Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

lusaPortugal - Avante! - O Partido Ecologista «Os Verdes» está muito preocupado, mas não surpreendido, com os estragos decorrentes do mau tempo e da tempestade marítima que assolou a orla costeira de Portugal continental e ilhas, colocando áreas populacionais em perigo.


«Há longos anos que os especialistas e os ecologistas têm alertado para as consequências e riscos das alterações climáticas, nomeadamente para o agravamento das condições climatéricas extremas e para a subida do nível das águas do mar, sobre a orla costeira», salienta, em nota de imprensa, o PEV, que acusa os sucessivos governos, com as suas políticas de terem deixado «a nossa costa ainda mais vulnerável».

Exemplo disso é a destruição de arribas e zonas dunares – situação que os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) não mostraram capacidade de reverter. As críticas estendem-se à política praticada nas bacias hidrográficas dos grandes rios, que tem contribuído para o desassoreamento da orla costeira, e da qual o Programa Nacional de Barragens Hidroeléctricas é um dos últimos exemplos mais paradigmáticos, mas também à política de extracção de inertes desadequadas, especialmente nos rios e zonas estuarinas, de que são exemplo as ribeiras da Madeira.

Novos problemas

«Face aos riscos sempre maiores da subida do nível dos mares e das situações climatéricas extremas, geradas pelas alterações climáticas, é fundamental a implementação de medidas de adaptação que visem mitigar estes riscos e proteger a orla costeira portuguesa e as populações», defende o PEV, lamentando o facto de não se estar a caminhar nesse sentido, antes se tem «perpetuado uma linha de intervenção caduca e ultrapassada, alicerçada na intervenção "pesada" que se tem mostrado não só ineficaz, com tem contribuído para gerar novos problemas».

Neste sentido, o PEV considera «urgente» que seja feita uma avaliação dos danos gerados por esta calamidade e também a implementação de medidas de apoio aos afectados. «Os Verdes» consideram ainda fundamental que se faça o levantamento das situações de maior risco, sobretudo das que decorrem directamente de intervenções erradas da responsabilidade da Administração Pública central, regional ou local, e exigem a tomada de medidas de protecção às populações em perigo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.