Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

9429462286 f9db8828d6 zPortugal - MAS - Os últimos dias têm sido marcados por diversas greves no sector da aviação, todas elas com grandes níveis de adesão de acordo com os sindicatos do sector.


Foto de Aero Icarus (CC by-nc-sa/2.0)

Dia 30 de novembro foi a greve dos tripulantes da TAP, que já tinham realizado a primeira paralisação nos dias 30  de Outubro e 1 de Novembro, e que se irão repetir já no próximo dia 2 de Dezembro. Os trabalhadores exigem o cumprimento do acordo de empresa, nomeadamente relativamente a descansos e cumprimento dos direitos das mães, bem como a reposição de direitos retirados pelo atual governo, como consequência das medidas de austeridade.

Este dia 1 de dezembro foi a vez dos trabalhadores do handling - serviços prestados em terra de apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio – que juntou pela primeira vez as duas empresas do sector: a Grounforce e a Portway. Estes reclamam um contrato coletivo para o sector do handling, que proteja as suas profissões e carreiras contra os salários cada vez mais baixos, contra a proliferação de empresas prestadoras de serviços no sector e a crescente precarização laboral.

Além disso, desde a entrada da Troika em Portugal, o governo alienou o seu capital em 14 empresas. A TAP será a ultima das grandes empresas a entrar em processo de privatização, uma empresa com grande história e reconhecimento internacional no sector. Esta empresa é ainda a maior exportadora nacional, garantindo cerca de 7 mil postos de trabalho diretos e mais alguns milhares indiretos. A sua privatização significa uma grande perda não apenas na economia nacional – nomeadamente no turismo – mas coloca também na ordem do dia a possibilidade de destruição da companhia e a sua divisão em várias partes, com consequências brutais na desregulamentação do sector e nos direitos dos trabalhadores.

A greve das tripulações da TAP e a greve unitária das duas empresas de Handling mostram o inicio do caminho que é necessário percorrer. Apenas a unidade e a luta dos trabalhadores poderão travar que aconteça à TAP o mesmo que se passa com a PT.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.