Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

saude24-300x300Portugal - ACP-PI - A Comissão Informal de Trabalhadores da Linha de Saúde 24 entregará hoje (por ontem) na Autoridade para as Condições de Trabalho uma compilação de dados relativos aos 150 trabalhadores despedidos pela administração da Saúde 24, dos quais 63 foram recentemente readmitidos, mas novamente de forma ilegal, a falsos recibos verdes.


 

Os trabalhadores da Linha Saúde 24 apresentaram há dois meses uma queixa na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) por falsos recibos verdes relativos a 400 trabalhadores. Há um mês atrás houve uma inspecção à empresa Linha de Cuidados de Saúde S.A. (LCS) que gere a Linha de Saúde 24. No entanto não existe até agora qualquer relatório relativo à situação precária dos trabalhadores.

A administração da empresa mantém-se à margem da lei, sem qualquer respeito pelos trabalhadores, utentes ou organismos competentes. Desde o início desta situação já foram despedidos 150 trabalhadores. Da mesma forma que despede ilegalmente, também contrata da mesma forma, tendo contratado 43 trabalhadores com o mesmo tipo de vínculo, isto é, falsos recibos verdes, demonstrando que mantém a sua acção fora do controle, fora do controle da Lei, fora do controle da ACT.

Para além de prejuízo para os trabalhadores, estas atitudes acarretam também perda para os utentes. Muitos dos novos trabalhadores, apenas formados para situações de gripe, com formação limitada e sem experiência, cometem erros, como é aliás normal. com um aumento do número de queixas que coloca de forma ainda mais flagrante os utentes em risco.

Conforme foi indicado em declarações públicas pelo Ministro da Saúde, será necessário a empresa respeitar a Legislação Portuguesa, que é o que os trabalhadores pretendem ver cumprido, mas a cada dia que passa a ilegalidade e a impunidade desta administração vai deixando uma marca mais profunda na degradação deste serviço e na sua qualidade.

No sentido de exigir a reposição da legalidade e evitar mais despedimentos ilegais, entregamos hoje às 11h na ACT uma carta com toda a informação disponível, sinalizando todos os colegas que foram saneados e despedidos pela LCS.

A administração da LCS mantém uma postura autoritária, mantendo o seu ataque à liberdade de expressão e a democracia, sendo urgente que os organismos políticos e públicos imponham à mesma o cumprimento da lei geral e da lei laboral que há tantos anos ignora, atropelando os direitos dos enfermeiros enquanto trabalhadores e enquanto cidadãos num Estado de Direito e Democrático.

 

COMISSÃO INFORMAL DE TRABALHADORES DA SAÚDE 24

 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.