Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

 260712santafilomena 1Portugal - ACP-PI - O Bairro de Santa Filomena, na Amadora, está neste momento a ser despejado pela polícia, avisa o colectivo Habita aqui.


No Bairro de Santa Filomena vivem centenas de pessoas, a maioria das quais são trabalhadores/as imigrantes, e 84 das famílias de moradores estavam em risco de ficaram sem casa, na total vulnerabilidade. Estas famílias são compostas por 285 pessoas, incluindo 105 crianças e jovens com menos de 18 anos (dados apresentados pelo colectivo Habita). A Câmara Municipal da Amadora ameaçava estas famílias de despejo há meses, sem lhes apresentar qualquer alternativa viável. Esta ameaça foi hoje concretizada da pior maneira, e estas pessoas, que trabalham na sua maioria na construção civil e nas limpezas, em condições de enorme precariedade, foram deixadas sem tecto.

O despejo de hoje acontece depois da Câmara já ter realizado algumas incursões selectivas, num processo que se arrasta há 20 anos, e também depois de manifestada a vontade dos moradores, em conjunto com outros grupos de activistas, de encontrar soluções que tenham em conta o respeito pela dignidade dos seres humanos. A única resposta por parte da Câmara Municipal da Amadora é o desalojamento sem escrúpulos da população. Os habitantes do bairro, juntamente com os activistas do Habita, foram ontem ouvidos pela Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, e apresentaram uma queixa ao Provedor de Justiça contra a violação dos direitos humanos e pedindo a suspensão dos despejos “massivos e forçados” na Amadora.

 
As famílias que vivem no Bairro de Santa Filomena não foram abrangidas pelo recenseamento do Programa Especial de Realojamento, em 1993, e por isso, não têm acesso ao realojamento em prédios de habitação social por parte da Câmara. Foram hoje 285 pessoas a quem, sem lhes dar alternativa, foi retirado um dos direitos fundamentais de uma vida digna. A Associação de Combate à Precariedade está solidária com a população.

Mais informação no blog do colectivo Habita aqui


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.