Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

ativistasPortugal - ACP-PI - Dezenas de pessoas reuniram-se na passada quinta-feira num debate promovido pelos Precários sobre as lutas de 2012 e as que vão ser necessárias em 2013.


Muito se discutiu sobre a importância de mostrar na rua a indignação e o sentimento popular contra a implementação do regime de austeridade do Governo de Passos e Portas.

Revisitou-se a histórica manifestação de 15 de setembro de 2012 que, com o lema "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas" obrigou o Governo a recuar nas alterações à taxa social única.

Outros sectores, como os estudantes, afirmaram a importância de criar redes entre as várias pessoas que sentem na pele a austeridade da troika como aconteceu na Greve Geral de 14 de novembro, onde milhares de pessoas aderiram a uma greve que recentrou o debate público no trabalho e no emprego e juntou muitos setores como os sindicatos, os Precários e os estudantes.

Para 2013, e tendo em conta a brutalidade do Orçamento de Estado e a "refundação" do Estado que irá cortar 4000 milhões de euros nos serviços públicos, as pessoas presentes no debate defenderam que o movimento social tem a responsabilidade de juntar vozes e forças para criar mobilizações populares que permitam exigir a saída da troika de Portugal e que só essa vitória permitirá que se enfrentem os problemas sociais, de pobreza e de desemprego que foram criados ou acentuados ao longo dos últimos dois anos.

Os Precários e a Mob só podem desejar que este debate tenha ajudado a lançar as pedras mestras de um 2013 combativo na defesa do bem comum, dos serviços públicos e do Estado Social, do emprego e do direito a ter direitos no emprego.

Foto: ACP-PI


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.