Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

hep saldanhaPortugal - Diário Liberdade - Garantia deixada pelo Ministro da Saúde Paulo Macedo, durante uma conferência de imprensa para explicar que o acordo alcançado com a indústria farmacêutica, o que permitirá fazer chegar os medicamentos inovadores para a hepatite C aos doentes portugueses.


Os doentes abrangidos são 13 mil pessoas, um número que poderá ter acertos, não só porque haverá um conjunto de doentes que não precisará do medicamento, como outros doentes novos a registarem-se.

O ministro explicou que "o acordo é para dois anos, porque quer a Gilead o laboratório quer outras empresas estão a introduzir novas inovações no mercado", pelo que não faria sentido um horizonte mais alargado.

A decisão do governo chega depois do ganhar dimensão pública a situação desesperada do coletivo de doentes de hepatite c, tendo morrido já vários deles por falta de assistência com os fármacos mais avançados por causa dos custos do tratamento.

macedo.redimensionadoComo informámos em dias passados, um dos doentes compareceu no Parlamento para denunciar o abandono de que o coletivo é vítima, com risco sério para as vidas de muitas pessoas.

José Carlos Saldanha protagonizou um apelo aos deputados e deputadas nesta semana, acompanhado dos filhos de duas doentes com hepatite C, uma das quais falecida na passada sexta-feira. No meio da discussão, o doente dirigiu-se a Paulo Macedo, gritando: "Não me deixe morrer, eu quero viver". A presença nos media da denúncia terá acelerado as medidas anunciadas pelo ministro do governo da direita.

Fotos de Luís Nunes para o Diário Liberdade


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.