O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Erdogan contra o povo curdo
Erdogan contra o povo curdo

Carlos Latuff

Erdogan contra o povo curdo
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

O Fantasma de João Mau-Tempo

A maior festa das nossas vidas

António SantosAntónio Santos

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:36 | Comenta aqui |

Em coluna

Novas melodias com velhas letras

Igor LugrisIgor Lugris

Quinta, 03 de Setembro de 2015 00:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

Sincronia e transformação

José Luís FioriJosé Luís Fiori

Quarta, 02 de Setembro de 2015 22:22 | Comenta aqui |

Em coluna

Energia solar: por que não deslancha?

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Quarta, 02 de Setembro de 2015 13:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Agatha Christie - O segredo do seu êxito

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Terça, 01 de Setembro de 2015 02:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Carta aberta ao macho militante

Xurxo Nóvoa MartinsXurxo Nóvoa Martins

Terça, 01 de Setembro de 2015 02:25 | 1 comentário | Rate: 2.82

Brasil de Pé

Getúlio Vargas - Aprendendo com os erros

Adriano BenayonAdriano Benayon

Terça, 01 de Setembro de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Pílulas Diárias

Adoro meu Facebook

Sergio DominguesSergio Domingues

Segunda, 31 de Agosto de 2015 19:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

O que você faria?

Obama e o Plano de Energia Limpa: O irrelevante, o insuficiente e o necessário (1)

Alexandre Araújo CostaAlexandre Araújo Costa

Segunda, 31 de Agosto de 2015 18:58 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Milho maduro

Rutura e soberania dependerám da rua

Carlos MoraisCarlos Morais

Segunda, 31 de Agosto de 2015 14:15 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Em coluna

Estão se acabando recursos na dispensa da Casa Comum

Leonardo BoffLeonardo Boff

Domingo, 30 de Agosto de 2015 14:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Capitalismo e democracia na Europa

Michael LöwyMichael Löwy

Sexta, 28 de Agosto de 2015 21:53 | Comenta aqui | Rate: 3.67

Em coluna

A escalada de guerra dos EUA contra a Síria socava o pacto com o Irão

Sara FloundersSara Flounders

Quarta, 26 de Agosto de 2015 01:01 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

A era das guerras imperiais

James PetrasJames Petras

Segunda, 24 de Agosto de 2015 14:43 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Quem somos? - 04/09/2015
Quem somos? - 04/09/2015
Centro Social Gomes Gaioso - 31/08/2015
A Gentalha do Pichel - 25/08/2015
A Gentalha do Pichel - 14/08/2015
Quem somos? - 07/08/2015
O CASTENDO - 04/09/2015
O CASTENDO - 04/09/2015
Bioterra - 03/09/2015
O CASTENDO - 03/09/2015
Blog do Dario - 31/08/2015
Blog do Dario - 24/08/2015
Militante do Campo - 10/08/2015
Militante do Campo - 05/08/2015
Militante do Campo - 04/08/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 27/07/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Galiza - Diário Liberdade - O apelo e convite do Coletivo Editor repete-se, convencidas e...
30/08/2015, 08:00
35
União Europeia - LBI-QI - A cena de um menino de dois anos morto por afogamento na costa turca...
03/09/2015, 02:13
25
Em colunaCarta aberta ao macho militanteXurxo Nóvoa Martins - Publicado em Terça, 01 Setembro...
01/09/2015, 02:25
13
Logo se aprendePortuguês brasileiro: o galego tropicalDiego Bernal - Publicado em Domingo, 30...
30/08/2015, 21:19
04
Galiza - Diário Liberdade - O apelo e convite do Coletivo Editor repete-se, convencidas e...
30/08/2015, 08:00
35
Em colunaCarta aberta ao macho militanteXurxo Nóvoa Martins - Publicado em Terça, 01 Setembro...
01/09/2015, 02:25
12.8
Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A posição da...
30/08/2015, 20:03
05
Logo se aprendePortuguês brasileiro: o galego tropicalDiego Bernal - Publicado em Domingo, 30...
30/08/2015, 21:19
04.2
Venezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Qual é o significado do rápido...
01/09/2015, 02:28
05
Galiza - Diário Liberdade - O apelo e convite do Coletivo Editor repete-se, convencidas e...
30/08/2015, 08:00
35
União Europeia - LBI-QI - A cena de um menino de dois anos morto por afogamento na costa turca...
03/09/2015, 02:13
25
Resistir - [Brandon Smith] É inegável: o colapso final precipita-se sobre...
01/09/2015, 09:54
10
Brasil - PCO - Integralistas e nazistas chegaram a ter sedes regionais localizadas nos mesmos...
02/09/2015, 01:38
15
Em colunaCarta aberta ao macho militanteXurxo Nóvoa Martins - Publicado em Terça, 01 Setembro...
01/09/2015, 02:25
13
Espanholismo, a ferro e fogo na campanha das apertadas eleiçons plebiscitárias de 27-S na Catalunha

Direitos nacionais e imperialismo

Espanholismo, a ferro e fogo na campanha das apertadas eleiçons plebiscitárias de 27-S na Catalunha

Paísos Cataláns - Diário Liberdade - Os resultados poderám ser muito ajustados. Dias antes das eleiçons celebrar-se-á o Dia Nacional da Catalunha, que costuma juntar milhons nas ruas de Barcelona.Foto de Txiki Trepax (CC by-nc-nd/2.0...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 12:26 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Direitos nacionais e imperialismo

"Construirmos soberania": Mulheres independentistas proponhem relançar a GpS

"Construirmos soberania": Mulheres independentistas proponhem relançar a GpS

Galiza - Diário Liberdade - 16 mulheres assinam um texto que pretende servir para relançar a iniciativa 'Ga...

Sábado, 05 de Setembro de 2015 00:00 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Produtoras e produtores de Leite mantenhem 24 horas depois a tratorada em Lugo

Produtoras e produtores de Leite mantenhem  24 horas depois a tratorada em Lugo

Galiza - Diário Liberdade - Ontem houvo milhares de tratores e bloqueárom também as instalaço...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 12:09 | Comenta aqui |

Saúde

Grande resposta de massas ao apelo em defesa do sistema de saúde público galego em Vigo

Grande resposta de massas ao apelo em defesa do sistema de saúde público galego em Vigo

Galiza - Diário Liberdade - Dezenas de milhares de pessoas saírom às ruas da maior cidade da Galiza ...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 00:56 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Europa da vergonha: Hungria propõe lei que permite ao Exército reprimir a imigração na fronteira

Europa da vergonha: Hungria propõe lei que permite ao Exército reprimir a imigração na fronteira

União Europeia - PCB - O Governo da Hungria anuncia apresentar imediatamente um pacote de leis de emergência...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 15:04 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Oito crianças sírias morrem em praia turca ao tentar chegar à Europa

Oito crianças sírias morrem em praia turca ao tentar chegar à Europa

Opera Mundi - Imigrantes estariam fugindo do Estado Islâmico na Síria e partiam numa embarcação rumo à ilha grega de...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 02:23 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Marcelo Barros, autor de Polícia e Tortura no Brasil: 'Tortura no Brasil é política de Estado'

Marcelo Barros, autor de Polícia e Tortura no Brasil: 'Tortura no Brasil é política de Estado'

Brasil - Carta Capital - [Marcelo Pellegrini] Má formação policial e omissão do poder ...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 01:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
Mentiras acerca do colapso económico em curso

Laboral/Economia

Mentiras acerca do colapso económico em curso

Resistir - [Brandon Smith] É...

Terça, 01 de Setembro de 2015 09:54 | 1 comentário |

- 200.000 persoas contra os recortes do novo hospital privatizado de Vigo que...

Saúde

Vigo vs Feijó: Manifestaçom contra os cortes no novo hospital

Sexta, 04 de Setembro de 2015 12:15 | Comenta aqui |

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Língua/Educaçom

Junta desmantela centros de ensino público e aumentam os privados

Junta desmantela centros de ensino público e aumentam os privados

Galiza - CIG - O ensino público perde 13 escolas e 48 unidades en Infantil e Primaria mentres medran na pri...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:25 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Denunciam agressons policiais a torcedores do Celta em Ferrol

Denunciam agressons policiais a torcedores do Celta em Ferrol

Galiza - Ceivar - A continuaçom fazemo-nos eco da informaçom chegada até o Organismo Popular ...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:21 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Saem do prelo os volumes 108 e 109 da Agália

Saem do prelo os volumes 108 e 109 da Agália

Galiza - PGL - A revista da AGAL recebe até 30 de setembro contributos para o seu volume 112.Os dous n&uacu...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 10:38 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Quadro de pessoal do Diario de Ferrol mobilizou-se contra o desmantelamento do jornal na cidade

Quadro de pessoal do Diario de Ferrol mobilizou-se contra o desmantelamento do jornal na cidade

Galiza - Rádio Filispim - O cadro de persoal do Diario de Ferrol retoma as mobilizacións logo do despedimen...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 12:07 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

SLG considera ajudas ao setor láteo um paliativo, mas nom umha soluçom

SLG considera ajudas ao setor láteo um paliativo, mas nom umha soluçom

Galiza - SLG - O Sindicato Labrego Galego advirte que as axudas anunciadas polo Ministerio de Agricultura, consist...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 12:06 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Cultura/Música

Novo atentado a outra mámoa de Culheredo

Novo atentado a outra mámoa de Culheredo

Galiza - Galiza Confidencial - Maquinaria pesada pasou por riba dela nun abate forestal que afectou gravemente a m...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 12:01 | Comenta aqui |

Resenhas

Miguel Melero apresenta o poemário 'Mundo frio' no Ateneu Ferrolano

Miguel Melero apresenta o poemário 'Mundo frio' no Ateneu Ferrolano

Galiza - Ateneu Ferrolano - Presentación do poemario "Mundo frío" de Miguel Melero, xoves día...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 12:01 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Nas vésperas do Festival da Poesia, a SCD reclama que o Condado seja terra de asilo

Nas vésperas do Festival da Poesia, a SCD reclama que o Condado seja terra de asilo

Galiza - SCD do Condado - Este fim-de-semana celebra-se a 29ª ediçom da festa, dedicado ao lema &lsquo...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 11:52 | Comenta aqui |

Institucional

Posiçom de Agora Galiza no debate da candidatura galega

Posiçom de Agora Galiza no debate da candidatura galega

Galiza - Agora Galiza - Ao longo do verao o debate sobre o formato dumha possível candidatura galega &agrav...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 11:23 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Escassa queda estacional do desemprego, precariedade em aumento

Escassa queda estacional do desemprego, precariedade em aumento

Galiza - CIG - Segue medrando a precariedade laboral.As sucesivas series de paro rexistrado constatan que agosto &...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 02:08 | Comenta aqui |

Saúde

Concentraçom na Corunha em defesa da Sanidade Pública

Concentraçom na Corunha em defesa da Sanidade Pública

Galiza - CGT - A CGT da Coruña apoia a concentración convocada para o vindeiro xoves, 3 de setembro,...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 02:03 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Iniciam processo de confluência das entidades estudantis da esquerda nacional galega

Iniciam processo de confluência das entidades estudantis da esquerda nacional galega

Galiza - Diário Liberdade - AGIR, Comités e Liga Estudantil Galega apresentárom nesta quarta-feira e...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 00:13 | Comenta aqui | Rate: 4.00

Laboral/Economia

Pessoal do Diario de Ferrol convoca manifestaçom quarta-feira em defesa de um trabalho digno

Pessoal do Diario de Ferrol convoca manifestaçom quarta-feira em defesa de um trabalho digno

Galiza - Diário Liberdade - Dous dias de greve e a manifestaçom de hoje som a resposta aos despedimentos e ...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 14:41 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

O nosso leite, a nossa luita

O nosso leite, a nossa luita

Galiza - Isca! - Coa entrada na UE o agro galego sufriu unha brutal reconversión. Nun escenario de expansi&...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 13:32 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Qualedro: CIG denuncia incompetência e má gestom dos lumes florestais

Qualedro: CIG denuncia incompetência e má gestom dos lumes florestais

Galiza - CIG-Autonómica - Dende a CIG denuncian a incompetencia e mala xestión que dende a Conseller&i...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 13:12 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Os galegos dos campos nazis

Os galegos dos campos nazis

Galiza - Praça - [Sara Torreiro] Hitler suicidouse o 31 de abril de 1945. Parte das tropas aliadas xa gañab...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 12:27 | Comenta aqui |

Saúde

Multiplicam-se apoios à manifestaçom desta quinta-feira em Vigo em defesa da área sanitária pública

Multiplicam-se apoios à manifestaçom desta quinta-feira em Vigo em defesa da área sanitária pública

Galiza - CIG - O persoal do Chuvi chama a participar na manifestación contra os recortes no novo hospital e...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 12:06 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

'Touradas fora de Ponte Vedra' denuncia "imobilismo" do governo do BNG

'Touradas fora de Ponte Vedra' denuncia "imobilismo" do governo do BNG

Galiza - Diário Liberdade - A plataforma popular 'Touradas Fora de Ponte Vedra' avalia num comunicado remetido ao ...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 11:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Repressom e direitos humanos

Ruralistas e Força Nacional implantam estado de terror contra índios do MS

Ruralistas e Força Nacional implantam estado de terror contra índios do MS

Brasil - A Verdade - Na noite deste domingo, 30, por volta das 21 horas, famílias indígenas de &Ntil...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:19 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Política reivindicativa da CGTP-IN para 2016

Política reivindicativa da CGTP-IN para 2016

Portugal - CGTP - O ano de 2016 irá ser marcado: no plano político, pelos resultados das eleiç...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:12 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Cale-se

Cale-se

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Neimar Machado de Sousa] As raízes profundas do ataque contra os Guarani ...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 10:51 | Comenta aqui |

Reportagens

Na TV, socialistas defendem uma nova forma de se fazer política

Na TV, socialistas defendem uma nova forma de se fazer política

Brasil - Diário Liberdade - O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade - exibiu no último 1º de setembro,...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 16:40 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

UJC repudia massacre contra os Guarani-Kaiowá

UJC repudia massacre contra os Guarani-Kaiowá

Brasil - UJC - A União da Juventude Comunista vem tornar público o repúdio aos ataques sofrid...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 11:30 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Montadoras jogam a conta da crise nas costas dos trabalhadores

Montadoras jogam a conta da crise nas costas dos trabalhadores

Brasil - A Verdade - [Sandino Patriota] A crise que há muito era esperada no setor automobilíst...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 00:00 | Comenta aqui |

Cultura/Música

Oficinas sobre artes tradicionais africanas abrem Circuito Cultural Lusófono em São Vicente, Lisboa

Oficinas sobre artes tradicionais africanas abrem Circuito Cultural Lusófono em São Vicente, Lisboa

Portugal - Centro InterculturaCidade - O Circuito Cultural Lusófono é um programa que visa...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 12:58 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Stédile: 'Faz 20 anos que a esquerda só pensa em eleição'

Stédile: 'Faz 20 anos que a esquerda só pensa em eleição'

Brasil - Sul21 - [Marco Weissheimer] Há alguns meses, ou mesmo anos, João Pedro Stédile,...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 02:22 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

Brasil teve maior célula do partido nazista fora da Alemanha

Brasil teve maior célula do partido nazista fora da Alemanha

Brasil - PCO - Integralistas e nazistas chegaram a ter sedes regionais localizadas nos mesmos endereços.Cri...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 01:38 | 1 comentário | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Líder indígena é assassinado em ataque de fazendeiros no Mato Grosso do Sul

Líder indígena é assassinado em ataque de fazendeiros no Mato Grosso do Sul

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Cristiano Navarro] O ataque contra os Guarani Kaiowá foi organizado na se...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 00:41 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Enquanto se intensifica os ataques contra os povos indígenas no MS, governo federal segue inerte

Enquanto se intensifica os ataques contra os povos indígenas no MS, governo federal segue inerte

Brasil - CIMI - Enquanto houver silêncio e inércia das autoridades responsáveis pela garantia ...

Terça, 01 de Setembro de 2015 14:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Pelo direito de 'ser'

Pelo direito de 'ser'

Brasil - Diário Liberdade - [Rodrigo Barreto da Silva Moura] Como pesquisador de identidade e sujeito nos âm...

Terça, 01 de Setembro de 2015 10:13 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Leia transcrição da íntegra da palestra de José Mujica na Universidade do Estado do RJ

Leia transcrição da íntegra da palestra de José Mujica na Universidade do Estado do RJ

Brasil - Opera Mundi - Mais de 10 mil foram à UERJ assistir fala do ex-presidente e senador uruguaio: 'para...

Terça, 01 de Setembro de 2015 02:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Mulher e LGBT

Visibilidade Lésbica: uma luta contra o descaso e a opressão

Visibilidade Lésbica: uma luta contra o descaso e a opressão

Brasil - PSTU - [Babi Borges] No Brasil, desde 1997, é celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Vis...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 10:38 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Simone Ishibashi: As mulheres na luta pelas ideias revolucionárias

Simone Ishibashi: As mulheres na luta pelas ideias revolucionárias

Brasil - Esquerda Diário - Na reta final para o Encontro de Mulheres e LGBT do Pão e Rosas entrevistamos Si...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 02:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Prostitutas, greves e mortos (os limites do realismo fantástico)

Prostitutas, greves e mortos (os limites do realismo fantástico)

Brasil - PCB - [Mauro Iasi] Enquanto isso, em um suposto país imaginário chamado Espanha, duas not&i...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 02:06 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Audiências de custódia falham na prevenção à tortura

Audiências de custódia falham na prevenção à tortura

Brasil - Le Monde Diplomatique - [Raquel da Cruz Lima] Recentemente a experiência piloto de audiências...

Domingo, 30 de Agosto de 2015 10:57 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

"País precisa de agenda que não penalize ainda mais o povo"

"País precisa de agenda que não penalize ainda mais o povo"

Brasil - PCdoB - A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), que participou da construç&a...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 13:11 | Comenta aqui | Rate: 1.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Direitos nacionais e imperialismo

Cuba: Território de Guantánamo, ocupado pelos Estados Unidos, deve ser devolvido

Cuba: Território de Guantánamo, ocupado pelos Estados Unidos, deve ser devolvido

Cuba - PCB - A Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) considerou que a devoluç&atild...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 21:16 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Eleiçons nas Ihas Feroé: maioria independentista e derrota da direita

Eleiçons nas Ihas Feroé: maioria independentista e derrota da direita

Ilhas Feroé - Sermos Galiza - As formaçons partidárias de se independendizar da Dinamarca atingem no...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 15:16 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Entenda o papel do imperialismo por trás das tragédias migratórias

Entenda o papel do imperialismo por trás das tragédias migratórias

Esquerda Diário - [André Augusto] Em todo o ano de 2015, mais de 340 mil imigrantes “ilegais” chegaram à Europa. No mesmo pe...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 14:56 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O fundamentalismo dos EUA e o Exército Islâmico

O fundamentalismo dos EUA e o Exército Islâmico

Estados Unidos - IranNews - [Fernando Brito] David Petraeus, general aposentado e ex-diretor da CIA, deu nesta ter...

Sexta, 04 de Setembro de 2015 00:12 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

MpA acusa delegado do Governo espanhol de querer «silenciar o povo»

MpA acusa delegado do Governo espanhol de querer «silenciar o povo»

Euskal Herria - ASEH - Na sequência da manifestação de sábado a favor da amnistia,...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 21:44 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

As crianças afogadas pela Europa capitalista e o drama migratório

As crianças afogadas pela Europa capitalista e o drama migratório

Síria - Esquerda Diário - [André Augusto] A imagem de uma criança síria à deriva, mort...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 20:50 | Comenta aqui |

Resenhas

Nota conjunta das Juventudes Comunistas em solidariedade ao povo grego e a juventude do KKE

Nota conjunta das Juventudes Comunistas em solidariedade ao povo grego e a juventude do KKE

Grécia - UJC - As juventudes que assinam o presente texto expressam a sua solidariedade com a luta da juventude da...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 11:37 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Revoluções “Made in CIA” no norte da África e Oriente Médio provocam morte de migrantes em fuga

Revoluções “Made in CIA” no norte da África e Oriente Médio provocam morte de migrantes em fuga

União Europeia - LBI-QI - A cena de um menino de dois anos morto por afogamento na costa turca chocou o mundo. Des...

Quinta, 03 de Setembro de 2015 02:13 | 2 comentários | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Porto Rico: uma colônia ao flagelo de Wall Street

Porto Rico: uma colônia ao flagelo de Wall Street

Porto Rico - PCB - Porto Rico vive uma profunda crise econômica.Em recessão desde 2005, há alg...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 21:54 | Comenta aqui |

Resenhas

Líbano, encurralado pela crise na Síria

Líbano, encurralado pela crise na Síria

Líbano - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] No último período, o governo alawita de al-Assad...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 17:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Migraçons

Polícia húngara prende político que cortou cerca anti-imigrantes

Polícia húngara prende político que cortou cerca anti-imigrantes

Hungria - Esquerda Diário - A polícia da Hungria prendeu nesta terça-feira o político oposito...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 13:23 | Comenta aqui |

Institucional

Oligarquia santouribista contra Venezuela bolivariana

Oligarquia santouribista contra Venezuela bolivariana

Colômbia - ANNCOL - A Santos e seus amiguinhos da coalizão de governo [parapolíticos, social-liberai...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 13:21 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Paralisação de 24 horas na Wolkswagen Navarra após a morte de um trabalhador

Paralisação de 24 horas na Wolkswagen Navarra após a morte de um trabalhador

Euskal Herria - ASEH - Um trabalhador de 34 anos morreu, 31 de Agosto, ao ser atropelado por um empilhador nas ins...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 01:00 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Síndrome de Estocolmo entre trabalhadores da Disney de Paris

Síndrome de Estocolmo entre trabalhadores da Disney de Paris

França - Le Monde Diplomatique - As revelações do LuxLeaks sobre elisão fiscal e contas secre...

Quarta, 02 de Setembro de 2015 00:52 | Comenta aqui |

Resenhas

Campanha contra a corrupção no Iraque

Campanha contra a corrupção no Iraque

Iraque - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e outros membr...

Terça, 01 de Setembro de 2015 17:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Estado espanhol multa quem criticar o governo nas redes sociais

Estado espanhol multa quem criticar o governo nas redes sociais

Estado espanhol - Vermelho - A Lei de Segurança Cidadã na Espanha, que ficou conhecida como "Lei Mor...

Terça, 01 de Setembro de 2015 12:19 | Comenta aqui |

Institucional

Partido MAS trabalhará para a reeleição do presidente Evo Morales

Partido MAS trabalhará para a reeleição do presidente Evo Morales

Bolívia - Telesur - O Partido Socialista garante trabalhar em sua totalidade para obter a reeleição ...

Terça, 01 de Setembro de 2015 08:57 | Comenta aqui |

Resenhas

Syriza v.2: Que interesses de classe diz representar

Syriza v.2: Que interesses de classe diz representar

Grécia - Resistir - [Antonis] Ontem, após reunião com representantes da ESEE [1] e GSVEE [2] , o l&i...

Terça, 01 de Setembro de 2015 02:40 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Venezuela: o “chavismo” está esgotado?

Venezuela: o “chavismo” está esgotado?

Venezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Qual é o significado do rápido aprofundamento da c...

Terça, 01 de Setembro de 2015 02:28 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Qual é a política do Irã na Síria e no Iraque?

Qual é a política do Irã na Síria e no Iraque?

Irão - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O governo do Iraque, de maioria xiita e com fortes víncul...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 17:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A guerra acabou, o IRA foi-se e não voltará

A guerra acabou, o IRA foi-se e não voltará

República da Irlanda - Esquerda - Uma conferência de imprensa, que se supunha que ia ser para informar sobre...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 19:18 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A sobriedade contra a austeridade

A sobriedade contra a austeridade

Le Monde Diplomatique - [Philippe Descamps] É chegado o momento de fornecer aos países do hemisfério sul os fundos e as tecn...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 13:59 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Matthew Lipman e a filosofia para crianças, com documentários sobre a sua pedagogia

Matthew Lipman e a filosofia para crianças, com documentários sobre a sua pedagogia

PGL - [José Paz Rodrigues] Matthew Lipman nasceu em Vineland, Nova Jersey, a 24 de agosto de 1922, e faleceu em West Orange, Nova Jersey, o 26 ...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 13:55 | Comenta aqui |

Reportagens

EUA: Quando a democracia é apenas uma parte do enredo

EUA: Quando a democracia é apenas uma parte do enredo

Estados Unidos - Vermelho - [Wevergton Brito Lima] “O Nascimento de uma Nação” (The...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 02:27 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Institucional

Ruptura do Syriza forma um novo... Syriza

Ruptura do Syriza forma um novo... Syriza

Grécia - PCO -  Partido já conta com 25 parlamentares e será liderado pelo ex-ministro de Energ...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 02:16 | Comenta aqui |

Institucional

O melodrama grego do Syriza

O melodrama grego do Syriza

Grécia - A Verdade - [Sandino Patriota] Os romanos são frequentemente criticados pelos especialistas da his...

Segunda, 31 de Agosto de 2015 02:08 | Comenta aqui |

Resenhas

Qual é a política dos EUA na Síria?

Qual é a política dos EUA na Síria?

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A posição da Administração Obama en...

Domingo, 30 de Agosto de 2015 20:03 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Ongi etorri a Iñaki Arietaleaniz em Bergara

Ongi etorri a Iñaki Arietaleaniz em Bergara

Euskal Herria - ASEH - O preso político basco Iñaki Arietaleaniz, Bixkai, foi libertado na...

Domingo, 30 de Agosto de 2015 11:08 | Comenta aqui |

Institucional

Unidade Popular conquista registro no Equador

Unidade Popular conquista registro no Equador

Equador - A Verdade - Com 175.791 assinaturas de adesão, o movimento de esquerda Unidade Popular cumpriiu c...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 13:02 | Comenta aqui |

Institucional

Eleições antecipadas na Grécia serão em 20 de setembro; Syriza aparece à frente em pesquisa

Eleições antecipadas na Grécia serão em 20 de setembro; Syriza aparece à frente em pesquisa

Grécia - Opera Mundi - Presidente dissolveu parlamento e convocou pleito; 1ª pesquisa desde renúncia d...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 12:56 | Comenta aqui |

Migraçons

Centenas de vítimas em novos naufrágios no Mar Mediterrâneo

Centenas de vítimas em novos naufrágios no Mar Mediterrâneo

União Europeia - Prensa Latina - Dois barcos naufragaram no Mar Mediterrâneo com 500 migrantes a bordo, trag...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 12:53 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

A bancarrota da República imperial americana

A bancarrota da República imperial americana

Estados Unidos - Vermelho - [A. Sérgio Barroso] Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA - um...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 12:51 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Com seca mais grave em um século, Cuba vai usar método artificial para fazer chover

Com seca mais grave em um século, Cuba vai usar método artificial para fazer chover

Cuba - Opera Mundi - ‘Semeadura de nuvens’ será iniciada em setembro e se prolongará ao ...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 12:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Milhares manifestaram-se em Bilbau pela libertação dos presos doentes

Milhares manifestaram-se em Bilbau pela libertação dos presos doentes

Euskal Herria - ASEH - Realizou-se, na capital biscainha, uma manifestação para exigir a liberta&cce...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 12:14 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Qual é a política da Rússia na Síria?

Qual é a política da Rússia na Síria?

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A Rússia representa, junto com o Irã, o principal...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 07:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

A verdadeira origem da crise na Síria

A verdadeira origem da crise na Síria

Síria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A Síria foi criada em 1916 pela Inglaterra e a Fran&cced...

Sábado, 29 de Agosto de 2015 00:00 | Comenta aqui | Rate: 4.44

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.