Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

070215 memoriPortugal - Portal Anarquista - Para não deixar apagar a memória revolucionária e libertária do Porto!....


No âmbito da acção CAMINHAR C/ A GENTE enquadrada no Programa de Apoio às Associações Juvenis do IPDJ realizaremos no próximo Domingo, dia 8 pelas 10.30 h. o Percurso pedestre: "Trilha Histórica do 3 de Fevereiro 1927"- com distribuição de folheto-guia e mapa do percurso. Encontro na entrada central da Estação de São Bento.

O que foi o 3 de Fevereiro de 1927?

A primeira tentativa consequente de derrube da ditadura militar instalada com o golpe de 28 de Maio de 1926 eclodiu no Porto na madrugada de 3 de Fevereiro de 1927. No plano traçado, os revoltosos, à frente dos quais se encontravam "militares e civis republicanos cuja actividade política se tinha desenvolvido até ali fora da estrita vida partidária" 1, contavam com o levantamento das forças conjuradas em Lisboa e no resto do país nas doze horas seguintes, mas não aconteceu assim.

Esta revolução, como preferem chamar-lhe alguns dos intervenientes, fermentou no ambiente conspirativo generalizado que estava estendido a toda a oposição política ao governo da ditadura. Fortemente marcado pela participação de militares, o movimento que ganhava forma, já então identificado como o "reviralho", tinha o apoio para esta acção de um leque alargado de forças políticas que ia desde o Partido Radical Democrático, Acção Republicana, Seara Nova, Esquerda Democrática ao sindicalismo revolucionário e ao anarquismo militante. (mais info)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.