O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

cultivomilhoPCO - Os órgãos reguladores deixam os estudos nas mãos das multinacionais que tentam comprar os principais departamentos de pesquisas. A “bomba cancerígena” a que estamos submetidos sustenta os altos lucros capitalistas


As sementes transgênicas iniciaram em campos agrícolas comerciais em 1996, mas rapidamente tomaram conta da maioria das lavouras do mundo, principalmente do milho, soja, trigo, canola, feijão, arroz e algodão entre outras.

Os transgênicos foram liberados, pela primeira vez, em meados dos anos de 1980 pela FDA (Food and Drug Administration) que qualificou os OGMs (organismos geneticamente modificados) como “seguros”, o que implicou que as multinacionais do setor não teriam a obrigação de conduzir estudos de impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente a longo prazo.

A propaganda bilionária sustentada pelas multinacionais diz que os transgênicos, são seguros porque não se tem registro, por exemplo, de alguém que tenha bebido uma Coca-Cola adoçada com xarope de frutose de milho transgênico tenha morrido. Mas deixam de lado os efeitos crônicos, que podem ser observados ao longo de vários anos, e os efeitos da verdadeira “bomba tóxica cancerígena” a que estamos submetidos diariamente, envolvendo o conjunto de substâncias tóxicas, que não é avaliado por nenhum órgão regulamentador, responsável por efeitos desastrosos e imprevisíveis ao longo prazo, que estão na base das altas taxas de lucro das multinacionais – o chumbo, o mercúrio, o alumínio, o bisfeno (desprendido pelas recipientes de plástico), os açúcares, os venenos, as gorduras e tantas outras substâncias tóxicas presentes.

Entre os anos de 1992 e 2002, o período no qual os cultivos de transgênicos passaram rapidamente de campos de testes para campos agrícolas gigantescos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) gastou cerca de US$ 1,8 bilhões em pesquisas de agro-biotecnologia, mas, desse montante, apenas 1% foi destinado a testes de segurança, conforme estudo da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Envolvidos), que reúne vários destacados cientistas.

Não por acaso, nos últimos anos, têm aumentado, de maneira assustadora, as doenças relacionadas com a alimentação, como a diabetes, a síndrome metabólica e o câncer de pâncreas, de rins e, principalmente, as taxas de alergias alimentares. Nos EUA, a expectativa de vida, depois de décadas de ganhos, estagnou em um nível muito abaixo de outros países desenvolvidos.

No Brasil, o órgão criado no governo Lula em 2005, para agilizar o favorecimento dos interesses das multinacionais, a CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), liberou 33 tipos de sementes transgênicas sem ter conduzido qualquer tipo de testes aprofundado sobre os seus efeitos nos seres humanos e na natureza e sem nem sequer exigir a rotulagem dos produtos que os identifique como transgênicos. Esse tipo de políticas converteram o Brasil no tri-campeão mundial no uso de agrotóxicos e no vice-campeão mundial no uso de sementes transgênicas.

Os transgênicos causam inúmeros efeitos colaterais e resultados imprevisíveis

A origem da transgenia, ou técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, aconteceu em 1972, a partir da observação da bactéria Agrobacterium Tumefasciens, que está presente no solo, e causa uma doença em plantas chamada galha de coroa, ao inserir parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células, e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. O primeiro uso comercial de um organismo transgênico foi para a produção de um medicamento para diabetes, quando uma bactéria recebeu genes do ser humano para produzir a insulina. Neste caso, a bactéria permaneceu confinada em um ambiente controlado, e apenas o produto químico produzido, depois de purificado e analisado, foi utilizado na indústria farmacêutica. A produção do medicamento é feita sobre controle, não há contato com o meio ambiente ou com os pacientes.

Já o processo de criação dos transgênicos das multinacionais imperialistas começa por um gene obtido a partir de uma proteína inseticida chamada Toxina-BT (Bacillus Thuringiensis), que é usada em pulverizações e provoca efeitos alérgicos e imunológicos em seres humanos e animais. O BT é modificado para ser introduzido em plantas. Esses genes são introduzidos em um “promotor viral” para produzir milhares de cópias em laboratório, com a nova caraterística de que as células deixarão de ler as informações relacionadas a onde o gene finaliza. Essa modificação desconsidera que os genes possuem mecanismos de auto regulação, e que essa mudança traz consequências genéticas imprevisíveis. Esses novos genes são introduzidos em milhões de células com o objetivo de que alguns deles entrem no DNA da célula; mas isso é feito sem o mínimo controle do processo, a ponto de não saber quantos genes entram no DNA, quão profundamente, nem quais células têm o gene funcionando. Em seguida, é adicionado um segundo gene, resistente a antibióticos, que produz uma proteína que fará com que a célula adquira essa resistência, quando forem injetados antibióticos, com o objetivo de deixar como sobreviventes somente aquelas poucas que tenham recebido os dois genes. Essas células serão clonadas em laboratório e introduzidas nas plantas. Com isso, elas produzirão a toxina BT e introduzirão mudanças inesperadas no DNA: 2% a 4% do DNA torna-se diferente com o resultado da clonagem; a maior parte dos genes são mutantes (milhares de mutantes dentro do DNA); alguns genes também podem ser apagados ou desativados; 5% dos genes naturais da planta mudam os níveis das expressões da proteína que produzem. O gene inserido pode se tornar truncado, fragmentado, misturado com outros genes, invertido ou multiplicado, e a proteína transgênica que ele produz pode ter características não intencionais com perigosos efeitos colaterais. Quando um transgênico começa a funcionar numa nova célula, por exemplo, ele pode produzir proteínas que são diferentes daquela intencionada. A sequencia de aminoácidos pode ser errada, o formato da proteína pode ser diferente e as ligações moleculares podem tornar a proteína prejudicial. Além dessas mudanças no DNA, estas modificações trazem efeitos colaterais enormes, tais como mudanças no RNA, criado pelo DNA, nas proteínas, que interagem para criar todos estes compostos naturais, responsáveis pelas qualidades específicas das plantas.

As multinacionais controlam as principais universidades de agro-pesquisa do mundo

As multinacionais mantêm um controle apertado sobre a pesquisa nas principais universidades de agro-pesquisas do mundo. Recentemente, a destacada Universidade de Stanford publicou uma pesquisa que atacou diretamente os alimentos orgânicos. A matéria publicada na revista Annals of Internal Medicine, intitulada: “Alimentos orgânicos são mais seguros ou mais saudáveis do que as alternativas convencionais?”, apareceu em todas as grandes redes de agências de notícias do mundo inteiro com grande destaque a manchetes como: "Alimento orgânico não obtém aprovação científica, mas os clientes não parecem se importar," ou "Alimentos Orgânicos tem pouco impacto na saúde”.

Apesar do estudo concluir que comer alimentos orgânicos pode, de fato, reduz a exposição a resíduos de pesticidas tóxicos e bactérias resistentes aos antibióticos, a conclusão é complementada com a afirmação de que comer alimentos orgânicos não é mais nutritivo e nem mais saudável que os alimentos convencionais e até mesmo os transgênicos.

O estudo da Universidade de Stanford foi financiado e lançado por multinacionais vinculadas à comercialização de transgênicos. Os resultados foram tão grotescos que até mesmo o conhecido Dr. Ingram Olkin, professor de estáticas e educação em Stanford, famoso por manipular resultados de pesquisas para favorecer a indústria do tabaco, concluiu que o estudo é mentiroso e inútil.

Novos estudos independentes reafirmam os graves danos à saúde causados pelos transgênicos

Pesquisadores franceses, publicaram recentemente, uma matéria denominada "A toxicidade a longo prazo do herbicida Roundup e do milho geneticamente modificado tolerante ao Roundup”, em uma das revistas cientificas mais conceituadas do mundo, a Food and Chemical Toxicology.

O estudo revelou que ratos que foram expostos a doses baixas de milho transgênico (geneticamente modificado) e ao herbicida Roundup tiveram a saúde fortemente afetada. A duração do estudo, liderada por Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, foi a mais longa (dois anos) feita até hoje sobre os transgênicos e envolveu 200 ratos. Até então, a mais longa pesquisa, com duração de 240 dias, tinha sido feita por Michael Hansen, cientista sênior da União Mundial dos Consumidores e um dos maiores especialistas em investigação de OGM (organismos geneticamente modificados). Segundo Michael Hansen, as multinacionais como a Monsanto só financiam estudos com duração de, no máximo, 90 dias.

Os pesquisadores franceses dividiram os 200 ratos em dez grupos: três que tiveram parte da dieta padrão substituída em diferentes níveis (máximo 33%) com milho Roundup Ready; três que receberam os mesmos alimentos, mas com milho não tratado com Roundup Ready; três cujo alimento não continha milho transgênico, mas receberam pequenas quantidades de Roundup na água, em níveis variados; e um grupo que comeu dois terços da comida padrão e um terço de milho não transgênico. Cada grupo continha 10 fêmeas e 10 machos.

Os resultados foram que os ratos que comeram tanto do milho Roundup Ready, separadamente ou em conjunto com o Roundup, tiveram severos efeitos adversos de saúde, incluindo tumores mamários e danos nos rins e no fígado, levando à morte prematura. Quase todos os efeitos nocivos se manifestaram após os 90 dias, que é o tempo máximo das pesquisas realizadas pelas multinacionais. Entre 50% a 80% das fêmeas desenvolveram tumores grandes, em comparação com 30% das fêmeas do grupo de controle. Os machos tiveram necrose e congestões no fígado de 2,5 a 5,5 vezes mais casos de doenças graves no rim, incluindo tumores grotescamente grandes, em comparação com os machos do grupo de controle. 50% a 70% dos ratos que receberam OGM ou Roundup morreram prematuramente contra apenas 20% de morte prematura no grupo de controle.

Nos seres humanos, o consumo de alimentos transgênicos introduz uma espécie de bomba geradora de veneno que continua funcionando após serem ingeridos.

A produção das sementes transgênicas pelas multinacionais imperialistas acontece através da introdução de modificações muito complexas nas plantas sem praticamente a realização de testes, pois o objetivo é monopolizar a cadeia produtiva agrícola  (agrotóxicos, sementes e fertilizantes) e o controle da alimentação mundial, mediante a lei das patentes, obter altas taxas de lucro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Este conteúdo foi bloqueado. Você não pode postar qualquer comentário.

Última hora

Quadrinhos

Liberte-se!
Liberte-se!

Carlos Latuff

Liberte-se!
first
  
last
 
 
start
stop

Opiniom Própria

  1. Artigos
  2. Autores/as

No caminho

A história do imperialismo na América Latina

Zillah BrancoZillah Branco

Quarta, 01 de Abril de 2015 13:18 | Comenta aqui |

Pílulas Diárias

Causas econômicas da corrupção política

Sergio DominguesSergio Domingues

Quarta, 01 de Abril de 2015 01:00 | Comenta aqui |

Carta Maior

Escolhas divinas

José Luís FioriJosé Luís Fiori

Terça, 31 de Março de 2015 20:12 | Comenta aqui |

Brasil de Pé

A estrutura do caos

Adriano BenayonAdriano Benayon

Terça, 31 de Março de 2015 17:19 | Comenta aqui |

Em coluna

Celpe, prêmio à ineficiência

Heitor ScalambriniHeitor Scalambrini

Terça, 31 de Março de 2015 16:03 | Comenta aqui |

Em coluna

Snowden, Obama e o IV Reich Americano

Miguel Urbano RodriguesMiguel Urbano Rodrigues

Segunda, 30 de Março de 2015 18:12 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Petróleo e Política

O que é segurança energética dos Estados Unidos?

Wladmir CoelhoWladmir Coelho

Segunda, 30 de Março de 2015 15:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Carta Maior

O neocolonialismo intelectual

Emir SaderEmir Sader

Segunda, 30 de Março de 2015 15:21 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Livre expressão

O país dos absurdos

Laerte BragaLaerte Braga

Sábado, 28 de Março de 2015 21:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Notícias do Rio de Janeiro

Do Rio à Fukushima - Uma carioca visita a terra contaminada

Norbert SuchanekNorbert Suchanek

Sábado, 28 de Março de 2015 17:36 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Outras Vozes

  1. Artigos
  2. Autores/as

Convergências nas novas democracias latino-americanas

Leonardo BoffLeonardo Boff

Segunda, 30 de Março de 2015 15:23 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Sanções por violações aos direitos humanos na Venezuela? É o petróleo, estúpido!

Atilio BorónAtilio Borón

Quarta, 25 de Março de 2015 08:53 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Defendamos a Venezuela em perigo

Guillermo AlmeyraGuillermo Almeyra

Quarta, 25 de Março de 2015 00:11 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Em coluna

Uma experiência de choque: o encontro com José Mujica

Leonardo BoffLeonardo Boff

Quarta, 25 de Março de 2015 00:10 | Comenta aqui |

Redes Sociais

  1. FB
  2. Twitter
  3. G+


Blogs em movimento

  1. Galiza
  2. Portugal
  3. Brasil
Fundaçom Artábria - 01/04/2015
Fundaçom Artábria - 01/04/2015
A Gentalha do Pichel - 27/03/2015
Fundaçom Artábria - 26/03/2015
Fundaçom Artábria - 26/03/2015
Quem somos? - 25/03/2015
O CASTENDO - 01/04/2015
Bioterra - 01/04/2015
O CASTENDO - 01/04/2015
O CASTENDO - 31/03/2015
O CASTENDO - 31/03/2015
O CASTENDO - 31/03/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 31/03/2015
Blog do Dario - 26/03/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 24/03/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 16/03/2015
Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian - 14/03/2015

Parcerias

    
  1. + Visitados
  2. + Pontuados
  3. + Comentados
Cuba - Diário Liberdade - Após seis meses, 202 dos 256 trabalhadores da saúde cubanos que...
27/03/2015, 18:59
05
Brasil - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] O golpe empresarial-militar, que ora...
28/03/2015, 16:19
05
Portugal - ACP-PI - O Observatório sobre Crises e Alternativas estima em 29% o desemprego real...
29/03/2015, 15:41
00
Brasil - Diário Liberdade - Nesta sexta-feira (27), os professores e professoras da rede...
28/03/2015, 15:55
05
Brasil - Agência Brasil - [Paula Laboissière] Nos últimos dez anos, o número de filhos por...
28/03/2015, 19:10
05
Brasil - Diário Liberdade - [Jaime Sautchuk] Membros do Ministério Público de São Paulo...
27/03/2015, 00:52
05
Galiza - Diário Liberdade - Ilduara Medranho*] Sabedes o que se passa? Que apesar de sermos...
27/03/2015, 16:03
05
Brasil - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] O golpe empresarial-militar, que ora...
28/03/2015, 16:19
05
Em colunaSnowden, Obama e o IV Reich AmericanoMiguel Urbano Rodrigues - Publicado em Segunda,...
30/03/2015, 18:12
05
Revista Fórum - [David Barsamian] Como os EUA fortalecem, numa época já turbulenta, o...
30/03/2015, 19:17
05
Brasil - Revista Fórum - [Renato Roval] Há muitos elementos que indicam que um novo partido...
26/03/2015, 14:08
15
Portugal - ACP-PI - Passou quase um ano desde que a troika saiu oficialmente do país. ...
27/03/2015, 10:37
00
Galiza - Briga - Já está aí a Escola de Formaçom! Amanhá a partir da noitinha começaremos a...
27/03/2015, 10:38
00
Galiza - Fundaçom Artábria - Homenagem a Carvalho Calero no XXV aniversário do seu...
27/03/2015, 10:45
00
Galiza - Praça - [Marcos Pérez Pena] Que Galiza e Portugal están unidas por unha multitude de...
27/03/2015, 10:49
00
Acordo face à independência ganha força na Catalunha

Direitos nacionais e imperialismo

Acordo face à independência ganha força na Catalunha

Paísos Cataláns - Diário Liberdade - CUP critica os tempos e metodologias do acordo mas está recetiva a apoiá-lo. Continua avançando o plano do Principado da Catalunha face à sua independência do regime espanhol.Foto do Diário Liberdade - Manifestaçom pola indepen...

Quarta, 01 de Abril de 2015 17:00 | Comenta aqui |

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Destaques de hoje

Repressom e direitos humanos

[Vídeo] Preferentista de 82 anos será julgada 7 de abril por atos que nom cometeu

[Vídeo] Preferentista de 82 anos será julgada 7 de abril por atos que nom cometeu

Galiza - GzVídeos - Domitila Vicente Franco, de 82 anos, forma parte das ducias de afectadas pola estafa das prefe...

Quarta, 01 de Abril de 2015 19:43 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

XXXII Semana Galega de Filosofia aborda em abril 'Filosofia e sexualidade''

XXXII Semana Galega de Filosofia aborda em abril 'Filosofia e sexualidade''

Galiza - Aula Castelao de Filosofia - Aberta matriculaçom para a XXXII Semana Galega de Filosofia: "Filosofia e Se...

Quarta, 01 de Abril de 2015 11:01 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Eu-Návia: 33 açons culturais com o galego como língua veícular até final de ano

Eu-Návia: 33 açons culturais com o galego como língua veícular até final de ano

Galiza - Diário Liberdade - A primeira das atividades programadas decorrerá a dia 10 de abril no Franco, com a pre...

Terça, 31 de Março de 2015 17:03 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Negócio do trabalho temporário cresce em Portugal

Negócio do trabalho temporário cresce em Portugal

Portugal - Esquerda - As ETT's (empresas de trabalho temporário) faturaram 910 milhões de euros em 2014, mais 4,5%...

Quarta, 01 de Abril de 2015 17:10 | Comenta aqui |

Institucional

Presidente João Goulart: importante e injustiçado líder das esquerdas

Presidente João Goulart: importante e injustiçado líder das esquerdas

Brasil - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Uma das ideias mais marcantes na memória construída em t...

Terça, 31 de Março de 2015 11:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Repressão: 28 ativistas dos movimentos sociais detidos em vários pontos do Estado espanhol

Repressão: 28 ativistas dos movimentos sociais detidos em vários pontos do Estado espanhol

Estado espanhol - La Haine - [Tradução do Diário Liberdade] Dezessete registros, seis deles em centros sociais ocu...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:08 | Comenta aqui |

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

-  Umha viagem sociolingüística de Galiza ao Curdistám Norte. Seis vozes a falarem da sua vivéncia do conflito lingüístico, da...

Reportagens

Curdistám: Cada casa, umha escola

Segunda, 30 de Março de 2015 18:49 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Galiza

Prev Next
Mais matérias >>

Laboral/Economia

Projeto de lei espanhol impede competências nacionais galegas sobre inspeçom de trabalho

Projeto de lei espanhol impede competências nacionais galegas sobre inspeçom de trabalho

Galiza - CIG - A reforma da Inspección de Traballo proposta polo PP lamina a posibilidade de que Galiza teña compe...

Quarta, 01 de Abril de 2015 13:28 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Denunciadas condiçons da base contra-incêndios florestais de Maceda

Denunciadas condiçons da base contra-incêndios florestais de Maceda

Galiza - CNT - A sección sindical da CNT na Xunta de Galicia ven de denunciar á Consellería de Medio Rural e do Ma...

Quarta, 01 de Abril de 2015 13:25 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Corunha: solidariedade com anarquistas detidas pola polícia espanhola em países vizinhos

Corunha: solidariedade com anarquistas detidas pola polícia espanhola em países vizinhos

Galiza - SC/DL - Concentración solidaria hoxe día 31 ás 20h no Obelisco (A Coruña).Foto de Lucien LeGrey (CC BY-SA...

Terça, 31 de Março de 2015 16:20 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

1,6 milhons para altos cargos da AEAT na Galiza, mas nom se repom pessoal 'por falta de meios'

1,6 milhons para altos cargos da AEAT na Galiza, mas nom se repom pessoal 'por falta de meios'

Galiza - CIG - A Sección Sindical da CIG pide avanzar cara un modelo retributivo que non contemple repartos de diñ...

Terça, 31 de Março de 2015 11:30 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Novas multas da Guarda Civil a pesqueiros galegos por nom pendurarem a bandeira espanhola

Novas multas da Guarda Civil a pesqueiros galegos por nom pendurarem a bandeira espanhola

Galiza - Sermos Galiza - [A.V.] Os barcos de pesca galegos están obrigados a levar, e en lugar ben visíbel, a band...

Terça, 31 de Março de 2015 11:23 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Newroz 2015 na Galiza: Solidariedade com o Curdistám

Newroz 2015 na Galiza: Solidariedade com o Curdistám

Galiza - Mar de Lumes - No serán e noite do día 26 de marzo, celebrouse en Compostela o Día Nacional do Curdistán ...

Segunda, 30 de Março de 2015 18:45 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

APDR reclama pacto contra poluiçom electromagnética perante eleiçons municipais

APDR reclama pacto contra poluiçom electromagnética perante eleiçons municipais

Galiza - APDR - A APDR (coordinación galega da PECCEM) chama a un pacto municipal pola defensa do medio ambiente, ...

Segunda, 30 de Março de 2015 18:38 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Bombeiras e bombeiros em greve criticam declaraçons de Fernández Moreda

Bombeiras e bombeiros em greve criticam declaraçons de Fernández Moreda

Galiza - SIBGAL - A Mesa Intersindical de Bombeiros de Galicia, reuniuse en sesión extraordinaria na xornada de ho...

Segunda, 30 de Março de 2015 15:31 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Estado policial com a aprovada Lei Mordaça e Reforma do Código Penal

Estado policial com a aprovada Lei Mordaça e Reforma do Código Penal

Galiza - Ceivar - No pleno celebrado no Congreso espanhol no dia de ontem, saiu aprovada a Lei Mordaça mais a Refo...

Domingo, 29 de Março de 2015 22:35 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

Denunciam repressom contra as e os estudantes em Compostela

Denunciam repressom contra as e os estudantes em Compostela

Galiza - CSRP - A educación, como o resto de sectores públicos, tamén está a ser recortada e vendida aos bancos e ...

Domingo, 29 de Março de 2015 22:32 | Comenta aqui |

Língua/Educaçom

Reivindicarmos Carvalho Calero hoje

Reivindicarmos Carvalho Calero hoje

Galiza - Fundaçom Artábria - Reproduzimos a colaboraçom da Fundaçom Artábria no "A Fondo" do semanário galego Serm...

Domingo, 29 de Março de 2015 16:37 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Compostela: Denunciam agressom policial no Parque de Belvis

Compostela: Denunciam agressom policial no Parque de Belvis

Galiza - Revista Abordagem - No pasado día 16 de marzo, 2 axentes da policía local de Compostela identificaron e a...

Domingo, 29 de Março de 2015 16:27 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

PP impom Estado policial com aprovaçom de reformas da Lei de Segurança e Código Penal

PP impom Estado policial com aprovaçom de reformas da Lei de Segurança e Código Penal

Galiza - CIG - Os textos foron refrendados este xoves, no Congreso dos deputados, só cos seus votos a favor e co r...

Sábado, 28 de Março de 2015 21:55 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Palestra 'o tamanho sim importa' decorreu em Compostela

Palestra 'o tamanho sim importa' decorreu em Compostela

Galiza - Gentalha do Pichel - O passado sábado, 14 de março às 20h contarom no CS O Pichel com a presença de Xoán ...

Sábado, 28 de Março de 2015 19:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Cortes de água em Vigo: quem nom tem, nom paga

Cortes de água em Vigo: quem nom tem, nom paga

Galiza - ODS-Coia - Hai unhas semanas a ODS de Coia solicitou por escrito datos do número de cortes de auga realiz...

Sábado, 28 de Março de 2015 18:54 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Grande empresário das minas e o futebol cotizou como mineiro

Grande empresário das minas e o futebol cotizou como mineiro

Galiza - Diário Liberdade - José Fernández Nieto (Silvano) poderá reformar-se e cobrar umha pensom pública desde o...

Sábado, 28 de Março de 2015 18:35 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Resenhas

Aspergillus e Raiba em concerto este sábado no Pichel, em Compostela

Aspergillus e Raiba em concerto este sábado no Pichel, em Compostela

Galiza - Gentalha do Pichel - A Gentalha do Pichel é um grupo de compostelanas e compostelanos decididos a fazer a...

Sábado, 28 de Março de 2015 17:38 | Comenta aqui |

Resenhas

Mares de Queijo no Bou Eva, em Vigo

Mares de Queijo no Bou Eva, em Vigo

Galiza - RV/DL - Hoje 27 de Março terá lugar no local da AC Bou Eva (Rua Terzo de Fora) o lançamento em Vigo do po...

Sexta, 27 de Março de 2015 16:12 | Comenta aqui |

Lusofonia

Prev Next
Mais matérias >>

Institucional

Brasil firma convêncio com Suécia e vai passar a produzir caças

Brasil firma convêncio com Suécia e vai passar a produzir caças

Brasil - Revista Fórum - Parceria que visa à transferência tecnológica servirá de base para a criação de um novo p...

Quarta, 01 de Abril de 2015 15:59 | Comenta aqui |

Reportagens

Movimentos populares fazem plenária em São Paulo em defesa dos direitos e contra a corrupção

Movimentos populares fazem plenária em São Paulo em defesa dos direitos e contra a corrupção

Brasil - MST - "Não haverá golpe sem resistência; nossos movimentos não formaram covardes", afirma GilmarAtividade...

Quarta, 01 de Abril de 2015 15:47 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Migraçons

Manifestação em Lisboa: Escravatura nunca mais, 25 de abril e 2 de maio

Manifestação em Lisboa: Escravatura nunca mais, 25 de abril e 2 de maio

Portugal - Solidariedade Imigrante - Pelas 14.30 horas no Marques de Pombal junto ao Banco Montepio.Foi no domingo...

Quarta, 01 de Abril de 2015 14:36 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Porto: Jornadas “Que Agricultura para o Terceiro Milénio?”, dia 11 de Abril

Porto: Jornadas “Que Agricultura para o Terceiro Milénio?”, dia 11 de Abril

Portugal - Jornal Mapa - Em jeito de balanço do ano internacional da agricultura familiar e de celebração do ano i...

Terça, 31 de Março de 2015 11:35 | Comenta aqui |

Resenhas

Fundação Dinarco Reis homenageia comunistas históricos em Goiás e celebra 93 anos do PCB

Fundação Dinarco Reis homenageia comunistas históricos em Goiás e celebra 93 anos do PCB

Brasil - PCB - A Fundação Dinarco Reis (FDR), na figura de seu presidente, Dinarco Reis Filho, em conjunto com o P...

Terça, 31 de Março de 2015 11:28 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Violência contra a mulher: A ineficiência da Delegacia da Mulher

Violência contra a mulher: A ineficiência da Delegacia da Mulher

Brasil - Carta Capital - [Clara Averbuck] Elas são palco de uma segunda violência contra as vítimas, com policiais...

Terça, 31 de Março de 2015 01:17 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Polícia portuguesa agride vereadores do Bloco Nacionalista Galego

Polícia portuguesa agride vereadores do Bloco Nacionalista Galego

Portugal - Esquerda - As vereadoras Patricia Marinho Rodríguez e Eva González Pérez e o vereador Xosé Antón Outeir...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:48 | Comenta aqui |

Batalha de ideias

Burocracia e fascismo no Brasil: Alguns apontamentos sobre uma correlação provável

Burocracia e fascismo no Brasil: Alguns apontamentos sobre uma correlação provável

Brasil - Resistir - [João Vilela] As recentes manifestações no Brasil foram absolutamente chocantes. Será certo qu...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:34 | Comenta aqui |

Institucional

As figuras que eles fazem: A propósito do "perfil" do Presidente

As figuras que eles fazem: A propósito do "perfil" do Presidente

Portugal - Jornal Mudar de Vida - [Pedro Goulart] Surgiu há pouco tempo na comunicação social mais uma polémica me...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Anita Prestes: “Existe muita propaganda mentirosa sobre o que é o socialismo”

Anita Prestes: “Existe muita propaganda mentirosa sobre o que é o socialismo”

Brasil - PCB - David Arioch, do Jornalismo Cultural, entrevista Anita Prestes. Foto de Amauri MartineliHistoriador...

Segunda, 30 de Março de 2015 18:14 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Mercado de trabalho português encontra-se "numa situação depressiva sem precedentes"

Mercado de trabalho português encontra-se "numa situação depressiva sem precedentes"

Portugal - Esquerda - O Observatório sobre Crises e Alternativas estima em 24,7% o desemprego real para 2014, cont...

Domingo, 29 de Março de 2015 22:40 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Resenha sobre a história do Bairro de Santa Filomena, na Amadora

Resenha sobre a história do Bairro de Santa Filomena, na Amadora

Portugal - Habita - [Gabriela Farinha] Bairro de Santa Filomena: Uma breve resenha dos factos.- Entre 1980-1985 um...

Domingo, 29 de Março de 2015 15:47 | Comenta aqui |

Laboral/Economia

Desemprego real em Portugal: 29%

Desemprego real em Portugal: 29%

Portugal - ACP-PI - O Observatório sobre Crises e Alternativas estima em 29% o desemprego real para 2014. Ao contr...

Domingo, 29 de Março de 2015 15:41 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

PSDB vai trazer ao Brasil esposas de golpistas venezuelanos presos para falar no Congresso

PSDB vai trazer ao Brasil esposas de golpistas venezuelanos presos para falar no Congresso

Brasil - PCO - Direita pró-imperialista articula internacionalmente projeto de derrubar governos nacionalistas bur...

Domingo, 29 de Março de 2015 15:38 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Redução no número de filhos por família é maior entre os 20% mais pobres

Redução no número de filhos por família é maior entre os 20% mais pobres

Brasil - Agência Brasil - [Paula Laboissière] Nos últimos dez anos, o número de filhos por família no Brasil caiu ...

Sábado, 28 de Março de 2015 19:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Natalia Szermeta, MTST: ‘Constrói-se clima de tensão no país para amedrontar protestos por direitos’

Natalia Szermeta, MTST: ‘Constrói-se clima de tensão no país para amedrontar protestos por direitos’

Brasil - Correio da Cidadania - [Gabriel Brito e Paulo Silva Jr] O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) par...

Sábado, 28 de Março de 2015 21:42 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Laboral/Economia

Dias de lutas mais fortes: CGTP-IN prepara já um grandioso 1.º de Maio

Dias de lutas mais fortes: CGTP-IN prepara já um grandioso 1.º de Maio

Portugal - Avante! - O Plenário de Sindicatos da CGTP-IN saudou as acções mais recentes e apelou a que ainda mais ...

Sábado, 28 de Março de 2015 21:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Comunicaçom

Moradores do Complexo do Alemão criam página “comunitária” na internet

Moradores do Complexo do Alemão criam página “comunitária” na internet

Brasil - Diário Liberdade - Ao estilo de um jornal comunitário, página nas redes sociais ajuda na integração da co...

Sábado, 28 de Março de 2015 18:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Mundo

Prev Next
Mais matérias >>

Direitos nacionais e imperialismo

Colaboradores de George Bush Conspiram na Colômbia contra a Venezuela

Colaboradores de George Bush Conspiram na Colômbia contra a Venezuela

Colômbia - O Diário - Semanas depois de Obama ter emitido um Decreto Executivo acusando a Venezuela bolivariana de...

Quarta, 01 de Abril de 2015 16:02 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

América Latina: Uma ameaça?

América Latina: Uma ameaça?

América Latina - Prensa Latina - [Juan Paz e Miño Cepeda] O presidente Barack Obama, paralelamente ao anunciar san...

Quarta, 01 de Abril de 2015 15:52 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Violência contra as mulheres, as cifras no Estado espanhol

Violência contra as mulheres, as cifras no Estado espanhol

Estado espanhol - Sermos Galiza - Os resultados da macro-enquisa elaborada polo Ministerio de Sanidade evidencian ...

Terça, 31 de Março de 2015 23:41 | Comenta aqui |

Saúde

FAO: Venezuela é uma referência internacional em políticas de alimentação

FAO: Venezuela é uma referência internacional em políticas de alimentação

Venezuela - Diário Liberdade - Durante sua visita a Caracas na semana passada para observar o desempenho do Sistem...

Terça, 31 de Março de 2015 22:02 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Bashar al-Assad: “A coalizão anti-ISIS não quer que o Estado Islâmico acabe completamente”

Bashar al-Assad: “A coalizão anti-ISIS não quer que o Estado Islâmico acabe completamente”

Síria - Redecastorphoto - [Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu] A aliança de 60 países que declararam seus planos ...

Terça, 31 de Março de 2015 20:33 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

O conceito de imperialismo

O conceito de imperialismo

Resistir - [Prabhat Patnaik] Há uma visão, mesmo em círculos de esquerda nos países capitalistas avançados, de que o imperialismo como categoria conce...

Terça, 31 de Março de 2015 17:39 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Queda de avião na Ucrânia: Reuters mentiu sobre queda de avião da Malaysia Airlines

Queda de avião na Ucrânia: Reuters mentiu sobre queda de avião da Malaysia Airlines

Ucrânia - PCO - Antes do "podemos tirar, se achar melhor", Reuters inventou um testemunho que não existiu em Lugan...

Terça, 31 de Março de 2015 17:18 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Cuba e Estados Unidos fazem reunião para tratar de direitos humanos

Cuba e Estados Unidos fazem reunião para tratar de direitos humanos

Cuba - RBA - [Leandra Felipe] Representantes de Cuba e dos Estados Unidos reúnem-se hoje (31) em Washington, no âm...

Terça, 31 de Março de 2015 17:15 | Comenta aqui |

Antifascismo e anti-racismo

Sem a União Soviética Hitler não teria sido derrotado, afirma presidente tcheco

Sem a União Soviética Hitler não teria sido derrotado, afirma presidente tcheco

República Checa - RT - [Tradução do Diário Liberdade] O presidente da República Tcheca Milos Zeman critica quem af...

Segunda, 30 de Março de 2015 21:07 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Antifascismo e anti-racismo

EUA: O movimento "Black Lives Matter" organiza-se e procura definir-se politicamente

EUA: O movimento "Black Lives Matter" organiza-se e procura definir-se politicamente

Estados Unidos - Esquerda - [Dan La Botz] O movimento Black Lives Matter ("As vidas dos negros importam", BLM) con...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:51 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

EUA escondem a verdade sobre atentados de 11 de setembro

EUA escondem a verdade sobre atentados de 11 de setembro

Estados Unidos - A Verdade - Emergem de certo esquecimento os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, quando doi...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:45 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Presidente deixa Iêmen e não pretende voltar

Presidente deixa Iêmen e não pretende voltar

Iémen - Esquerda Diário - O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, deixou o país neste sábado em direção à ...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:42 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Israel-EUA: Aliança sinistra para garantir o renascimento da reação imperialista

Israel-EUA: Aliança sinistra para garantir o renascimento da reação imperialista

Israel - LBI-QI - Vitória do chacal Netanyahu tem avala da víbora Hillary Clinton.Quando se cogitava que a coalizã...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:37 | Comenta aqui |

Institucional

Direita avança na França em eleições locais

Direita avança na França em eleições locais

França - Vermelho - O Partido Socialista sofreu uma contundente derrota nas eleições chamadas departamentais (loca...

Segunda, 30 de Março de 2015 19:28 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Mulheres acusadas de fazer aborto exigem liberdade em El Salvador

Mulheres acusadas de fazer aborto exigem liberdade em El Salvador

El Salvador - Opera Mundi - País proíbe o procedimento em qualquer situação e criminaliza mulheres que tiveram abo...

Segunda, 30 de Março de 2015 14:45 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Venezuela não está só

Venezuela não está só

Venezuela - Prensa Latina - A cegueira que produz a impunidade entre os poderosos terminou sendo uma armadilha par...

Domingo, 29 de Março de 2015 22:23 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Arábia Saudita bombardeia o Iêmen para manter o país como aliado dos EUA

Arábia Saudita bombardeia o Iêmen para manter o país como aliado dos EUA

Iémen - LBI-QI - O Iêmen foi bombardeado nesta semana por 100 caças da força aérea saudita, deixando centenas de m...

Domingo, 29 de Março de 2015 22:15 | Comenta aqui |

Mulher e LGBT

Mulheres da Venezuela: à frente das batalhas pela guerra econômica

Mulheres da Venezuela: à frente das batalhas pela guerra econômica

Venezuela - RBA - [Carina Santos e Juliana Afonso] Resistência do chavismo às ações orquestradas pela oposição ao ...

Domingo, 29 de Março de 2015 14:47 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

América Latina: Entre a independência e o retorno colonial

América Latina: Entre a independência e o retorno colonial

América Latina - Prensa Latina - [Stella Calloni] No século XXI a América Latina encontra-se na disjuntiva de esco...

Domingo, 29 de Março de 2015 14:41 | Comenta aqui |

Repressom e direitos humanos

32 estudantes desaparecidos de Ayotzinapa: seis meses e nenhuma solução

32 estudantes desaparecidos de Ayotzinapa: seis meses e nenhuma solução

México - ADITAL - [Marcela Belchior] Neste dia 27 de março completam-se seis meses de desaparecimentodos 43 estuda...

Sábado, 28 de Março de 2015 20:20 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

2014 foi o ano que Israel mais matou civis palestinos desde início da ocupação em 1967

2014 foi o ano que Israel mais matou civis palestinos desde início da ocupação em 1967

Palestina - Opera Mundi - Dados da ONU revelam que 'aumento dramático de fatalidades' aconteceu após operação 'Mar...

Sábado, 28 de Março de 2015 20:10 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Reportagens

Memórias: Yuri Gagarin morreu há 47 anos

Memórias: Yuri Gagarin morreu há 47 anos

Esquerda - No dia 27 de março de 1968, morreu Yuri Gagarin num acidente aeronáutico perto da pista do centro de treino de astronautas, chamado “Cidade...

Sábado, 28 de Março de 2015 19:06 | Comenta aqui |

Comunicaçom

Carta Mundial da Mídia Livre é lançada no Fórum Social na Tunísia

Carta Mundial da Mídia Livre é lançada no Fórum Social na Tunísia

Tunísia - Agência Brasil - [Ana Cristina Campos] A Carta Mundial da Mídia Livre, com princípios e ações estratégic...

Sábado, 28 de Março de 2015 16:21 | Comenta aqui | Rate: 4.67

Direitos nacionais e imperialismo

Iémen: Após bombardeamento da Arábia Saudita, xiitas apelam à 'guerra santa'

Iémen: Após bombardeamento da Arábia Saudita, xiitas apelam à 'guerra santa'

Iémen - Opera Mundi - Os bombardeamentos da coligação liderada pela Arábia Saudita já provocaram mais de 39 mortos...

Sábado, 28 de Março de 2015 00:00 | Comenta aqui |

Institucional

Nigéria diante das eleições mais complexas de sua história

Nigéria diante das eleições mais complexas de sua história

Nigéria - Prensa Latina - As eleições gerais na Nigéria no domingo 28 de março realizam-se em um marco complexo, q...

Sábado, 28 de Março de 2015 00:00 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

Camponeses do Panamá dizem “não à mineração” e denunciam abandono

Camponeses do Panamá dizem “não à mineração” e denunciam abandono

Panamá - ADITAL - [Cristina Fontenele] O projeto minerador Molejón, da multinacional Petaquilla Gold (filial da ca...

Sexta, 27 de Março de 2015 19:55 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Repressom e direitos humanos

Palestino-israelenses reinventa ativismo antiocupação e protestam por direitos em Israel

Palestino-israelenses reinventa ativismo antiocupação e protestam por direitos em Israel

Israel - Samuel - [Henriette Chacar, +972 Magazine - 11/03/15] Para a maioria dos judeus israelenses, estes ativis...

Sexta, 27 de Março de 2015 19:00 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Consumo e meio natural

Na Tunísia, Via Campesina defende fortalecimento da soberania alimentar

Na Tunísia, Via Campesina defende fortalecimento da soberania alimentar

Tunísia - MST - [Simone Freire] Debate realizado no Fórum Social Mundial, em Túnis, expôs a necessidade de combate...

Sexta, 27 de Março de 2015 19:24 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Cuba freou o avanço do ebola na África Ocidental, analisam jornalistas

Cuba freou o avanço do ebola na África Ocidental, analisam jornalistas

Cuba - Diário Liberdade - Após seis meses, 202 dos 256 trabalhadores da saúde cubanos que combateram o vírus do eb...

Sexta, 27 de Março de 2015 18:59 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

'Se alguém precisa aprender sobre direitos humanos, são os EUA', diz chanceler equatoriano

'Se alguém precisa aprender sobre direitos humanos, são os EUA', diz chanceler equatoriano

Equador - Diário Liberdade - Ricardo Patiño, chefe da diplomacia equatoriana, declarou nesta quinta-feira (26) que...

Sexta, 27 de Março de 2015 15:57 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Batalha de ideias

Comunicado das FARC-EP polo Dia do direito universal dos povos à rebeliom armada

Comunicado das FARC-EP polo Dia do direito universal dos povos à rebeliom armada

Colômbia - Primeira Linha - Manuel Marulanda Vélez, o estratego da paz.Marulanda foi um dos mais destacados guerri...

Sexta, 27 de Março de 2015 11:51 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Direitos nacionais e imperialismo

Cidadão sob ataque do estado policial lituano e o mundo sob o ataque de Washington

Cidadão sob ataque do estado policial lituano  e o mundo sob o ataque de Washington

Lituânia - Resistir - [Paul Craig Roberts] De acordo com notícias publicadas e conforme este apelo de Kristoferis ...

Sexta, 27 de Março de 2015 10:34 | Comenta aqui | Rate: 5.00

Saúde

Mais de 130 colaboradoras e colaboradores cubanos prestam serviço hoje na Namíbia

Mais de 130 colaboradoras e colaboradores cubanos prestam serviço hoje na Namíbia

Namíbia - Prensa Latina - Mais de 130 colaboradores cubanos trabalham hoje em 13 das 14 regiões da Namíbia, a maio...

Sexta, 27 de Março de 2015 10:30 | Comenta aqui |

Consumo e meio natural

A seca épica da Califórnia: só resta um ano de água

A seca épica da Califórnia: só resta um ano de água

Estados Unidos - Counterpunch - [Ellen Brown] 25 de março de 2015. As guerras pela água limitada que há na Califór...

Quinta, 26 de Março de 2015 17:00 | Comenta aqui |

Reportagens

Boko Haram sequestra 500 mulheres e crianças na Nigéria

Boko Haram sequestra 500 mulheres e crianças na Nigéria

Nigéria - Agência Brasil - O grupo nigeriano Boko Haram sequestrou 500 mulheres e crianças em Damasak, no norte de...

Quinta, 26 de Março de 2015 14:20 | Comenta aqui |

Direitos nacionais e imperialismo

Obama adia (mais uma vez) a retirada de tropas do Afeganistão

Obama adia (mais uma vez) a retirada de tropas do Afeganistão

Afeganistão - PCO - Promessa de retirada das tropas norte-americanas do País está cada vez mais distante.Nesta ter...

Quinta, 26 de Março de 2015 14:17 | Comenta aqui |

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.