Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020415 manoelPortugal - RBA - De documentários na década de 1930 ao curta "O Velho do Restelo" (2014, baseado em episódios de Os Lusíadas), seu último trabalho, Manoel de Oliveira morreu hoje (2), aos 106 anos, ainda na ativa – aos 100, por exemplo, filmava Singularidades de uma Rapariga Loira. O diretor português teve uma parada cardíaca em casa, na cidade do Porto, onde nasceu.


O jornal Público destacou um artigo de 2000 em que Oliveira comentava as dificuldades de seus colegas para fizer cinema em Portugal. "Eles, como eu, sempre viveram na precariedade e na insegurança, (...) e sem nunca sabermos se não estaremos a fazer o nosso último filme. Eles, como eu, só temos um desejo: todos ambicionamos morrer a fazer filmes."

Em "O Convento "(1995), Oliveira dirigiu Catherine Deneuve e John Malkovich. Dois anos depois, Marcelo Mastroianni atuava em Viagem ao Princípio do Mundo. Outro filme de destaque foi "A Divina Comédia", de 1991, com Maria de Medeiros. Também figuram entre as principais obras do cineasta português "A Carta" (1999), "Um Filme Falado" (2003) e "O Estranho Caso de Angélica" (2010).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.