Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

051012 5outprofessPortugal - Fenprof - Em 5 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Professores. A FENPROF, inevitavelmente, irá assinalar esta data, promovendo iniciativas em todas as regiões do país, assumidas, em cada uma, pelos respetivos Sindicatos de Professores.


Este ano, o trabalho com vista a assinalar com grande dignidade e visibilidade o Dia Mundial dos Professores, iniciou-se ainda em janeiro. Nesse sentido, foram promovidas, já, as seguintes iniciativas:

Concurso Literário: Prémio de Poesia António Gedeão

Dirigido a obras publicadas em 2011. Júri constituído por Paulo Sucena (em representação da FENPROF), José Manuel Mendes (Presidente da APE) e Lídia Jorge (Escritora). Prémio de 7.500 euros. Iniciativa em parceria FENPROF/SECRE–Corretores de Seguros.

Concurso de desenho e pintura de alunos sobre os seus Professores

Os 12 trabalhos premiados deram origem a uma coleção de pacotes de açúcar postos a circular em 20 de setembro. Iniciativa em parceria FENPROF/DELTA–Cafés.

Programa geral

Entretanto, este Dia Mundial dos Professores vai comemorar-se num contexto económico, social e político muito complexo, o que levou a FENPROF, não só, a descentralizar as iniciativas, como a conjugá-las com outras já previstas, procurando articular a indispensável Sessão Solene com a presença dos professores na rua.

É neste quadro que se divulga o seguinte programa geral.

 

  • Norte (área do SPN): envolvimento dos professores na Marcha Contra o Desemprego, cuja “coluna norte”, neste dia, parte de Braga.
  • Região Centro (área do SPRC): A Praça da República será a Praça dos Professores – Evocação do Professor Rómulo de Carvalho, com Frederico de Carvalho [Investigador, Presidente da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos, filho do homenageado] e Manuel Freire [Da Pedra Filosofal à Trova do Vento que Passa]. Intervenções sobre “A situação dos trabalhadores portugueses”, “Impacto das políticas europeias na Educação” e “A situação dos professores portugueses e a defesa da Escola Pública”, respetivamente por Arménio Carlos [Secretário-Geral da CGTP], Mário David Soares [Professor e representante da CGTP no Conselho Económico e Social da UE] e Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].
  • Grande Lisboa (área do SPGL): Sessão Solene, a realizar na Escola Secundária de Camões às 10.30 horas. Divulgação da obra vencedora do Prémio de Poesia António Gedeão e atribuição dos prémios do Concurso de desenho e pintura. Intervenções de Paulo Sucena [presidente do júri do Prémio de Poesia António Gedeão], de representantes das empresas parceiras da FENPROF nas iniciativas desenvolvidas [Secre – Corretores de Seguros e Delta Cafés] e de Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].
  • Zona Sul (área do SPZS): Concentração dos Professores às 17h, em Faro, no Parque de Lazer das Figuras (relvado frente ao Fórum Algarve), com momentos de música e poesia; participação dos professores nas 2 colunas da Marcha Contra o Desemprego (saídas de Vila Real de Santo António e Lagos). Convergência das diversas ações em Faro, às 18,30h. No Alentejo, realizar-se-ão concentrações de professores em Évora, Beja e Portalegre.
  • Madeira (área do SPM): Conferência pelo professor catedrático Carlos Estêvão (Universidade do Minho), "Desafios Atuais e Futuros à Profissionalidade Docente em Portugal", às 10h30 (receção aos convidados às 10h00), um concerto "New Age" por Rui Rodrigues, Jorge Garcia e Gabor Bolba, pelas 12h00, e uma exposição de fotografia alusiva às lutas reivindicativas mais recentes dos professores. LER MAIS

 

Também na Região Autónoma dos Açores serão desenvolvidas iniciativas pelo SPRA.

Num momento tão difícil como o que vivem a Escola Pública e os Professores, a FENPROF apela a uma grande participação dos Professores e Educadores nestas iniciativas.

Foto: Fenprof


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.