Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

281112 estivadoresPortugal - Diário Liberdade - Reproduzimos o texto da convocatória do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal.


Os estivadores estão à frente na luta contra a destruição e precarização do emprego! A nossa luta é de todos!

A proposta de legislação do Governo para reestruturar e "flexibilizar" o mercado do trabalho portuário é um ensaio para a desregulação do trabalho em muitos outros sectores da economia. Com a sua greve ao trabalho suplementar os estivadores do centro e sul estão a pagar com a sua pele uma luta contra a ofensiva do Governo e do patronato.

Hoje sou eu, amanhã és tu!

Factos:

* Os sindicatos em greve representam 80% dos estivadores sindicalizados. 

Alguns sindicatos de estivadores (nomeadamente em Leixões) e a UGT não tiveram a coragem de resistir às pretensões do Governo e dos patrões.

* Os estivadores estão a fazer greve apenas ao trabalho suplementar depois de trabalharem um turno completo.

Em vez de contratar mais trabalhadores para o muito trabalho que existe, as empresas de estiva sempre preferiram obrigar os estivadores a fazer trabalho suplementar. Agora vêm fazer acusações aos estivadores de quererem monopolizar as horas extraordinárias!

Quem está a minar a capacidade exportadora do país é o Governo e as empresas com a sua recusa em contratar mais pessoal e o seu projecto de precarizar o trabalho portuário.

* Não ganhamos 5.000€!

O estivador da categoria de topo, trabalhando por norma por volta de 58 horas por semana, pode ganhar um salário bruto de 2.632,65€ mensais. Mas o estivador médio ganha bastante menos por essa carga pesada de trabalho.

Matamo-nos a trabalhar horas sem fim, somos privados do descanso e de uma vida familiar normal para manter os lucros das empresas de estiva. Não merecemos ganhar em conformidade com o contrato colectivo em vigor? Claro que sim e vamos lutar para manter o nosso contrato. Já agora, quanto ganham por mês aqueles que disseminam mentiras sobre os estivadores ao serviço do Governo e patronato?

Não somos uma classe privilegiada! Somos como todos os outros trabalhadores que estão a sofrer os ataques do Governo e dos empregadores aos nossos direitos conquistados ao longo do século XX.

Mas somos uma classe unida que trabalha e luta para defender o trabalho digno!

Juntem-se a nós!

Manifestação Internacional na defesa do trabalho digno e estável nos portos de Portugal

Dia 29 de Novembro às 13h00 na Praça do Município com marcha até à Assembleia da República


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.