Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

manif enfermeiros joaomanuelribeiro01 0 1 1Portugal - Esquerda - Depois das regiões de Lisboa e Alentejo, os enfermeiros cumprem esta quinta-feira o terceiro dia de greve no Algarve, em protesto contra a falta de profissionais e os baixos ordenados. SEP acusa ainda ministro da Saúde, Paulo Macedo, de “mentir e querer aldrabar os dados” quando diz que “os dados da greve são errados”.


“O anúncio da referida suspensão da negociação é uma mistificação e uma chantagem porque neste mês de agosto não estão a decorrer negociações e, do que estamos a negociar, tem a ver apenas com um instrumento que se chama Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que visa harmonizar as condições laborais, económicas, salariais dos enfermeiros com contrato individual de trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, em declarações à agência Lusa à porta do serviço de Urgência do Hospital de Portimão.

Segundo o dirigente sindical, os enfermeiros mantêm a intenção de comparecer na reunião marcada para setembro, já que não receberam qualquer informação formal sobre a suspensão do diálogo. Acresce que, e segundo frisou José Carlos Martins, as greves desta semana foram marcadas “precisamente para que o ministério apresente contrapropostas de revisão da grelha salarial”. 

“Há uma série de problemas para os quais temos propostas e o ministério não apresentou contrapropostas. Das oito, apresentou uma proposta relativamente a uma matéria que é o ACT e o sindicato vai apresentar a sua contraproposta e vai naturalmente comparecer à reunião que está agendada para setembro”, sublinhou. 

O sindicalista lamentou que na reunião negocial de 27 de julho não tivessem sido apresentadas “soluções e propostas das várias questões” em cima da mesa e acusou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, de “mentir e querer aldrabar os dados” quando diz que “os dados da greve são errados”. 

“Nós aguardamos que o Ministério da Saúde apresente as devidas contrapropostas e outras soluções. Se isso não vier a acontecer naturalmente que vamos ampliar a greve e eventualmente radicalizá-la. Tudo estará em cima da mesa. Outras formas de luta, mais dias de greve. Tudo estará sempre nas mãos do ministério”, assegurou.

De acordo com o sindicato, até ao meio da manhã desta quinta-feira, a adesão à greve no Algarve atingiu os os 62% em Faro e os 100% no Serviço de Urgência Básica de Albufeira e nos centros de saúde de Castro Marim, São Brás de Alportel, Quarteira e Almancil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.