Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130305 belmirodeazevedoPortugal - Esquerda - Apesar da crise social e financeira, os milionários portugueses continuam a ver as suas fortunas a crescer. Américo Amorim é o primeiro português a aparecer na lista “The World Billionaires 2013”, Soares do Santos e a sua família viram a fortuna crescer 300 milhões de dólares e Belmiro de Azevedo, o terceiro português mais rico, valorizou a fortuna em 500 milhões.


A lista dos homens mais ricos do mundo, em 2012, elaborada pela revista Forbes, conta com os portugueses Américo Amorim (316.º), Alexandre Soares dos Santos (458.º) e Belmiro de Azevedo (1.024.º), numa lista que inclui 1.426 personalidades.

Com 78 anos, Américo Amorim, dono da Corticeira Amorim, é o primeiro empresário português a surgir na lista 'The World's Billionaires 2013', com uma fortuna avaliada em 4,1 mil milhões de dólares, no ano passado.

O seu "ativo mais valioso", de acordo com a Forbes, é a parcela que detém na Galp Eneria (18%), no valor de 2,3 mil milhões de dólares, mas a fortuna de Américo Amorim caiu 300 milhões de dólares este ano, por comparação ao ano anterior, o que a Forbes justifica com a "queda no preço das ações da Galp Energia".

Com uma fortuna estimada de 3 mil milhões de dólares em 2012, o segundo português no 'ranking' é Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins, que conta com mais de 2.500 lojas em Portugal e na Polónia.

Com cerca de 22% do grupo que detém as lojas Pingo Doce, Soares dos Santos e a família viram a sua fortuna aumentar 300 milhões de dólares no ano passado por comparação a 2011.

"Apesar da estagnação económica em Portugal, a Jerónimo Martins está a crescer devido às suas lojas polacas, que contribuíram com cerca de 60% da receita (…) Está a expandir-se para a Colômbia, onde pretende abrir 40 lojas até ao final de 2013", refere a Forbes.

Belmiro de Azevedo, o terceiro e último português listado, somava, em 2012, uma fortuna de 1,45 mil milhões de dólares.

O dono da Sonae, que detém os supermercados Modelo Continente, centros comerciais e serviços de comunicações fixos e móveis (através da Sonaecom), tem operações e investimentos em 65 países, incluindo a Arábia Saudita, a Turquia e o Cazaquistão.

A fortuna de Belmiro de Azevedo cresceu 500 milhões de dólares em 2012, face ao ano anterior, devido ao preço das ações da Sonae, que subiram mais do que 50%, refere a Forbes.

Isabel dos Santos entra pela primeira vez na lista

Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, entrou pela primeira vez, em 2012, na lista das personalidades mais ricas do mundo, elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares.

A empresária é a primeira multimilionária de Angola e a mulher mais rica de África, de acordo com a lista 'The World's Billionaires 2013', hoje divulgada pela Forbes.

O primeiro negócio da filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi um restaurante chamado Miami Beach, que inaugurou em Luanda, em 1997, quando tinha 24 anos.

Aos 40, Isabel dos Santos detém participações em várias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior ativo os 25% que detém na Unitel, uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola, em que tem também um lugar na administração.

Em Angola, Isabel dos Santos faz parte do conselho de administração do Banco Bic, onde detém uma participação de 25%, e, em Portugal, detém quase 15% da Zon Multimédia e pouco menos de 20% do BPI.

"Apesar de os seus representantes negarem que as suas 'holdings' tenham qualquer ligação ao seu pai, investigações em Angola mostram que o presidente José Eduardo dos Santos transferiu ações em várias companhias para a sua filha", escreve a revista Forbes.

Listas das personalidades mais ricas bateu recordes

A listas das personalidades mais ricas do mundo bateu, em 2012, vários recordes: dos 1.426 nomes que compõem o 'ranking', 210 integram-no pela primeira vez e, no global, detêm uma fortuna de 5,4 biliões de dólares, um valor que, em 2011, foi de 4,6 biliões.

Os Estados Unidos continuam a liderar, com 442 multi-milionários a integrar o grupo, seguindo-se a Ásia-Pacífico (386), a Europa (366), as Américas (129) e o Médio Oriente e África (103).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.