Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130125 pavilhaoPortugal - Esquerda - O governo vendeu, em julho de 2012, o Pavilhão Atlântico ao Consórcio Arena Atlântico, no qual se inclui Luís Montez, dono da Música no Coração e genro do Presidente da República. A Autoridade da Concorrência vem agora adiantar que “foram identificados sérios indícios” de que a operação viola as leis da concorrência.


Um mês após a aprovação da venda, por 21,2 milhões de euros, do Pavilhão Atlântico e da empresa Atlântico - Pavilhão Multiusos SA, pertencentes à Parque Expo'98, cujo capital é detido em 99,4% pelo Estado, ao Consórcio Arena Atlântico, formado por Luís Montez, dono da Música no Coração e genro do Presidente da República, Álvaro Ramos, da Ritmos&Blues, e a equipa gestora do Pavilhão Atlântico, a Autoridade da Concorrência (AdC) avançou com um processo de análise do negócio, tendo solicitado mais informações ao consórcio vencedor.

Cinco meses depois, a AdC conclui que “foram identificados sérios indícios de que a operação é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados da promoção de eventos de música ao vivo, serviços de bilheteira e exploração de espaços indoor para espetáculos e eventos de grande dimensão" e decide sujeitar o negócio a uma investigação aprofundada, segundo noticia o Diário Económico.

O grupo Arena Atlântida já confirmou que vai contestar a decisão da AdC, sublinhando que “o que se está a passar é vergonhoso” e que existem “pessoas de má fé na Autoridade da Concorrência".

A venda do Pavilhão Atlântico e da empresa Atlântico - Pavilhão Multiusos SA, que abrange ainda a empresa de venda de bilhetes Blueticket, editada pela empresa Atlântico, foi justificada pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, com o argumento de que “o grupo Parque Expo tem uma dívida de 200 milhões de euros, daí a decisão de realizar ativos, vendendo um conjunto de património relevante sobre o qual o Estado não tem função pública crucial a prosseguir”.

A ministra assumiu, contudo, que este equipamento, que custou ao Estado cerca de 50 milhões de euros, “era rentável”. Efetivamente, e segundo noticiou a Lusa em março de 2011, os lucros do Pavilhão Atlântico triplicaram entre 2009 e 2010.

Para além do genro de Cavaco Silva, da Ritmos&Blues, e da atual equipa de gestão do Atlântico, o consórcio Arena Atlântico integra, na vertente financeira, um fundo de capital de risco do Banco Espírito Santo, o BESPME, sendo que o BES, além de financiar a operação, também assessorou financeiramente Luís Montez .

Em 2006, a empresa ‘Música no Coração’, detida por Luís Montez, devia ao fisco 491 mil euros, sendo alvo de oito processos distintos de execução fiscal. Dois meses depois da nacionalização do banco, o genro do Presidente da República foi chamado ao BPN para regularizar a dívida de 260 mil euros de uma conta caucionada que lhe foi atribuída e de uma livrança. Luís Montez recusou, em declarações à revista Sábado, ter sido privilegiado, adiantando que “foi proposta à Música no Coração a transferência para um outro produto de modo a proceder à amortização do montante utilizado, o que foi aceite".

Luís Montez é promotor do festival Super Bock Super Rock (SBSR), responsável do festival Sudoeste, e dono da herdade da Casa Branca e de outras duas herdades que servem de apoio a este evento, e detém a Rádio Europa-Lisboa, Radar, Oxigénio e Nova Antena (em Lisboa) e a Nova Era e Festival (no Porto), entre outras emissoras.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.