Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

230214 estivadoresPortugal - MAS - Na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal (SETC) chegou a um acordo com o Governo e patrões, que foi submetido à ratificação pela assembleia de estivadores na segunda-feira, dia 17, e votado por unanimidade.


 

O acordo é uma vitória para os estivadores. Com ela garantiram a reincorporação dos 47 companheiros despedidos durante 2013, que a PORLIS não poderá admitir mais trabalhadores até ao fim da negociação do novo Contrato Colectivo de Trabalho, e que neste processo os trabalhadores da PORLIS devem ser integrados na AETP-L. Aqui pode-se ler a acta com todos os elementos do acordo.

A PORLIS é uma empresa criada pela Mota-Engil para contratar trabalhadores sem especialização e com vínculo precário de forma a retirar a actividade à AETP-L, a que pertencem os estivadores com vínculo permanente. Dessa forma querem baixar as condições dos trabalhadores portuários, sejam de salários ou de direitos sindicais, e colocarem-nos sob ameaça constante.

Esta ameaça para os estivadores de Lisboa também o era para os estivadores de outros portos da europa e do mundo, e tal foi compreendido pelos colegas e organizações de outros países que se levantaram numa onda de solidariedade internacional, com paragens de carregamentos nos portos europeus e manifestações conjuntas através do lnternational Dockworkers Council (IDC). E que culminou com a participação do IDC no processo de negociação com o governo e as associações patronais.

Como referiu o presidente do SECT, António Mariano, na conferência de imprensa, onde anunciou o resultado do acordo, "só não vence quem não luta mas também ninguém vence sozinho" e que "as acções de solidariedade internacional foram decisivas para atingir o acordo a que chegámos".

António Mariano também é consciente que "ainda há um longo caminho a percorrer e que este acordo não é um passe de magia para que todos os problemas se resolvam num ápice" e salienta "queremos nesta hora saudar, em particular, os nossos extraordinários companheiros estivadores do porto de Aveiro cuja luta imensa continua a decorrer. São para nós um exemplo e não estão esquecidos."

Para todos também é um exemplo esta luta dos estivadores da capital portuguesa, que com preserverança, democracia de base e solidariedade internacional mostram o caminho a todos os outros sectores e trabalhadores de que as vitórias são possíveis quando se juntam todos estes condimentos.

Parabéns aos estivadores de Lisboa!

Daniel Galego

 

Video do MAS da conferência de imprensa do SECT

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.