Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

1 0Portugal - Esquerda - A Plataforma Salvar o Tua entregou, ao governo e à Unesco, relatórios detalhados denunciando as infrações cometidas pela EDP e a negligência das autoridades nacionais no projeto da barragem de Foz Tua.


Em nota de imprensa (aceda à nota na íntegra), do passado dia 4 de junho, da Plataforma Salvar o Tua informava que entregou os relatórios na semana passada.

Segundo a plataforma, a EDP não cumpre as exigências sobre o impacte na paisagem e aponta que a barragem ocupará “um campo visual cinco vezes superior”.

A plataforma denuncia também que o “'plano de mobilidade' não cumpre as condicionantes estabelecidas”, não satisfazendo a mobilidade local e eliminando a reposição da ligação ferroviária Tua‐Bragança. Os ambientalistas referem também que para o plano “não há uma equação financeira viável”, que ele “não faz sentido para fins turísticos”, que “não tem financiamento garantido”, que “não foi estudada ferrovia alternativa” e que as “soluções transitórias não cumprem nem vão cumprir o nível de serviço”.

As associações ambientalistas denunciam também a falta de cumprimento em relação à linha de alta tensão, apontando que “não foi apresentado o estudo de linha não aérea”, que “das quatro alternativas estudadas pela EDP (...) três cruzam o núcleo do Alto Douro Vinhateiro, e a outra afeta seriamente áreas de elevada sensibilidade para a avifauna (...)” e que “todas as soluções estão dentro da zona de proteção do ADV”.

Em relação aos museus, a plataforma acusa: “Não há financiamento garantido para os museus nem estratégia cultural visível”.

Em conclusão, a plataforma Salvar o Tua declara: “Se a ausência de interesse público e os brutais impactes da barragem não bastassem, este conjunto de infrações é motivo suficiente para o Estado denunciar a concessão de Foz Tua e acabar com este projeto sem sentido, sem custos para o erário público”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.