Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

praia vitoria destaquePortugal - Jornal Mapa - Situado na ilha Terceira (Açores), o concelho da Praia da Vitória alberga a Base Aérea das Lajes, sob o controlo dos americanos desde 1946.


Esta serviu, durante muitos anos, como ponto estratégico na Guerra Fria e, apesar da tendência apontar para uma diminuição do efectivo militar na Base, novas tensões entre os EUA e Rússia podem alterar este fluxo.

Entretanto, um fluxo de outra natureza tem surgido na Base: o dos derrames acidentais dos tanques de petróleo, que têm provocado focos de poluição nos solos. Destes acontecimentos, resultou uma enorme especulação no ano de 2008, ao terem sido descobertos dados confidenciais norte-americanos que davam conta desta poluição, acrescentando ainda que estaria em causa a qualidade da água dos aquíferos de abastecimento público do concelho. O frenesim criado em torno das respostas, levou a Câmara Municipal a pedir um relatório ao LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) sobre a situação ambiental das águas do aquífero basal de abastecimento público. Salienta-se que este é o aquífero com maior relevância para a ilha Terceira. O relatório final apresentado dá conta que “a água de abastecimento público apresenta boa qualidade”, porque a sua captação é realizada a montante dos focos de poluição identificados. Contudo, não exclui a hipótese de uma possível contaminação no futuro, denominando-a uma “situação de risco”.

O que é inegável é a contaminação dos solos! Esta é evidente e corroborada quer no estudo do LNEC quer por outros estudos realizados. Acontece que, alguns dos solos contaminados continuam a ser usados para a agricultura de subsistência de algumas famílias, pondo em risco a sua vida e de outras pessoas que consomem estes produtos. Embora a Câmara tenha demonstrado preocupação, os esforços pecaram por serem escassos e estão quase esquecidos por muitos, excepto pelos que têm conhecimento e sofrem com o problema.

Tendo em conta que os Açores são neste momento um destino turístico cada vez mais em voga e onde se promove um local puro e intocado, seria de esperar uma maior cautela no tratamento de assuntos delicados e que colocam em risco esta imagem.

Pelo contrário, nos últimos tempos, o porto da Praia da Vitória foi oferecido como local de transbordo de armamento químico provindo da Síria, em mais uma demonstração de total entrega e submissão do governo português perante os interesses das “grandes nações”.

Interessa saber que custo o governo está disposto a pagar, de modo a manter uma imagem “limpa” para o exterior, ao mesmo tempo que acumula a imundice de desprezar e desrespeitar as pessoas e o meio. Talvez um dia todos se lembrem do que agora só podem recordar!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.