Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

290414 pais basco lisboaPortugal - ASEH - Andoni Zengotitabengoa é o único preso político basco em Portugal.


Detido em Março de 2010, encontra-se agora na cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa. Para o apoiar e denunciar «as duras condições de vida que enfrenta no presídio», familiares e amigos organizaram na sua terra natal (Elorrio, Bizkaia) uma «marcha solidária» com destino à capital portuguesa.

Cerca de 70 pessoas vieram até Lisboa -chegaram dois autocarros cheios e ainda mais alguma gente de automóvel -, onde se juntaram a membros da Associação de Solidariedade com Euskal Herria e a mais alguma gente- como uns guipuscoanos de férias em Lisboa que, confrontados com a iniciativa, decidiram aderir.

Na concentração no Rossio, houve gente que se espalhou pela praça para distribuir panfletos informativos e explicar algo mais sobre o caso de Andoni, dos presos bascos, do País Basco; outros, exibindo bandeiras bascas, reuniram-se no centro da praça, atrás de uma faixa da ASEH («País Basco, independência e socialismo») e com dois grandes placards nas proximidades (num dizia-se «Solidariedade com Andoni» e mostrava-se uma grande foto do preso; outro explicava de forma resumida as condições que o de Elorrio enfrenta na cadeia de Monsanto).

Finda a concentração, alguns só tiveram tempo para comer uns quantos petiscos, tortilhas e caldos antes de abalarem de volta para o País Basco. Os restantes seguiram para Linda-a-Velha (no concelho de Oeiras), directamente para a Academia Recreativa, pois a fome já apertava. Enquanto os cozinheiros acabavam de fazer o almoço (a feijoada à transmontana «virou» carne de porco à alentejana), deu-se início à montagem das mesas, do material de som, tudo num ambiente muito comunal, de entreajuda. À entrada do espaço da Academia, os grandes painéis que tinham estado no Rossio informavam quem passava.

O almoço decorreu num ambiente fraternal de convívio. No final, houve duas intervenções – uma portuguesa e uma basca – sobre a situação de Andoni, sobre esta iniciativa em particular e a solidariedade com os presos políticos bascos em geral, sobre a necessidade de fazer o «caminho entre a solidariedade e o compromisso», sobre a luta do povo basco pela libertação nacional e social. Os concertos anunciados começaram por volta das 18h00, e mais gente chegou à Academia da Festa Solidária.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.