Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

manifestacao pt 1Portugal - Esquerda - Os rendimentos do trabalho em Portugal têm um valor cada vez menor se comparado com os ganhos relativos às rendas, juros e lucros. Este desequilíbrio, um dos maiores entre os países europeus, nunca foi tão evidente na história da nossa democracia.


Portugal é um dos países europeus onde os salários valem cada vez menos se comparados com os ganhos de rendas, juros e lucros. Desta forma, os rendimentos de capital, têm vindo a ganhar uma importância crescente na comparação direta com os rendimentos do trabalho e  são um reflexo do aumento das  desigualdade existentes na economia portuguesa. 

De acordo com dados da Comissão Europeia, no final de 2015 os salários deverão representar apenas 60% do PIB português, um valor menor do que a média europeia e o menor da história da democracia: pelo menos desde a década de 60 do século passado que o desequilíbrio entre rendimentos do trabalho e de capital não era tão acentuado em Portugal. 

Segundo o "Jornal de Negócios", a tendência não se verifica apenas em Portugal já que "na maior parte dos países ocidentais regista-se uma redução da importância dos salários e um crescimento das rendas juros e lucros como fonte principal de rendimento de muitos cidadãos. "

Para aquele jornal, esta situação poderá estar relacionada com a “evolução tecnológica” que apoia a expansão do capital e também na ascensão dos mercados financeiros e da banca, setores que proporcionam fortes lucros e permitem viver com rendimentos elevados sem recurso a salários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.