Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

300912 principalPortugal - Correio do Minho - [Marlene Cerqueira] É abundante a retórica sobre o estreitar de relações entre Portugal e a Galiza, mas a verdade é que não são assim tantas as iniciativas que a traduzam na prática.


É neste contexto que quatro companhias de teatro portuguesas, entre as quais a Companhia de Teatro de Braga (CTB), e quatro estruturas galegas se propõem concretizar uma rede que põe a circular produções artísticas por oito localidades dos dois lados da fronteira.

Foi precisamente esse projecto que juntou ontem, no Theatro Circo, em Braga, responsáveis das entidades envolvidas, num primeiro encontro em que ficou patente que a iniciativa está mais avançada do lado galego, uma vez que por cá está pendente a questão do financiamento.

Além da CTB, neste encontro participaram responsáveis do Centro Dramático de Évora, da Escola da Noite de Coimbra e Seiva Trupe do Porto. Do lado galego estiveram representados o Teatro Principal de Ourense, o Concello de Narón, o Concello de Tui, o Centro Dramático Galelo e o Projecto Eurocidade Valença Tui.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, ficou patente que os galegos já têm garantidos os 64 mil euros necessários para pagar os cachets das companhias par

ticipantes (o cachet será igual para todas — quatro mil euros por apresentação), assim como as despesas de deslocação e alojamento.

Em Portugal, as quatro companhias estão a estudar formas de angariar a verba necessária para os cachets (também 64 mil euros) e para o pagamento das deslocações e alojamento.

Vai ser solicitada uma reunião com a Direcção Geral das Artes no sentido de pedido apoio, mas estão a ser estudadas outras forma para financiar este projecto que pretende levar as companhias portuguesas a apresentarem-se em quatro localidades galegas e trazer as companhias galegas até aos teatros em que "residem" as companhias portuguesas associadas ao projecto.

Foi também divulgado que a ideia deste projecto nasceu do outro da fronteira e foi partilhada com Rui Madeira. O director da CTB desafiou as outras três companhias nacionais que de imediato viram o mérito do projecto e o abraçaram.

O objectivo é ter o projecto no terreno no primeiro semestre de 2013. Provavelmente, e precisamente porque a Galiza "está um passo à frente", começará com as companhias galegas a apresentarem as suas produções nas quatro cidades portuguesas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.