Com a recente polémica instalada, sobre a extinção do Megaupload e a condenação dos seus fundadores, e as imposições da SOPA (Lei de Combate à Pirataria Online), o tema não poderia ser mais actual.
Richard Stallman, um dos maiores 'hackers' mundiais, vem na terça-feira, à Universidade do Minho (UMinho) dar uma palestra sobre a liberdade do utilizador da Internet. O criador da Free Software Foundation e do sistema operativo GNU vai falar do tema «Copyright vs Community» e nas leis ou projectos-lei que põem em risco a liberdade dos cidadãos, como o SOPA (Lei de Combate à Pirataria Online), ACTA (Acordo de Comércio Anti-contrafacção) e PIPA (Programa de Atitudes e Procedimentos Internacionais). A iniciativa decorre pelas 14h no campus de Gualtar, em Braga.
A organização cabe ao Centro de Estudantes de Engenharia Informática da UMinho (CeSIUM), com apoio do Departamento de Informática. Richard Stallman considera que as grandes corporações que lucram com os direitos de autor estão a exercer "lobbying" para serem implementadas leis mais duras, enquanto aumentam o seu poder e limitam o acesso do público à tecnologia, o que exige uma mobilização urgente dos cidadãos.
"Há uma grande polémica internacional à volta das propostas legislativas e esta palestra revela-se especialmente apropriada. Stallman tem uma reputação mundial e as suas palestras não são técnicas, mas ligadas a aspectos como a ética e os direitos de autor, por isso esperamos mobilizar centenas de participantes da academia e da comunidade em geral", refere a organização.
Richard Stallman, nova-iorquino de 58 anos, é uma personalidade na área da computação que lançou o movimento de software livre em 1983 e, no ano seguinte, criou o sistema operativo GNU, no qual qualquer pessoa pode copiar e redistribuir o software com ou sem mudanças. O sistema operativo GNU/Linux tem milhões de utilizadores nos dias de hoje.
"Os direitos de autor surgiram durante a idade da imprensa, e foram designados para um sistema de cópia centralizada imposta. No entanto, o sistema de direitos de autor não se encaixa adequadamente com as redes informáticas, e apenas castigos draconianos poderão fazê-los cumprir", defende Stallman, que se formou-se na Universidade de Harvard, tendo sido porteriormente investigador do MIT. Recebeu diversos prémios, como o ACM Grace Hopper Award, o MacArthur Foundation fellowship, o Electronic Frontier Foundation's Pioneer Award e o Taked Award for Social/Economic Betterment, além de vários doutoramentos "honoris causa".


