Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130305 transportesjornadadeluta 0Portugal - Esquerda - A semana de luta dos trabalhadores do setor dos transportes começou esta segunda-feira e prolonga-se até sábado, estando prevista a realização de plenários e paralisações em várias empresa públicas e privadas.


Na quarta e quinta-feira, são esperadas fortes supressões em todos os serviços da CP – Comboios de Portugal, na sequência da greve da empresa pública e da REFER, respetivamente, de acordo com o calendário dos protestos definido pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

Também os trabalhadores da Scotturb, rede de transporte nos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra, entregaram pré-aviso de greve para quarta-feira.

Já na terça-feira, é a vez dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) pararem entre as 8:00 e as 16:00, período em que decorre o plenário de trabalhadores.

No mesmo dia, os trabalhadores do Metro de Lisboa concentram-se em frente à sede da empresa, às 10:00, e os funcionários da Empresa de Manutenção de Material Ferroviário (EMEF) provem uma ação da indignação e de luta nas oficinas do Porto, Entroncamento, Lisboa e Pinhal Novo, a partir das 15:30.

Nos CTT, vão realizar-se plenários em todos os distritos em defesa dos correios públicos.

Com início às 21:00 de terça-feira, os trabalhadores da Tracar juntam-se ao protesto com dois dias de greve.

A Carris junta-se à semana de luta da Fectrans com um plenário de trabalhadores reformados em frente ao Ministério da Economia, na quinta-feira, às 10:00.

Na sexta-feira, a paralisação afeta a TST, com plenários no Laranjeiro, Setúbal, Sesimbra e Montijo, e a Rodoviária de Lisboa, com plenário junto à administração da empresa.

Ainda hoje, a luta arranca com os trabalhadores da TAP a concentrarem-se junto ao Ministério da Economia, onde vão entregar um bilhete só de ida para Toronto a Álvaro Santos Pereira.

A Comissão de Trabalhadores da TAP vai hoje fazer chegar a Álvaro Santos Pereira, que tem a pasta dos Transportes, o referido bilhete de regresso ao Canadá, com a condição de deportado, acusando-o de ser responsável por um desfalque de técnicos qualificados de manutenção e de voo na TAP.

Também hoje os trabalhadores da Soflusa realizam um plenário com paralisação, das 14:30 às 16:30, e os funcionários da Vimeca reúnem-se em plenários às 20:30.

A Fectrans agendou a semana de luta para evidenciar os problemas com que os trabalhadores se confrontam em cada empresa, que, “quase todos resultam das políticas que o Governo desenvolve com vista a aumentar a exploração de quem trabalha”, explica o coordenador José Manuel Oliveira.

“É uma semana se luta em defesa da negociação coletiva, pelo aumento dos salários, pelo cumprimento dos acordos de empresa e contratos coletivos, contra a redução do pagamento do trabalho extraordinário, contra a retirada de direitos, pela defesa do serviço público e contra as privatizações”, elenca o comunicado da estrutura sindical.

A semana de luta termina no sábado com uma manifestação nacional, com a concentração no Largo Camões, às 14:30, para uma marcha até à Assembleia da República.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.