Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

25 abril 2014Portugal - UMAR - Abril de 1974... Grandes são as mudanças na vida das mulheres.
Tomámos a palavra, lutámos por direitos, solidarizámo-nos em momentos difíceis, reunimos esforços nas lutas.


Quisemos casas dignas, creches, salário igual para trabalho igual. Muitas mulheres geriram fábricas abandonadas pelos patrões, aprenderam as primeiras letras à volta de uma mesa, com outras mulheres do seu bairro. Perceberam o que era ser "pessoas com direitos".
Levantámos a voz em casa, para exigir maior partilha, mas essa voz lúcida foi-se calando à medida que as lutas iam esmorecendo.
Obtivemos direito ao divórcio, à nossa liberdade sexual e a não querer viver violentadas na nossa intimidade. Algumas mulheres perceberam que a violência tinha de sair das fronteiras das casas e ser denunciada como crime. Outras, entenderam que a interrupção da gravidez em condições de segurança e legalidade era um direito. E levámos 30 anos a conquistar este direito!

O ABRIR E FECHAR PORTAS

O 25 de Abril abriu-nos portas para a liberdade de agir e de pensar, para o acesso à educação, para o direito à saúde, à habitação digna, para um emprego com direitos, para uma vida sexual livre e desejada.
Abriu as portas para os nossos direitos como mulheres, negados e reprimidos durante 48 anos de ditadura.
Todas estas portas têm vindo a ser fechadas.
Com as políticas de austeridade, que nos empurram para níveis de pobreza inacreditáveis, para cortes inadmissíveis no Estado Social, para a precariedade sem limites.
As portas do país abrem-se para que a juventude saia do país e fecham-se para o seu regresso, porque não há futuro num país tutelado por um governo que nos empurra para o abismo.

SAIR À RUA NESTE 25 DE ABRIL É JUNTAR FORÇAS

Basta de ataques aos nossos direitos!
Não chegam os discursos oficiais sobre a igualdade de género, quando na vida essa igualdade nos é negada com salários baixos e desiguais, com precariedade, desemprego, degradação de serviços públicos de saúde e quotidianos marcados pelo cansaço de quem corre de cabeça baixa a fazer contas à vida.
A onda conservadora que percorre a Europa está a fazer estragos em vários países. Por cá, o conservadorismo também anda de mãos dadas com a austeridade. Exalta-se a maternidade e as tarefas do cuidado como algo destinado às mulheres. Dizem-nos que é preciso que tenhamos mais crianças, quando nos negam condições dignas de vida.

NO 25 DE ABRIL SAIAMOS À RUA EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS !
JUNTAS COM A FORÇA DOS NOSSOS PROTESTOS !
A DERE À UMAR .
UMAR – UNIÃO DE M ULHERES A LTERNATIVA E RESPOSTA
www.umarfeminismos.org
umar.sede@sapo.pt ; T. 218873005

A UMAR estará como sempre no desfile do 25 de Abril em Lisboa.

Ponto de Encontro Feminista em Lisboa | dia 25 de Abril às 14h30 |Cruzamento da Rua Alexandre Herculano com a Avenida da Liberdade


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.