Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

160914 doentesPortugal - Esquerda - 50% dos médicos afirmam que os "doentes faltam mais às consultas" devido aos custos com taxas moderadoras e transportes. 60% dos médicos "deparam-se com o abandono frequente de terapêuticas no Serviço Nacional de Saúde (SNS)" devido "à incapacidade financeira invocada pelos doentes". Os dados constam de um inquérito realizado em 2013.


"Um terço dos médicos deixam de prescrever medicamentos com frequência no SNS devido à incapacidade financeira invocada pelos doentes", avançou ainda o bastonário da Ordem dos Médicos.

No que respeita à qualidade dos serviços prestados no SNS, 65% dos médicos afirmam que, nas respetivas instituições, existem "faltas recorrentes de material para o exercício da profissão". Cerca de 60% dos profissionais consideram, por outro lado, que a qualidade do SNS foi afetada pelo "menor acesso a atividades de formação" e 80% afirmam ter "menos tempo para orientação de internos".

Já 80% dos médicos inquiridos "consideram que os cortes já aplicados no financiamento do SNS" comprometeram "a qualidade e acessibilidade dos cuidados", salientou.

"Não vale a pena discutir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, quando não há sustentabilidade do país", enfatizou José Manuel Silva.

"Temos a classe política menos bem preparada e menos honesta da Europa", criticou, considerando que é necessário mudar essa classe para que "o país e o SNS tenham futuro".

Os resultados do inquérito realizado em parceria entre o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a Ordem dos Médicos (OM) foram divulgados durante a cerimónia de comemoração dos 35 anos do SNS em Coimbra.

Responderam ao questionário 3448 médicos, sendo que os resultados apresentados reportam-se aos 1631 inquéritos "já validados".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.