Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

buracoBPMPortugal - CMIP - A 6 de Janeiro de 1948, foi inaugurada, em pleno Jardim do Marquês, no Porto, uma das primeiras bibliotecas populares de bairro da cidade e do país, a Biblioteca Infantil de Pedro Ivo. Certo dia, no início do século, fechou portas. E assim se manteve durante mais de 10 anos.


Foto da Biblioteca Popular do Marquês

Contra este abandono, a Biblioteca foi ocupada pela primeira vez em Julho de 2008. Uma ocupação de curta duração, não com o intuito de lá ficar, mas de a abrir, mostrar algumas das potencialidades que poderia ter e deixá-la a quem dela precisasse, conforme se explicava em folheto distribuído na altura (1).

16 de Junho de 2012, um grupo de pessoas decidiu ocupá-la novamente, desta vez com um projecto de longo prazo. O de a fazer voltar à sua função original de biblioteca popular e pólo dinamizador do jardim. Nascia a Biblioteca Popular do Marquês (2).

Durou 3 dias. Ao fim dos quais, a polícia municipal e uma equipa da Domus Social retiraram tudo o que lá estava dentro e a emparedaram. Abandonada durante mais de uma década, a servir de “urinol público e reserva ecológica de baratas”, como se dizia no blog da Biblioteca (3), este espaço só teve atenção camarária quando foi ocupado por pessoas que, livre e gratuitamente, o queriam pôr ao serviço da zona. Dali para a frente, sob o nome de concessão, a única ideia passou a ser a privatização.

O concurso público para o efeito correu mal ao executivo. Venceu-o uma pessoa cujo ódio a Rui Rio tinha vindo a ganhar notoriedade mediática. No entanto, entre trapalhadas próprias, manobras delatórias da Câmara e burocracias várias, a concessão acabou por não lhe ser dada.

Neste momento, é voz corrente na praça que a biblioteca foi concessionada a um empresário da restauração e da diversão nocturna. Ouve-se que para fazer um café. Numa praça onde há, pelo menos, meia dezena. Um espaço comum transformado num negócio privado, ainda por cima um negócio que parece não fazer falta à praça, não é o que se pode chamar boa gestão. A não ser que, em democracia, boa gestão seja impedir que as próprias pessoas tomem os espaços que também são seus e organizem as coisas de que sentem necessidade.

Há cerca de uma semana, foi desemparedada. E tem-se mantido com o aspecto que teve durante o tempo de abandono e com a mesma ausência de utilidade. No entanto, o facto de terem desaparecido os blocos de cimento deverá querer dizer que alguma definição se aproxima. A ver.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.