Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

soporcelPortugal - MAS - O Movimento Alternativa Socialista (MAS) está solidário com a luta dos trabalhadores da Soporcel (maior empresa do concelho da Figueira da Foz e uma das principais exportadoras do país, que emprega cerca de 700 trabalhadores) por condições laborais justas e dignas e contra a perda de direitos conquistados.


Seguindo uma lógica de lucros máximos e direitos laborais mínimos ou nenhuns, a empresa está a impor aos trabalhadores duras penalizações, enquanto, por outro lado, os accionistas do grupo recebem cada vez mais dividendos.

Só em 2013, houve uma redução de 2,5 milhões de euros na despesa com pessoal, enquanto, por outro lado, o conselho de administração da Portucel (que detém a Soporcel) anunciou, no final de Abril deste ano, que vai propôr aos seus accionistas o pagamento de um dividendo bruto/ordinário de 22,20 cêntimos por acção (este valor representa um aumento de 38,75% relativamente ao valor pago no exercício de 2012 aos accionistas). Além disso, como complemento à proposta de distribuição de resultados, a empresa deverá ainda distribuir reservas livres no valor de 5,8 cêntimos para os accionistas. Ora, no total, são 28 cêntimos por acção, o que corresponde a 214,9 milhões de euros.

Desde de 2004 que os trabalhadores da Soporcel têm vindo a perder direitos, tendo também a empresa avançado com a alteração do Fundo de Pensões dos trabalhadores nas suas costas.

Pela primeira vez, desde 1984, ano de entrada em funcionamento da fábrica de Lavos na Figueira da Foz, os trabalhadores da Soporcel estão a paralisar para lutar pelos seus direitos.

Os objectivos da greve são: defender o direito ao Fundo de Pensões de benefício definido, lutar pela negociação efectiva com a Comissão e Direcção sindicais do Caderno Reivindicativo apresentado à administração e defender a melhoria das políticas de pessoal da Soporcel.

Os trabalhadores mostram-se unidos nesta luta e estão dispostos a recorrer a todos os meios para impedir que a empresa lhes retire, pouco a pouco, e de forma injusta, exploradora e irregular, os seus direitos laborais, e imponha também uma redução dos seus rendimentos, enquanto a riqueza gerada pelos trabalhadores é distribuída a mãos largas pelos accionistas do grupo.

BASTA de INJUSTIÇA e EXPLORAÇÃO!!!

Não à alteração do fundo de pensões!

Não à degradação das condições laborais!

Não à precariedade laboral!

Pela melhoria das políticas de pessoal!

Só a união e a luta levarão à vitória!

Esta é uma luta histórica dos trabalhadores da Soporcel!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.