Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

310713 precPortugal - ACP-PI - Até à entrada em funções do Governo de Passos e Portas os contratos a prazo tinham uma duração máxima de 3 anos, passados os quais os trabalhadores passavam a contratos sem termo.


No entanto, o executivo prolongo mais 18 meses esse tempo "extraordinariamente" e até 2014. Agora, querem estender esse prazo até 2016. A precariedade dos contratos a prazo, para este Governo, deve ser a regra e não uma situação "extraordinária".

Este sempre foi um dos grandes cavalos de batalha do Ministro Pedro Mota Soares e agora que ganhou a pasta do Emprego, para além da Segurança Social, pode dizer-se que não perdeu um segundo e aumentar a precariedade, depois de já ter avançado com a diminuição do subsídio de desemprego e de doença.

PSD e CDS diziam que esta extensão da precarização dos contratos a prazo era necessária por causa da crise e porque o mercado de trabalho era muito inflexível. No entanto, este Governo mudou as regras do Código do Trabalho tornando Portugal num dos países da OCDE onde é mais fácil despedir. Apesar disso, entendem a prorrogação "extraordinária".

Para além disso, já todos percebemos que não é o aumento da precariedade que vem diminuir o desemprego, pois nunca a taxa de desemprego foi tão alta e nunca o trabalho foi tão precário.

Os argumentos caem mas a realidade mantém-se: o objetivo de precarizar sempre mais as relações laborais e de, com isso, facilitar a ocorrência de salários mais baixos é o grande objetivo dos patrões e deste Governo. Chamam-lhe "competitividade", para ficar bonito no papel.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.