Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

070915 burgPortugal - Avante! - [Filipe Diniz] Passos Coelho acha “egoístas” os que associam as dificuldades que vivem ao “governo que lidera”. Costa desunha-se em “cartas aos indecisos”.


Enquanto prossegue a escandalosa engrenagem mediática da fabricação da “bipolarização”, vão surgindo indícios de que há muito quem perceba que, se a única opção eleitoral fosse entre PS, PSD ou CDS, isso não constituiria opção nenhuma.

Comentando os apelos de Passos aos eleitores que “não são do PSD e do CDS” e os apelos de Costa aos “indecisos”, o “Publico” (editorial de 30.08.2015) concluía afirmando que “abriu a caça ao centro”. Que essa campanha “ao centro” traduziria o reconhecimento de que “os dois partidos estão condenados a entenderem-se na próxima legislatura se não quiserem voltar às urnas no curto prazo”. Muito sabe o jornal da SONAE.

Entretanto a lógica da coisa suscita interrogações. Por que carga de água é que os eleitores indecisos e que não são do PSD e do CDS se situam “ao centro”?

É evidente que o PS e o PSD/CDS andam alarmados com a pouca confiança que suscitam. Passos, tosco como de costume, até trata de “egoístas” esses eleitores que quer “caçar”. A frase merece ser citada, verdadeiro modelo que é de inteligência e habilidade política: “Tenho apelado a muitos que, não sendo do PSD e CDS, que acham, num cálculo egoísta, que passaram dificuldades muito grandes que associam ao Governo que lidero, que pensem não apenas no período por que passámos mas no futuro que estamos a construir (sic).”

Por seu lado, os assessores de Costa não têm descanso. Já lhe proporcionaram seis “cartas aos indecisos”. Os temas, genéricos, são algo requentados. Mas nem a sua generalidade deixará de colocar a questão fundamental: como é que Costa e o PS limpam do seu currículo (e da memória dos “indecisos”) o lamentável contributo que os seus governos deram nas áreas com que agora dizem preocupar-se? Nada do que defendem tanto no que diz respeito a Portugal, como à UE, como à injusta sociedade assente na exploração e na desigualdade em que estão instalados é diferente ou rompe com o que conduziu à situação actual.

Bem podem correr atrás dos “indecisos” e escrever-lhes cartas. Aqueles que passaram e passam “dificuldades muito grandes” alguma coisa hão-de ter aprendido com isso. E, se aprenderam, estão longe de se situar “ao centro” ou de hesitar entre PS, PSD e CDS. Para romper de com as “dificuldades muito grandes” que tantos têm passado, o caminho não é “ao centro” mas à esquerda.
Para já, com o voto CDU.

*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2179, 3.09.2015


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.