Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

fraudePortugal - ACP-PI - O regime de trabalho temporário, originalmente pensado para trabalhos sazonais ou de carácter temporário tem deliciado as empresas, revelando-se uma ferramenta flexível em prol da precariedade laboral.


Foi o legislador quem moldou cuidadosamente o negócio de recursos humanos, criando três simples conceitos. Primeiro, o genial conceito de “contrato de utilização de trabalho temporário” que dá nome à transação comercial de recursos humanos feita entre a Empresa de Trabalho Temporário (ETT) e a empresa utilizadora.

Esta transação comercial exige a existência de um vínculo previamente estabelecido entre a ETT e o trabalhador, o qual pode revestir uma de duas formas: contrato de trabalho temporário ipsis verbis que permite que a ETT vá adquirindo e emprestando os recursos humanos que a crise faz o favor de colocar à sua disposição, em modo de aluguer de curta duração; ou contrato de trabalho por tempo indeterminado para cedência temporária, que é como quem diz aluguer de longa duração. Nunca existe vontade em garantir estabilidade ao trabalhador, apenas a vontade de o ir usando para maximizar os lucros. Ganha a empresa utilizadora que paga um preço muito inferior ao que gastaria se tivesse que investir e ganha a ETT que retém por cada trabalhador mais de 50% do valor por hora. Perde o trabalhador que é explorado temporariamente por tempo indeterminado.

Imaginemos, então, uma empresa de contact center e outsourcing que detém a sua própria empresa de trabalho temporário, camuflada sob a forma de um apartado em lugar incerto. Todo o valor retido pela ETT por cada trabalhador entra directamente para as contas dessa mesma empresa sem o trabalhador se aperceber que está a ser explorado duplamente pela mesma entidade. Uma empresa que utiliza uma ETT para contratar trabalhadores que, por sua vez, coloca ao serviço das empresas que recorrem aos seus serviços de contact center ou outsourcing. Uma boa estratégia para justificar salários baixos e contratos de trabalho temporário eternos. A Teleperformance é esta empresa.

“A Emprecede é uma fraude” foi o mote de uma ação que teve lugar em Dezembro em frente a um dos principais edifícios da Teleperformance. A Emprecede é a Empresa de Trabalho Temporário criada exclusivamente para uso daquela empresa de outsourcing e que garante que nenhum trabalhador tenha um vínculo laboral directo com a Teleperformance. Tudo em prol do lucro e a favor do aprisionamento do trabalhador a uma vida precária.

É sob esta farsa que a Teleperformance se tem assumido como líder na criação de postos de trabalho e é sob esta farsa que vai em breve assumir a gestão da Linha de Saúde 24.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.