Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020615 gentrifPortugal - Esquerda - Aumento dos preços do arrendamento, problemas de higiene, ruído, segurança, mobilidade e estacionamento. Estas são algumas das queixas dos moradores que se vêem empurrados para fora da capital mediante o turismo de massas descontrolado.


Em 2014, Lisboa foi a cidade europeia que registou um maior crescimento turístico - 15,4% face a 2013. No ano passado, a cidade atingiu os 11,53 milhões de dormidas, segundo dados da Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

Só no primeiro mês do corrente ano, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), registaram-se dois milhões de dormidas, o que representa um acréscimo de 13,4% face a 2014. Para 2015, está ainda prevista a inauguração de 20 novos hotéis com capacidade para 1600 novos quartos.

Se, à partida, o crescimento turístico seria motivo de satisfação, mediante a expetativa de um aumento de receitas e o seu impacto na recuperação da economia do país, certo é que a ausência de planeamento, a deficiente regulação do setor e a priorização dos interesses dos grandes negócios em detrimento dos direitos dos residentes têm tido consequências devastadores.

Aumento dos preços do arrendamento, motivado pela procura de alojamento temporário, a par de uma constante pressão no sentido de afastar os moradores das suas casas, problemas de higiene, ruído, segurança, mobilidade e estacionamento, substituição das lojas, cafés e restaurantes tradicionais por estabelecimentos comerciais que visam satisfazer as necessidades dos turistas. Estas são algumas das queixas mais frequentes por parte dos moradores, principalmente aqueles que ainda habitam nos bairros históricos da capital.

"Lisboa está na moda e isto é muito negativo para os moradores, pois coloca em causa a sua qualidade de vida pelos problemas de ruído, segurança, mobilidade e estacionamento, higiene e salubridade urbana", afirma Luís Paisana, presidente da Associação de Moradores do Bairro Alto (AMBA), em declarações ao jornal Público.

"Se o aumento do turismo tem descaracterizado a cidade, a culpa não é de quem visita, mas da forma como se gere este turismo", avança, por sua vez, Tomás Berger, da área dos arrendamentos de curto-prazo, que sublinha que este fenómeno se deve ao facto de a gestão camarária estar a criar e a promover zonas especificamente para turistas.

Sobre o impacto no mercado de arrendamento e no comércio deste turismo de massas descontrolado, o investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL) Luís Mendes refere que há "um fenómeno cada vez mais intenso a afectar o parque imobiliário do centro histórico lisboeta, sobretudo nos últimos cinco anos, com a proliferação de hostels e outras formas de alojamento turístico, pondo mesmo em risco a função residencial sobretudo da população autóctone que já habita nesses bairros há várias décadas".

"Desde o início deste século que a política de reabilitação urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem ganho um pendor claramente neoliberal, esvaziando a habitação do seu estatuto de direito para ganhar o de mercadoria", sublinha o investigador, defendendo que "ao invés, a CML devia assumir um papel regulador e estabilizador do mercado imobiliário, que continua a seguir ao sabor dos grupos mais privilegiados, menosprezando os direitos da população".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.