Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Foto - European CouncilPortugal - ACP-PI - O impacto das medidas de austeridade nos contratos de trabalho em vigor podem ter sido muito maiores do que o que o Governo e o FMI relataram na sétima avaliação da troika.


De acordo com o Jornal de Negócios, o FMI indicava na página sete do relatório que tinha ocorrido uma estagnação do valor dos salários de 45% e que apenas 7% de quem trabalha em Portugal tinha sofrido uma redução no salário. No entanto, os dados podem estar errados e mais de 20% dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal, sem contar com os funcionários públicos, podem ter sido alvo de um corte nos salários.

A confirmar-se, e tendo em conta a inflação, mais de 65% dos trabalhadores perderam rendimento por via direta, o que ainda se agrava mais se contabilizarmos o aumento brutal dos impostos.

Mais: porque a redução dos salários – entre 5% e 20% – atingia apenas 7% dos trabalhadores por conta de outrem, o FMI preconizou mais flexibilidade das leis laborais para facilitar a descida dos salários. Assim se prova o que sempre dissemos: mais precariedade significa sempre menores salários.

Este facto, é aliás, reforçado com a subida do chamado sub-emprego, ou seja, dos trabalhos que pagam menos de 310€ mensais.

A conclusão é simples: o Governo e o FMI mentiram nos dados que apresentaram para poderem avançar com alterações ao mercado laboral no sentido de aumentarem a precariedade e baixar ainda mais os salários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.