Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180114 encontroPortugal - ACP-PI - Organizado pela coordenação portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres, pela UMAR Coimbra e pela República Marias do Loureiro, este encontro pretende aprofundar uma leitura feminista da crise, da armadilha e chantagem da dívida e das políticas austeritárias; discutir, a partir dos feminismos, respostas políticas e estratégias de resistência nos vários campos das nossas vidas e criar um espaço feminista ibérico de encontro, de reencontros, de capacitação, de solidariedade e de convívio.


A "crise" financeira e económica, originada pelo sector financeiro, e as políticas de austeridade tomadas em seu nome, têm aumentado brutal e dramaticamente os níveis de desemprego, de precariedade e de pobreza, afetando particularmente as mulheres e pondo em causa direitos basilares de todas e todos nós.

As desigualdades acentuam-se de dia para dia.

Ao regime austeritário imposto um pouco por toda a Europa, com particular incidência nos países do Sul, juntam-se valores conservadores visando relegar as mulheres para a esfera privada e as tarefas de reprodução. Há o risco de um retrocesso civilizacional profundo como, de resto, se comprova com a intenção do executivo espanhol de criminalizar novamente o aborto, lançando para a clandestinidade milhares de mulheres.

Este encontro, dividido entre mesa redonda, plenários, oficinas, grupos de trabalho e programa cultural, será aliás também um espaço para a coordenação de acções conjuntas em defesa dos direitos das mulheres, em poderem ter acesso a um aborto legal, livre, seguro e gratuito.

 

ENCONTRO FEMINISTA IBÉRICO ANTI- AUSTERITÁRIO

Coimbra, 17, 18 e 19 de Janeiro

Objectivos

1. Aprofundar uma leitura feminista da crise, da armadilha e chantagem da dívida e das políticas austeritárias.

2. Discutir, a partir dos feminismos, respostas políticas e estratégias de resistência nos vários campos das nossas vidas.

3. Criar um espaço feminista ibérico de encontro, de reencontros, de capacitação, de solidariedade e de convívio.

Inscrição

Inscreve-te aqui https://docs.google.com/forms/d/1GF4BYY9p7WDADhKYWSPM8xzBJTjXZV3o_Sptd6w4fCE/viewform   (Deadline 15 de Janeiro 2013 até à meia noite)

Valor da Inscrição (A ser pago no dia do encontro) : de 5 a 20 euros consoante as tuas possibilidades. Não é obrigatório.

O valor da inscrição inclui o jantar de sexta feira e o jantar de sábado. Para os almoços faremos propostas a preços bastante reduzidos. Os pequenos almoços nos alojamentos solidários precisarão de pequena contribuição ( a dar no local)

PROGRAMA

DIA 17 (Sexta-feira)

(Registo e distribuição de documentação)

17h – Mesa redonda sobre Crises, Austeridades e Feminismos

Com a presença de investigadoras e activistas de Portugal e do Estado Espanhol

Moderação: Marcha Mundial das Mulheres – Portugal

Local: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (a indicação da sala estará na FEUC)

20h30 – Jantar  na República Rosa do Luxemburgo, Rua Correia Teles, Coimbra.

Meia noite: Concerto de Teresa Gentil, no Pop Fresh (Praça da República). Entrada: 2 euros.

DIA 18 (Sábado)

Local : Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

9h30 - Registo e distribuição de documentação

10h - Plenário de abertura

Boas vindas, apresentação dos objectivos e do processo. Algumas questões de partida. Proposta de 5 eixos temáticos de discussão: 1) educação, cidadania e cultura; 2) saúde e direitos sexuais e reprodutivos; 3) autonomia económica e trabalho; 4) vida sustentável, habitação, soberania alimentar, transportes e ecologia; 5)violência(s) de género. Discussão. Quebra-gelo.

11h – Pausa para café

11h15 – Debate em grupos de trabalho temáticos: contexto passado e actual em Portugal e no Estado Espanhol. Avaliação da situação actual das mulheres, a nível ibérico, em contexto de austeridade.  

12h45 - Plenário: Apresentação das conclusões dos grupos e debate sobre a avaliação global da situação actual das mulheres a nível ibérico. Introdução à segunda fase do debate: as alternativas.

13h30 - Almoço

15h/17h - Oficinas simultâneas

17h – Pausa para lanche.

17h30/19h30 - Plenário: perspectivas de longo prazo e utopias feministas. Questão de partida: quais os cenários prováveis de evolução da situação das mulheres em contexto de austeridade? Quais os cenários alternativos possíveis? Debate.

20h30 – Jantar na República Marias do Loureiro

Seguido de “Noites do Garafão no Feminino” (poesia, convívio e muita partilha)

DIA 19 (Domingo)

Local: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Perto da Praça Dom Dinis)

10h – Plenário: Resumo dos debates do dia anterior e introdução à 3ª fase do debate sobre opções de mudança: constrangimentos e oportunidades; futuros possíveis.

10h30 – Debate, em grupos de trabalho, das opções de mudança.

11h45 – Pausa para café

12h - Apresentação das conclusões dos grupos de trabalho. Definição de acções chave, tarefas estratégicas, definição de formas de coordenação.

13h30 – Almoço convívio

À tarde – despedidas e viagens de regresso

 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.