Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)


Portugal - Diário Liberdade - CIMG4353pA chamada 'Primavera Global', que coincide com o aniversário das manifestações do movimento 15M, levou na tarde de hoje vários milhares de pessoas às ruas de Portugalm, país onde o movimento teve a sua origem com a chamada "Geração à Rasca".


Todo o material gráfico e audiovisual desta matéria é da autoria do Diário Liberdade, de livre reproduçom de preferência citando fonte.

O Diário Liberdade acompanhou a manifestação em Lisboa [galeria fotográfica e vídeos no final da matéria], que terá ultrapassado levemente o milhar de assistentes. A marcha estava marcada para as 14:00 h, mas só foi às 16:00 que a coluna partiu do Rossio.

O grupo contava com numerosas pessoas dos países vizinhos, Galiza e Espanha. Recolheram-se uma grande diversidade de reivindicações, todas as quais tiveram o seu âmbito no contexto de depredação do sistema capitalista. Oposição à exploração de petróleo no Algarve, a luta feminista, a Lei Contra a Precariedade, os recibos verdes, a repressão policial... fizeram-se visíveis nas ruas lisboetas, incluindo expressamente a luta contra o capitalismo.

Reivindicou-se a internacionalidade do movimento e encenou-se um claro descontentamento com os detentores e detentoras do poder político em Portugal e internacionalmente. Mota Soares e Passos Coelho, como cabeças mais visíveis do ataque do capital, foram apupados e chamados a demitir-se em multidão de faixas e cantos.

Acampamento

A manifestação terminou no Parque Eduardo VII, onde durante os próximos dias serão celebradas atividades ao longo de todo o dia, no âmbito da 'Primavera Global', e onde permanecerão ativistas permanentemente. Imediatamente após a leitura do manifesto, convidou-se às e aos manifestantes a participarem nas palestras, sessões de ioga, debates e toda classe de iniciativas, que começaram já durante a tarde e que continuarão de noite, com um jantar (21 h), um convivío (22 h) e o documentário "Donos de Portugal" (22 h), além doutras que poderão eventualmente ir surgindo.

Vários centos de pessoas permaneciam no local quando o acompanhamento realizado pelo Diário Liberdade terminou.

As atividades na capital portuguesa podem-se consultar no site da Primavera Global.

Outras cidades

Braga, Porto, Coimbra, Santarém, Évora e Faro, além doutros pontos do país, também tiveram hoje movimentos de protesto contra a barbárie capitalista que está a empurrar milhões para a miséria na Europa, como já fez antes –e continua a fazer- nos países do Sul.

Galeria fotográfica


Vídeos

Início da manifestação em Lisboa, saindo do Rossio

Leitura do Manifesto

Fotos e vídeos do Diário Liberdade



Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.