Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170512 fotomarchahomofobiacoimbraPortugal - Esquerda - O Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia foi assinalado com uma marcha em Coimbra e um debate em Lisboa sobre o bullying homofóbico de que são vítimas quatro em cada dez jovens homossexuais, bissexuais ou com dúvidas quanto à sua orientação sexual.


Susana Carvalhosa, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), revelou que o estudo feito no ano passado mostrou que "quarenta por cento dos jovens entre os 12 e os 20 anos que eram homossexuais, bissexuais e que ainda não tinham bem definida a sua orientação sexual disseram ter sido vítimas de bullying homofóbico". Segundo a agência Lusa, o estudo baseou-se nas respostas de 210 estudantes que faziam parte da rede ex aequo, sendo que 30% eram heterossexuais e os restantes 70% eram lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais.

Também presente no debate organizado na Escola Secundária Pedro Nunes, o psiquiatra Daniel Sampaio afirmou não ter dúvidas da existência de "uma maior prevalência de casos de suicídio entre vítimas de homofobia e de bullying". E António Serzedelo, da associação Opus Gay, acusou professores e direções escolares de "terem medo, vergonha ou simplesmente não terem preparação para atuar" nos casos de bullying homofóbico nas escolas.

A tarde de quinta feira ficou marcada pela marcha que atravessou a Baixa de Coimbra, animada pela música que acompanhava as palavras de ordem e os "beijaços" dos manifestantes. Paulo Jorge Vieira, da Associação Não Te Prives, leu o manifesto desta "Marcha de Luta contra a Bifobia, Lesbofobia, Homofobia, Intersexofobia, Polifobia e Transfobia", que recusa "um sistema binário de género" e não aceita "a concessão de direitos pela metade", referindo-se ao "direito a ser pais e mães" e ao reconhecimento da diversidade familiar.

Foto: Paulete Matos


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.