Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

021112 EstivadoresPortugal - Spectrum - Não é propriamente uma novidade para ninguém, mas dá sempre gozo. Algumas dezenas de estivadores subiram a Rua das Flores – a caminho de S. Bento – e resolveram fazer uma visita ao Secretário de estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, nas instalações do Ministério da Economia, ao Chiado  Pelo caminho soltaram um ou outro petardo, assinalando a sua presença e dando à coisa um certo jeito de estrilho que marca toda a diferença e chama a atenção de toda a gente que passa.


Lá chegados, encontraram apenas um polícia à porta, que ficou branco depois de ter ficado roxo e pouco antes de se tornar verde (pálido). Palavras de ordem, insultos ao Sérgio, cânticos («a estiva em Portugal somos nós», etc.) e os parabéns cantados a um camarada que fazia anos. Chegam os reforços policiais, na sua carrinha, e formam com pouca convicção à frente da porta. Os estivadores sobem a rua em direcção a S. Bento, mas ao passar pela carrinha, onde estavam apenas dois agentes, batem nos vidros e lançam um petardo. Empurrões, insultos e a maioria dos bófias muito encolhida à espera que passe a borrasca. Um deles, à paisana, pergunta timidamente ao dirigente sindical «para onde é que vão» porque precisa de reportar aos seus superiores. A resposta vem carregada de desprezo «vocês sabem perfeitamente para onde é que vamos».

Prossegue-se sob a chuva miudinha, já com escolta enquanto se desce a Calçada do Combro. Vira-se à direita em direcção à Escola Passos Manuel e corta-se por uma rua de sentido único, dificultando a vida à carrinha policial. Os estivadores chegam a S. Bento pelas escadinhas da Travessa da Arronchela, gritando «o povo unido, jamais será vencido». Lá em baixo são saudados com aplausos pelos poucos manifestantes presentes (CGTP, CNA, «Que se lixe a Troika», Indignados de Lisboa e avulsos) e viram imediatamente à direita, em direcção à Rua de S. Bento, provocando imediatamente a concentração de polícias à sua volta e a chegada de mais carrinhas. Isto promete.

E esta sensação de poder que representa percorrer as ruas sem pestanejar minimamente devido à presença policial e à possibilidade de uma carga, que tanto jeito daria noutras manifestações. E este sentimento de força que advém da determinação colectiva de lutar, que tanta falta tem feito nos dias de greve geral. E esta impressão de que estamos perante um conflito exemplar, como nos diz Alan Stoleroff, onde se pode estar a jogar o futuro do conflito social neste país. Até porque os estivadores nunca se rendem.

Foto de Luis Nunes para o Diário Liberdade


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.