Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

i capaPortugal - Manifesto 74 - [Rui Silva] A confirmar-se a notícia que faz hoje primeira página no "i", "Merkel já decidiu a próxima Comissão Europeia, antes das eleições", Ainda segundo "i", Merkel não tomou a decisão sozinha: a decisão foi cozinhada pela "grande coligação", ou seja entre os conservadores e os sociais democratas alemãs, equivalentes aos partidos do arco da desgraça nacionais: PS, PSD e CDS.


A senhora Merkel já não esconde sequer que eleições são mero formalismo sem significado real numa União Europeia cada vez mais configurada para que as grandes decisões sejam tomadas à margem dos povos e independentemente da sua vontade. Basta lembrar que, segundo a própria, o Tratado Orçamental (aprovado em Portugal pelos três do costume) serve para que as políticas nacionais se mantenham independentemente de quem as protagoniza. É precisamente neste cenário que o voto ganha redobrada importância.

Numa União Europeia que nada tem de "unidade", "convergência" e "solidariedade", votar pela ruptura com este estado de coisas é muito mais do que um imperativo moral: é da própria sobrevivência dos estados mais pobres e menos poderosos que se trata.

Esta "Europa" - ou seja, esta União Europeia - não tem emenda, não é reformável. E é também por isso que recuperar soberania - mas soberania de facto, para lá da retórica - é fundamental. Portugal precisa de voltar a ter voz e vontade própria, recusando o isolacionismo que esta chamada "integração" nos vem impondo desde há décadas. O João Ferreira tem referido e bem: Portugal tem reduzido consideravelmente, também por via da UE e do "euro", a sua capacidade de diversificar relações políticas e comerciais. Somos hoje muito mais "orgulhosamente sós" do que fomos entre 1974 e o trágico momento em que PS e PSD nos vestiram o colete de forças da CEE.

Impõe-se votar pela mudança. Mas por uma mudança de facto. De "grandes coligações" estão os povos fartos. A questão passa sobretudo por desmobilizar da abstenção aqueles que, indignados com esta estrada para sítio nenhum, consideram ser mais útil não ter voz do que fazer-se representar por quem dá expressão concreta ao seu descontentamento, lá como cá.

Com a abstenção - ou com o voto branco/nulo - pode Merkel muito bem. Nas eleições de 2009 para o Parlamento da União Europeia, por exemplo, a abstenção na Alemanha foi de 57%. Acham que Merkel e os banqueiros cujos interesses representa perderam o sono?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.