Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

gaspimentaPortugal - MAS - Estudantes do secundário de Braga, a protestar nesta sexta-feira contra a agregação da sua escola a um mega-agrupamento, foram surpreendidos com a violência da polícia. Os polícias chegaram ao ponto de utilizar gás pimenta, um agente lacrimogéneo que irrita os olhos, causa lacrimejo, dor, cegueira temporária e até a morte por asfixia. Os estudantes atingidos pelo gás têm entre 12 a 15 anos. O INEM prestou assistência a seis alunos e dois foram encaminhados para o Hospital de Braga.


No Facebook da PSP, a utilização do gás pimenta foi justificada, com todo o cinismo, como uma forma de evitar uma "intervenção mais musculada".

O que fizeram esses "perigosos" manifestantes adolescentes para provocar tal reação aos polícias? Roubaram as nossas reformas e salários? Desviaram dinheiro para os banqueiros? Não, simplesmente concentraram-se em frente à sua escola, a secundária Alberto Sampaio, cujos portões estavam fechados a cadeado e ostentavam faixas pretas em sinal de luto contra a decisão do governo de criar um mega-agrupamento com 3.500 alunos, o que comprometerá a qualidade do ensino ali ministrado.

"Atiraram com gás pimenta para cima dos alunos. Uns ficaram com os olhos inchados, outros com a boca a arder e houve agressões. Não entendemos o porquê de tanta violência quando nós apenas nos manifestávamos pacificamente contra aquilo que achamos um erro e uma injustiça", explicou Pedro Martins, presidente da Associação de Estudantes da escola Alberto Sampaio, ao jornalista da Lusa.

Pergunta-se qual o sentido de convocar polícias do corpo de intervenção para reprimir uma manifestação de estudantes? Qual a justificativa de expor a saúde física dos jovens e democrática do país a tal agressão? A resposta está neste governo e no grau de ataques que está a desferir contra a maioria da população.

Para Passos Coelho/Portas/Relvas e Gaspar, destruir o emprego, a saúde, a educação e a vida dos trabalhadores, dos pensionistas e da juventude portuguesa é uma missão que deve ser imposta custe o que custar, inclusive à base da violência policial e do ataque aos direitos democráticos, como vimos no 14 de Novembro em frente à Assembleia da República e agora em Braga.

É preciso impedir que agressões como esta possam continuar. É preciso saber quem autorizou a polícia a utilizar gás pimenta contra os estudantes e punir os responsáveis contra esse verdadeiro insulto ao direito de manifestação.

Toda a nossa solidariedade aos estudantes da Escola Alberto Sampaio em sua justa luta por uma educação de qualidade. Abaixo a repressão da polícia e desse governo!

Foto: MAS


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.