alemão, como a do menino de 10 ...

Quinta, 30 de Abril de 2015 19:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Língua/Educaçom

Pátria educadora: atos e omissões

Pátria educadora: atos e omissões

Brasil - Escola Pública - [Luiz Araújo] Nas Escrituras está dito que podemos pecar por atos e omissões. Em matéria...

Quinta, 30 de Abril de 2015 17:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Parabéns, professores do Paraná, vocês tiraram o bicho da toca

Parabéns, professores do Paraná, vocês tiraram o bicho da toca

Brasil - Revista Fórum - [Renato Rovai] Ontem o Brasil viveu um dos episódios mais chocantes da história da luta d...

Quinta, 30 de Abril de 2015 14:52 | 1 comentário | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

As engrenagens do encarceramento

As engrenagens do encarceramento

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Raquel da Cruz Lima] Pesquisa realizada pelo Ipea apresenta os mecanismos pelos ...

Quinta, 30 de Abril de 2015 11:18 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Reportagens

13 experimentos macabros com seres humanos realizados pelos EUA

13 experimentos macabros com seres humanos realizados pelos EUA

Estados Unidos - RT - [Tradução do Diário Liberdade] Câmaras de gás, experimentos com seres humanos, infecção de p...

Quarta, 06 de Maio de 2015 01:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

214 mulheres e meninas libertadas pelo Boko Haram estão grávidas

214 mulheres e meninas libertadas pelo Boko Haram estão grávidas

Nigéria - Vermelho - Pelo menos 214 mulheres e meninas, entre cerca de mil reféns resgatados nos últimos dias das ...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:42 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Um milhão e meio de homens afro-americanos mortos ou encarcerados nos EUA

Um milhão e meio de homens afro-americanos mortos ou encarcerados nos EUA

Estados Unidos - PCB - [Silvia Arana] Uma análise do diário estadunidense The New York Times ressalta este alarman...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:40 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Terror fascista na Ucrânia

Terror fascista na Ucrânia

Ucrânia - Avante! - A Junta golpista ucraniana e as forças repressivas às suas ordens não conhecem freio na ofensi...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:32 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Ser de esquerda

Ser de esquerda

Portugal - Resistir - [Daniel Vaz de Carvalho] Um socialista é mais do que nunca um charlatão social que quer, usa...

Quarta, 06 de Maio de 2015 00:27 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Armas nucleares, sua eliminação como único caminho

Armas nucleares, sua eliminação como único caminho

Estados Unidos - Prensa Latina - A eliminação total e imediata das armas nucleares é a única garantia de que a hum...

Terça, 05 de Maio de 2015 13:12 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Marcha Patriótica quer a democratização da Colômbia

Marcha Patriótica quer a democratização da Colômbia

Colômbia - A Verdade - [Priscila Voigt e Lorena Teixeira] O jornal A Verdade entrevistou Sergio Quintero Londoño, ...

Terça, 05 de Maio de 2015 12:58 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Os "esquadrões da morte" uniformizados dos Estados des-Unidos

Os "esquadrões da morte" uniformizados dos Estados des-Unidos

Estados Unidos - Resistir - [Wayne Madsen] Políticos e sabichões dos media classificam como um "alerta" a violênci...

Terça, 05 de Maio de 2015 12:54 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Atilio Borón denuncia a instalação de armas atômicas na Colômbia

Atilio Borón denuncia a instalação de armas atômicas na Colômbia

Colômbia - PCB - Ainda que o governo neoliberal de Juan Manuel Santos se vanglorie internamente de impulsionar um ...

Terça, 05 de Maio de 2015 12:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

16 sinais de que a economia dos EUA está encalhada

16 sinais de que a economia dos EUA está encalhada

Estados Unidos - Resistir - [Michael Snyder] Evidências empíricas de que a próxima retracção já começou.Se o cresc...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:24 | Comenta aqui |

Institucional

Bachelet quer uma nova Constituição para o Chile

Bachelet quer uma nova Constituição para o Chile

Chile - PCO - Esquerda parlamentar criticou a vagueza da proposta e quer uma Assembleia Constituinte com participa...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:21 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Forte repressão policial em atos do 1º de Maio na Turquia

Forte repressão policial em atos do 1º de Maio na Turquia

Turquia - Esquerda Diário - Um contingente de 20.000 policiais paralisou hoje o centro de Istambul para impedir as...

Segunda, 04 de Maio de 2015 12:08 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Os Fenómenos Eleitorais Mediáticos fazem o seu papel: Um olhar catalão a como funcionam os FEM

Os Fenómenos Eleitorais Mediáticos fazem o seu papel: Um olhar catalão a como funcionam os FEM

Paísos Cataláns - Revista Abordagem - Colamos este artigo de opiniom de Jordi Sebastià em Vilaweb (a traduçom é de...

Segunda, 04 de Maio de 2015 00:51 | 1 comentário | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Encontro de solidariedade a Cuba pede fim do bloqueio imperialista

Encontro de solidariedade a Cuba pede fim do bloqueio imperialista

Cuba - ANNCOL - A presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), Kenia Serrano, chamou neste sábad...

Segunda, 04 de Maio de 2015 00:39 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Centenas de pessoas exigiram em Pamplona o fim dos julgamentos políticos

Centenas de pessoas exigiram em Pamplona o fim dos julgamentos políticos

Euskal Herria - ASEH - Dez jovens da Comarca de Pamplona, acusados de pertencer à Segi e para os quais o Ministéri...

Domingo, 03 de Maio de 2015 14:49 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Quando os jovens dão uma aula

Quando os jovens dão uma aula

Senegal - Le Monde Diplomatique - [Jacques Denis] Três anos depois de ter contribuído consideravelmente para a der...

Domingo, 03 de Maio de 2015 14:41 | Comenta aqui |

Reportagens

Venezuela sem fome sem analfabetos

Venezuela sem fome sem analfabetos

Venezuela - ANNCOL - [Luis Britto García] 1. O capitalismo investe em negócios, o socialismo na pessoa.O investime...

Domingo, 03 de Maio de 2015 13:25 | Comenta aqui |

Reportagens

Alemanha e Rússia: amor e ódio? (Parte II)

Alemanha e Rússia: amor e ódio? (Parte II)

Rússia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Os laços da Europa com a Rússia são enormes. A metade do comércio e...

Domingo, 03 de Maio de 2015 02:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Migraçons

Crime de Lesa Humanidade: a UE quer as riquezas de África, mas não quer as pessoas

Crime de Lesa Humanidade: a UE quer as riquezas de África, mas não quer as pessoas

União Europeia - El Muro Invisible - [Cecilia Zamudio] O recente naufrágio em que mais de 900 migrantes africanos ...

Domingo, 03 de Maio de 2015 02:15 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

África: o agronegócio é a nova versão do colonialismo

África: o agronegócio é a nova versão do colonialismo

Carta Maior - [Najar Tubino] Os 53 países da África tem uma população de 1,111 bilhão de habitantes, sendo que 863 milhões moram na África Subsaariana...

Sábado, 02 de Maio de 2015 18:50 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

A rebeliom de Baltimore: o que acontece com um sonho adiado

A rebeliom de Baltimore: o que acontece com um sonho adiado

Estados Unidos - Kaosenlared - [PSL/H. Bermejo. Traduçom do Diário Liberdade] Se os jovens de Ferguson nom se tive...

Sábado, 02 de Maio de 2015 15:43 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

EUA: Baltimore em ebulição – Como podemos dar um fim à brutalidade policial?

EUA: Baltimore em ebulição – Como podemos dar um fim à brutalidade policial?

Estados Unidos - Esquerda Marxista - [Mark Rahman] A morte de Freddie Gray, em Baltimore, estado de Maryland, é o ...

Sábado, 02 de Maio de 2015 12:00 | Comenta aqui |

Resenhas

Milhares vieram para as ruas do País Basco no Primeiro de Maio

Milhares vieram para as ruas do País Basco no Primeiro de Maio

Euskal Herria - ASEH - Vilas e cidades do País Basco foram palco de dezenas de mobilizações, em que milhares de pe...

Sábado, 02 de Maio de 2015 09:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O “marxismo errático” de Varoufakis não é resposta

O “marxismo errático” de Varoufakis não é resposta

Grécia - SR - CIT - É necessário tornar claras as ideias que sustentarão as lutas vitoriosas da classe trabalhador...

Sábado, 02 de Maio de 2015 05:15 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

[Galerias] Atos de 1º de Maio mobilizaram milhares no Brasil, Portugal e a Galiza

[Galerias] Atos de 1º de Maio mobilizaram milhares no Brasil, Portugal e a Galiza

Brasil - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira, 1º de Maio, dia internacional da luta da classe trabalhadora, dos p...

Sábado, 02 de Maio de 2015 01:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Como ajudar o Nepal? Cancelando a sua dívida

Como ajudar o Nepal? Cancelando a sua dívida

Nepal - Esquerda - [Phumzile Mlambo-Ngcuka] O número de pessoas mortas no terramoto que devastou o Nepal no último...

Sexta, 01 de Maio de 2015 11:45 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Iemenitas fogem de Áden para cidade dominada pela Al Qaeda

Iemenitas fogem de Áden para cidade dominada pela Al Qaeda

Iémen - PCO - Em disputa, a cidade de Áden tem sido intensamente bombardeada pela coalizão liderada pela Arábia Sa...

Sexta, 01 de Maio de 2015 02:30 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Nigéria liberta 293 mulheres sequestradas pelo Boko Haram

Nigéria liberta 293 mulheres sequestradas pelo Boko Haram

Agência Brasil - O Exército da Nigéria anunciou, nesta quarta-feira (28), a libertação de 293 mulheres e meninas sequestradas pelo grupo terrorista Bo...

Sexta, 01 de Maio de 2015 00:26 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O que é celebrado no 1º de Maio?

O que é celebrado no 1º de Maio?

Esquerda Diário - [Pedro Malatesta] Quase 80 anos de luta da classe trabalhadora nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho e pela redução ...

Sexta, 01 de Maio de 2015 00:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Denunciam na Venezuela nova afronta dos Estados Unidos

Denunciam na Venezuela nova afronta dos Estados Unidos

Venezuela - Prensa Latina - O presidente da Assembleia Nacional (parlamento) da Venezuela, Diosdado Cabello, denun...

Sexta, 01 de Maio de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Maioria em Donetsk quer fazer parte da Rússia, revela pesquisa

Maioria em Donetsk quer fazer parte da Rússia, revela pesquisa

Ucrânia - Sputnik - A maioria dos habitantes da autoproclamada República Popular de Donetsk é favorável a fazer pa...

Quinta, 30 de Abril de 2015 18:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Mais de 200 manifestantes presos durante protesto em solidariedade à Freddy Gray em Nova York

Mais de 200 manifestantes presos durante protesto em solidariedade à Freddy Gray em Nova York

Estados Unidos - Ninja - Centenas de pessoas marcharam em Manhattan, Nova York, nesta quarta-feira à noite em soli...

Quinta, 30 de Abril de 2015 17:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Recepção calorosa em Bilbau a Eider Uruburu

Recepção calorosa em Bilbau a Eider Uruburu

Euskal Herria - ASEH - A bilbaína Eider Uruburu saiu na manhã de 28 de abril da cadeia parisiense de Fresnes, depo...

Quinta, 30 de Abril de 2015 11:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

O fim da “geração silenciosa”

O fim da “geração silenciosa”

Nigéria - Le Monde Diplomatique - [Alain Vicky] Em 2012, a repressão policial sobre os protestos contra o preço da...

Quinta, 30 de Abril de 2015 10:55 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O que quer Obama com seus tratados TPP & TTIP?

O que quer Obama com seus tratados TPP & TTIP?

Estados Unidos - Redecastorphoto - [Eric Zuesse] A motivação por trás do tratado comercial Trans-Pacífico (TPP) e ...

Quinta, 30 de Abril de 2015 10:53 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Grécia atravessa as linhas vermelhas

Grécia atravessa as linhas vermelhas

Grécia - Resistir - [Michael Roberts] A notícia de que o primeiro-ministro grego Tsipras retirou o seu ministro da...

Quinta, 30 de Abril de 2015 01:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.