Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

081012 15slisbPortugal - Diário Liberdade - Convocada no seguimento do dia 15-S, que derivaram num novo protesto a dia 21, vai decorrer neste sábado dia 13 mais uma jornada de manifestações em todo Portugal.


Inicialmente convocada apenas para Lisboa, no espírito das mais recentes mobilizações populares, um conjunto alargado de profissionais do mundo da cultura juntou-se nessa cidade a alguns dos subscritores do apelo às manifestações dos dias 15 e 21 de Setembro, sob o lema "Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas" para lançar um grande evento cultural.

Segundo o texto promotor dos protestos na capital portuguesa, "há nesta altura um aumento da percepção da grave situação em que se encontra o país, sendo cada vez mais evidente e urgente a necessidade de outras perspectivas. A cultura é imprescindível para a consciência de um povo, e é essa própria consciência que por sua vez cria e dá conteúdo à cultura. Os profissionais da cultura não são excepção à situação exasperante em que o país e o mundo se encontram actualmente: é imprescindível reagir, é impensável não o fazer".

No texto explica-se ainda que "do encontro de vontades nascido nas mais recentes mobilizações surgiu a ideia de uma expressão cultural, uma manifestação marcadamente baseada nas artes e no espectáculo para contestar a austeridade e os seus implementadores: governo e troika".

Uma outra das cidades nas que já há marcados protestos, é Coimbra, que celebrará terça-feira (09/10) às 19:00 h. uma assembleia preparatória: "deixaremos bem claro que não queremos nem Troika nem os Troikistas, que não queremos austeridade, nem miséria, nem exploração".

Do marcado caráter cultural deste protesto, surgem alguns dos traços carateriza-lo-ão: "Façamos deste dia um dia cheio de eventos, com música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente nas ruas de todo o país. Aos artistas o palco, ao povo a voz!" -dizem desde Coimbra.

12 cidades já têm protesto confirmado

É ainda segunda-feira, mas as manifestações de sábado já estão convocadas em 12 cidades portuguesas. No final haverá momentos de expressão cultural. Todos os protestos estão convocados para as 16:00 h. Existe uma listagem alargada de protestos cuja responsabilidade poderá corresponder a elementos fascistas, de maneira que da Assembleia de Coimbra recomendam, para conhecer com fiabilidade a celebração das manifestações, o facebook do Global Noise 13-O, acessível aqui. Ainda, aqui pode acessar a convocatória na Agenda da Liberdade.

Esta é a lista de cidades confirmadas até agora:

Braga

Porto

Guarda

Viseu

Aveiro

Coimbra

Lisboa - aqui e aqui

Faro

Portimão

Fascistas fora

Das assembleias convocantes desvinculam-se de quaisquer convocatórias de caráter fascista. De fato, nos protestos dos dias passados elementos de correntes nacional-fascistas tentaram aproveitar os protestos populares para marcar presença.

Nesse sentido, está em circulação uma listagem alargada de cidades nas que foram convocadas manifestações em cujas convocatórias poderão estar envolvidos elementos da ultradireita. Da Assembleia de Coimbra, indicam como fonte para conhecer com fiabilidade as manifestações convocadas o facebook do 13-O Global Noise, que podem acessar aqui.

No vídeo a seguir, anteriormente publicado pelo Diário Liberdade, manifestantes do 15S expulsam nazis do protesto em Lisboa ao grito de "25 de abril sempre! Fascismo nunca mais!".

Foto de Luis Nunes para o Diário Liberdade - Manifestação de 15S em Lisboa.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.