Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170113 diagz

Portugal - Universidade do Minho -  

 

 


O Centro de Estudos Galegos do ILCH/UMinho, em parceira com a Xunta da Galicia e a Fundação INATEL, promove este sábado, dia 19, o Dia da Galiza em Braga, subordinado ao tema "Uma fronteira que não separa". As comemorações incluem exposições, ciclo de cinema, workshop de gastronomia, degustação de produtos, conferência sobre literatura, espaços infantis, música e a tradicional queimada galega, com a participação dos atores José Miguel Braga e Camilo Silva.  

O Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, em parceira com a Xunta da Galicia e a Fundação INATEL, promove este sábado, dia 19, o Dia da Galiza em Braga, subordinado ao tema "Uma fronteira que não separa". As comemorações incluem exposições, ciclo de cinema, workshop de gastronomia, degustação de produtos, conferência sobre literatura, espaços infantis, música e a tradicional queimada galega, com a participação dos atores José Miguel Braga e Camilo Silva.

A iniciativa começa às 10h, no INATEL, situado na Avenida Central, com uma sessão de apresentação a cargo do diretor do Departamento de Estudos Românicos da UMinho, Xaquín Nuñez Sabaris, e a professora Marisa Moreda. Seguem-se as exibições de "El lápiz del carpintero", uma longa-metragem de Antón Reixa duplamente premiada no Festival Internacional de Cine de Mar del Plata; e de "O Bosque Encantado", um filme infantil dirigido por Ángel de la Cruz e Manolo Gómez. A partir das 16h prevê-se a realização de um workshop de gastronomia galega e uma degustação, onde todos os interessados terão a oportunidade de conhecer alguns produtos típicos desta nação. As crianças poderão ao longo do dia participar em diversas atividades lúdicas ligadas à língua, literatura e cultura galegas, nomeadamente jogos, contos tradicionais, pinturas faciais e outras surpresas. As comemorações encerram às 19h com a tradicional queimada galega.

O evento tem como objetivo celebrar as muitas afinidades históricas, linguísticas, económicas e culturais entre o Norte de Portugal e a Galiza, bem como aumentar o conhecimento sobre os dois territórios, que partilham uma grande proximidade. "O próprio slogan do evento evidencia a união existente entre ambos territórios. O destino político fez com que se tenham separado, mas a forte conexão histórica permitiu que se mantivesse a unidade cultural e linguística entre os dois povos, apesar de, em ocasiões, viver de costas viradas. Com este evento, pretende-se contribuir para o descobrimento da Galiza, pois conhecer a história galega é conhecer também uma parte da história portuguesa. Braga, que já foi capital do Reino da Galiza, será no próximo sábado um lugar de reencontro luso-galaico", explica Marisa Moreda.

A organização conta ainda com o envolvimento dos alunos dos Estudos Culturais e de Línguas e Literaturas Europeias do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, nomeadamente os que frequentam as opções de Cultura dos Países Lusófonos II: Cultura Galega, de Literatura e Cultura Galega, bem como os inscritos no Curso Livre de Galego do BabeliUM - Centro de Línguas.

Mais informações: http://www.facebook.com/diadagalizaembraga


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.