Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

131214 tapPortugal - O Diário - [Hugo Zsolt de Sousa] Este texto tem interesse por duas razões. Por ilustrar aspectos concretos do que aponta para uma gestão danosa na TAP, particularizando no que diz respeito à gestão da frota e à escolha dos destinos de voo; e por ser escrito por alguém que se situa no campo da social-democracia. Mas a gestão danosa em causa é há muito da responsabilidade conjunta da administração e de sucessivos governos. O PS não é contra a privatização. O que quer é diferi-la no tempo.


Não estivesse o país completamente absorvido nos casos judiciais actuais e a questão da TAP seria muito mais discutida de tão grave que é. O que está a acontecer começa a ser muito preocupante e o silêncio impera. Parece que ninguém fala do facto que das empresas de bandeira que há, quase nenhuma viaja para o Porto (nem Air France, nem KLM, nem Alitalia só para falar de algumas). Relativamente a Lisboa, voam quase todas, mas reduziram frequências.

A Alitalia nem vem. A Air France tem 4 voos no inverno, a KLM apenas 2 pasme-se. Das grandes empresas mundiais só temos a Emirates. Devemos ter das poucas capitais Europeias sem um voo para Atlanta. Aliás, das empresas Norte Americanas, só mesmo a United continua a operar durante o inverno de Lisboa para NYC e nem tem um voo diário. A Delta prefere operar rotas para Malaga ao invés de operar para Lisboa. A importância da TAP é assim enorme. É à TAP que se deve o acesso ao nosso mercado e ao nosso país. É nestas alturas que tenho pena que em Portugal não haja sindicatos fortes. Imaginemos só anunciar uma privatização destas num país escandinavo, sem o acordo dos sindicatos? Impensável. Nem passaria pela cabeça de nenhum governo. Ou veja-se o recente exemplo da Air France: uma greve de semanas, até que a administração foi forçada a abandonar os projectos que tinha para o desenvolvimento da filial low cost Transavia. E a administração abandonou. O que neste momento se passa na TAP começa a parecer algo semelhante a uma gestão danosa.

E o surpreendente é que ninguém parece questionar os actos da administração e o próprio Ministro da Economia cada vez que vai ao Parlamento, não parece sair de lá muito incomodado. Ora vejamos:

1- A TAP anunciou a compra de novos aviões (usados) em 2013. Ao mesmo tempo lançou novas rotas, 10, que passaram a 11 com a re-abertura de Oviedo.

2- Os aviões, esses, não chegaram a horas. Ou seja, fretou-se aviões a outras companhias, gastando-se milhões, isto porque as novas 11 rotas já estavam anunciadas e havia que voar. No mínimo, mau, muito mau, planeamento. Mas o assunto lá se foi resolvendo e como tipicamente acontece em Portugal, a culpa morre solteira. Justificam-se atrasos na entrega de aviões como se isso não se devesse planear antecipadamente.

3- O governo anuncia novamente a privatização da empresa. Algo surpreendente para quem fala de consensos, sobretudo porque o principal partido da oposição já se tinha mostrado contra. A bem da verdade, no programa deste governo constava a privatização da TAP. Custa-me assim a acreditar que a administração da TAP não soubesse da intenção do governo e tenha sido apanhada de surpresa. Se o foi é muito grave. Se não o foi, é ainda mais grave que agora utilize esse argumento como desculpa para suspensão de rotas.

4- Algumas semanas depois do anuncio, eis que Fernando Pinto diz que num quadro de privatização o acesso da empresa a capital é mais difícil. Pelo que há que suspender rotas. Mas a administração da TAP não dialoga com o governo? Ou isto tudo é feito às três pancadas ou então há aqui muitas coisas mal contadas.

5- Num ano, a administração de uma empresa (TAP) consegue anunciar 11 novas rotas para depois anunciar a suspensão de 3 delas. E tudo isto, com um silêncio quase total, excepto um artigo ou outro publicado, que quase parece encomendado, geralmente a falar sobre a "irresponsabilidade" de funcionários.

6- Ora, acho que seria legitimo perguntar aos actuais administradores da TAP o seguinte:

6.1 - porque razão se investiu em novas rotas e em aviões se haveria dificuldades de tesouraria devido a um processo de privatização?

6.2- Quanto custou a abertura das novas rotas? É bom ter em mente que uma empresa de aviação tem que investir muito dinheiro no estudo e negociação que levam à abertura das novas rotas. Não é só ter aviões. Não é algo barato, custa muito dinheiro. Só para se ter um exemplo, a TAP investiu 100 milhões de dólares na rota Lisboa - Porto Alegre em 2011 (Fernando Pinto sobre ligação para Porto Alegre). E investiu bem! Mas que custa dinheiro, custa...

6.3- Quanto foi o investimento da TAP nas novas rotas que agora suspendeu? Estou a falar da rota Lisboa - Talinn (rota que quase nenhuma empresa de bandeira faz: repare-se, nem Air France, nem KLM, nem Alitalia, nem Iberia voam para Talinn, só mesmo a Lufthansa e a Finnair). Quanto custou à TAP dedicar um avião para 12 horas de operação (ida e volta)? Quanto custou à TAP a abertura da rota Lisboa - Belgrado e Lisboa - São Petersburgo, rotas que agora, apenas 2 ou 3 meses depois se suspende? Não duvidei do lançamento das rotas, calculo que os estudos de mercado foram devidamente feitos. Contudo, suspender uma rota meses depois de a abrir é muito grave. É praticamente sinónimo de as fechar.

6.4- Isto mesmo diz Fernando Pinto sobre a reabertura de Bissau. Diz ele que a TAP deixou de operar a rota e que devido a isso agora não há procura. Outras empresas ficaram com os passageiros da TAP diz o administrador. Ora, se há outras empresas a operar, quais são? E porque se assina um contrato com as autoridades Guineenses para a re-abertura da rota em plena visita oficial se depois não se assume o compromisso? O nosso grande Ministro responsável pela internacionalização não comenta? É devido à Euroatlantic que faz um voo por semana? A Senegal airlines para Dakar? o voo semanal de RAM? Mas então não é isto que corre o risco de acontecer nas rotas que a TAP agora suspende, as tais novas rotas, outras empresa virão, ocuparão o lugar da TAP e todo o investimento feito vai para o lixo?

6.5- diz Fernando Pinto que cada dia de greve dos trabalhadores custa 5 milhões de euros à TAP. Seria útil saber quanto custam estes erros da administração da TAP à empresa. Acho que terão custado mais, muito mais. Porque é que ninguém assume responsabilidade?

Em França, com o que a actual administração da TAP está a fazer e com um processo destes de privatização, a Air France estaria paralisada há muito tempo. Sorte tem Fernando Pinto e este Ministro da Economia de em Portugal os sindicatos serem hoje mais fracos e de o país estar focado noutras coisas.

É pena que assim seja. O que se está a fazer com a TAP neste momento é de tal maneira grave que apenas se pode esperar que seja levado às últimas consequências. Li hoje que os funcionários da TAP ponderam uma greve de 4 dias devido à privatização. Só me surpreende é que sejam 4.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.