O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Adicionar comentário

Diário Liberdade defende a discussom política livre, aberta e fraterna entre as pessoas e as correntes que fam parte da esquerda revolucionária. Porém, nestas páginas nom tenhem cabimento o ataque às entidades ou às pessoas nem o insulto como alegados argumentos. Os comentários serám geridos e, no seu caso, eliminados, consoante esses critérios. Aviso sobre Dados Pessoais: De conformidade com o estabelecido na Lei Orgánica 15/1999 de Proteçom de Dados de Caráter Pessoal, enviando o teu email estás conforme com a inclusom dos teus dados num arquivo da titularidade da AC Diário Liberdade. O fim desse arquivo é possibilitar a adequada gestom dos comentários. Possues os direitos de acesso, cancelamento, retificaçom e oposiçom desses dados, e podes exercé-los escrevendo para diarioliberdade@gmail.com, indicando no assunto do email "LOPD - Comentários".

Última hora

Quadrinhos

Como evitar o anti-semitismo
Como evitar o anti-semitismo

(Carlos Latuff)

Tenha conta do que diz e tudo estará correto

Dizer que civis estám a ser assassiandos em ataques aéreos israelitas é antisemitismo! Nom há tais "civis" em Gaza nem na beira oeste (do Jordám). Toda a gente lá, incluídas crianças, som terroristas bem armados e treinados.

Chamar esta viatura israelita "tanque" é anti-semitico!

Os tanques estám feitos para atacar e Israel só se defende.

Chamar os soldados israelitas "criminais de guerra" é anti-semitismo!

Som filhos, filhas, gente com famílias e sentimentos, e nunca cometem crimes de guerra!

Só os árabes fazem essas cousas!

Chamar Ehud Olmert "criminal de guerra" por bombardear Gaza e Líbano é também anti-semítico!

Ele é israelita e mesmo chamar-lhe babaca é obviamente anti-semitismo!

Chamar este corpo umha "crianza palestiniana morta" é grosseiro anti-semitismo, já que nom há tais "palestinianos", chame-lhes "árabes" ou "terroristas".

Se segue estes conselhos simples cá oferecidos nunca será riscado de anti-semita e será capaz de viver umha vida cômoda e feliz (cousa que os palestinianos nunca tiveram)

Como evitar o anti-semitismo

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

Enquanto há força

Leninismo e libertaçom nacional

Maurício CastroMaurício Castro

Quarta, 23 de Julho de 2014 13:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Brasil de Pé

O sistema pró-oligarquia

Adriano BenayonAdriano Benayon

Terça, 22 de Julho de 2014 11:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

DOPS, DIP, PT, PSDB e outras siglas

Sergio DominguesSergio Domingues

Terça, 22 de Julho de 2014 11:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Setor elétrico: crise recorrente

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Segunda, 21 de Julho de 2014 10:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Suárez, a mitologia da “Transiçom” e os movimentos do regime

Anjo TorresAnjo Torres

Domingo, 20 de Julho de 2014 14:33 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Feijoada no ponto

Memória antifascista

Andoni BaserrigorriAndoni Baserrigorri

Domingo, 20 de Julho de 2014 11:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Defenderei a casa de meu pai

Contra Israel e seus apoiadores, só o boicote serve

Raphael Tsavkko GarciaRaphael Tsavkko Garcia

Sábado, 19 de Julho de 2014 00:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Partido Comunista da Ucrânia será oficialmente banido

Carlos Serrano FerreiraCarlos Serrano Ferreira

Sábado, 19 de Julho de 2014 00:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Unamérica soy!

A falência da velha "ordem mundial"

Juliano MedeirosJuliano Medeiros

Sábado, 19 de Julho de 2014 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Economia Social e Humana

Realidade socioeconômica dolorosa

Marcus Eduardo de OliveiraMarcus Eduardo de Oliveira

Quinta, 17 de Julho de 2014 15:04 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Reflexões do companheiro Fidel

É hora de conhecer um pouco mais a realidade

Fidel CastroFidel Castro

Terça, 22 de Julho de 2014 22:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Já pouca Palestina resta. Pouco a pouco, Israel está a apagá-la do mapa

Eduardo GaleanoEduardo Galeano

Segunda, 21 de Julho de 2014 20:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reflexões do companheiro Fidel

Provocação insólita

Fidel CastroFidel Castro

Sábado, 19 de Julho de 2014 13:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Mádia leva! - 23/07/2014
A Gentalha do Pichel - 23/07/2014
Fundaçom Artábria - 22/07/2014
Fundaçom Artábria - 22/07/2014
aguilhoar - 22/07/2014
O CASTENDO - 23/07/2014
O CASTENDO - 22/07/2014
O CASTENDO - 22/07/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 21/07/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 19/07/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 18/07/2014
Militante do Campo - 13/07/2014
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 13/07/2014
Blog do Dario - 12/07/2014

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Ucrânia - LBI-QI - A derrubada do Boeing da Malaysia Airlines, atingido por um míssil quando...
18/07/2014, 13:09
05
Galiza - Diário Liberdade - De maneira anónima, está a ser difundida umha mensagem política em...
18/07/2014, 14:05
53
Brasil - Diário Liberdade - [Renato Nucci Jr.] A cena política brasileira atual está...
19/07/2014, 11:12
40
Em colunaJá pouca Palestina resta. Pouco a pouco, Israel está a apagá-la do mapaEduardo...
21/07/2014, 20:44
05
Brasil - Diário Liberdade - A advogada e ativista Eloísa Samy (foto) encontra-se neste momento...
21/07/2014, 15:15
05
Galiza - Diário Liberdade - De maneira anónima, está a ser difundida umha mensagem política em...
18/07/2014, 14:05
53
Galiza - Diário Liberdade - Com vídeo, fotografias e comentários ao vivo, o Diário Liberdade...
23/07/2014, 15:55
35
Galiza - Diário Liberdade - Conforme se achega o 25 de julho, Dia Nacional da Galiza, vam-se...
17/07/2014, 17:11
05
Ucrânia - Liva - [Sergei Kirichuk, Traduzido do inglês por Carlos Serrano Ferreira para o...
17/07/2014, 20:19
05
Galiza - Galiza Confidencial - [Lois Peres Leira] A revolução cubana emocionou muitos...
19/07/2014, 17:16
05
Galiza - Diário Liberdade - De maneira anónima, está a ser difundida umha mensagem política em...
18/07/2014, 14:05
53
Brasil - Diário Liberdade - [Renato Nucci Jr.] A cena política brasileira atual está...
19/07/2014, 11:12
40
Galiza - Diário Liberdade - Com vídeo, fotografias e comentários ao vivo, o Diário Liberdade...
23/07/2014, 15:55
35
Brasil - LBI-QI - O genial reacionário Nelson Rodrigues, "pó de arroz" e apaixonado pelo...
17/07/2014, 10:01
10
Galiza - CIG - Máis dun milleiro de persoas manifestáronse hoxe en Vigo para esixir a...
17/07/2014, 09:39
00
first
  
last
 
 
start
stop
Diário Liberdade informará ao vivo das ruas de Compostela neste Dia da Pátria

Direitos nacionais e imperialismo

Diário Liberdade informará ao vivo das ruas de Compostela neste Dia da Pátria

Galiza - Diário Liberdade - Com vídeo, fotografias e comentários ao vivo, o Diário Liberdade cobrirá as mobilizaçons do Dia Nacional Galego, a começar amanhá (24) c...

Quarta, 23 de Julho de 2014 15:55 | 3 comentários | Rate: 5.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Direitos nacionais e imperialismo

Mais um ano, o Partido Popular fracassa na tentativa de boicotar o jantar de NÓS-UP no Dia da Pátria

Mais um ano, o Partido Popular fracassa na tentativa de boicotar o jantar de NÓS-UP no Dia da Pátria

Galiza - NÓS-UP - NÓS-Unidade Popular voltou a comprovar hoje mais umha vez como as corruptas autoridades municipa...

Quarta, 23 de Julho de 2014 16:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Alertam perante um possível despejo na Corunha

Alertam perante um possível despejo na Corunha

Galiza - STOP Despejos - Desde STOP Desafiuzamentos Coruña queremos facer pública a situación dunha compañeira de ...

Quarta, 23 de Julho de 2014 09:30 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

13 entidades políticas, juvenis, estudantis e sindicais lançam manifesto 'Viva a Pátria Galega!'

13 entidades políticas, juvenis, estudantis e sindicais lançam manifesto 'Viva a Pátria Galega!'

Galiza - Diário Liberdade - Entidadades diversas do ámbito da esquerda nacional assinam um manifesto prévio ao Dia...

Terça, 22 de Julho de 2014 16:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A independência da Catalunha

A independência da Catalunha

Paísos Cataláns - Primeira Linha - [Xosé Lombao] As consultas populares sobre a independência, a primeira em ...

Quarta, 23 de Julho de 2014 13:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Israel e a tática de terra arrasada

Israel e a tática de terra arrasada

TeleSUR - [Miguel Ángel Ferrer, Tradução do Diário Liberdade] Basta ver as imagens e ler as informações dos estragos produzidos pelo exército israelen...

Terça, 22 de Julho de 2014 19:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

O míssil era de Putin!

O míssil era de Putin!

Ucrânia - O Diário - [Pepe Escobar] A tragédia do avião abatido sobre a Ucrânia tem duas interpretações: a de Wash...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:04 | Comenta aqui |

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

-   O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da...

Consumo e meio natural

Earthlings - Terráqueos (legendado em português)

Sexta, 18 de Julho de 2014 15:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Língua/Educaçom

'Filgueira Valverde defendeu o galego-português nas páginas da Fouce'

'Filgueira Valverde defendeu o galego-português nas páginas da Fouce'

Galiza - PGL - Tiago Peres leva vários anos a trabalhar num livro histórico, nunca melhor dito. Através das página...

Quarta, 23 de Julho de 2014 22:39 | Comenta aqui |

Institucional

O lucrativo negócio de governar

O lucrativo negócio de governar

Galiza - Contrapoder - Externalizacións, nepotismo, contratacións irregulares ou financiación en B: eis algunhas d...

Quarta, 23 de Julho de 2014 17:32 | Comenta aqui |

Cultura/Música

A Gentalha do Pichel organiza a Noite da Gaita Armada

A Gentalha do Pichel organiza a Noite da Gaita Armada

Galiza - Diário Liberdade - Disponibilizamos o programa da "Noite da Gaita Armada" organizada mais um ano polo Cen...

Quarta, 23 de Julho de 2014 16:12 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

[Vigo] Escola Social de Verao em Coia

[Vigo] Escola Social de Verao  em Coia

Galiza - ODS-Coia - Ao longo dos trinta anos de existencia do espazo de coordinación Baladre, as xentes que o conf...

Quarta, 23 de Julho de 2014 09:35 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Concentraçons, paros e manifestaçom contra o ERE em Atento na Corunha

Concentraçons, paros e manifestaçom contra o ERE em Atento na Corunha

Galiza - CGT - Os traballadores e traballadoras de Atento seguen a loitar contra un ERE que supón o despedimento d...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:29 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

NÓS-UP perante a Lei de Segurança Cidadá: por muito que queiram nom poderám fazer calar a Galiza

NÓS-UP perante a Lei de Segurança Cidadá: por muito que queiram nom poderám fazer calar a Galiza

Galiza - NÓS-UP - O anteprojeto de Lei aprovado no passado dia 11 de julho polo Partido Popular em Conselho de Min...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Coordenadora do Automóvel da CIG ocupa o CEAGA no 21º dia de greve de fame na Citroën

Coordenadora do Automóvel da CIG ocupa o CEAGA no 21º dia de greve de fame na Citroën

Galiza - CIG - Durante a protesta reivindicaron a readmisión dos despedidos en PSA-Citroën e mailo cese dos ataque...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:08 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Manifesto de Isca! polo Dia da Pátria

Manifesto de Isca! polo Dia da Pátria

Galiza - Isca! - [Día da Patria 2014] Para gañarmos o futuro, República Galega! "Galiza sóio merecerá respeito ca...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:03 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Limitaçom discriminatória do direito à livre circulaçom em Compostela

Limitaçom discriminatória do direito à livre circulaçom em Compostela

Galiza - EsCULcA - A polícial local de Compostela proibiu às persoas que o passado 8 de julho participavam num act...

Segunda, 21 de Julho de 2014 18:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Pessoal de Urbaser de Lugo rejeita a proposta do mediador que mantém as sançons ao comité de greve

Pessoal de Urbaser de Lugo rejeita a proposta do mediador que mantém as sançons ao comité de greve

Galiza - CIG - O persoal de Urbaser acordou en asemblea, por unanimidade, rexeitar a proposta presentada polo medi...

Segunda, 21 de Julho de 2014 17:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Palestra sobre a especificidade anarquista em Vila Garcia

Palestra sobre a especificidade anarquista em Vila Garcia

Galiza - CNT - O venres 25 de xullo ás 17:00 o Grupo Anarquista Higinio Carrocera da FAI (Federación Anarquista Ib...

Segunda, 21 de Julho de 2014 10:53 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Comunicado de Xeira: Antifascistas sempre

Comunicado de Xeira: Antifascistas sempre

Galiza - Xeira - O 18 de xullo de fai 78 anos, os militares fascistas apoiados pola oligarquía española e pola san...

Segunda, 21 de Julho de 2014 10:49 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Vídeo-comunicado da AMI polo 25 de Julho

Vídeo-comunicado da AMI polo 25 de Julho

Galiza - AMI - Desde 1968 mais de 8.500 mulheres forom assassinadas no Reino de Espanha. Nom há cómputo das mutila...

Domingo, 20 de Julho de 2014 21:11 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Começam os Encontrinhos cicloturistas 2014

Começam os Encontrinhos cicloturistas 2014

Galiza - Verdegaia - Este 19 de xullo comezaron os Encontrinhos cicloturistas 2014, que este ano propoñen un desce...

Domingo, 20 de Julho de 2014 14:30 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Os "galegos" Fidel e Raúl Castro

Os "galegos" Fidel e Raúl Castro

Galiza - Galiza Confidencial - [Lois Peres Leira] A revolução cubana emocionou muitos emigrantes galegos, tan...

Sábado, 19 de Julho de 2014 17:16 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Associaçons pontevedresas rejeitam o Dia das Letras para Filgueira Valverde

Associaçons pontevedresas rejeitam o Dia das Letras para Filgueira Valverde

Galiza - Diário Liberdade - As associaçons culturais pontevedresas A Revira e Amig@s da Cultura figérom público um...

Sábado, 19 de Julho de 2014 11:21 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

A APDR exige o cumprimento da sentença contra os aterros do porto de Marim

A APDR exige o cumprimento da sentença contra os aterros do porto de Marim

Galiza - APDR - Unha nova sentenza do Tribunal Supremo volve insistir na necesidade de dar cumprimento á ditada ...

Sábado, 19 de Julho de 2014 10:46 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Por que a CRTVG castelhaniza toponímia galega?

Por que a CRTVG castelhaniza toponímia galega?

Galiza - PGL - [Gerardo Rodrigues O caso das comarcas estremeiras galego-falantes.Para a Companhia de Rádio/Televi...

Sábado, 19 de Julho de 2014 01:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Comunicaçom

FIST: Globo tenta criminalizar movimentos sociais

FIST: Globo tenta criminalizar movimentos sociais

Brasil - FIST - A FIST – Frente Internacionalista dos Sem Teto – vem a público repudiar o estado de exceção em que...

Quarta, 23 de Julho de 2014 18:20 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Um ano depois de junho – parte 2

Um ano depois de junho – parte 2

Brasil - Le Monde Diplomatique - [João Brant] A segunda parte segue com o debate sobre as características de uma l...

Quarta, 23 de Julho de 2014 21:37 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Reação às arbitrariedades do poder judiciário promove ato político na OAB/RJ

Reação às arbitrariedades do poder judiciário promove ato político na OAB/RJ

Brasil - Ninja - Nesta manhã, cerca de 200 ativistas, movimentos sociais, juristas e parlamentares participaram do...

Quarta, 23 de Julho de 2014 17:49 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Protesto contra o novo roubo nas pensões de reforma

Protesto contra o novo roubo nas pensões de reforma

Portugal - CGTP-IN - No próximo dia 24 de Julho a Inter-reformados/CGTP-IN e a Confederação MURPI realizam um prot...

Quarta, 23 de Julho de 2014 10:04 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

PCTP-MRPP solidariza-se com o povo palestino

PCTP-MRPP solidariza-se com o povo palestino

Portugal - Luta Popular - O povo mártir da Palestina, e em particular o da faixa de Gaza, enfrenta nesta altura de...

Quarta, 23 de Julho de 2014 10:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Dívida portuguesa aumenta, FMI quer mais cortes nos salários

Dívida portuguesa aumenta, FMI quer mais cortes nos salários

Portugal - Esquerda - No dia em que são conhecidos os novos valores da dívida portuguesa, a terceira que mais subi...

Terça, 22 de Julho de 2014 23:14 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

IRS dos Recibos Verdes: promessa não remenda o problema

IRS dos Recibos Verdes: promessa não remenda o problema

Portugal - ACP-PI - O governo anunciou hoje no jornal de negócios que o IRS dos trabalhadores a recibo verde em re...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:14 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Professores voltam à luta contra a PACC

Professores voltam à luta contra a PACC

Portugal - MAS - No ano passado, a 18 de Dezembro, os professores contratados com menos 5 anos de trabalho foram c...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:06 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Dilma retira democratização da mídia da plataforma de campanha

Dilma retira democratização da mídia da plataforma de campanha

Brasil - Intervozes - Programa de governo de um segundo mandato presidencial ignora regulação de um setor estratég...

Terça, 22 de Julho de 2014 10:52 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Presos políticos no Brasil: quem não deve, teme

Presos políticos no Brasil: quem não deve, teme

Brasil - Diário Liberdade - [Carolina Peters] Aos que passaram as últimas horas sem contato com o mundo virtual, t...

Terça, 22 de Julho de 2014 01:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Advogada Eloísa Samy pede asilo político ao Uruguai (+ vídeo)

Advogada Eloísa Samy pede asilo político ao Uruguai (+ vídeo)

Brasil - Diário Liberdade - A advogada e ativista Eloísa Samy (foto) encontra-se neste momento no Consulado Geral ...

Segunda, 21 de Julho de 2014 15:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Sem Terra discutem com representantes do governo sobre ocupação da Araupel por 3 mil famílias

Sem Terra discutem com representantes do governo sobre ocupação da Araupel por 3 mil famílias

Brasil - MST - Na noite desta quinta-feira (17), representantes do governo do Estado do Paraná se reuniram com lid...

Segunda, 21 de Julho de 2014 18:18 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Ação da polícia fere 23 Sem Terra após mobilização na Paraíba

Ação da polícia fere 23 Sem Terra após mobilização na Paraíba

Brasil - MST - Cerca de 800 Sem Terra fecharam a BR-101 no município de Caporã, entre os estados da Paraíba e Pern...

Segunda, 21 de Julho de 2014 16:23 | Comenta aqui |

Institucional

Mais do mesmo engodo da democracia burguesa

Mais do mesmo engodo da democracia burguesa

Brasil - Correio da Cidadania - [Fábio Bezerra] Às vésperas de completar um ano daquela que foi a maior manifestaç...

Segunda, 21 de Julho de 2014 16:12 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Perdas provocadas pelo GES podem chegar a 5% do PIB

Perdas provocadas pelo GES podem chegar a 5% do PIB

Portugal - Esquerda - O alerta é de Francisco Louçã no seu comentário semanal na SIC Notícias.Com o desmoronamento...

Segunda, 21 de Julho de 2014 11:23 | Comenta aqui |

Institucional

Se Seguro quer o PSD, Costa o PSD quer

Se Seguro quer o PSD, Costa o PSD quer

Portugal - Manifesto 74 - Excelente notícia para Cavaco Silva. Excelente notícia para os banqueiros deste país. ...

Segunda, 21 de Julho de 2014 11:20 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Portugal: lutar todos os dias

Portugal: lutar todos os dias

Portugal - Avante! - [Vladimiro Vale] O Partido Comunista Português tem vindo a denunciar que a política de direit...

Domingo, 20 de Julho de 2014 23:23 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Solidariedade à Palestina reúne milhares em São Paulo contra massacre

Solidariedade à Palestina reúne milhares em São Paulo contra massacre

Brasil - Vermelho - [Moara Crivelente] Em resposta ao massacre promovido pelo exército israelense na Faixa de...

Domingo, 20 de Julho de 2014 21:19 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outros destaques

first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Direitos nacionais e imperialismo

Silêncio cúmplice no mundo

Silêncio cúmplice no mundo

Cuba en Defensa de la Humanidad - [Danny Rivera, Tradução do Diário Liberdade] A vingança não é a resposta, mas sim a resistência e a luta para defend...

Quarta, 23 de Julho de 2014 18:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Desaceleração económica e negociações em Nova Iorque

Desaceleração económica e negociações em Nova Iorque

Argentina - O Diário - [Julio C. Gambina] A economia argentina desacelera no quadro de fortes pressões dos credore...

Quarta, 23 de Julho de 2014 16:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

O fardo do Homem Branco

O fardo do Homem Branco

Palestina - Outras Palavras - [Nuno Ramos de Almeida] Em 1899, os Estados Unidos da América discutiam no Congresso...

Quarta, 23 de Julho de 2014 16:38 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Concluem fóruns regionais de vítimas com propostas concretas para La Habana

Concluem fóruns regionais de vítimas com propostas concretas para La Habana

Colômbia - ANNCOL - Cessar bilateral ao fogo, comissão de esclarecimento da verdade histórica e Assembleia Naciona...

Quarta, 23 de Julho de 2014 10:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

O avanço guerrilheiro no Egito

O avanço guerrilheiro no Egito

Egito - Causa Operária - Oriente Médio e norte da África ficam cada vez mais instáveis, diante de avanço guerrilhe...

Quarta, 23 de Julho de 2014 10:23 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Uma tímida brisa de esquerda sopra sobre Nova York

Uma tímida brisa de esquerda sopra sobre Nova York

Estados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Eric Alterman] Ainda que dirigidas por democratas, a maioria das grand...

Quarta, 23 de Julho de 2014 09:15 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O TC rejeita o recurso dos condenados no «caso Bateragune»

O TC rejeita o recurso dos condenados no «caso Bateragune»

Euskal Herria - ASEH - O Tribunal Constitucional espanhol (TC) rejeitou, por sete votos contra cinco, os recursos ...

Quarta, 23 de Julho de 2014 09:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Migraçons

Denúncia: política estadunidense seria culpada pela crise de refugiados em sua fronteira

Denúncia: política estadunidense seria culpada pela crise de refugiados em sua fronteira

Estados Unidos - Adital - A Rede de Solidariedade com Honduras, uma rede de mais de 30 organizações solidárias dos...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:42 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Israel invade Gaza para alterar e dominar o cenário geoestratégico do Oriente Médio

Israel invade Gaza para alterar e dominar o cenário geoestratégico do Oriente Médio

Palestina - Correio da Cidadania - [Achille Lollo] Desde o início da "Operação Margem de Proteção" (Protectiv...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:38 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Tragédia do Boeing é pretexto para escalada na guerra de informação

Tragédia do Boeing é pretexto para escalada na guerra de informação

A Voz da Rússia - [Serguei Duz] Ao usar métodos sujos na guerra de informação, o Ocidente tenta marcar pontos políticos à custa da tragédia do av...

Terça, 22 de Julho de 2014 11:29 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Número de mortes na Faixa de Gaza passa de 500

Número de mortes na Faixa de Gaza passa de 500

Palestina - RBA - As autoridades médicas da Faixa de Gaza informaram que nove palestinos da mesma família, sendo s...

Terça, 22 de Julho de 2014 10:54 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Exército sírio frustra ações de extremistas islâmicos

Exército sírio frustra ações de extremistas islâmicos

Síria - Prensa Latina - Destacamentos das Forças Armadas da Síria frustraram neste fim de semana ações de grupos f...

Terça, 22 de Julho de 2014 10:47 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Líder da esquerda grega diz que silêncio da Europa sobre o que ocorre em Gaza é 'vergonhoso'

Líder da esquerda grega diz que silêncio da Europa sobre o que ocorre em Gaza é 'vergonhoso'

Diário Liberdade - Alexis Tsipras, líder da coalizão de esquerda grega Syriza, anunciou seu apoio ao povo palestino e denunciou o massacre executado p...

Segunda, 21 de Julho de 2014 20:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

São décadas de invasão e terror provocado por Israel contra o povo palestino

São décadas de invasão e terror provocado por Israel contra o povo palestino

Palestina - PCB - Na última década avançaram em sua invasão nas regiões da Faixa de Gaza e Cisjordânia com seus il...

Segunda, 21 de Julho de 2014 18:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Sara Rosenberg: Assassinos

Sara Rosenberg: Assassinos

Palestina - La Pupila Insomne - [Sara Rosenberg, Tradução do Diário Liberdade] Quando a dor chega a ser tão i...

Segunda, 21 de Julho de 2014 17:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Danny Glover em Cuba: "Todos somos africanos"

Danny Glover em Cuba: "Todos somos africanos"

Cuba - Vermelho - Todos somos africanos, disse o famoso ator estadunidense Danny Glover durante uma visita ao muse...

Segunda, 21 de Julho de 2014 17:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A necessária e justa independência do Saara Ocidental

A necessária e justa independência do Saara Ocidental

Saara Ocidental - Granma - [Ernesto Gómez Abascal] NESTE ano foi comemorado o 41º aniversário do início da luta da...

Segunda, 21 de Julho de 2014 16:56 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Sete prémios Nobel da Paz pedem embargo de armas a Israel

Sete prémios Nobel da Paz pedem embargo de armas a Israel

Israel - Esquerda - Apelo de personalidades inclui também cineastas, jornalistas, realizadores de cinema, filósofo...

Segunda, 21 de Julho de 2014 16:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Mensagem do ELN e das FARC ao Congresso da República

Mensagem do ELN e das FARC ao Congresso da República

Colômbia - ANNCOL - Senhoras e senhores congressistas: O período legislativo que se inicia neste 20 de julho entr...

Segunda, 21 de Julho de 2014 16:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

A guerra é a saúde do Estado

A guerra é a saúde do Estado

ANA - No mundo de hoje, os Estados necessitam da guerra para estabelecer a dominação sobre outras partes do planeta, para unir a sua população contra ...

Segunda, 21 de Julho de 2014 11:41 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

A ETA desmantelou «a estrutura logística e operacional da luta armada»

A ETA desmantelou «a estrutura logística e operacional da luta armada»

Euskal Herria - ASEH - A ETA afirma ter desmantelado as estruturas logísticas e operacionais da luta armada, no âm...

Segunda, 21 de Julho de 2014 11:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Fritz Lang, o implacável

Fritz Lang, o implacável

Outras Palavras - [José Geraldo Couto] Tudo bem, perdemos a Copa, mas o cinéfilo brasileiro (pelo menos o paulistano, o brasiliense e o carioca) tem m...

Segunda, 21 de Julho de 2014 11:35 | Comenta aqui |

Cultura/Música

"Nobel da Paz" Obama vê justificativas em avanço militar de Israel sobre Gaza

"Nobel da Paz" Obama vê justificativas em avanço militar de Israel sobre Gaza

Estados Unidos - Opera Mundi - Presidente dos Estados Unidos defende argumentos para ataques contra população e di...

Domingo, 20 de Julho de 2014 21:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Sanções e aviões de passageiros

Sanções e aviões de passageiros

Ucrânia - O Diário - [Paul Craig Roberts] Diz o autor que "o império de Washington começa a abrir fissuras, u...

Domingo, 20 de Julho de 2014 21:29 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

“A culpa é de Obama”?

“A culpa é de Obama”?

Estados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Serge Halimi] O balanço da intervenção das potências ocidentais é igua...

Domingo, 20 de Julho de 2014 12:33 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

O Município de Gasteiz pede a libertação de José Ramón López de Abetxuko

O Município de Gasteiz pede a libertação de José Ramón López de Abetxuko

Euskal Herria - ASEH - A Câmara Municipal de Gasteiz aprovou uma moção em que pede a libertação do preso político ...

Domingo, 20 de Julho de 2014 12:03 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

A escola franquista e a da Transição segundo o filme ‘¡Arriba Hazaña!

A escola franquista e a da Transição segundo o filme ‘¡Arriba Hazaña!

Estado espanhol - PGL - [José Paz Rodrigues] Desde que iniciei no PGL a minha série As Aulas no Cinema, ...

Domingo, 20 de Julho de 2014 11:43 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Fidel critica apoio dos EUA a Israel e relaciona resistência palestina com Batalha de Stalingrado

Fidel critica apoio dos EUA a Israel e relaciona resistência palestina com Batalha de Stalingrado

Palestina - Irã News - Minha solidariedade para heroico povo que defende último resquício do que foi sua pátria po...

Sábado, 19 de Julho de 2014 20:46 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A influência do sionismo na sociedade israelense

A influência do sionismo na sociedade israelense

Israel - Rebelión - [Paula Frere Flesler, Tradução do Diário Liberdade]"Não há justificativa para as violações, ne...

Sábado, 19 de Julho de 2014 18:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Economia da Ucrânia no limiar da bancarrota

Economia da Ucrânia no limiar da bancarrota

Ucrânia - A Voz da Rússia - Tatiana Golovanova A economia da Ucrânia continua em linha descendente. Esta é um...

Sábado, 19 de Julho de 2014 13:49 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

EUA são único país desenvolvido que autoriza exploração de crianças a partir dos 12

EUA são único país desenvolvido que autoriza exploração de crianças a partir dos 12

Estados Unidos - Opera Mundi - [Salim Lamrani] ONG Human Rights Watch denunciou a exploração das crianças nos...

Sábado, 19 de Julho de 2014 13:32 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Clima em 2013 refletiu um planeta em aquecimento

Clima em 2013 refletiu um planeta em aquecimento

Instituto Carbono Brasil - [Jéssica Lipinski] Muitas vezes, as alterações ambientais que ocorrem em nosso planeta não se dão de um dia para o outro, e...

Sábado, 19 de Julho de 2014 11:45 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

[Grécia] Mobilizações contra a abolição do domingo como dia festivo

[Grécia] Mobilizações contra a abolição do domingo como dia festivo

Grécia - ANA - Como parte da greve convocada no setor comercial contra a tentativa do governo neoliberal de abolir...

Sábado, 19 de Julho de 2014 11:41 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Voo MH17 abatido

Voo MH17 abatido

Ucrânia - Manifesto 74 - [Andre Levy] Já começam a chover notícias que o voo da Malásia Airlines que sobrevoava a ...

Sábado, 19 de Julho de 2014 10:57 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O SAT entrou no terreno militar de Las Turquillas

O SAT entrou no terreno militar de Las Turquillas

Andaluzia - ASEH - Cerca de 300 jornaleiros do Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (SAT) entraram na propriedade m...

Sábado, 19 de Julho de 2014 08:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Guerra e Paz na Palestina: O caráter de Israel, do sionismo, do Hamas e da Autoridade Palestina

Guerra e Paz na Palestina: O caráter de Israel, do sionismo, do Hamas e da Autoridade Palestina

Palestina - Esquerda Marxista - [Serge Goulart] Israel bombardeia barbaramente a faixa de Gaza. Centenas de mortos...

Sábado, 19 de Julho de 2014 00:22 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.